ZergRush no FM20 - Em Hugo Viana nós confiamos

Nem me digas nada. Essa escumalha neste jogo está aditivada. Até na B. Dá-me vontade de usar o bug e vender-lhes o Illori por mil milhões só para acabar com eles.

O contacto da EA para este jogo em PT não é nada lampião, nadinha.

Espero que estejam preparados para um mês cheio de acção e emoção, porque Abril traz oito jogos, incluindo Benfica, Porto e Braga! Vamos ter mais futebol do que há calorias num McMenu Grande!

Antes de partirmos para a acção, no entanto, quero aproveitar para deixar aqui uma queixa. Correndo o risco de ter de assistir aos próximos jogos a partir da bancada, quero queixar-me da Liga, e do seu mais do que óbvio benfiquismo!

Vocês lembram-se da absoluta perfeição que foi o nosso mês de Março, certo? Cinco jogos, cinco vitórias. Bem, o Benfica também teve cinco jogos e cinco vitórias mas, enquanto nós apenas sofremos golos num jogo, eles só não sofreram num jogo. Sim, eles marcaram 16 golos e nós só marcámos 15, mas nós conseguimos unir um ataque avassalador a uma defesa mais sólida que pão caseiro duas semanas depois de ter saído do forno.

Por isso, seria de esperar que o treinador do mês de Março fosse o arquitecto por trás destas exibições magníficas, certo? Obviamente, a única hipótese era que decidissem premiar o estratega que mudou para um 4-4-2 e esmagou tudo o que apareceu à frente, a mente brilhante que pegou num plantel desequilibrado escolhido pelo Hugo Viana e converteu-o numa equipa vencedora, o génio do futebol que fez com que os sportinguistas voltassem a gostar de ver a sua equipa jogar. Em suma, eu. E sabem quem é que decidiram premiar?

Bruno Lage! O treinador cuja defesa tem mais buracos que a estrada de uma aldeia quando ainda faltam 2 anos para as eleições da Junta de Freguesia! O treinador que não fez mais do que o esperado, quando tem o plantel mais caro, por larga margem, de todo o campeonato. O treinador que não passaria da primeira época no Football Manager se atribuísse o controlo das transferências a Hugo Viana! É uma vergonha! Uma vergonha!

E o pior é que a vergonha não pára aqui! Na eleição para jogador do mês, seria de esperar que Super Sporar vencesse. Afinal, marcou 4 golos em 5 jogos, e foi o jogador com a pontuação média mais alta da Liga. E quem é que escolheram?

Tammy Abraham! Admito que marcou um golo a mais e que a diferença da pontuação média era algo reduzida, mas Super Sporar formou uma dupla brutal com Dinamite Daramy! Foi o jogador com a pontuação média mais elevada! E o prémio vai, novamente, para alguém do Benfica. Vergonha!

Depois disto tudo, adivinhem contra quem é o nosso primeiro jogo de Abril! Isso mesmo, contra o Benfica! A comunicação social já está a trabalhar para a Luz, com os jornais a perguntarem a Lage qual é o seu segredo para o histórico vitorioso que tem contra mim. E o que é que Lage responde?

Ok, Lage defende-me, diz que as estatísticas não valem de grande coisa e que eu sou um bom treinador. Pronto, continuo a detestar a Liga, mas não ofereço o “tratamento Pêpa” ao Lage. Mas continuo a achar que estamos a ser roubados em tudo e mais alguma coisa!

Ainda antes do jogo, uma notícia no dia 1 de Abril que parece ser mentira, mas é verdadeira: vamos receber mais dinheiro por Ilori. Parece que ele está a dar-se bem no Cardiff e atingiu o objectivo das 50 presenças na equipa.

Chegámos ao primeiro jogo do mês: eu contra o menino bonito da Liga. Foi uma partida dura e equilibrada, mas bastaram 6 minutos perto do final para a resolver: Daramy marcou aos 70, o Benfica empatou aos 73 e Daramy bisou aos 76. Fomos a primeira equipa a derrotar o Benfica para a Liga esta época! E agora quem é o melhor, pessoal da Liga?

Na conferência de imprensa, Lage volta a ser simpático, admitindo que nós jogámos melhor e merecemos vencer. Será que ele anda a ter lições de simpatia com o novo Acuña? E será que algum dia descobriremos o que aconteceu a Acuña para passar a ser simpático?

A seguir ao Benfica veio um jogo fácil, contra o Portimonense. Controlámos por completo a partida, e vencemos por 2-0. Foi um bom aquecimento para o jogo seguinte, contra o Porto nas Antas (ou Dragão ou lá como se chama agora).

O jogo não começou da melhor maneira para nós, e Romário Baró marcou para o Porto logo aos sete minutos. No entanto, nem tiveram tempo de celebrar: Dinamite Daramy empatou logo no minuto seguinte, e Super Sporar deu-nos a vantagem 10 minutos depois!

Seguiu-se um jogo em que o Porto teve mais posse de bola e remates, mas não os soube aproveitar. Enquanto isso, Ismael Lara marcou para nós ao minuto 76 e Wendel marcou logo no minuto a seguir. Sim, contaram correctamente os golos, fomos ao estádio do Porto, seja lá qual é o nome actual, vencer por 4-1!

O nosso 4-4-2 deliciou certamente Paulo Fonseca, que foi visto nas bancadas a observar Super Sporar. Hugo Viana ja esfrega as mãos de contente, e eu começo a pensar no que será abordar uma época sem avançados…

Entretanto, Cristiano Ronaldo, que há uns jogos atrás estava a criticar-me, agora já está deliciado pelo futebol que nós praticamos e acha que eu sou o treinador perfeito para o Sporting. Um dia detestam-nos, no dia seguinte adoram-nos. A vida de treinador é uma montanha-russa de emoções.

Depois do Porto, defrontámos o Rio Ave, noutro jogo fácil e completamente dominado por nós. Vitória por 3-0. Nada pára este Sporting!

Antes da partida seguinte, Hugo Viana informa-me que Neva vai sair do clube a custo zero no final desta época. Contratado na primeira época por cerca de 2 milhões, foi apenas um suplente útil. Mesmo assim, teria sido bom termos ganho algum dinheiro com ele.

