Antes demais peço desculpa se isto não for o sítio certo ou se já houver um tópico parecido; Procurei pelas várias secções sobre futebol em geral e não encontrei nada sobre isto.
É grave o Sporting ou outro clube português alinhar sem portugueses?
Isto é daquelas discussões mais vivas que eu tenho com os amigos que eu tenho nos outros clubes, e ao postar isto aqui procuro saber o que vocês acham deste assunto. É daquelas coisas que ultimamente eu mais discuto, depois de ver duas equipas portuguesas alinharem com 6~7 portugueses no onze (no total) numa final europeia.
Já ontem, o clube do outro lado da circular alinhou com 1 português no onze inicial para as eliminatórias da CL, que depois se lesionou.
Vou apresentar os dois lados da questão, para que isto não seja um tópico só com um ponto de vista.
Opinião de um Portista sobre o assunto,
Bora então dizer ao Benfica e ao Porto (e pela maneira como as coisas estão, dizer também ao Sporting) para cagarem nos objectivos do clube. Não interessa se ganham o campeonato ou competições europeias... o importante é apostar em jogadores para irem à selecção nacional de modo a que esta ganhe alguma coisa. Afinal, é através da selecção nacional que o Porto, Benfica, etc se sustentam não é? O que interessa a um benfiquista ou a um portista se o seu clube ganha jogos e títulos? Não é isso que os deixa felizes! O que os deixa felizes é a selecção ficar em 2º nos europeus que faz em casa ou em 4º nos mundiais.
Orgulhas-te de o SCP nos últimos 5 ou 6 anos ter dado muitos jogadores à selecção? E títulos?Eu orgulho-me de o FCP ter ganho 5 campeonatos, uma Liga Europa e mais meia dúzia de taças. Estou-me um bocado a cagar se o fez com 11 portugueses ou com 11 estrangeiros. O que me interessa acima de tudo é que os jogadores que lá estão dêem o máximo pelo clube e o ajudem nessas conquistas. E acho que os benfiquistas nesta conversa concordam comigo.
A minha opinião,
Eu importo-me porque sei que não sou o único a pensar desta forma. Claro que os clubes não trabalham para a selecção, pelo menos em Portugal não, ao contrário do Chile e México por exemplo. Eu quero que venham estrangeiros para que os clubes sejam mais competitivos e ganhem títulos europeus, mas não é razoável que por exemplo, na primeira vez de sempre que dois clubes portugueses cheguem a uma final europeia, o façam com 4 portugueses nos 22 em campo. E não sou o único a pensar dessa forma, um certo francês (apesar de ser um grande corno hipócrita) também já deu a opinião dele quando os jornalistas lhe perguntaram sobre a equipa do Porto. É díficil manter uma equipa competitiva, até para mim é díficil justificar o uso de portugueses perante o facto óbvio que o meu clube não ganhou nada de jeito para além dumas taças e supertaças nos últimos anos. Apesar disso ter sido mais por causa duma gestão de trampa, os reforços estrangeiros que vieram neste verão deixaram a equipa muito mais forte do que estava. Contudo, mantenho a minha palavra de que uma equipa portuguesa alinhar com 11 estrangeiros é absurdo, pelo menos quando diz respeito ao meu clube.
Antes de mais, é óbvio que não acho que o meu clube seja igual a outro clube português, até relativamente aos outros dois clubes mencionados não somos iguais. Temos uma formação com provas dadas, uma história completamente diferente, até quanto ao nome do próprio clube existe uma grande diferença para os outros dois, que têm nomes de cidades enquanto o Sporting é o S.C. de Portugal. Contudo, isto é um problema global da liga portuguesa por isso o tema e a questão que eu fiz tinham de abranger isso.