02Set - É OFICIAL - FIFA suspende Clubes e Selecção -

Isso de prujudicar terceiros já conteceu, quando os clubes ingleses tiveram uma série de anos(julgo que 5) proibídos de ir às competições europeias.

O fiúza está a ver que cada vez mais está a afundar o clube e agora já recorre a assembleias gerais para tomar decisões, mas quando foi para fazer a merda toda antes não precisou de ninguém.

Acho que a noticia não tem fundamento, é mais uma ameaça oca. Posso estar enganado, claro, mas só o Expresso, nos milhentos de jornais que existem na Europa, é que apanhou esta "cacha"? Quando é que foi feita a reunião em que foi decidido isto que o Expresso diz? Quem participou nela? Quando é que a FIFA comunicou à UEFA, que é quem tem o poder de suspender a FPF?

Posso apostar 10 jantares com quem quiser, que as equipas portuguesas não vão ser suspensas coisa nenhuma, quem se quer chegar à frente?

(PS: hoje o Sporting já disse que se fossemos suspensos iriam “recorrer a quem de direito”. Se a FIFA se meter a suspender terceiros, temos uma caixa de Pandora que mudará o futebol para sempre, e a FIFA deve ser a última interessada em que isso ocorra)

Ao menos isso…
Acho que é mais uma ameça a ver se a coisa se resolve.
Já uma vez a FIFA perdeu, duvido que quiram correr o risco outra vez
com um processo em cima.

É o que eu penso. Mas, como escrevi noutro tópico, acho que esta chatagem pode fazer ricochete e atingir a FIFA em cheio. Se o único que estivesse em jogo fosse a descida do Gil, ninguém ligava ao caso. Com esta ameaça da FIFA, o presidente do Gil tem uma arma poderosissima para pressionar a FPF e Liga para lhe permitirem ficar na 1ª Liga. Em vez de ser o Gil o pressionado, é a Liga e a FPF!

Na AG de 5ª feira, conhecendo eu o mundo do futebol, a irracionalidade dos adeptos e a postura “eu contra o mundo” que se costuma adoptar nestas situações, prevejo 90% a favor de continuar com o processo nos tribunais. Nesse momento o Fiuza fica sem espaço de manobra, a FPF suspende o clube durante 5 anos (em alternativa, o borra-botas do Madail consegue negociar um alargamento da I Liga) e a FIFA/UEFA ficarão satisfeitos apenas com isso. Posteriormente o Tribunal Civil irá decidir contra o Gil, neste caso e em todos os outros processos que o Gil vai meter.

Isso de prujudicar terceiros já conteceu, quando os clubes ingleses tiveram uma série de anos(julgo que 5) proibídos de ir às competições europeias.

Também já tinha dito isso noutro post, mas aí era diferente porque os ingleses já eram bad boys nas deslocações ao estrangeiro, o hooliganismo estava no auge e a decisão foi mais do que unânime, os próprios ingleses aceitaram sem pestanejar, algo que não sucederia neste caso, até porque os interesses económicos são enormes. Eu, como adepto, apoiaria de caras, com dinheiro inclusive, acções judiciais contra os FIF’eiros e UEF’eiros, do mesmo modo que fariam os clubes, os patrocinadores, as TV’s…

Depois da vergonha que se passou em Itália, em que a uefa nada fez, limitando-se a dar seguimento ao que foi feito pelas autoridades italianas, vêm agora suspender TODAS as equipas quando estas não têm culpa no cartório. Quanto muito suspendam os intervenientes, até porque quem proibe o Gil ou o seu presidente de recorrer :?:
Sendo que, continuo a não acreditar na suspensão de clubes e selecção não deixa de ser verdade que por essa europa fora já se fala, inclusive com entrevistas a dirigentes e jogadores de equipas possivelmente beneficiadas.

[...] Sendo que, continuo a não acreditar na suspensão de clubes e selecção não deixa de ser verdade que por essa europa fora já se fala, inclusive com entrevistas a dirigentes e jogadores de equipas possivelmente beneficiadas.
Isso é sempre assim, não tenhas dúvidas. Ainda o porco não morreu e já estão a servi-lo à mesa. :roll:

LA DENUNCIA DEL GIL VICENTE A LA JUSTICIA ORDINARIA, POLÉMICA
¿Portugal sin Champions?