Neva não é o único elemento do Sporting cujo contrato termina esta época: eu estou na mesma situação. E, com o aproximar do final da época, os cartilheiros voltam a lançar notícias a colocar em dúvida o meu futuro no Sporting. Apesar de dizerem que é esperado que o Sporting ofereça a renovação assim que a liga terminar, já avançam nomes para me substituir. A minha reacção ao ver os nomes é “quem?”. Não reconheço nenhum dos potenciais substitutos. É quase insultuoso. Aposto que foi assim que o Mathieu se sentiu quando descobriu que ia ser substituído pelo Feddal.

Regressando aos jogos, o próximo adversário é o Portimonense. Jogo fácil, domínio total, eles fizeram apenas um remate em toda a partida, e nós passámos os 30. E, mesmo assim, quase que perdemos pontos. Acabámos por vencer com um golo de Daramy ao minuto 89. Foi apertado, mas os três pontos é que contam.

A seguir ao Portimonense veio a Académica. Vitória por 3-0, e assegurámos pelo menos o terceiro lugar esta época, o que nos garante no mínimo a pré-eliminatória da Champions. Isto é suficiente para Frederico Varandas indicar o orçamento preliminar para a próxima época. Hugo Viana vai ter mais de 30 milhões para gastar!

O último jogo teoricamente complicado de Abril foi a visita a Braga. Acabou por ser apenas teoricamente complicado, porque na prática já estávamos a vencer por 3-0 quando pouco passava dos 15 minutos. Ainda marcámos mais um golo antes de ir para intervalo, e aproveitámos a segunda parte para passear. O nosso 4-4-2 é imparável!

Terminámos Abril com um jogo fácil contra o Leixões. Vitória por 3-0, num jogo em que até Max teve oportunidade de brilhar ao defender um penalty. André Claro, o jogador do Leixões que falhou o penalty, acabou por ele próprio cometer um penalty na segunda parte, que Marcos António converteu. Há dias em que mais vale não sair de casa, André.

Oito jogos, oito vitórias! Mês perfeito, mesmo com jogos contra adversários directos. Abril não poderia ter corrido melhor! Escolham de novo o Lage para treinador do mês, idiotas da Liga!

Depois de sofrer a primeira derrota da época às nossas mãos, o Benfica perdeu algum do seu fulgor, e empatou mais duas partidas. Encerramos o mês a três pontos deles, embora tenhamos uma partida a mais. A vantagem que o Benfica tem em relação a nós é a mesma vantagem que nós temos em relação ao Porto: 3 pontos e um jogo a menos.

Faltam quatro jogos para terminar a época, sendo que um deles é contra o Porto - sim, novamente o Porto, agradeçam ao calendário estúpido causado pelo Mundial de Inverno. Apesar de irmos defrontar novamente o Porto, estou confiante que conseguimos segurar o segundo lugar, o que garante o apuramente directo para a Champions. E, mesmo sendo quase impossível, não resisto a alimentar uma ténue esperança de ainda chegar ao primeiro. Eu já perdi a conta ao número de vezes que perguntei isto durante estas quatro épocas, mas será que vamos finalmente ter o nosso momento Disney?

E, se não tivermos, será que Varandas renova o meu contrato…?

8 Curtiram

Quem é o teu melhor jogador?

Vamos pá!! DA-LHE COM FORÇA NO TECLADO!!

(campeões so no FM XD)

É uma escolha difícil.

Sporar e Daramy têm estado fantásticos no ataque. Gosto mais do estilo explosivo do Daramy, mas o Sporar também tem feito exibições brilhantes. Só é pena o Daramy estar apenas emprestado.

O Daniel Bragança também tem estado espectacular, e domina por completo o meio-campo. A forma goleadora do Daramy deve-se em parte às desmarcações brutais que o Bragança faz.

A ter de escolher apenas um provavelmente optaria pelo Daramy, mas tanto o Sporar como o Bragança estão praticamente ao mesmo nível em termos de importância na equipa.

Tem sido assim em praticamente todas as épocas. Para além do plantel inicial ser superior, os orçamentos deles também são sempre gigantescos - normalmente andam um pouco acima do dobro do que eu tenho para ordenados.

Concordo plenamente com a parte das preferências benfiquistas, mas o contacto é da SI e não da EA. :stuck_out_tongue:

Vais adaptando a tua tática/instruções aos jogadores mediante os jogos ou apostas sempre na mesma estratégia agora que o 4-4-2 está a resultar super bem?

Por exemplo, em jogos fora com Porto ou Benfica, baixo um bocado a linha defensiva e começo com uma postura cautelosa a tentar apostar no contra-ataque. Nos outros jogos a linha defensiva sobe, a largura atacante aumenta e a pressão também. Vou adaptando mas admito que nem sempre corre bem.

Eu cá depende. Se eu achar que a equipa tá muito forte na táctica que tenho, não adapto a ninguém.
Se acho que ainda não estamos nessa fase, vou mais em contencão para os jogos grandes. E nos jogos com os pequenos, se ao intervalo n tiver a dar, mexo logo, mais um avancado.

Eu na tática propriamente dita nem tenho mexido muito (jogo em 4-3-3) mas vou adaptando a mentalidade ao longo do jogo. Até ao limite de estar empatado em casa com o Paços de Ferreira e por aquilo a muito atacante quase sem defesas la atras :smiley: :smiley:

Faço alguns ajustes, principalmente a nível de instruções individuais e marcações. Com o 4-5-1 costumava mexer mais, mas com o 4-4-2 não tem sido muito necessário.

Normalmente tento pressionar mais os dois ou três melhores jogadores deles. Contra equipas mais fortes, que são as que costumam ter os laterais mais subidos, coloco os extremos a marcar individualmente os laterais, para que os nossos laterais se possam concentrar nos extremos deles. Se eles tiverem algum jogador que seja muito criativo, por vezes meto-lhe também marcação individual em cima.

A nível de mentalidade, na maioria das vezes mantenho em Attacking. Se estiver preocupado com o contra-ataque do adversário, posso baixar para Positive e baixar um pouco as linhas, mas tento não descer muito mais do que isso. Se estiver empatado ou a perder na última meia-hora, subo para Very Attacking até passar para a frente do marcador, e ocasionalmente pressiono mais ou subo o ritmo. Depende do adversário.

