02Set - É OFICIAL - FIFA suspende Clubes e Selecção -

Decisão só será executada dia 14
FIFA suspende futebol português de todas as competições
02.09.2006 - 08h09 Lusa, PUBLICO.PT

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) decidiu suspender o futebol português de todas as competições internacionais de selecções e clubes, mas adiou a execução até ao dia 14 de Setembro, revela hoje o semanário “Expresso”.

[url]http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1268974&idCanal=1030[/url]


Pois é, agora é que foram elas.

Os meus comentários:

  • doa muito ou não o futebol português precisava de uma coisa destas. Vamos ver se mesmo perante esta gravidade algo acontece ou se mais uma vez consegue continuar tudo na mesma, com os mesmos protagonistas.

  • o meu já exacerbado nojo de ver o meu clube votar uma direcção da liga onde ainda marca presença um dos sujos com maior responsabilidade neste e em tantos outros casos do futebol nacional inchou para níveis incomportáveis.

  • questão para quem sabe: como é que a decisão fica para 14 e Sporting joga a 12? Qual a capacidade de execução da FIFA permitindo que selecção e clubes iniciem as provas? Como resolveria o problema? repetiria os jogos todos com novos participantes?

Ao que parece a FIFA deu-nos duas semanas para podermos resolver o caso da melhor maneira,e isso so sera possivel se dia 7 os adeptos do Gil Vicente abdicarem dos tribunais civis.

O senhor Antonio Fiuza se nao tirar o caso dos tribunais civis é bom que nao va para a rua sozinho,porque os super dragoes sao muito fortes em relaçao a este tipo de coisas,e esta perto dele.

Infelizmente é essa a reacção previsível dos portugueses quando quem os superdragões (ou quem for) deviam perseguir de faca afiada eram os valentim loureiros, os cunha leais e os madails deste país. Esses é que deviam ser definitivamente erradicados do futebol e se no caminho levassem uns carolos não se perdia nada.

O Fiúza pode ser um bronco com ar de Mr. Burns dos Simpsons mas quem o pode criticar por defender o seu clube até ao fim? Se fosse connosco não quereriamos que isso acontecesse? Obviamente irrita-me ver o Gil a provocar isto mas racionalmente tenho de concluir que lhes assiste o direito de lutarem pelo que é seu.

Já andei a investigar e continuo sem perceber como se resolverá a batatada na champions caso isto avance.

Agora imaginem algo ainda mais assustador:
O marketing do Sporting já é bom a gerir situações normais (como temos visto)… já imaginaram a confusão e o prejuizo brutal para o Sporting apenas na questão específica da gestão das GB champions caso não venha a haver champions? :shock:

quem vai pagar os prejuizos que vamos ter com a suspensao do clube de participar na champions?

  • Vai ser o Gil Vicente?
  • Vai ser a liga e os seus pseudo-dirigentes?
  • Vai ser a Fifa?

Este noticia prova, como disseram, a incompetencia que habita na LPFP e na FPF que deixaram isto arrastar 9meses, isto ja podia estar resolvido à mt tempo se todas as partes tivessem mostrado interesse, mas como td em Portugal as coisas sao sempre deixadas para o fim, e neste caso os prejuizos para o SCP, e outros clubes, sao imensos e o rombo nas contas orçamentais serao desastrosas para uma epoca de sucesso

Ser excluido das competiçôes vai ser uma catastrofe pro futebol português!
Se servisse pra limpar o bostal de dirigentes que temos tido, ainda acontecia algo de positivo. Mas como desconfio que isso nâo vai acontecer… :roll:

Se se confirmar, quem vai ser responsablizado? Quem vai assumir os prejuizos?
Espero bem que começemos a apontar pra outra gente que nâo o Fiuza, porque senâo estamos f o d i d o s!!!

Se se confirmar o castigo e chegarmos a uma situação de perdido por 100 perdido por mil e o recurso aos tribunais nada mudar penso que o Sporting devia ponderar também recorrer aos tribunais e pedir uma indeminização total à Liga e FPF pelos danos causados decorrentes da sua incompetência e falta de rapidez na decisão.