El caso del angoleño Mateus hace temblar al fútbol portugués

El ‘caso Mateus’ está a un paso de dejar al fútbol luso sin Liga de Campeones, después de que la FIFA haya amenazado con sustituir a Oporto, Benfica y Sporting por Chievo, Ajax y Osasuna

De momento, la Federación Portuguesa de Fútbol invocará el lunes el interés público para permitir que los campeonatos nacionales se desarrollen con normalidad y se cierre el caso, informó su presidente, Gilberto Madaíl.

Según analistas deportivos portugueses, esta decisión debe permitir el normal desarrollo de las competiciones futbolísticas, a pesar de que la providencia cautelar había sido aceptada por el Tribunal Administrativo de Lisboa.
De todos modos, la prensa lusa advirtió ayer de que la UEFA estudia sustituir en la Liga de Campeones a Oporto, Sporting y Benfica por Chievo, Osasuna y Ajax, ante una eventual decisión de la FIFA por el llamado ‘caso Mateus’.

Según el diario ‘A Bola’, los dirigentes de la FIFA están indignados ante la posición del club Gil Vicente, que insiste en recurrir a la Justicia ordinaria por el caso a pesar de que un club poderoso como la Juventus desistió en su caso de abandonar las instancias deportivas.

Después de que la Liga y Federación consideraran que el Gil Vicente debía de descender de categoría por recurrir a la justicia civil, el club presentó una providencia cautelar ante la justicia ordinaria, que le dio la razón horas antes del inicio del campeonato.

In SPORT

O título do Expresso e a notícia do Público são claramente abusivos e notoriamente para vender papel, a FIFA não decidiu coisa nenhuma, apenas fez saber a quem de direito que se não houver resolução do caso Mateus até dia 14 parte para a suspensão dos clubes e da selecção das competições por si organizadas!

O que eu acho é que a FIFA não quer suspender clubes portugueses, pode muito bem ter em mãos novo caso Bosman e depois quem vai andar a pagar indmnizações não é FPF ou a Liga, é a própria FIFA, por outro lado também acredito, estou convicto, que este caso vai ser solucionado nos próximos dias e tudo vai ficar resolvido, Belenenses na 1ª Liga, Gil desce e Leixões mantém-se, que é o mais justo!

O que é degradante é o que se passou pelo meio, Juizes filhos de dirigentes que se escusam e depois regressam para votar, Presidentes que não sabem o que se passa nas instituições que presidem, directores executivos que falam como se fossem presidentes, presidentes eleitos recentemente que se mantêm caladinhos como ratos pois o patrão é parte interveniente, clubes que desrespeitam a lei e não querem ser punidos, Ligas que autorizam inscrições ilegais, Presidentes de Assembleias Gerais em fim de funções que readmitem juizes depois destes se terem demitido, enfim, o nível de corrupção é tal que não percebo como é que a Judiciária ainda não começou a investigar este caso, ou começou? :?:

Por fim, este caso é responsabilidade directa de 4 dirigentes, Valentim Loureiro, Adriano Afonso, Gilberto Madaíl e Cunha Leal, qual deles o pior! :arrow:

Depois da vergonha que se passou em Itália, em que a uefa nada fez, limitando-se a dar seguimento ao que foi feito pelas autoridades italianas, vêm agora suspender TODAS as equipas quando estas não têm culpa no cartório.

Exactamente. Houve o escândalo que houve em Itália, com Juventus, Milan, Lázio e Fiorentina a serem punidas por manipulação de resultados e esquemas de apostas e o que é que a FIFA e a UEFA fizeram em relação a esse escândalo? Acabaram a passar a mãozinha na cabeça do AC Milan e, com a conivência da Federação Italiana, a permitir a participação destes numa pré-eliminatória da treta, como cabeças-de-série e com todas as probabilidades de figurar na fase milionária da Champs.

É também por isto que não acredito que este caso estoure da forma que ameaça. Cabe na cabeça de alguém que a UEFA vá excluir as equipas internacionais depois do primeiro jogo de apuramento para o Euro’2008, depois da primeira fase do Euro’2007 de Sub’21, depois da primeira jornada da Champs e a meio de uma eliminatória da UEFA? :!:

O problema está não só no Gil Vicente mas no futebol portugues em geral.
O GV diz que pode inscrever um jogador porque o mesmo estava inscrito no Lixa como continuo e não como jogador de futebol. Depois, nao tendo razao, recorreu para os tribunais civis.
Mas que mais precisam para despromover estes trolhas promovidos a dirigentes para uma qualquer divisao distrital?

mas qualquer clubezeco pode provocar hecatombes deste género no futebol portugues doravante? Basta colocar qualquer processo em tribunal civil?