Regra geral, no entanto, tento desviar pouco da táctica que defini que treino habitualmente. Todas as alterações, mesmo coisas pequenas, acabam por ter impacto negativo na familiaridade da equipa com a táctica. Mexer muito aqui e ali pode acabar por ter um efeito negativo na performance da equipa, pelo que só altero se vir que é mesmo necessário.

1 Curtiu

Estamos em Maio, e faltam apenas quatro jogos para terminar o campeonato. Estamos na recta final, na luta pelo apuramento directo para a Champions e ainda com algumas esperanças de chegar ao título. Preparem-se para uma actualização longa e emocionante, porque vamos cobrir os jogos de Maio e as actividades de final da época. Recomendo que tenham por perto qualquer coisa para ir trincando!

Mas, antes de avançarmos para os eventos de Maio, uma nota rápida sobre Abril: a Liga considerou-me o “Treinador do Mês”! Aposto que ainda tentaram inventar uma maneira de dar o prémio ao Lage, mas o colapso de forma que o Benfica teve após o nosso jogo não deixou margem de manobra.

Ainda antes de irmos para o primeiro jogo, em que defrontamos o Porto, fico a saber que tenho um novo adjunto. Emanuel Ferro, um dos mais fortes opositores de Hugo Viana e que praticamente recomendou-me metade da população do planeta para substituir o actual director desportivo, foi contratado para treinador do Varzim, que está no CNS.

O seu substituto vai ser Zé Pedro. Será que o meu novo adjunto também vai insistir na contratação de outro director desportivo, ou é um dos Viana Boys?

Horas antes do jogo, Hugo Viana informa-me de mais uma saída. Diego Laxalt, que tinha sido contratado na época passada por 3.7 milhões e um ordenado ridiculamente alto, vai sair a custo zero no final desta época. Ele esteve emprestado ao Marítimo e fez uma época decente, e isso parece ter chamado a atenção do Al-Jazira. Um a um, os laterais esquerdos que Viana acumulou vão saindo do clube.

Os eventos extra-futebol que antecederam o jogo com o Porto chegaram ao fim. A espera terminou! O nosso 4-4-2 entra em campo, sob um ensurdecedor aplauso dos adeptos extasiados. Nem os discursos-cliché de filmes como o Independence Day e Pacific Rim tiveram uma ovação tão forte! Hoje vamos cancelar o apocalipse! Ou, pelo menos, tentar assegurar a fase de grupos da Champions.

A nossa equipa entra em campo decidida e… aos 12 minutos, um corte para o sítio errado de Zappacosta, seguido de outro corte para o sítio errado de Rêgo, dão a Fábio Silva a oportunidade de fazer o primeiro para o Porto. Max pareceu algo mal batido. Não é o começo que esperávamos mas… calma, pessoal, nada está perdido, é só um golo e estamos a dominar a partida.

Cerca de 15 minutos depois, há uma falta a meio-campo, após uma entrada um pouco mais ríspida de Erquiaga. Nakajima marca o livre, num balão para a área. Eu estava inicialmente preocupado, porque o Porto tinha vários jogadores na área, mas a bola não saiu grande coisa e acaba por ir na direcção do guarda-redes. É uma bola fácil para Max, que sai para a apanhar e… Max, que é que estás a fazer? Max! Não, Max, não!

O cruzamento falhado de Nakajima escapa por entre as mãos de Max e acaba dentro da baliza. O Porto faz o 2-0, sem saber como. Estamos a dominar completamente a partida, e eles quase não conseguem rematar, mas aparentemente basta enviar a bola na direcção geral da nossa baliza que ela acaba por entrar.

Grito para dentro do campo, para exigir que a equipa mostre algum entusiasmo. Isto não é aceitável! Marcos António e Daramy ouvem-me e, após um passe fantástico do brasileiro pouco depois da meia-hora, Daramy marca um golaço!

Vamos para o intervalo a perder 2-1, mas somos claramente a melhor equipa em campo. A equipa regressa entusiasmada após mais um dos meus carismáticos discursos no balneário e, menos de dez minutos depois, Daramy faz o empate! É agora! Temos o controlo total da partida! Vamos para cima deles! Vamos esmagar o Porto! Ataquem! Ataquem! ATAQUEM!

E, depois deste momento emocionante repleto de fervor ofensivo… não voltamos a marcar. Dezoito remates nossos, contra apenas cinco do Porto, e acabamos o jogo empatados a duas bolas. Raios, Max.

Foi uma boa exibição, e merecíamos a vitória, mas acabámos por desperdiçar mais dois pontos e encerrámos a espectacular sequência de vitórias que estávamos a ter. Não escondo a minha desilusão no final do jogo e os meus berros no balneário ouvem-se na zona de entrevistas, onde Hugo Viana tenta convencer a comunicação social que este grupo ainda vai dar muitas alegrias aos adeptos.

Depois do jogo contra o Porto, veio o Rio Ave. A equipa estava algo desiludida, mas mesmo assim dominámos o encontro. Daramy colocou-nos na frente do marcador perto do final da primeira parte, e controlámos a partida sem grandes dificuldades… até que, a menos de cinco minutos do fim, Taremi empatou numa das raras ocasiões em que o Rio Ave se lembrou que é permitido passar da linha de meio-campo. Mais dois pontos para o lixo, e qualquer esperança de termos um momento Disney neste final de campeonato acaba por desaparecer. Ainda continuamos à frente do Porto, mas esperava uma recta final melhor.

Felizmente que, a seguir, vem o jogo ideal para recuperarmos a confiança no 4-4-2. Defrontamos o Moreirense, e conseguimos uma vitória fácil por 3-0, com bis de Super Sporar.

Antes da última partida da época, os sub-19 sagram-se campeões. Varandas olha para mim com aquela cara de “só tu é que não me dás medalhas”.

Terminamos o campeonato em casa, contra o Santa Clara. Jogo fácil, domínio total, muitos remates, mas apenas marcamos um golo. Não fomos propriamente eficientes, mas fomos eficazes: o golo de Acuña foi suficiente para vencermos a partida.

Depois dos dois fantásticos meses anteriores, Maio desiludiu-me.

Em qualquer dos casos, mesmo as quatro vitórias não teriam sido suficientes para chegar ao título. O menino bonito da Liga ganhou as quatro partidas que faltavam, e chegou aos 95 pontos. Eu fiz a minha melhor pontuação de sempre, com 85 pontos, mas apenas deu para o segundo lugar.