O Fiúza pode ser um bronco com ar de Mr. Burns dos Simpsons mas quem o pode criticar por defender o seu clube até ao fim? Se fosse connosco não quereriamos que isso acontecesse? Obviamente irrita-me ver o Gil a provocar isto mas racionalmente tenho de concluir que lhes assiste o direito de lutarem pelo que é seu.

tiraste-me as palavras da boca…aliás ontem fiquei irritadíssimo com a entrevista que deu porque para além de ter uma retórica péssima, começou a vitimizar-se e a trazer coisas que para ali não eram chamadas, em vez de expôr claramente e de forma BEM fundamentada qual a posição do Gil…ou seja, aquela entrevista acabou por ser um tiro no pé e ainda atiçou mais os ânimos contra o Gil Vicente e contra ele, desviando as atenções dos principais e verdadeiros responsáveis, esses mesmo que referes no teu post…

se bem entendi toda esta trapalhada, há uma coisa que me continua a fazer confusão…porque é que o Gil Vicente não foi logo penalizado das 2 primeiras vezes que recorreu aos tribunais civis? Porque é que teve que ser o Belenenses a despoletar todo o processo, apenas no fim do campeonato? Cá para mim não foi logo penalizado porque alguém queria ficar com aquele trunfo na manga para o utilizar mais tarde caso fosse preciso, mas, enfim, isto já é especulação minha…

Se se confirmar o castigo e chegarmos a uma situação de perdido por 100 perdido por mil e o recurso aos tribunais nada mudar penso que o Sporting devia ponderar também recorrer aos tribunais e pedir uma indeminização total à Liga e FPF pelos danos causados decorrentes da sua incompetência e falta de rapidez na decisão.

Totalmente de acordo,o Sporting nao pode ficar com um prejuizo enorme de dinheiro devido á incompetenia que existe no futebol portugues.Eu ainda tenho uma certa esperança pois os adeptos do gil vicente nao sao totalmente burros ao ponto de secalhar nem sequer jogarem na liga de honra.

Como e possivel este simples processo ter demorado tanto,inpressionante

Se se confirmar o castigo e chegarmos a uma situação de perdido por 100 perdido por mil e o recurso aos tribunais nada mudar penso que o Sporting devia ponderar também recorrer aos tribunais e pedir uma indeminização total à Liga e FPF pelos danos causados decorrentes da sua incompetência e falta de rapidez na decisão.

Claro que sim! Temos que fazer isso, o Expresso fala hoje de 25 milhões de prejuizos directos para os 3 grandes. A esses 25 milhões, juntar as quebras nas receitas de publicidade, diminuição dos patrocinios, não valorização dos passes dos jogadores e claro: Desvio orçamental e consequente quebra do valor das acções. Alguém tem de ser responsabilizar por esse prejuizo.

Mas até lá, ainda falta correr muita tinta. O ultimato da FIFA à FPF chega só 2ªfeira e temos até dia 15 para o Gil Vicente tirar o requerimento dos tribunais civis. Vão ser 15 dias em que o Fiuza e companhia vão levar com pressões vindas de todo o lado, pelo que acredito que realmente retirem o pedido.

Quanto ao que já aqui escreveram sobre o Sporting Inter ser dia 14. Em caso de suspenção, o jogo é anulado e repetido com outra equipa em altura a definir. Expectavelmente, essa equipa sairá do grupo Chievo, Ajax e Osasuna.

Nao nao eramos. A FIFA da ate ao dia 14 precisamente para permitir que o caso se resolvaem Portugal sem consequencias de maior, eles nao estao interessados em ficar no fim com a imagem de papoes, so estao a por pressao no sentido de garantir que Portugal inteiro vai acusar o Gil Vicente e o seu presidente de serem uns traidores a patria de modo a garantir que o status quo se mantem e as decisoes desportivas continuam a pesar sobre as judiciais, eles aprenderam muito com o caso Bosman, uma das coisas que prenderam foi que estas coisas matam-se a nascenca e desta maneira, fazendo a nacao inteira refem, notem que eles ate podiam nas calmas irradiar o presidente do gil e proibir o clube de participar em qualquer competicao profissional resolvendo o problema de uma penada, mas ao inves escolhem atacar toda a nacao, e porque?.. Porque so quando o Gil desistir de ir para os tribunais e que eles garantem que nao vai haver novo Bosman, ate porque hoje era o Gil imaginem que amanha era um clube realmente significativo e um caso relamente importante para o futebol mundial como o foi o caso Bosman.

Eu vi a patética entrevista do Fiúza que passou uma hora a gaguejar com um advogadozito ao seu lado a dar-lhe dicas, enfim um espectáculo ridículo ao nível do dirigismo que temos em Portugal.

Só que depois de ler esta notícia chego à conclusão de que o título não corresponde à realidade porque a FIFA ainda não suspendeu ninguém ao que parece terá apenas dada um prazo para que se resolva o problema, enfim nada que não estejamos habituados em relação a estes pasquins.

Tomanas,

sem querer defender o Expresso pois não o tenho em tão grande conta (embora daí a ser um pasquim…) o que surgiu é a confirmação de que a FIFA assim decidiu e comunicou à FPF, adiando a EXECUÇÃO da decisão para dia 14 caso assim não aconteça.