E quem pagará os prejuízos dos grandes? (porque será a fatia maior!)

E responsaveis?
Não há interesse publico em correr com a corja que dirige o futebol profissional e que tão pouco faz em defesa do espectaculo e dos adeptos que religiosamente lá vão pagando fortunas para ver os jogos?

A vergonha não se fica pelo Gil Vicente…

Fiuza a Presidente do Sporting já!!!

Se formos bem a ver, já estamos mais do que fartos de presidentes nossos que nos lixem à grande, só a nós! Este, ao que parece, vai conseguir lixar-nos a nós e… aos nossos principais rivais! O que em Alvalade é uma anormalidade, ver alguém que, deliberadamente, consiga incomodar Benfica e Porto.

Mais a sério, esta questão começa-me a preocupar. Que o Gil agiu de má fé, é ponto assente. Que a Federação, caso tenha mesmo aconselhado o Gil a recorrer aos ditos tribunais, está também em maus lençóis, é também uma realidade. Que a Liga se marimbou para o caso já todos viram… Como a “razão” no futebol português é um conceito muito muito muito dúbio, não me admirava nada de ver a FIFA com o punho pesado a mostrar ao resto do Mundo que não vai ser novamente engolida como no caso Bosman.

Só espero é que a minha viagem a Munique, já confirmada e paga (!!!), não se transforme num passeio turístico, com direito a um Bayern-Osasuna, pelo meio. Sempre apanhava a Oktoberfest… Mas, olha que porra, nem gosto de cerveja!

O título do Expresso e a notícia do Público são claramente abusivos e notoriamente para vender papel, a FIFA não decidiu coisa nenhuma, apenas fez saber a quem de direito que se não houver resolução do caso Mateus até dia 14 parte para a suspensão dos clubes e da selecção das competições por si organizadas!

O que eu acho é que a FIFA não quer suspender clubes portugueses, pode muito bem ter em mãos novo caso Bosman e depois quem vai andar a pagar indmnizações não é FPF ou a Liga, é a própria FIFA, por outro lado também acredito, estou convicto, que este caso vai ser solucionado nos próximos dias e tudo vai ficar resolvido, Belenenses na 1ª Liga, Gil desce e Leixões mantém-se, que é o mais justo!

O que é degradante é o que se passou pelo meio, Juizes filhos de dirigentes que se escusam e depois regressam para votar, Presidentes que não sabem o que se passa nas instituições que presidem, directores executivos que falam como se fossem presidentes, presidentes eleitos recentemente que se mantêm caladinhos como ratos pois o patrão é parte interveniente, clubes que desrespeitam a lei e não querem ser punidos, Ligas que autorizam inscrições ilegais, Presidentes de Assembleias Gerais em fim de funções que readmitem juizes depois destes se terem demitido, enfim, o nível de corrupção é tal que não percebo como é que a Judiciária ainda não começou a investigar este caso, ou começou? :?:

Por fim, este caso é responsabilidade directa de 4 dirigentes, Valentim Loureiro, Adriano Afonso, Gilberto Madaíl e Cunha Leal, qual deles o pior! :arrow:

Se o Xôr Rui me permitir, subscrevo na íntegra este texto.
E acrescento ainda o asco que me dá a hipocrisia de quem foi um dos maiores responsáveis, senão o maior, pela posse de alguns dos citados no último parágrafo, vir agora a terreiro defender, se calhar, que não deve haver Liga!

[...]E acrescento ainda o asco que me dá a hipocrisia de quem foi um dos maiores responsáveis, senão o maior, pela posse de alguns dos citados no último parágrafo, vir agora a terreiro defender, se calhar, que não deve haver Liga!

Também acho que é preciso ter muita lata! Aqui é que o FSF devia aproveitar para criticar, perguntar ao LFV se ele sabe quem é que apoiou desde sempre os dirigentes que levaram a este desfecho…

O Fiuza éum tipo “esperto2” ou pelo menos foi bem aconselhado. O Gil corre o serio risco, devido às trapalhadas de quem comanda o clube, de ser afastado das competições profissionais. Ora bem, o Fiuza, para se poder safar de vir mais tarde a ser acusado e gestão danosa, devolve a responsabilidade aos sócios.