Entretanto, as camadas jovens continuam a sua cruzada para mostrar que só eu é que não ganho títulos, e vencem a Taça de sub-23.

Já que estamos a falar das camadas jovens, Miguel Quaresma anunciou que se vai retirar. Não sei quem é que Hugo Viana vai contratar para o substituir, mas acho que vou arriscar meter Hugo Viana a controlar também a Academia. A próxima geração de Alcochete - perdão, da Academia Cristiano Ronaldo - vai ser da responsabilidade do nosso director desportivo/golfista preferido.

O final da época traz também os prémios da temporada. Daniel Bragança foi novamente considerado o melhor jogador jovem. No entanto, Marcos Acuña conseguiu roubar-lhe o título de melhor jogador dos adeptos, com 34% dos votos, contra apenas 29% de Bragança. Não acho que tenha sido justo, porque Bragança foi mais determinante que Acuña durante a época, mas foi essa a decisão dos 71% que não votaram nele. Resta a Bragança um “obrigado, G71” pela injustiça.

Curiosamente, esta época não houve prémio de melhor contratação. Como o único jogador que foi contratado a título permanente para a equipa sénior foi o Marcos António, teria sido ele o vencedor. Provavelmente este prémio apenas é atribuído quando há mais do que uma contratação.

Antes de mandar toda a gente de férias, reúno o plantel e digo que quero vencer o título na próxima época. Quero motivar a equipa, quero sentir a ambição que há neste clube, quero medir o pulso do nosso instinto vencedor!

E só Daniel Bragança e Acuña é que concordam comigo, o resto acha que sou demasiado exigente. Que bando de meninos mimados! Bragança, se o Geraldes sair, passas a ser o capitão! Acuña… uh… desculpa, mas tenho medo do que farás com o poder da braçadeira. Em todo o caso, como agradecimento, tens aqui um cupão de desconto para um McVeggie.

Com a época a terminar, Frederico Varandas decide finalmente renovar o meu contrato! Mais dois anos, e com direito a um ligeiro aumento! Com 42500 euros por mês já posso mudar para um T2 no centro de Lisboa!

Quem não teve a mesma sorte foi Marcelo Bielsa, que foi despedido do Porto.

Enquanto isso, Sporar ganhou o prémio de melhor marcador, com 22 golos em 31 jogos. Aqui não há hipótese de roubar, pessoal da Liga!

Daramy ficou em terceiro, com 14 golos. Se tivesse estado cá desde o início da época, provavelmente teria sido ele o vencedor.

Sporar disse que eu fui um dos principais contribuidores para o seu sucesso esta época. Obrigado, Super Sporar!

Ficámos também a saber os números de vendas de camisolas esta época. Super Sporar e Dinamite Daramy foram os nomes mais populares. Zaracho em terceiro lugar foi uma surpresa ligeira, mas não dramática, já que ainda fez alguns bons jogos. Acuña e Marcos António fecham o top 5. Daniel Bragança continua incrivelmente ausente desta lista. Será que ninguém gosta dele? Será outra coisa para agradecer aos 71% que não votaram nele para jogador do ano?

Apesar de já estar quase toda a gente de férias, Hugo Viana ainda está a trabalhar arduamente no seu gabinete. Estranho toda esta dedicação quando lá fora está um dia magnífico para uma partida de golfe, e começo a temer o pior quando o vejo emergir do gabinete com um sorriso de orelha a orelha, e sem os tacos de golfe.

“Zerg! Ka-ching!”

Ouvir Hugo Viana a fazer o som de uma máquina registadora enquanto se aproxima não é bom sinal. Quase que consigo ver os euros a dançar nos seus olhos. Pergunto-lhe imediatamente quem é que ele vendeu. Ele está tão entusiasmado que a resposta sai ao estilo de um telegrama.

“Marcos António! Manchester United! 47.5 milhões!”

O lobo de Alvalade Street está de volta. Marcos António foi contratado por 26 milhões no início da época, e vendido no final com um lucro que passa ligeiramente os 20 milhões. Mesmo considerando que cerca de 2.5 milhões vão para o jogador, porque Hugo Viana insiste em dar-lhes 5% das transferências, não deixa de ser um negócio surpreendente. O meio-campo fica mais fraco, mas não posso culpar Viana, eu também teria aceite esta oferta.

Por isso, quando Hugo Viana me informa pouco depois que o seu contrato está prestes a terminar, parece-me justo oferecer-lhe uma renovação por 5 anos. Rejubilem, sportinguistas, Hugo Viana está garantido até 2028!

Estamos mesmo nas réstias finais da época, e foi anunciado o 11 do ano. A mega dupla Sporar/Daramy, que deliciou os adeptos que foram ver os nossos jogos, faz parte dos escolhidos! Sim, é incrível, mas o pessoal da Liga esta época não se limitou a escolher o 11 titular do Benfica! Temos quatro jogadores no melhor 11 do ano: Max, Zappacosta e o nosso duo dinâmico.

Sporar e Daramy não me surpreendem, era um escândalo não estarem no 11. Zappacosta também foi consistente no lado direito, pelo que é aceitável estar ali. Max já me surpreendeu um pouco… teve uma época decente, mas também teve vários erros que nos custaram pontos.

Antes de terminar, deixo uma nota rápida sobre as assistências: esta foi a temporada com mais espectadores em Alvalade! Certamente que esta subida está relacionada com as excelentes exibições do nosso 4-4-2.

Foi uma época com muitas desilusões, mas tivemos ali dois meses que foram absolutamente fantásticos. Os 85 pontos não nos deram o título, mas são uma pontuação respeitável. Daramy vai regressar ao seu clube de origem no final da época mas, se assegurarmos um avançado ao nível dele e se mantivermos Sporar, podemos iniciar a próxima época com o mega 4-4-2 e fazer estragos a sério.

Vamos também precisar de reforçar um pouco a equipa, porque saem mais 3 titulares no final da temporada (Zappacosta e Lara estavam emprestados e Marcos António foi vendido), mas se Hugo Viana conseguir as contratações certas para um plantel equilibrado, temos boas hipóteses de brilhar!

Hugo Viana, contamos contigo!

Sim, eu sei, estamos lixados.

