É grave visto que o Sporting acaba por perder a sua identidade mas se me perguntarem se prefiro que o Sporting jogue com 11 jogadores de outras nacionalidades ou a selecção nacional apenas com 1 de outra nacionalidade, eu não tenho dúvidas em responder que prefiro a 1ª.
É grave porque é indicativo de um mau trabalho nas camadas de base. Não é um problema de nacionalismo , mas sim de mau aproveitamento de um recurso disponível .
Mas é muitíssimo mais grave nao ganhar. A conversa do temos 10 tugas e ficamos a 40 pontos não alegra ninguém.
concordo com as opiniões de mudo e hulk verde.
deviam ser estabelecidas quotas para mínimo de jogadores nacionais e mínimo de jogadores formados nos clubes.
deste modo, o futebol é perfeitamente descaracterizado (apesar de pelo menos haver, no nosso campeonato, uma grande maioria de treinadores portugueses) a competição é apenas entre quem tem mais papel, uma espécie de capitalismo futebolístico. assim é fácil, basta gastar à tonta e, geralmente, acaba por ganhar quem consegue angariar mais dinheiro. sou contra.
portanto acho grave os clubes não investirem na formação e nos jogadores portugueses.
Não é feito um mau trabalho nas camadas de base. Podia ser feito melhor, mas não é mau. A prova disso é que temos portugueses a representar equipas de topo da Europa.
O problema está no custo e trabalho que dá potenciar os nossos talentos. Ninguém se quer dar ao trabalho, quando pode mandar vir entulho aos pontapés lá de fora.
Posso afirmar que só formando é que alguma vez poderiamos ter CR’s, Quaresma’s, Nani’s e afins a vestir de verde e branco. Quantos jogadores comprámos lá fora com o potencial destes que formámos?
Não acho nada grave. Para mim um jogador nacional na equipa é igual a um jogador internacional, não vou apoiar mais X por ser tuga ou Y por ser eslovaco (os paraguaios até apoio mais, mas como só me lembro de um no Sporting, não vou por aí).
Ou seja, entre o Marcelo e o Patrício, prefiro que jogue o Patrício, porque é melhor.
Quanto à formação, acho ótimo que apostemos em jogadores nossos, mas se verificarmos que não têm qualidade, deveríamos vendê-los para tentarem ter sucesso noutro lado.
Cesar Ramirez e Luis Paez… (deduzo que o único de que te lembras é o teu amigo que jogou no clube da fruta…)
Salvo erro, o Sporting no ano passado chegou a jogar com 11 Portugueses. A CS não falava nos estrangeiros que os clubes tinham, este ano como o Sporting começou a comprar jogadores estrangeiros, já falam nos estranjas que os clubes têm!
Haja pachorra.
:inde: :think:
Devia haver limite de extra-comunitários e mínimo de portugueses nos clubes em Portugal porque é uma vergonha ver jogos entre equipas só com estrangeiros como é o caso do fifica e do porco. Estamos em Portugal temos de aproveitar o que é nosso, só que como provavelmente não dá tanta comissão perde-se o interesse.
Sim claro que um dos problemas da nossa “formação” é a integração e isso para mim é trabalho de base. Dai falar do aproveitamento desses jogadores. O recrutamento nao está em causa , está a capacidade de a) fazer evoluir os miudos , b) saber integrá-los no futebol profissional e ai somos péssimos. Falar em formação em Portugal hoje ou á 20 anos é a mesma coisa…é recrutamento. O trabalho de formação técnico continua fraco , bem como a forma de os lançar. A minha critica ao mau trabalho de base incidia exactamente nesse aspecto que referiste , de potenciação dos jogadores.
Os recursos estão disponíveis. É preciso é saber o que fazer com eles.
Muito sinceramente é um tema que já me preocupou mais e isso deve-se ao trabalho efectuado na Academia, o Sporting tem que chegar ao ponto em que consegue aproveitar com rendimento elevado o trabalho efectuado nas suas Escolas de Formação e enquanto não o fizer tem que usar outros recursos, neste caso os jogadores estrangeiros, não me aquece nem arrefece se jogam 3, 8 ou 11 estrangeiros, o que é grave no Sporting é não conseguir vitórias que dêem títulos, este é que é O problema do Sporting, competitividade e aproveitamento das camadas jovens é uma das formas para lá chegar, o enquadramento dos jogadores estrangeiros acaba por ser um mal menor! :arrow: