É grave o Sporting ou outro clube português alinhar sem portugueses?

Antes demais peço desculpa se isto não for o sítio certo ou se já houver um tópico parecido; Procurei pelas várias secções sobre futebol em geral e não encontrei nada sobre isto.

É grave o Sporting ou outro clube português alinhar sem portugueses?

Isto é daquelas discussões mais vivas que eu tenho com os amigos que eu tenho nos outros clubes, e ao postar isto aqui procuro saber o que vocês acham deste assunto. É daquelas coisas que ultimamente eu mais discuto, depois de ver duas equipas portuguesas alinharem com 6~7 portugueses no onze (no total) numa final europeia.
Já ontem, o clube do outro lado da circular alinhou com 1 português no onze inicial para as eliminatórias da CL, que depois se lesionou.

Vou apresentar os dois lados da questão, para que isto não seja um tópico só com um ponto de vista.

Opinião de um Portista sobre o assunto,

Bora então dizer ao Benfica e ao Porto (e pela maneira como as coisas estão, dizer também ao Sporting) para cagarem nos objectivos do clube. Não interessa se ganham o campeonato ou competições europeias... o importante é apostar em jogadores para irem à selecção nacional de modo a que esta ganhe alguma coisa. Afinal, é através da selecção nacional que o Porto, Benfica, etc se sustentam não é? O que interessa a um benfiquista ou a um portista se o seu clube ganha jogos e títulos? Não é isso que os deixa felizes! O que os deixa felizes é a selecção ficar em 2º nos europeus que faz em casa ou em 4º nos mundiais.
Orgulhas-te de o SCP nos últimos 5 ou 6 anos ter dado muitos jogadores à selecção? E títulos?

Eu orgulho-me de o FCP ter ganho 5 campeonatos, uma Liga Europa e mais meia dúzia de taças. Estou-me um bocado a cagar se o fez com 11 portugueses ou com 11 estrangeiros. O que me interessa acima de tudo é que os jogadores que lá estão dêem o máximo pelo clube e o ajudem nessas conquistas. E acho que os benfiquistas nesta conversa concordam comigo.

A minha opinião,

Eu importo-me porque sei que não sou o único a pensar desta forma. Claro que os clubes não trabalham para a selecção, pelo menos em Portugal não, ao contrário do Chile e México por exemplo. Eu quero que venham estrangeiros para que os clubes sejam mais competitivos e ganhem títulos europeus, mas não é razoável que por exemplo, na primeira vez de sempre que dois clubes portugueses cheguem a uma final europeia, o façam com 4 portugueses nos 22 em campo. E não sou o único a pensar dessa forma, um certo francês (apesar de ser um grande corno hipócrita) também já deu a opinião dele quando os jornalistas lhe perguntaram sobre a equipa do Porto. É díficil manter uma equipa competitiva, até para mim é díficil justificar o uso de portugueses perante o facto óbvio que o meu clube não ganhou nada de jeito para além dumas taças e supertaças nos últimos anos. Apesar disso ter sido mais por causa duma gestão de trampa, os reforços estrangeiros que vieram neste verão deixaram a equipa muito mais forte do que estava. Contudo, mantenho a minha palavra de que uma equipa portuguesa alinhar com 11 estrangeiros é absurdo, pelo menos quando diz respeito ao meu clube.

Antes de mais, é óbvio que não acho que o meu clube seja igual a outro clube português, até relativamente aos outros dois clubes mencionados não somos iguais. Temos uma formação com provas dadas, uma história completamente diferente, até quanto ao nome do próprio clube existe uma grande diferença para os outros dois, que têm nomes de cidades enquanto o Sporting é o S.C. de Portugal. Contudo, isto é um problema global da liga portuguesa por isso o tema e a questão que eu fiz tinham de abranger isso.

Aqui há uns tempos, respondia que era importante a equipa alinhar com portugueses em campo, mais que não seja para nos distanciarmos dos outros dois clubes, que em cada 10 reforços, 1 é português.

Agora, estou-me literalmente a lixar para o número de portugueses que temos em campo. Se para uma determinada posição, temos um estrangeiro e um português e o jogador português é melhor que o estrangeiro, perfeito, joga o português (caso Rui Patrício - Marcelo Boeck). Se numa outra posição este caso se repetir, com a diferença do estrangeiro ser melhor que o português, que jogue o estrangeiro (caso Rinaudo - André Santos). Não vou estar com mesquinhices e preferir o português em campo só mesmo porque é…português.

Se queremos ganhar títulos, temos que esquecer certos complexos, entre os quais este. Ser campeão com 11 portugueses em campo ou com 11 estrangeiros em campo é-me igual. O que peço a estes 11 jogadores é que cada um represente a camisola que ostenta e que deixe a vida em campo, seja ele português ou estrangeiro.

Não é grave, é gravíssimo, especialmente se acontecesse no nosso clube Sporting Clube de Portugal. É urgente que se coloquem limites sérios às entradas de camiões de sul americanos no nosso campeonato e nos demais, pelo bem do futebol internacional e pela identidade das equipas.