8 Curtiram

Com o fim da temporada chega também o momento preferido dos treinadores de sofá. E dos analistas de sofá. E dos comentadores de sofá. E, também, daqueles estão na casa-de-banho e precisam de qualquer coisa rápida para ler nos próximos minutos! Sim, chegou a altura de olhar para o trabalho de Hugo Viana esta temporada e analisá-lo de forma fria e racional!

Como é normal, fica de fora a torrente de empréstimos que envolveram as nossas camadas jovens. Vai ser uma actualização mais curta que o normal, porque houve menos negócios esta época, mas os valores envolvidos bateram records!

Entradas

Stefano Cester

Médio centro

Chegou a custo zero do Inter. Passou boa parte da época emprestado ao Fátima. Provavelmente vai sair a custo zero no final do contrato, não tem valor para a equipa principal.

Avaliação do ZergRush: :poop:

Marcos António

Médio centro

Foi a contratação mais cara da história do clube: pagámos 26 milhões de euros ao Shakhtar para o ter. Fez uma boa época e foi o parceiro habitual do Daniel Bragança no meio-campo. Fez 46 jogos a titular, 2 a suplente, marcou 9 golos e teve 3 assistências. Foi caro, mas valeu o dinheiro.

Avaliação do ZergRush: :+1:

Davide Zappacosta

Lateral direito

Acho que é o primeiro negócio decente que fazemos com o Atlético de Madrid. Veio emprestado e ficámos a pagar apenas os ordenados (cerca de 150 mil euros), mas rapidamente relegou para o banco o lateral direito pelo qual pagámos ao Atlético 8 milhões na época passada. Foi escolhido para o 11 do ano da Liga.

Rodolfo Silva

Avançado

Contratado ao Setúbal por quase milhão e meio, com mais um milhão em objectivos e ainda 40% do lucro da próxima venda. Fez uma boa época nos sub-19, com 16 golos em 20 jogos a titular e 5 a suplente, e talvez venha a dar um médio ofensivo para a equipa principal daqui a umas épocas (não me parece que a finalização vá melhorar o suficiente para ser titular na equipa sénior). No entanto, pagámos demasiado por um projecto de jogador.

Frederico Gaipo

Central

Contratado ao Setúbal por milhão e meio, com outro milhão e meio por objectivos, mais 40% do lucro de uma transferência futura. Fez uma época decente nos sub-19. Vou dar-lhe o benefício da dúvida, porque parece-me que temos aqui um titular daqui a umas épocas, mas acho que pagámos demasiado por ele.

Avaliação do ZergRush: :neutral_face:

Mohamed Daramy

Avançado

Veio emprestado pelo PSG, e ficámos a pagar apenas os ordenados (72 mil euros). Incrivelmente rápido, boa finta, finalização decente… foi o avançado que nos faltava. Permitiu-me finalmente meter em acção o 4-4-2. Entrou no melhor 11 do ano na Liga, e provavelmente só não foi o melhor marcador porque chegou em Janeiro. A minha única queixa é ter sido apenas um empréstimo.

Avaliação do ZergRush::+1:

Ismael Lara

Extremo

Veio por empréstimo do Villareal. Ficámos a pagar os ordenados (20 mil euros), mais 130 mil euros por mês se jogasse e 275 mil se não jogasse. Inicialmente pareceu mau negócio, mas ele acabou por se afirmar como titular no lado direito. Não é propriamente rápido, mas sabe aparecer na área e finalizar. Em 21 jogos a titular e 3 a suplente conseguiu 9 golos e 7 assistências.

Saídas

Mattia Bani

O nosso Feddal acabou vendido ao Marítimo por uma fracção do que custou - suspeito que o mesmo irá acontecer ao Feddal real. Chegou por 2.7 milhões, e saíu por 650 mil, que podem chegar aos 775 mil com algumas cláusulas. Joga regularmente no Marítimo.

João Palhinha

Foi vendido ao Braga por 1.4 milhões, que podem chegar aos 1.8. É uma opção de rotação por lá, mas aqui dificilmente passaria da bancada. No entanto, esperava um valor mais elevado.

Tristan Hammond

Regressou à Austrália por 300 mil euros, que podem chegar aos 425 mil. Mesmo que se fique pelos 300 mil, já foi um bom negócio.

Maximilian Wöber

Contratado por 21.5 milhões, vendido por 42. Não há grandes queixas, foi um bom negócio. Não é titular no Bayern, mas vai jogando com alguma frequência.

Diego Laxalt

Emprestado ao Marítimo, que só ficou a pagar um terço do ordenado. Jogou com alguma regularidade lá. Depois de ter custado 3.7 milhões, vai sair no final desta época a custo zero.

Jovane Cabral

Vendido para a China por 21 milhões. É titular por lá, e provavelmente é um dos heróis dos adeptos, mas por aquele valor eu também o teria vendido. A ausência dele esta época foi bem tapada pelo Ismael Lara.

Matheus Bahia

Depois de ter sido contratado por 110 mil euros e ter passado a sua carreira no Sporting entre empréstimos ao Oriental e a equipa B, foi vendido ao ABC por 64 mil euros.

Luciano Vietto

Vendido a uma equipa chinesa por 4.4 milhões, metade dos quais foram para o Atlético. Do que sobrou, outra metade foi para o jogador. Vendemos um titular para entrar cerca de um milhão nos cofres do clube. Foi uma das piores vendas de Hugo Viana.

Gonzalo Plata

Vendido ao Famalicão por 1.2 milhões. Não lhe via futuro na equipa, mas esperava mais dinheiro. É titular no Famalicão.

Marcos António

Consegue aparecer nas entradas e nas saídas na mesma época, e com avaliação positiva em ambas as situações. Foi contratado por 26 milhões e acabou vendido no final da época praticamente pelo dobro. Vai fazer falta, mas era uma proposta irrecusável.

Avaliação geral

Hugo Viana deve ter estado a receber dicas do Antunes, porque este foi o melhor Hugo Viana de sempre. Bem, pelo menos a partir do mercado de Inverno, porque até chegar aí o plantel estava desequilibrado.

Houve poucas entradas, mas os quatro jogadores que vieram para a equipa principal acabaram a ser titulares. Teria sido útil ter mais um central, e continuo sem ter um suplente em condições para o Max, mas na segunda metade da época tivemos finalmente um plantel com algum equilíbrio.