Ou seja, por um lado tens razão (na práctica é um aviso) mas por outro lado a decisão está tomada.

Quer-me parecer que vocês não viram onde o Fiuza quis chegar …
Que o homem não é grande coisa na oratória e no modo como se defende atafulhando-se todo, já sabemos e torna-se até ridicula a sua prestação perante câmaras.
Agora, o que o Fiuza quis naquela entrevista com tudo o que tinha e com o apoio judicial do clube que aparentemente até foi bem montado foi desmascarar a podridão do futebol Português, com provas vivas e concretas como a condução do nosso futebol está a ser alinhavada.

Que o GVFC procedeu mal desde o inicio é ponto acente. Ou não sabia ou não quis saber das leis. Armou-se de tal maneira e para remediar o erro de lei, remediou-se e bem com o que tinha … que era a borrada da aceitação da inscrição.

Os culpados? Claramente 2. O cliente e o patrão se assim os podermos chamar. Ou seja o GVFC por ser tótó ou fazer-se disso … e a Liga por ser uma cambada de incompetentes que assinam sem saber o que estão a assinar. Trata-se de uma vergonha nacional, de um escândalo e de uma total incompetência que é grave e faz com que 2 culpados na matéria possam ter cada um uma desculpa. Já nem falo no caso dos tribunais que essa é outra palhaçada com uns a aceitar a ordem, outros a dizer que não pode ser … enfim.

Por isso este embróglio todo. Penso que isto no geral todos perceberam e se não repararam … as provas do GVFC são mais que muitas para sair com aquela cambada de xulos e oportunistas que claramente andam a brincar com o dinheiro do futebol, onde cada um de nós está incluido por seguir um clube, por amar este desporto rei e por trabalharmos mensalmente para depositarmos uma boa fatia do que trabalhamos para o futebol. Seja directa ou indirectamente[tv’s].

Com este imbróglio surge depois outro imbróglio que na prática já nos toca a nós todos, ao nosso clube, restantes clubes europeus, selecção, desporto e país. É triste e não é tão fácil de resolver como parece.

Deu-me a entender que o Fiuza pôs tudo a limpo e para todos verem … sabendo de antemão que o seu clube não iria para a frente como queria, nem que seja no futuro depois deste caso, mas ficou de consciência limpa e a meu ver bem.

Imaginando o que um caso aparentemente simples deu e desbroncou … nem consigo imaginar o resto de tão grande que é.
Tudo isto é triste para o Desporto, para o futebol português, para a verdade desportiva e para nós todos que vamos alimentando esperanças de muitas vezes estarmos a ver algo real, concreto e onde cada um dá o melhor de si[para o clube e para nós que somos apaixonados por algo que acreditamos e não temos coragem ou ideia sequer de não acreditar, é paixão] … e muitas vezes já fomos embuidos numa grande encenação.

O Futebol Português está de luto!

A fazer fé no teor da noticia que vai de encontro ás declarações sombrias do Madail à saída da reunião que teve com a FIFA, o que sucede é que terá sido dado um prazo até ao dia 14 para que o Gil retire o processo dos tribunais civis, coisa que eu duvido muito que venha a acontecer dado que o tal Fiúza resolveu colocar a decisão nas mãos dos sócios ao mesmo tempo que os picava qual actor dum circo romano.

Sendo assim o titulo desta noticia do “Publico” citando o “Expresso” “FIFA suspende futebol português de todas as competições” tal como o titulo deste tópico não corresponde à realidade, pelo menos por enquanto.
Se a FIFA suspendesse suspendia já não era daqui a 15 dias, o que se passa é que estes pasquins mesmo os que se gostam de armar em jornais de referência recorrem frequentemente a estes títulos desonestos convencidos que vendem mais à conta disto

Ok, vou considerar os teus preciosismos e acusações fáceis de desonestidade a “pasquins” como o Público e o Expresso como manifestações absolutamente normais tendo em conta que fui eu que criei este tópico e obviamente tendo também em conta a coerência de quem está farto de mostrar semelhante preciosismo e rapidez de julgamento noutros casos bem mais evidentes de desonestidade cometidos esses sim pelo teu clube para com os seus adeptos.

Desta vez já não sacas marradas :slight_smile:

Não sei se concordam comigo mas a entrevista que ontem foi dada pelo Sr. Fiúza à RTP, ajudou muito a esclarecer toda esta embrulhada.
O homem, qual papagaio, não conseguiu mostrar um único argumento que pudesse, pelo menos, lançar a dúvida sobre a eventual razão do GV.