Vai convocar a tal AG e pergunta aos socios: "Mantemos a questão no tribuinais civis, ou retiramos a queixa e aceitamos a descida para a 2ª Liga?

Se os sócios decidirem continuar a caminhar em direcção ao abismo, mais tarde se alguem o quiser responsabilizar, o Fiuza responde: a decisão foi dos sócios, só respeitei a vontade deles ! e assim safa-se de qualquer responsabilização pessoal.

Hoje o LFV vem com esta :" Não vale a pena a Liga existir, a FPF vai dar-lhes uma lição", e ainda " A Liga é um Polvo".
Este homem é o cumulo da lata e da pouca vergonha. Será que ele esqueceu-se que esta direcção, Valentim, Cunha Leal, Adriano Afonso, Luis Guilherme ( 3 ilustres lamps ) foi eleita com os votos do SLB e por influencia directa dele ? Será que ele esquece-se de ter afirmado: colocar gente na Liga é mais importante do que contratar jogadores ?
O que raio mudou agora ?? Já não estão lá os que lhe foram subservientes, será isso ???

:shock: :twisted: :oops:

Frase jagunça da semana… vou citar o “papa”:

“Todos sabem quem patrocinou a Liga. Curiosamente são aqueles que agora andam a dizer que é preciso regenerar o futebol.”

Hoje o Rui Santos disse algo com muita razão: que o Gil está na ténue fronteira de duas coisas possíveis: a estinção ou o fazer história no futebol mundial.

Se por um lado me irrita profundamente o Gil e me cheira a trambique por outro ainda não consegui diferenciar a diferença entre a FIFA e qualquer clube com características mafiososas.

O título do Expresso e a notícia do Público são claramente abusivos e notoriamente para vender papel,

A sede em ajustar contas pessoais é tanta que só dizem disparates. Quem publicou a história foi o Expresso, o Público não publicou nada e citou o título do expresso na sua edição electrónica.

Enfim… a objectividade do costume quando toca ao Público.

Espero é que ele tenha razão ao dizer que a fifa está apenas a exercer pressão e que não vai suspender os clubes e a selecção,pelo menos foi o que entendi nas palavras dele.

Sporting [b]«Caso Mateus» – Sporting toma posição [/b] O «caso Mateus» tem marcado os últimos tempos do futebol nacional e ameaça deixar marcas profundas de difícil cicatrização, que podem, em última instância, fazer com que a FIFA suspenda a participação de Portugal e dos clubes portugueses em provas internacionais.

O Sporting, que esta época tem entrada directa na Champions, pode ser um dos clubes afectados pelo caos instalado e se até aqui ainda não tinha tornado pública uma posição sobre o caso, agora avançou para uma reacção oficial, na pessoa do director de comunicação, Miguel Salema Garção. Os leões lamentam o ponto a que a situação chegou.

«A Sporting SAD lamenta profundamente a situação de caos a que chegou o futebol português», começou por afirmar Salema Garção, que logo completou: «Lamentamos ainda mais que entidades que em nada contribuíram para que se chegasse a este ponto possam vir a ser afectadas de forma muito grave.»

No ar paira a possibilidade de os leões — tal como FC Porto e Benfica — poderem ser afastado da edição deste ano da Champions — o Sporting tem agendado o jogo da primeira jornada para o próximo dia 12, em Alvalade, com o Inter de Milão — e, se tal vier a verificar-se, os sportinguistas vão hesitar em atribuir responsabilidades. «No caso de o Sporting ser afastado da Liga dos Campeões, a Sporting SAD não deixará de imputar responsabilidades pelos prejuízos que eventualmente possa vir a ter», garantiu Miguel Salema Garção, sem querer adiantar nomes, quando instado a apontar os responsáveis pela situação.

«Estamos preocupados com a eventualidade de não podermos participar nas provas europeias, o que se traduziria em prejuízos incalculáveis. Mas o Sporting saberá recorrer, no devido tempo, às entidades competentes», acrescentou o director de comunicação leonino.

Regeneração do futebol português

Nesta tomada de posição oficial, o Sporting fez questão de destacar «a batalha» que tem feito para a regeneração do futebol nacional. «Ao longo dos últimos anos, a Sporting SAD tem vindo a travar uma batalha para a regeneração do futebol português», lembrou e logo completou: «Chegámos a ser alvo de uma campanha de descredibilização que mais não visava que a manutenção do status quo que levou à actual situação.»