Nas vendas houve muitos erros, mas foram facilmente compensados pelos valores conseguidos por Jovane, Wöber e Marcos António. Vietto, por outro lado, vai para a história como uma das piores vendas que Hugo Viana já fez.

No geral, esta época faço uma avaliação positiva de Hugo Viana. Tivemos um pouco de tudo, com “El loco” Viana a bater o record de contratação mais cara da história do clube, a Tempestade Viana a trazer chuvadas de transferências e o lobo de Alvalade Street a conseguir vendas que nos colocam no topo do mundo das lavand… aham… dos negócios. A principal queixa foi ter sido necessário esperar até ao final de Janeiro para receber o avançado que ando a pedir desde a primeira época.

Eu sei que vou parecer o Jorge Jesus ao dizer isto, mas se as entradas que tivemos no Inverno tivessem chegado logo no início da época, acho que teríamos conseguido ser campeões.

Será que o Hugo Viana da próxima época irá ultrapassar este? Será que, neste episódio IV, terá nascido uma nova esperança? Ou, tal como aquela vez em que fomos à Loja do Cidadão e não tivemos de esperar mais de 2 minutos na fila, foi um acaso que não voltará a repetir-se?

8 Curtiram

Chegámos à quinta temporada! É incrível, mas já temos mais temporadas do que a maioria das séries da Netflix! Temos também mais temporadas do que Sérgio Conceição e Marcelo Bielsa tiveram no Porto! Depois da sequência fantástica que tivemos no final da quarta temporada, é impossível não pensar se à quinta é que será de vez… se à quinta é que seremos finalmente campeões! E, acima de tudo, é impossível não nos perguntarmos que reforços irá trazer Hugo Viana!

Antes de partirmos para o que aconteceu no Sporting em mais uma pré-época, duas novidades sobre dois conhecidos ex-jogadores, em que tínhamos cláusulas com percentagem sobre a próxima venda: Bas Dost e William Carvalho saíram a custo zero dos seus clubes. Dost está sem clube, enquanto William foi para o Real Madrid. Os 15% que tínhamos sobre futuras vendas de ambos acabaram de ir para o lixo.

image

Vamos arrancar com os trabalhos, e aproveito para reunir com os jogadores. Quero dizer-lhes, de forma clara, que vamos lutar pelo título. Daniel Bragança e Acuña foram os únicos a apoiar-me da última vez, mas… será que desta vez terei mais apoiantes?

Não! Daniel Bragança, tu eras o escolhido! Ias ser o futuro capitão, o jovem jogador formado na Academia, tão determinado que acreditava sem qualquer dúvida no título! No dia em que Geraldes saísse, a braçadeira era tua! E traíste-me desta maneira!

Apenas tenho dois apoiantes: Acuña (que raio é que se passa com o Acuña?) e Maksimovic. Bem, que se lixe, parece que vou ter de convencer o resto do nosso plantel com a qualidade do nosso futebol.

Terminamos a reunião a falar do códido de conduta. Apenas há uma queixa: Wendel, que diz que o código é mais rígido do que os jogadores estavam à espera. “Jogadores”, Wendel? És o único que acha isso! Cala-te e vai dar dez voltas ao campo!

Após sair da reunião com os jogadores, encontro Hugo Viana junto à máquina do café e ele informa-me que temos três renovações: Nuno Mendes, Rodrigo Rêgo e Eduardo Quaresma renovaram os seus contratos. O destaque vai para Eduardo Quaresma, que passa a ser o jogador mais bem pago no plantel!

Ah, é fantástico ver Hugo Viana a proteger os nossos melhores valores. Se queremos ser campeões, temos que manter os nossos talentos no clube, e é fantástico ver que Hugo Viana também… hmm, um momento, o telemóvel está a tocar. Dêem-me só uns segundos, é uma chamada do Hugo Viana. Vou meter no alta-voz.

Olá Hugo!

“Olá Zerg! Boas notícias!”

Arranjaste-me um avançado para substituir o Daramy?

“Uh? Não, não, melhor ainda! Aceitei três propostas da China pelo Daniel Bragança!”

O quê? Mas… mas… ele é o nosso melhor médio!

“E também aceitei uma proposta pelo Erquiaga!”

Mas… ele é o nosso lateral esquerdo titular!

“E os Chineses também querem o Sporar!”

É o nosso único avançado! Sem ele, só sobra o Zaracho adaptado!

“Ah, também aceitei uma oferta pelo Zaracho! Olha, tenho de desligar, tenho de ir comprar um cofre maior!”

Sim, é verdade… a pré-época começa com Hugo Viana a aceitar propostas da China por três titulares indiscutíveis, incluindo o nosso único avançado, e por um dos regulares da equipa principal. Resta-me esperar que os jogadores recusem.

Daniel Bragança. Erquiaga e Zaracho recusam prontamente. Não querem sair. Daniel Bragança gosta tanto do Sporting que até vem ao meu gabinete queixar-se que sente que o estão a empurrar para fora do clube! Não sou eu, Daniel, não sou eu!

Digo-lhe para falar com o verdadeiro culpado da situação: Hugo Viana. Pouco depois, Viana informa-me que falou com o jogador e prometeu-lhe que não o vai vender. Vá lá, algo de bom que sai do meio desta confusão!

Só falta Super Sporar. Está a demorar um pouco mais que os outros, mas certamente que falta pouco para também rejeitar a proposta de venda. Afinal, é um herói aqui, marca mais de 30 golos por época, todos os sportinguistas adoram Super Sporar, porque é que havia de querer sair?

Por dinheiro, claro. Por muito dinheiro chinês. Eis que Hugo Viana informa-me que Super Sporar aceitou ir para a China, a troco de 21 milhões. É certo que é um valor fantástico por um jogador de 29 anos, e que o Sporting real aceitaria sem hesitação um quarto desse valor pelo Sporar, mas… acabei de ficar sem avançados. O meu 4-4-2 está em risco. Desiludiste-me, Super Sporar!

O plantel, liderado pelo Max, vem imediatamente queixar-se. Até Acuña, que andava calmo e sossegado, está no meio dos queixosos.

