Zeno Debast

Exato, um central só começa a ser bom e polido la pelos 27 ou 28 anos, é uma posição de muito nervo e responsabilidade, são literalmente the last man standing num campo. Querem patrões da defesa com 20 anos? Temos de aguentar com as falhas, é a vida. Temos de ter paciência.

1 Curtiu

O jogo de cabeça ofensivo do Inácio é muito superior ao defensivo, na minha opinião.

2 Curtiram

A pior coisa que podemos fazer é alimentar este clima negativo à volta do jogador.
Fizémos uma aposta forte num atleta de elevado potencial mas que, aos 20 anos, tem naturalmente defeitos e virtudes.
É aproveitar as virtudes e trabalhar na eliminação ou mitigação dos defeitos.

É uma questão de trabalho.
E não há mais nada a dizer sobre isto.

2 Curtiram

Este clima negativo surgiu de onde? De uma exibição menos feliz na selecção e dos comentários do Alderweireld? Temos um clássico Fórum SCP. Jogador vem para o Sporting CP, vêem meia dúzia de vídeos, é um jogador fantástico, jogada de antecipação, vai ser o maior. Jogador chega ao Sporting CP, começam a acompanhar mais regularmente: é péssimo, é adaptar, só dá jogador se fizer não sei o quê.

Entretanto, vai evoluir para uma de duas coisas: ou volta a ser o maior novamente e vão andar-lhe a fazer broches por aqui; ou continua a ser uma merda e vão começar a aparecer mensagens com “gestão danosa” e “vendeu-se o Mateus Fernandes para contratar esta merda” e “RUA”.

Este gajo é um ano mais novo que o Inácio. Foi contratado e pagámos bem por ele. Tal como pagámos bem pelo Harder. Vão conquistar o seu espaço e vão triunfar. Não vão triunfar necessariamente neste temporada. Mas têm muito tempo para isso. Como teve, por exemplo, o Ugarte quando cá chegou e tem tido o Diomandé que, neste momento, é titular por cá.

3 Curtiram

A sorte desta merda é que quer o Amorim quer o scouting já nos deu provas mais do que suficientes para acreditarmos nas opções que vão sendo tomadas. Os flops conhecidos são quase todos fruto de outro tipo de critérios (Arthur, Koba, etc).

Não consigo entender a ansiedade, a histeria e a esquizofrenia que por aqui se vai vendo. O jogo da Supertaça correu francamente mal, de tal forma que o Amorim teve de emendar a mão e fazer marcha atrás na aposta no jogador. Agora, contra uma das melhores seleções do mundo que tem uma frente de ataque do crl, fez um jogo que não lhe correu bem. Cai o carmo e a trindade.

Compreendo algumas desconfianças, mas vê-se claramente que é um jogador diferenciado. Que tem características muito interessantes para ser um jogador de topo na posição mas que claramente não tem ainda a consistência e a fiabilidade necessária. Ainda para mais um jogador que acabou por ter uma mudança e provavelmente ainda se estará a adaptar a uma nova realidade. Acredito que nas mãos de Amorim vai evoluir muito. RA sabe que o que pode retirar dos jogadores e normalmente depois depende deles mesmos quererem ou não fazer o caminho necessário… Quaresma, Geny ou Trincão que o digam. Mas há mais exemplos.

O próprio Diomandé chegou, viu e venceu e depois voltou a cair. Só agora parece estar a voltar ao que já lhe vimos, e tem 20 anos. Tem também outra “arrogância” competitiva que claramente o Debast não tem. Até me parece que o que se passa com Debast é que chegou aqui, teve logo a confiança do treinador, fez um jogo horrível com o porco à boleia de decisões absurdas por excesso de confiança e isso tê-lo-á abalado psicologicamente.
A meu ver, nada que não se resolva e tenho total confiança no Amorim e na equipa técnica para trabalhar o jogador.

O Debast não é o craque que ia ter impacto imediato que por aqui se apregoava, como também não é o cepo que agora aqui se apregoa. É um jogador com qualidade e com enorme potencial que tem de ser orientado e acompanhado e que claramente tem ainda muito a aprender.

Pior que isto tudo é os Sportinguistas andarem aqui a cair na narrativa da CS rabolha que não perde uma oportunidade para deitar abaixo os nossos rapazes. Vejam lá se se viu este circo todo quando o Toino andou meia época e um europeu inteiro a enterrar?

3 Curtiram

That’s something what a lot of people don’t understand, you have players that perform everywhere, but a lot of players perform when they play in a system that fits them. It’s not the best 11 the best team but the sum of 11 players who play together that has to be a succes.

As a belgian I saw the game and heared both the declarations, DeBruyne wasn’t talking specifically about Debast but probably about Doku and some other players midfielders and the full backs who didn’t go up and created a overlap.

The other player was in the studio analysing the game and gave his opinion as a central defender about what did go wrong at the first goal.

Yes Debast has a lot to improve as a defender but he was playing on the left so out position at the side of another player who isn’t top and no leader, so that are excuses.

If you want to use Debast use him at the right and in games that are of less dificulty (high on the pitch). And put him in the gym like you did with Dario, remember him when he got his first minutes for Sporting in the first championship of RA and look at him now. Debast is a trinca-espinhas.

