É grave o Sporting ou outro clube português alinhar sem portugueses?

Curto e objectivo: é-me indiferente!

@ Miúdo

Muitas e muitas :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: para o teu comentário.

Revejo-me inteiramente na substância dele.

É gravissimo

o Sporting é o Clube que mais jogadores portugueses produz e é aquele que é mais desrespeitado dos 3 grandes. e não é só no futebol, é em tudo. se existem medalhas de ouro nos jogos olímpicos de portugueses ao Sporting todos o devem.

quero lá saber se jogam com 11 portugueses ou 11 estrangeiros. este país cada vez está pior e o mesmo se passa com o desrespeito pela maior instituição desportiva nacional.

Os outros não me interessam nem são para aqui chamados, agora o Sporting deve não só jogar com vários atletas portugueses, como deve defendê-los e apoiá-los, ainda por cima tem responsabilidades acrescidas por ser um Clube formador.

A questão, a meu ver, é, será que a nossa formação está a gerar jovens jogadores ao mesmo nível e quantidade que aqueles que aparecerem na América do sul? Na minha opinião, não.

O Sporting é dos poucos a fazer um esforço para formar jovens em Portugal, mas muitas vezes esses jovens precisam de tempo e experiência, no entanto, cada vez há menos clubes dispostos a rodar-los e a dar-lhes minutos, até ganharem experiência para entrar na equipa principal dos seus clubes de origem, pois os ditos pequenos também têm os seus objectivos e preferem apostar em jogadores mais experientes, muitas vezes estrangeiros devido a uma grande abundância dos mesmos, do que apostarem em jovens com potencial mas que podem cometer erros.

Das duas uma, ou cedemos à tendência do mercado e apostamos mais em jogadores vindos da América do Sul, ou se queremos por motivos patrióticos ver mais portugueses nos campos portugueses, temos de abrir mais escolas, o estado tem de dar um apoio bastante maior ás mesmas, temos de arranjar parcerias com campeonatos menores lá fora, que estejam interessados em dar minutos aos nossos jogadores (enviem charters deles para a China e outros países asiáticos xD). Tem de haver uma maior dinamização deste mercado pois somos um país pequeno.

Mas muito sinceramente o mundo em que vivemos é dos espertos, e dos que optam pelo mais cómodo. De nada adianta tentar-mos espalhar os nossos ideais enquanto clube, enquanto estamos a ser ultrapassados e atropelados pelos outros que escolhem o caminho mais fácil e com isso estão a crescer.

É! Mas é o Sporting, claro, a única esperança deste país. Sempre foi, sempre será.

Sempre! :arrow:

E desde quando ganhar títulos significa jogar sem portugueses no onze?

Desde quando é que um clube para ganhar tem de, obrigatoriamente, perder identidade?

A competência não tem nacionalidade, mas faz a diferença.

Desde que os jogadores, respeitem a nossa camisola e os nossos símbolos, tanto me faz que sejam portugueses ou de qualquer outra nacionalidade

:arrow: :arrow:

nem mais :great:

Na minha opinião é grave devido aos pergaminhos do clube e à reconhecida qualidade da nossa academia.
Na minha opinião faz falta uma mudança na organização desportiva a este nível, ora vejamos… a nossa equipa neste momento faz exibições muito más, os resultados também são péssimos. Nesta situação, colocar um puto de 20 anos pode ser um crime,o caso mais evidente é o do Adrien.
Temos de formar primeiro uma equipa de qualidade indiscutível e depois sim colocar os putos a jogar com calma e sem pressão.
Não sou daqueles que é contra os empréstimos, como por exemplo o do Wilson. Se estivesse no Sporting ia fazer o quê? Aquecer a bancada?! Para isso mais vale jogar regularmente noutro clube e para o ano chegar e afirmar-se.
Na minha opinião:
-Bons jogadores voltavam dos empréstimos com 22/23 anos.
-Jogadores de inegável qualidade com 20/21 anos.

O que acho mais grave para mim são os adeptos tentarem incentivar a equipa e como os jogadores são estrangeiros, estes não percebem nada…

É grave por uma razão, e não diz respeito a nacionalismo, nada disso: porque existe capital humano português de qualidade mais do que suficiente para dotar as principais equipas deste campeonato com portugueses.

A solução comummente adoptada é a mais fácil: vagas de brasileiros, estes que minam o futebol com as suas simulações e provocações constantes.

Contratam-se brasileiros porque são baratos e porque se tem a fé de que um deles seja uma espécie de fenómeno à escala de um desses clubes que importam vagas de jogadores.

errado!

contratam-se brasileiros porque as comissões são muitas. algumas equipas da segunda divisão contratam camiões de brasileiros e em janeiro já estão a despachá-los. o futebol enche os bolsos a muita gente, portugueses e brasileiros. basta lembrar os contornos do negócio kléber, um negócio que é o espelho do futebol português e destas trocas de jogadores.

É grave porque estamos em Portugal e não somos nenhum país de 3º mundo do futebol para não apostar no produto nacional.
Formamos bons jogadores e se eles tiverem oportunidades conseguem crescer e sair para campeonatos mais competitivos e dar dinheiro aos clubes formadores.

Grave é continuarmos sem ganhar :inde:

:arrow: :arrow:

seja com portugueses ou não :-\

:arrow:

A culpa mais do que dos clubes é da FIFA. Deveriam ser eles a impôr regras para defender a formação e os jogadores nacionais.

Mas a partir do momento em que nos escalões de formação é permitido ter um sem-fim de jogadores estrageiros, pouco há a fazer.

Resta ao Sporting procurar não desvirtuar a sua identidade naquela que é a sua grande virtude, a formação, procurando garantir que os melhores jogadores nacionais continuem a sair das nossas escolas. Ao Sporting basta colocar os olhos no Barcelona e seguir-lhes o exemplo. Aliás penso que se formos campeões com um plantel onde imperassem jogadores naconais, sendo alguns formados nas nossa Academia, esse titulo teria ainda mais valor.

Não me consigo rever num clube que tem na equipa titular 11 “estrangeiros” e no banco mais 4 ou 5. Mas como disse atrás, compete às entidades que mandam olhar para este assunto e tomar medidas. Porque se estão à espera que os clubes se auto-regulem então é melhor esperarem sentados.

Acontece que este problema já passou o ponto-de-não-retorno. Como é que a FIFA vai dizer à Liga Inglesa, Espanhola, Italiana, etc… que os seus clubes só podem ter, por exemplo 5/6 estrangeiros ? Quando foi a própria FIFA com a Lei Bosman que desvirtou e desregulou o mercado ?

O que pode acontecer, e acho que era urgente, seria as federações nacionais, pelo menos regulamentarem os estrageiros nos escalões de formação. Hoje um Sporting x slb nos juniores tem quase tantos estrageiros como portugueses. E isto é perigoso porque num pais pequeno como é Portugal, onde a base de recrutamento é curta, e com a natalidade a baixar para niveís abusrdos, qualquer dia corremos o risco de não ter jogadores para chamar à selecção. Pelo menos jogadores com calibre para representar Portugal.

Respondendo em concreto à pergunta, para mim é grave. Mas muito pouco vai ser feito, ou não estivessemos em Portugal.