Eu não posso fazer nada, excepto prometer que vamos atacar o mercado em breve, e esperar que Hugo Viana esteja a pensar o mesmo. Os meus dotes teatrais parecem ter acalmado os jogadores.

E, logo a seguir, Hugo Viana informa-me que chegou o substituto de Super Sporar! Por quase 22 milhões de euros, que podem subir até perto dos 27 por objectivos, “El loco” Viana foi buscar Rhian Brewster! Eduardo Quaresma deixou de ser o jogador mais bem pago da equipa!

E… e… ok, é um óptimo substituto para o Sporar. Foi caro, mas tem uma boa margem de evolução, e qualidade para ser o nosso titular. Talvez venha a ser um bom negócio. A minha única queixa é que ele teria feito uma dupla óptima com o Super Sporar.

“Zerg, tenho aqui mais um avançado para ti!”

Hey, Hugo Viana está a esforçar-se a sério! Vou ver quem é o novo avançado e…

Jay Enem vem para o Sporting a custo zero.

A minha primeira reacção é “quem?”. A minha segunda reacção, depois de ver a análise do jogador é “porquê?”. Acho que nem nos sub-23 vai jogar. Por algum motivo ninguém queria pegar nele… nem tudo o que é grátis é bom, Hugo!

Estamos prestes a iniciar os amigáveis de pré-época. O nosso primeiro jogo é contra o Sevilha, no estádio deles, e depois jogamos em Alvalade contra Wolves e Fulham. Ainda não começámos sequer os amigáveis e já perdi um dos jogadores que não queria mesmo perder… mas parece-me que o substituto pode vir a estar à altura.

O que é que irá acontecer no resto da pré-época? Será que Hugo Viana vai trazer-me mais reforços, ou será que vou acabar por perder jogadores em mais uma volta no carrossel chinês, iniciada com a transferência de Super Sporar? Será que finalmente vamos ter uma equipa ganhadora? Qual será a cor verde pela qual Hugo Viana irá demonstrar o seu amor: dinheiro ou Sporting?

11 Curtiram

Só em jeito de curiosidade…
Na minha primeira época, já em fevereiro decido experimentar dar plenos poderes ao Viana, só para ver no que dava.
Em vésperas da 2ª mão de uma eliminatória da liga europa com o wolfsburgo fora, em que ía em vantagem, vende não só o coates como também o acuña para a china.

Clássico Viana. O carrossel chinês é irresistível.

Pela positiva, agora já tens dinheiro para ir buscar laterais esquerdos.

@ZergRush, estás muito confinado a este tópico. Um comportamento muito ‘sus’ digno de um apoiante do Benedito ahahahaha

Como dizem os adolescentes…brincadeira

Ps: bem vou visitar o nosso amigo Antunes.

:smile:

1 Curtiu

Calúnias! Fui eu que dei as boas notícias hoje sobre o fantástico negócio do Tabata! E esta semana dei também a sugestão para a dupla atacante que poderá salvar o nosso ataque: Coates e Antunes. Podemos até arranjar-lhe um nome, como às vezes acontece com as relações entre personagens das séries. Coatunes? Antates?

Sebantunes aproxima-se de cepo Antunes.

1 Curtiu

Essa não me parece a melhor escolha a nível de marketing. Hmm, será que conseguimos convencer o Coates a mudar o primeiro nome para “Super”?

Estamos na segunda metade da pré-época! É agora que as coisas começam a sério, com treinos mais duros, com jogos amigáveis, com os jornais a apontarem 300 jogadores novos por dia ao nosso clube e com os programas desportivos a tentarem compensar a total ausência de conteúdo útil com trivialidades que não interessam a ninguém.

Antes de passarmos ao conteúdo interessante, vamos deixar já aquilo a que as pessoas menos ligam na pré-época: os resultados dos amigáveis. Fomos a Sevilha vencer por 2-0, empatámos a seguir com o Wolves por 1-1 e vencemos o Fulham por 2-1. Admito que não é a pré-época demolidora que eu pretendia mas, tal como dizem todos os treinadores que têm pré-épocas fracas, os resultados destes amigáveis não interessam a ninguém.

Passando agora para os restantes eventos, gostaria de começar por dar as boas-vindas a Guilherme Anselmo. Não, não é uma nova contratação, é um miúdo brasileiro que Hugo Viana contratou por mais de 2 milhões na época passada, e que só agora é que fez 18 anos e se pode juntar ao Sporting.

Gosto de algumas das características dele, mas é terrivelmente lento. Se fosse mais rápido, lançava-o já na equipa principal. Assim, vai para os sub-23 para ver se aprende a correr.

Hugo Viana informa-me também de mais uma contratação para a equipa principal. Elseid Hysaj, lateral direito do Napoli, junta-se ao Sporting por 6.25 milhões, que podem chegar perto dos 8 por objectivos.

Foi caro para um lateral direito perto dos 30, mas acho que temos aqui o novo titular. Não é propriamente um lateral de sonho, mas é melhor do que o Vrsaljko - o que, diga-se em abono da verdade, também não é propriamente difícil.

As contratações milionárias continuam! Hugo Viana parece estar a desenvolver um gosto especial por jogadores mais maduros, e foi buscar Jesús Corona ao Atlético por 14.25 milhões, que podem passar os 17.5 por objectivos. Embora o Atlético fique a pagar parte dos ordenados do jogador, acho que este vai ser mais um negócio para a lista daqueles em que fomos comidos pelos madrilenos.

É um jogador decente, mas não vale o que pagámos por ele. Deve ser titular à falta de melhor, mas esperava mais por tanto dinheiro.

Felizmente, no mundo deste save não houve COVID-19 e, mesmo com o Sporting a contratar Jesús Corona, posso folhear “A Bola” sem ler manchetes como “Corona-vírus chega ao Sporting” ou “Sporting contrai(ta) Corona”. É ao folhear este jornal que chego à notícia sobre o sorteio da Taça da Liga. Calhámos no grupo do Boavista, Portimonense e Tondela. O grupo parece acessível, pelo que devemos chegar à semi-final mais uma vez.