Mostrou isso sim, que o GV usou a chico-espertice, tão comum aos nossos dirigentes, para usufruir desportivamente de um jogador que não podia. O jogador tinha um contrato registado desportivamente como amador não podendo nessa época fazer um contrato de profissional.

Os argumentos apresentados considerando o fax da FPF, o recurso do Sporting aos tribunais (aquando do caso Paulo Sousa), o pedido de escusa do elemento da C.D. da LPFP, o recusa do Juiz Adriano Afonso, o acórdão que valia mas não valeu etc. foram todos ao lado, nem no poste bateram e em nada beliscam a decisão inicial - “o jogador não podia ser inscrito” e para que isso acontecesse recorreram aos tribunais civis, logo… só têm que ser devidamente penalizados por essa acção.
Todo o folclore montado depois com ajuda e alto patrocínio dos mesmos de sempre valentins, leais e madais (VLM) serviu para chegar onde chegámos agora.
Creio que o trio VLM já chegou à conclusão que só resta a saída de penalizar fortemente o GV e como tal, estes próximos dias irão servir para mentalizar através de forte pressão o Gil e as suas, legitimamente exaltadas, gentes.

A decisão da FIFA enquadra-se na estratégia de pressão e, se as instâncias do nosso futebol estiverem de acordo (o que não me parece difícil de alcançar nesta fase) o GV será posto fora da carroça (eventualmente afastado por um ou dois anos) e depois… até ao papa se pode queixar!

Se na Assembleia Geral Extraordinária do GV marcada para 7 de Setembro, os sócios forem na “actual” conversa do coitado do seu presidente, aí quem se lixa fortemente é o próprio Gil - o castigo a aplicar será maior e mais contundente. Se, pelo contrário, aceitarem acabar com a fantochada, pode ser que fiquem na divisão de honra sem sanções extra.

Desde que se mantenha a actual posição da FPF e se a LPFP decidir igualmente retirar o Gil da competição, não me parece que possam surgir problemas para nós.

É evidente que neste enquadramento surgirão notícias e anúncios catastóficos mas que não serão mais do que elementos para levar a efeito a estratégia para solução do caso.

Dia 12 estaremos em Alvalade com a nossa crença inabalável prontos para iniciar mais uma campanha que a todos nós vai encher de orgulho.
FM

Quem será que ontem escreveu isto?

verifiquem bem o fórum antes de abrirem mais do que um tópico para o mesmo assunto senao é uma salganhada. Isso já foi obviamente falado no thread do Douala (eu sei, os títulos que as pessoas dão aos threads mtas vezes não ajudam…)

O Rei das incoerências a chamar incoerente aos outros.

PS-Por mim podes marrar à vontade, afinal essa é a tua vocação, que o diiga o Cáca

Bem me parecia que em vez de fundamentares o teu preciosismo e a sede de chamar pasquim ao local onde trabalho entre outras preciosidades te ias dedicar a…

… mim.

The usual :slight_smile:

Acho que a noticia não tem fundamento, é mais uma ameaça oca. Posso estar enganado, claro, mas só o Expresso, nos milhentos de jornais que existem na Europa, é que apanhou esta “cacha”? Quando é que foi feita a reunião em que foi decidido isto que o Expresso diz? Quem participou nela? Quando é que a FIFA comunicou à UEFA, que é quem tem o poder de suspender a FPF?

Posso apostar 10 jantares com quem quiser, que as equipas portuguesas não vão ser suspensas coisa nenhuma, quem se quer chegar à frente?

(PS: hoje o Sporting já disse que se fossemos suspensos iriam “recorrer a quem de direito”. Se a FIFA se meter a suspender terceiros, temos uma caixa de Pandora que mudará o futebol para sempre, e a FIFA deve ser a última interessada em que isso ocorra)

Acho que a noticia não tem fundamento, é mais uma ameaça oca. Posso estar enganado, claro, mas só o Expresso, nos milhentos de jornais que existem na Europa, é que apanhou esta "cacha"? Quando é que foi feita a reunião em que foi decidido isto que o Expresso diz? Quem participou nela? Quando é que a FIFA comunicou à UEFA, que é quem tem o poder de suspender a FPF?

Posso apostar 10 jantares com quem quiser, que as equipas portuguesas não vão ser suspensas coisa nenhuma, quem se quer chegar à frente?

(PS: hoje o Sporting já disse que se fossemos suspensos iriam “recorrer a quem de direito”. Se a FIFA se meter a suspender terceiros, temos uma caixa de Pandora que mudará o futebol para sempre, e a FIFA deve ser a última interessada em que isso ocorra)

Ao menos isso…
Acho que é mais uma ameça a ver se a coisa se resolve.
Já uma vez a FIFA perdeu, duvido que quiram correr o risco outra vez
com um processo em cima.