X Congresso Leonino

[b]

X CONGRESSO LEONINO SERÁ EM ABRIL
Última edição foi em 2014

O Sporting perspetiva a realização do X Congresso Leonino para o mês de abril, apurou o nosso jornal. Tendo a sua primeira edição em maio de 1940, o acontecimento que junta a família sportinguista é onde sócios e adeptos se podem pronunciar sobre os assuntos do clube.

A última edição do evento foi realizada nos dias 7 e 8 de junho de 2014, no José Alvalade, tendo Jaime Marta Soares, líder da MAG, aberto os trabalhos, dada a ausência de Bruno de Carvalho.

X Congresso Leonino será em abril - Sporting - Jornal Record

Boa iniciativa! Espero que o presidente possa estar presente!
:great: :great:

Boa oportunidade para os Sentir Sporting, Dia do Clube, Camarote Leonino e demais Independentes aparecerem. Ah, esqueci-me… Têm medo do papão!

Como se os congressos valessem alguma coisa…

foda-se lol

Este vai ter a participacao de 250 socios em 5 autocarros. O objectivo é criar a narrativa que os socios querem alteracaoes dos estatutos como as que foram propostas nos ultimos tempos. Sem qualquer duvida.

Lá pra janeiro teremos aG com propostas de estatutos para oficialmente se poder cagar de alto nos socios.

  • mais uma previsao. e gostava de estar errado

https://twitter.com/Mister_do_cafe/status/1159395557770702849?s=20

Eu faço tençao de ir ou de me fazer representar e expor, entre outras coisas, a necessidade de diminuirmos o número de votos entre sócios.

A antiguidade não confere maior ou menor discernimento… e tem vindo a impedir a regeneração do Clube.

Defendo outras formas de premiar a antiguidade.

Claro que stromps e outras grupetas vão-se torcer todos…

Um Congresso do Sporting organizado pelo Tito Arantes Fontes é como uma reunião de Jeovás organizada pelos Hells Angels, tem tudo para correr bem! :great:

É uma boa oportunidade para as críticas sairem do mundo virtual.

ja esta feito meu caro, a oportunidade é para que saia uma recomendaçao do ‘mundo sportinguista’ para poder mudar os estatutos

https://twitter.com/TascaDoCherba/status/1170238007036850176?s=20

X CONGRESSO LEONINO Por Sporting CP 09 Out, 2019 CLUBE Inscrições abertas até 18 de Outubro

Realiza-se nos próximos dias 16 e 17 de Novembro, em Beja, a 10.ª edição do Congresso Leonino. O evento, que promete voltar a discutir o Sporting CP, terá lugar no Cine-Teatro Pax Júlia.

Para participar como delegado, é necessário ser Sócio e ser designado por outros Associados do Clube. “Os membros dos Órgão Sociais não podem ser delegados e apenas os delegados podem votar as matérias discutidas. Além disso, todos têm o mesmo número de votos (um). Para ser delegado, é necessário ser indicado por Sócios que representem, pelo menos, 20 votos”, explicou Tito Fontes, presidente da Comissão Organizadora.

Os temas de debate serão divididos em quatro secções, estando a primeira focada no Clube, Sócios e adeptos, a segunda na estratégia para o futebol, a terceira na estratégia para as modalidades e, por fim, a quarta na sustentabilidade financeira e marca Sporting CP.

E se ainda não está convencido de que a sua presença é fundamental para o Clube, deixamo-lo com as últimas palavras de Tito Fontes: "No Sporting Clube de Portugal, o tema não é o que o Clube pode fazer pelos Sócios, mas sim o que cada Sócio pode fazer pelo Clube que amamos”, concluiu

As inscrições para o Congresso Leonino estão abertas até 18 de Outubro, podendo encontrar o regulamento, as fichas de inscrição e todas as informações relativas ao evento em www.congressoleonino.pt. Caso tenha alguma questão, poderá esclarecê-la através do endereço congresso@sporting.pt ou do número da linha Sporting: 707 204 444.

https://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/2019-10-09/x-congresso-leonino

https://youtu.be/R9XQB7hWUII

Estou a considerar ir, a minha duvida é se o que será debatido no congresso terá alguma consequência, esta direcção é demasiado arrogante e desligada da opinião dos sócios para levar seja o que for em conta. Na minha opinião existem 3 questões a nível de estatutos que deveriam ser consideradas, 1 voto por sócio, como em qualquer democracia, com benefícios por antiguidade e com algum tempo até se ter o direito ao voto, isto para que nas votações seja mesmo o que a maioria pretende que prevaleça, segunda volta de eleições (nesta ainda tenho algumas duvidas), mais uma vez para que o CD eleito tenha a maior legitimidade possível, e por fim como parte da direcção deveria existir uma comissão eleita de sócios com contacto directo com o presidente que seriam os representantes dos sócios e “vigilantes” da direcção, e assim esta comissão poderia realizar AGEs para consultar e esclarecer os sócios sobre temas importantes ou para ouvir as preocupações destes, e transmitir ao presidente, e esta comissão também poderia facilmente, se necessário organizar uma AG destituitiva caso a maioria dos sócios assim pretendesse, em vez de ter de ser uma espécie de iniciativa pessoal.

A minha preocupação é muito maior… Este congresso é apenas por convites, e temo que isto seja uma armadilha para validar as mudanças que esta direcção (CD, MAG e CFD) quer nos estatutos ao abrigo de um congresso de Sportinguistas, que sabemos que serão escolhidos a dedo para lá estar em vez de uma discussão livre e universal de Sportinguistas

PS: Para ires tens de ser nomeado por um conjunto de Sportinguistas. Deve estar descrito no inicio deste tópico, ou algures no meio.

EDIT: Lê o post antes do teu, o artigo fala de uma forma geral de como se pode ir. Tem de ser nomeado (não diz onde e quando) por sócios que representem 20 votos.
As inscrições para o Congresso Leonino estão abertas até 18 de Outubro. O regulamento, as fichas de inscrição e todas as informações relativas ao evento podem ser consultadas em www.congressoleonino.pt.