Continuando a actualizar-me através dos vários meios de comunicação social, deparo-me com um artigo que me deixa num dilema moral. Aparentemente, o Paços de Ferreira está interessado em contratar Rafael Camacho. Pêpa nega o interesse, mas eu fico a pensar no que faria se eles avançassem com uma oferta. Por um lado, é o Pêpa, e aceitar uma oferta do Pêpa é uma ideia que revolta todas as fibras do meu ser. Por outro lado, é o Rafael Camacho, e só a ideia de ter o Pêpa a pagar para ter o Rafael Camacho faz com que eu comece a rir sozinho no meu gabinete. O que é que vocês fariam?

Bem, enquanto pensávamos nesse dilema, o tempo foi passando e chegámos à véspera do primeiro jogo para a Liga. Certamente que já não haverá novidad… esperem, o telemóvel está a tocar. É o Hugo Viana.

“Olá Zerg! Tenho novidades!”

Quem é que vendeste desta vez, Hugo?

“Vender? Ninguém. Trago-te uma surpresa! Abre a porta do teu gabinete!”

Levanto-me e vou abrir a porta. À minha frente está Jordan Henderson, médio de 33 anos do Liverpool. Ele cumprimenta-me com um “Mornin’, guv’nah” e entrega-me uma folha de papel. Reconheço a letra de Hugo Viana. O papel diz “Só custou 18.5 milhões!”. Por baixo, diz “P.S.: Mais 4.3 por objectivos.”

O fetiche de Viana por jogadores mais velhos parece ter atingido um novo nível. Isto já ultrapassa “El loco” Viana! Isto já não é mera loucura, isto são autênticos delírios febris! Isto é a Febre Viana! Sim, é um jogador fantástico e vai ser titular de certeza, mas são mais de 20 milhões por um jogador de 33 anos, que passa para o topo da tabela salarial (mesmo com o Liverpool a pagar uma pequena fatia do ordenado). Fico extremamente satisfeito com a contratação a nível desportivo, mas começo a ficar preocupado com esta nova faceta gastadora de Hugo Viana.

Não sei se é efeito de todas estas contratações milionárias ou se é resultado das fantásticas exibições do nosso 4-4-2 na época passada, mas Varandas informa-me que as vendas de gameboxes aumentaram, e atingimos as 27570.

Depois de todas as emoções da pré-época, chegámos ao primeiro jogo oficial! Abrimos o campeonato a receber o Cova da Piedade de volta à Primeira Liga. E que recepção! Rhian Brewster marcou 4 golos, e fez com que os adeptos começassem a adaptar o cântico de Bas Dost, mas acabaram por concluir que “Na na na na na Brew-ster” não soa tão bem. O Cova da Piedade ainda marcou um golo na nossa baliza e um golo na deles. Estreamo-nos na Liga com um 5-1! Eu estava hesitante quanto a manter o 4-4-2 sem ter um companheiro em condições para Brewster, mas este jogo leva-me a acreditar que resulta na mesma!

Na semana entre a primeira e a segunda partida oficial da época, Hugo Viana não foi jogar golfe uma única vez! Esteve sentado no seu gabinete, a trabalhar arduamente, e foi buscar mais um jogador: Johan Lecomte, defesa Belga, junta-se ao Sporting por 1.8 milhões.

Oficialmente é conhecido por ser lateral direito, mas também joga a central e eu vejo aqui potencial para ser central da equipa principal já na próxima época. Foi caro para um miúdo de 18 anos, mas parece-me ter sido uma contratação em condições!

Hugo Viana informa-me também que o Arsenal fez uma oferta de quase 8 milhões por Zaracho. Hugo recusou, mas Zaracho queixou-se que quer sair do clube. Digo a Hugo Viana para falar com ele, já que resultou com Daniel Bragança.

E Hugo Viana informa-me que falou com o jogador e resolveu a situação. Aceitou vendê-lo. Raios, Hugo!

Logo a seguir, começam a chover ofertas ridículas por Zaracho. Hugo Viana aceita uma do Boca Juniors, em que somos completamente roubados: só pagam cerca de 5 milhões, mais uma fatia por objectivos, e ainda temos de ficar a pagar parte dos ordenados.

Felizmente, o Arsenal volta à carga com nova oferta! Não é tão boa como a inicial, porque já sabem que o jogador quer sair, mas é infinitamente melhor que a oferta do Boca: são 7 milhões a pronto e sem mais despesas da nossa parte! E Hugo Viana… recusa!

Sim, as atitudes delirantes de Hugo Viana continuam! Zaracho é vendido por um valor absurdo, e ainda ficamos a pagar parte dos ordenados! O único aspecto positivo da transferência é que, como o mercado na Argentina está fechado, Zaracho está vendido mas só sai em Dezembro. De resto, é um negócio desastroso.

Abandonando os delírios causados pela Febre Viana, voltamos aos jogos. Recebemos o Moreirense e, apesar de dominarmos a partida, apenas empatamos 1-1. O Moreirense marcou num penalty idiota concedido por Nuno Mendes, e nós fartámo-nos de atacar mas só conseguimos marcar num remate de longe de Daniel Bragança. Se calhar precisamos mesmo de um segundo avançado em condições para o 4-4-2 funcionar…

É com confiança reduzida que vamos jogar ao Porto. O novo treinador é Marcel Koller, ex-Basel. É mais conservador do que Bielsa e opta por um 4-5-1. Acaba por ser uma partida bastante equilibrada. Nós marcamos primeiro, com um golo de Acuña no fim da primeira parte. O Porto empata a meio da segunda. Acaba por não ser um mau resultado, mas fica a sensação que, apesar de ter sido equilibrado, podíamos ter ganho.

O início de época foi pior do que eu esperava. O resultado contra o Porto não pode ser considerado mau, mas o empate contra o Moreirense foi um desperdício de pontos.

Para terminar, uma notícia sobre a minha caminhada no mundo das certificações: mais um curso concluído! Já só me falta um nível!

Chegámos assim ao último dia do mercado de Verão. Os sportinguistas tremem de antecipação, tal como naquele Natal em que reparámos que uma das prendas que estava debaixo da árvore tinha a dimensão exacta da caixa de uma Mega Drive! Iremos ter “El loco” Viana, a Tempestade Viana, a Febre Viana a ir buscar mais jogadores? Iremos ter o lobo de Alvalade Street a fazer vendas milionárias? Ou estará Hugo Viana farto de trabalhar, e prestes a pegar nos tacos de golfe para passar o último dia do mercado no green? Que Hugo Viana iremos ter a seguir?

9 Curtiram