José Cardinal recebeu dois mil euros em dinheiro dias antes do jogo Sporting-Marítimo, para a Taça da de Portugal. O árbitro auxiliar acabou por ser substituído antes do encontro, alegando-se «motivos pessoais».
A denuncia foi feita á Federação pelo SCP.
Podem ver a noticia aqui:
AUXILIAR SOB SUSPEITA DE CORRUPÇÃO
José Cardinal recebeu dois mil euros em dinheiro dias antes do jogo Sporting-Marítimo, para a Taça da de Portugal. O árbitro auxiliar acabou por ser substituído antes do encontro, alegando-se «motivos pessoais».
Árbitro auxiliar sob suspeita de corrupção
O árbitro auxiliar José Cardinal está a ser investigado pela Unidade Nacional Contra a Corrupção (UNCC), depois de ter recebido dois mil euros em numerário, que foram depositados na sua conta dias antes do jogo Sporting-Marítimo, a contar para a Taça de Portugal, que a equipa leonina venceu por 3-0
A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Diário de Notícias, que revela que o assistente - que se dedica em exclusivo à arbitragem depois de ter abandonado os quadros dos CTT - estava nomeada para o jogo dos leões, mas viria a ser substituído pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) devido a «motivos pessoais».
O caso nasceu depois do Sporting ter recebido uma denúncia anónima, que encaminhou para o presidente da FPF, Fernando Gomes. Com as informações de que dispunha, o líder federativo reuniu-se com o diretor nacional da Polícia Judiciária, Almeida Rodrigues, e com o procurador-geral da República, Pinto Monteiro. A consequência imediata foi a abertura de um inquérito na UNCC.
José Cardinal, que chegou a ser ouvido como testemunha no processo Apito Dourado, recusou-se a prestar quaisquer esclarecimentos ao jornal.
"Comissão de Análise da Comissão de Arbitragem da Liga de Clubes alterou a nota atribuída ao árbitro assistente José Cardinal pela sua atuação no Sporting-Olhanense (1-1) da Jornada 1 do campeonato. Os leões reclamaram e veem agora as suas queixas atendidas.
O observador Albano Fialho tinha classificado José Cardinal com uma nota de 3,4, o que constitui satisfatório na escala de avaliação dos árbitros. Segundo noticia o jornal A Bola, a Comissão de Análise reduz agora essa pontuação para 2,3, ou seja, muito insatisfatório de acordo com a mesma tabela de valores.
Trata-se de “uma das pontuações mais baixas atribuídas até hoje”, conforme constata o referido desportivo.
No fim do referido jogo o clube de Alvalade queixou-se bastante da equipa de arbitragem liderada por Carlos Xistra, com especial ênfase para o fiscal de linha reclamando de uma alegada mão na bola não assinalada e de um golo supostamente mal anulado a Hélder Postiga."
De referir que este Senhor é do Porto, Dragão Ferrenho e foi assistente do Paulo Paraty durante vários anos.
Foi tambem o auxiliar que não viu a defesa do maxi pereira com o braço dentro da área no Scp Benfica em 2009 e que viu a mão inexistente do Pedro Silva na Final da Taça da Liga
este fruteiro porco roubou o Sporting a grande! vem desde 1982… mas como as cortesas fartam-se de parir, temos o calheiros, o guimaro, este, e muitos outros que virao… a caminho do penta porcos!
Isto antes de um benfica vs maritimo e maritimo vs porto tem muita piada de facto. 8)
Quanto ao Cardinal que vá levar num sitio que eu cá sei, boi do caraças.
O presidente do Godinho Lopes esclareceu, esta quarta-feira, que não pode revelar mais dados em relação ao caso em torno do árbitro José Cardinal, que está a ser investigado pela Polícia Judiciária, isto porque foram depositados dois mil euros antes do jogo entre o Sporting e o Marítimo, para a Taça, onde acabou por não marcar presença.
«Se está em averiguação é porque está em segredo de justiça e não podemos dizer coisas adicionais ao que já dissemos», afirmou Godinho Lopes, em conferência de imprensa.
De acordo com o Diário de Notícias, terá sido o Sporting, que ao tomar conhecimento desta situação, comunicou ao presidente da Federação Portuguesa de futebol, Fernando Gomes o sucedido, que, por sua vez, passou «a bola» para a Polícia Judiciaria. O árbitro foi retirado desse jogo.
2000€ pelo vistos era o preço pa nos tirar na taça de Portugal…
Um bem haja a quem publicou os nomes dos gatunos na net e a quem os ameaça, a eles e ás familias… Porque se for só a eles, os gatunos continuam a roubar-nos, assim pode ser que acalmem…