3 Curtiram

Sim o Debast tem francamente uma fraca figura para central, parece que nunca levantou sequer uma barra de ferro no ginásio, mas o Trincão também tinha e agora já parece outro, certamente a equipa técnica está ciente disso e já tem um plano físico para o jogador.

Porque a questao de pézinhos, altura e Q.I. de jogo isso tem e isso nao dá para ganhar nem malhar no ginásio.
Temos de dar tempo ao tempo.

2 Curtiram

facto.

2 Curtiram

Concordo. Precisa crescer defensivamente.

Antes ele q vai crescer e muito com quem sabe do que aquele endeusado que não passa do q sabemos.

É um bocado preocupante para mim ter centrais bons de bola mas com debilidades defensivas claras. Não fosse uma defesa a 5 e estariam bem mais expostos.

Urge melhorar este aspeto.

1 Curtiu

E tu viste o que diz-me lá?

Um jogo contra uma das seleções mais fortes do mundo onde faz um corte de cabeça a um bisonte para uma zona toda desprotegida pelos médios e outro lance onde há o génio do dembele apesar de mostrar alguma passividade?

Foi isto que tu viste? Se foi isto, fica calado, por favor.

1 Curtiu

Mas quem és tu pá? Que é esta merda??

1 Curtiu

E já agora, se houver aqui algum Sr Honrado que viva na Bélgica que vá a casa do Alderweireld dizer-lhe que ele bem pode é ir para o ■■■■■■■ e que se dedique a arquitetura tais as casas que deu quando andava lá dentro

É engraçado como saltaste aí uma etapa, o jogo da supertaça onde ele se fartou de enterrar e perdeu a titularidade… :grin:

Eu tenho por regra basear comentários sobre jogadores na observação directa, aferir o que observo, nada mais nem menos. Já disse o que tinha a dizer, é a minha opinião e expliquei-a. Vou aguardar por outras observações mas não deixa de ser divertido a incapacidade que as pessoas têm em discutir os assuntos com argumentação válida, honesta e sustentada. É sempre este filme dos “contra” e dos “é sempre a mesma coisa” e “estavam já prontinhos a malhar” e por aí fora. É triste que vivamos numa sociedade assim mas é o que há. Paciência.

1 Curtiu

Eu acho que o melhor mesmo é darmos tempo. Tanto Sporting como Seleção principal da Bélgica são contextos competitivos altamente exigentes para um defesa de 20 anos.

1 Curtiu

Tive de ir ver o jogo (acções dele no Wyscout) depois desta choradeira toda… devo viver na twilight zone, só pode. Esteve bastante mal no 1º golo, de facto. Não que seja o alívio mais fácil do mundo, mas é algo em que ele claramente tem de melhorar. Ou meter a bola mais longe, ou direccionar para outra zona, ou naquele caso nem sequer disputar o duelo (que ou o Kolo ganhava a 1a bola ou, não ganhando, não ia para ninguém).

De resto… No 2º golo é um bocadinho passivo demais APÓS ser batido - não antes, notar que está dentro da área e com o Dembele embalado - mas não acho que isso tenha qualquer impacto porque mesmo reagindo mais rápido não condicionava o remate, o problema é não haver uma cobertura mais próxima ali. E no restante somou ou acções defensivas normais ou interessantes - várias na 2ª categoria. Isto dentro do que lhe pediam claro, que era jogar um bocado à apanhada sempre que aparecia alguém na zona dele. No Sporting a forma de defender fora de situações de pressão é um bocado diferente, e é aí que ele ainda tem bastante que aprender.

Se calhar escapou-me alguma coisa particularmente má dele (para além do 1º golo, e mesmo essa se não dá golo era completamente ignorada), não sei… O Wyscout às vezes deixa escapar algumas.

Ah, e espero bem que o tal ‘lance com o Mbappe’ que vi ser criticado aqui não seja o que vou colocar abaixo.

Faz literalmente tudo bem. É uma excelente acção defensiva contra o Jean Françoi… ah, é contra o Kylian Mbappé que tinha acabado de entrar 10 minutos antes. Retira bem a profundidade com a bola no ar sendo o último homem - ir àquele duelo era completamente temerário - retira a zona central/pé direito ao Mbappe, dá-lhe um ângulo de remate super complicado e ainda mete lá o pé para condicionar. Se ele marca aquilo, chapeau. Como disse, espero bem que não seja este!

PS: Por outro lado, e apesar de o consenso até ser que esteve muito bem com bola… continuo a não gostar de o ver a central pela esquerda. Jogando numa defesa a 4 até dá, como jogou ali, mas a 3 acho que se prejudica muito. Ele quase não usa o pé esquerdo, só para dominar a bola e quando tem mesmo mesmo que ser, e jogando a 3, obrigatoriamente em posições mais laterais, quase não tem ângulos bons para usar o melhor pé. As acções muito boas com bola dele foram pela esquerda, mas sempre bastante perto do corredor central, o que lhe facilita tanto diagonais longas para o outro lado (menos distância) como passes com o pé direito para o extremo esquerdo. Abre-lhe mais os ângulos, no fundo.

4 Curtiram

É só o… Mbape. E logo no tipo de lances que é mais forte.
Continuo a ter fé neste xaval.

Os lampiões endeusam toda a merda que têm, sem querer e estupidamente valorizam tudo e todos. Nós é ao contrário.

Os lampiões e os amigos da comunicação social

Vais ser um esteio na defesa…

1 Curtiu