Sobre o recurso que o Gil Vicente fez aos tribunais comuns, Salema Garção não se alongou, mas sempre fez um comentário: «A Sporting SAD, ao participar nas competições em que entra, conhece o princípio do não recurso aos tribunais comuns para tratar de matérias de carácter desportivo. Respeitamos as regras e os regulamentos», acrescentou, em jeito de conclusão.

www.abola.pt

que me dizem da posição que Salema tomou em relação a este caso? como sempre, acho que estamos a ser demasiado passivos. mas isto sou eu, que tenho sangue quente na veia … :roll:

Acho que a noticia não tem fundamento, é mais uma ameaça oca. Posso estar enganado, claro, mas só o Expresso, nos milhentos de jornais que existem na Europa, é que apanhou esta "cacha"? Quando é que foi feita a reunião em que foi decidido isto que o Expresso diz? Quem participou nela? Quando é que a FIFA comunicou à UEFA, que é quem tem o poder de suspender a FPF?

Posso apostar 10 jantares com quem quiser, que as equipas portuguesas não vão ser suspensas coisa nenhuma, quem se quer chegar à frente?

(PS: hoje o Sporting já disse que se fossemos suspensos iriam “recorrer a quem de direito”. Se a FIFA se meter a suspender terceiros, temos uma caixa de Pandora que mudará o futebol para sempre, e a FIFA deve ser a última interessada em que isso ocorra)

O Madail teve efectivamente uma reunião esta semana salvo erro com a FIFA, à saída da qual se mostrou pouco optimista em relação a toda esta situação, o que me leva a acreditar que possa haver um fundo de verdade nesta notícia.

Agora parece-me importante que isso seja devidamente esclarecido para que os sócios do Gil Vicente tenham pelo menos a noção do que estão a decidir na AG do próximo dia 7.

Isto porque uma coisa é A FIFA suspender as Selecções e os nossos Clubes de todas as competições internacionais se o Gil não retirar o caso dos Tribunais Civis, outra será a FIFA contentar-se com as decisões tomadas pela FPF e LPFP que levam apenas à suspensão do clube de Barcelos de todas as competições.

O Madail teve efectivamente uma reunião esta semana salvo erro com a FIFA, à saída da qual se mostrou pouco optimista em relação a toda esta situação, o que me leva a acreditar que possa haver um fundo de verdade nesta notícia.

Agora parece-me importante que isso seja devidamente esclarecido para que os sócios do Gil Vicente tenham pelo menos a noção do que estão a decidir na AG do próximo dia 7.

Isto porque uma coisa é A FIFA suspender as Selecções e os nossos Clubes de todas as competições internacionais se o Gil não retirar o caso dos Tribunais Civis, outra será a FIFA contentar-se com as decisões tomadas pela FPF e LPFP que levam apenas à suspensão do clube de Barcelos de todas as competições.

Segundo o Expresso, a “suspensão preventiva” será anunciada hoje segunda feira. Já vamos ver se é mesmo verdade ou se foi barro atirado à parede. Penso que é a 2ª opção.

http://www.lusa.pt/print.asp?id=SIR-8306577

Lisboa, 04 Set (Lusa) - A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) já recebeu a carta da FIFA com a posição do organismo internacional sobre o "caso Mateus", devendo fazer o anúncio público no seu site ainda hoje, disse uma fonte federativa à Agência Lusa. O teor da missiva ainda não é conhecido, mas esta deverá representar um ultimato da FIFA à FPF para que, até 15 de Setembro, seja encontrada uma solução para o "caso" Mateus conforme aos regulamentos da Federação Internacional de Futebol, evitando-se assim a suspensão internacional das equipas portuguesas. Uma fonte do Gil Vicente disse, entretanto, à Lusa que ainda não deu entrada no Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa (TAF) o requerimento da FPF suscitando a declaração de interesse público para que os campeonatos nacionais da Liga e da Liga de Honra sigam os seus cursos normais, sem jogos suspensos. Os jogos de Gil Vicente, Belenenses e Leixões foram suspensos na semana passada pelo Conselho de Justiça da FPF, na sequência da providência cautelar interposta pelo clube minhoto no TAF, devido à sua despromoção para a Liga de Honra por ter recorrido para os tribunais comuns no âmbito do "caso Mateus"