É também a minha opinião.

:arrow: :arrow:

E, muitas das vezes, o jogador português até tem qualidade e não é NADA INFERIOR. O porco, campeão europeu com mourinho, tinha muitos portugueses na equipa. No ano passado, os nossos dois melhores jogadores, o Rui Patrício e o André Santos, eram portugueses. No carnide, o melhor jogador deles, o coentrão, também era português. Ou seja, são muitos os casos de sucesso.

A este ritmo de importações, a nossa selecção é que irá sofrer. Mas não só, também o nosso futebol e a nossa liga.

Agora, olhando para o nosso caso, uma coisa será certa: é muito mais urgente ser campeão do que pensar nas nacionalidades do nosso plantel…

Não considero grave, mas não gostava de ter um plantel com 20 estrangeiros.
Se no 11 titular poucos forem portugueses até nem me importo desde que exista uma boa base de portugueses na equipa.
Mas claro que sonhava em conseguir uma equipa recheada de craques portugueses e de preferência grandes Sportinguistas.

a globalidade está em todo o lado, e concordo que um jogador deve poder jogar onde o querem mais (leia-se, onde lhe pagam mais).
a profissionalização do futebol assim o obriga, e eu, por exemplo, não gostaria de ser descriminado por não ser da nacionalidade da emrpesa/país onde trabalhe.

em relação ao Sporting, não ligo à nacionalidade dos jogadores. tenho preferência por jogadores da formação porque é bom para o clube ter uma formação forte, visto que só assim podemos competir (na medida do possível e esporadicamente) com os grandes clubes europeus cheios de dinheiro. se o jogador da formação é português ou de outra nacionalidade, não ligo.

para a selecção portuguesa é obviamente mau, porque leva a que apareçam cada vez menos jogadores de craveira. mas a selecção que trate dos seus problemas da maneira que conseguir, eu cá só me preocupo com os problemas do «nosso» Sporting.

A UEFA devia intervir exigindo um min jog nacionais em campo

Sent from my Windows Phone 7 using Board Express

Já pensaram que os estrangeiros jovens que se contrata para os 3 grandes viveram a situação oposta dos nossos miúdos?

Rubio jogou no Colo Colo com 18 anos. O nosso Betinho com a mesma idade, sonha lá jogar no plantel principal. E quem diz Rubio, diz Arias, Turan, Carrillo, James Rodriguez, Di Maria, Gaitan, Jara, etc…

O que acho mais curioso, é que aqueles portugueses que conseguem passar no fundo do funil e sobreviver a estes charters anuais de estrangeirada, conseguem mostrar o seu potencial lá fora e contribuir para as suas equipas e selecção. Se o nosso país está no lugar que está no ranking da FIFA é devido a uns poucos injustiçados que sobrevivem ao matadouro que são os clubes portugueses.

Isto apenas para por as pessoas a pensar: Que seria se em vez de comprarmos o Rubio, apostássemos no Betinho? Se em vez de comprarmos Turan, apostássemos no Mica? etc…Os estrangeiros têm naturalmente um desenvolvimento muito mais precoce.

Que seria de Mica, Betinho, Esgaio, Zezinho e afins se apostássemos neles com a idade com que Rubiu, Arias, Turan, Iturbe, Neymar, Ganso, Di Maria, Lamela e tantos outros jovens no mundo (especialmente na América do Sul) foram apostas nos seus clubes?

Prefiro a qualidade nacional. Além de formarmos jogadores no país que está em 7º no ranking da FIFA, formamos muitos que já estão nas seleções jovens.

As equipas portuguesas apostam em jogadores portugueses se estes forem iguais ou melhores do que os que lá estão. Se nao o são nao vale a pena… normalmente os portugueses que são melhores que os jogadores dos três grandes estão todos a jogar no estrangeiro

Claro que é grave, pelo menos serviria para que o jogador português no geral, não digo só os super, pudesse evoluir e consolidar aqui o seu trabalho.

A verdade e que para muitos dos jovens estrangeiros que contratamos o Sporting é, no seu íntimo, uma aposta de futuro, onde aspiram ganhar títulos e talvez, através dessas vitórias, almejar novas metas e outros campeonatos com maior visibilidade.

Para a maioria dos jovens que formamos na nossa Casa, o Sporting é visto como um grande Clube no passado mas que, num passado recente, a todos os níveis se auto-subjuga aos seus naturais rivais e, só por mero acaso, consegue vencer títulos relevantes. E dessa forma olham para o Clube apenas como um mero trampolim, e é por isso que ao fim de algumas fintas mirabolantes querem de imediato dar o salto…

Para os outros, os estrangeiros, o Sporting, é, muitas vezes “o” Salto.

E por isso, pouco me importa se são portugueses ou estrangeiros

Quero é qualidade, e sinceramente, a selecção pouco me diz…

É muito grave, o jogador português tem de ser aposta. Se não fosse a politica do Sporting em apostar na formação queria ver a qualidade da nossa selecção nacional ( sim, dizem sempre que esta é a nossa desculpa, mas é a mais pura das verdades). Porquê jovens jogadores estrangeiros se os portugueses são tão bons ou melhores que estes. O grande problema é o pensamento de “o que vem de fora é muito bom, o nacional não presta”, temos de uma vez por todas acabar com este pensamento para bem dos nossos jovens, e quando falo em jovens falo no geral, tanto os da formação do Sporting, como do Benfica, como do Porto…

Gostava que jogássemos com Portugueses, coisa que tinha acontecido em anos anteriores, mas se os resultados não aparecem temos que optar por outras formas.
Respondendo á pergunta, sim, é grave.

É gravíssimo, agora não há o Boavista, e até Braga e Guimarães têm inúmeros estrangeiros, estes clubes normalmente seriam as rampas de afirmação de jovens internacionais portugueses, assim estamos restringidos a um ou outro talento que vai surgindo casualmente, já que dificilmente os grandes terão grande margem de manobra no lançamento de portugueses.

Deviam criar regras que obrigassem efectivamente a ter portugueses no plantel e nos 11 apresentados nas competições, estilo 6 portugueses +5 estrangeiros, assim deixava de fazer sentido trazer estrangeiros para encher chouriços.

Desde que o Sporting vença, quero lá saber da Selecção.

Vejo a equipa das quinas apenas e só com simpatia, pois amor sinto é ao meu clube. Entre alinhar com 11 portugueses e não vencer e com 11 estrangeiros alcançar os três pontos, não hesito.

O mais engraçado nisto tudo é que há n casos em que os charters que se vao buscar a America do Sul vêm cheios de flops … :whistle:

Eu cá não compro a ideia que alguns têm acerca de Brasileiros e Argentinos. Nem tudo o que mexe por lá é bom.

Ainda assim, não defendo que se jogue com um jogador X só porque é Português. Como é óbvio, importa a qualidade do jogador em questão. O mesmo vale para estrangeiros, jogarem só porque são estrangeiros também não entra na cabeça de ninguém.

Agora, quando a um jovem Português é reconhecida qualidade, acho que deve ter o seu espaço. Acho que faz falta apostar nos jogadores Portugueses, que muitas vezes são melhores que o sul americano que joga no seu lugar.

Chegamos a um ponto em que quem aproveita os talentos Portugueses são não os clubes nacionais, mas sim os estrangeiros. Isso é algo que devia fazer os clubes reflectir.

Claro que se os jogadores estrangeiros de qualidade é bom que joguem, para aumentar o nível competitivo. Agora, infelizmente, muitas vezes ve-se jogadores talentosos Portugues a não jogarem, para estar no seu lugar jogadores de qualidade duvidosa/ mediocre.

Ou seja, resumindo, é certo que num clube interessa não a nacionalidade mas a qualidade do jogador. Agora, infelizmente, o que se vê é simplesmente um meter o Portugues para o canto, é aquela tipica mentalidade do “o estrangeiro é melhor”…e como é sabido, muitas vezes é mentira.

Infelizmente hoje penso assim.

Uns gostam de seguir o Barcelona, o Real Madrid, o Manchester United, o Arsenal, o Liverpool (gostar do Sporting e do Liverpool, como é o caso do ProTrunks, nos últimos anos é um acto de puro masoquismo, mas adiante), o Milan, o Brescia, etc, eu apenas gosto de seguir a Selecção Nacional.

Não vou mentir e dizer que tenho interesse do que as selecções mais jovens podem fazer e o melhor exemplo é o Mundial Sub-20, onde tenho o mesmo interesse em saber o que se passou nos nossos jogos como nos da Colômbia: saber como se safaram os jovens leões.

Já a selecção A apenas sigo com interesse nas grandes competições e prova disso mesmo, posso dizer que fui mais vezes assistir aos jogos de ping-pong do nosso clube do que fui ver ao vivo jogos da selecção (assim de repente, lembro-me de ir ver o Portugal-Sérvia, que ficou marcado pelo murro do Scolari e de um jogo amigável que os sub-21 vieram fazer aqui a Almada, ainda nos tempos do Dani, etc).

Gosto imenso do meu país, mas para ser sincero (e isto é somente uma opinião bastante pessoal) não o revejo na selecção. A sensação que tenho é a mesma que quando via, por exemplo, os Jogos Sem Fronteiras: gostava que ganhássemos, mas não perdia, minimamente, o sono por isso.

E por isso muitas pessoas ficam chocadas quando digo que, se houvesse um jogo entre o Sporting e a selecção, que gostaria que ganhássemos e se fosse com goleada, tanto melhor, pois para mim é sempre o melhor que o meu clube pode oferecer-me.

Sei e admito que é uma opinião bastante extremista, mas amor só sinto pelo Sporting Clube de Portugal.

Se o sporting teima em jogar só com portugueses, e os outros andam a contratar estrangeiros acaba por ser uma luta desigual… acho que devia haver limites de X estrangeiros por jogo.