O meu problema é o seguinte. tenho o vista home premium, já sei… não há guita para comprar o 7 nem para o upgrade e tenho medo de sacar através de um tracker pois quero o computador livre de todas as porcarias que se encontram por aí.
Mas falando do que realmente me aborrece. Eu jogo um MMORPG e de vez em quando aquilo tem lagspikes e não é do servidor. é mesmo do meu computador, pois já perguntei a vários jogadores e muitos deles não sentem qualquer lag.
Estive a ver o Computer Management em Task manager e aquilo da Frequência Máxima do CPU está sempre… no máximo, a 100%.
Até posso reiniciar o PC que aquilo está sempre no máximo. Ora, tenho um Intel core 2 Duo Pro P8400 2,26Ghz com 4GB ram, sistema operativo 32 bits e a carta gráfica é uma ATI Mobility Radeon HD 3470. O jogo é o Dark Age of Camelot e data de 2001!!
Como é que eu faço para baixar a frequência máxima do CPU? até comprei um cooler que coloquei por debaixo do portátil mas nada feito.
Até estou disposto a me deslocar com o Portátil a casa de algum de vocês (que vivam na área da grande Lisboa) caso seja necessário!
Baixar a frequência do processador? ou a taxa de utilização? É que na minha ideia baixando a frequência do processador o que podes poupar é electricidade talvez, e reduzes a velocidade do processador…
Com essa memória não será problema de memória logo será algum processo que anda a consumir mais processador que o que devia? Gestão de processos não há nada de estranho?
O que acontece é que nenhum processador dos mais comuns tem a capacidade de fazer duas coisas ao mesmo tempo.
Conseguimos fazê-lo porque a cada processo que está a correr no PC é atribuído um determinado tempo de utilização do processador e enquanto um determinado processo está a usar o seu tempo todos os outros ficam parados à espera da sua vez.
Se tiveres um processo que está a ocupar o processador mais tempo do que devia, então algo está mal com esse processo e todos os outros ficam sem tempo para eles, atrasando o funcionamento normal do PC
O primeiro passo é saberes ‘quem’ está a ocupar tanto tempo de processador… um sintoma muitas vezes provocado por vírus.
Vai ao Task Manager, à tab dos ‘Processes’ e ordena a lista que aparece pela coluna do CPU por ordem decrescente (carregas na palavra ‘CPU’ para mudar a ordenação).
Num computador acabadinho de iniciar, passados 1 ou 2 minutos e depois de ter arrancado tudo o que é suposto arrancar durante o boot, o processo da lista que deve aparecer logo em cima com a maior parte do tempo de processador é o ‘System Idle Process’.
Se tiveres outro processo qualquer a ocupar constantemente mais do que o System Idle Process, tens aí o teu problema… termina esse processo carregando com o botão direito em cima dele e escolhendo a opção ‘End Process’.
Verifica se ele não volta a aparecer logo a seguir e se o computador fica estável depois de o fazeres… se assim for, então só tens que eliminar o software que corresponde a esse processo.
Mas pelo que descreves, quer-me mesmo parecer que deves estar com uma virose qualquer.
Consegui resolver a questão do lag, afinal era um ficheiro chamado searchindexer.exe que me comia a utilização do disco. Procurei a solução na net para o desactivar e o problema ficou resolvido… estava a jogar que nem uma beleza.
Hoje ao ligar o PC deparo-me novamente com o lag no jogo. Vou ver o Computer Management e a frequência máxima passou dos 100% para os… 35% wtf??
PS: entretanto também tenho o Pagefile.sys a escrever que nem um maluco e a ocupar-me o disco?!?!
Estive a ver isso e de facto o System Idle Process está lá, o problema é que não baixa nem desaparece. Fica sempre a trabalhar entre os 22 e os 40 enquanto que o jogo game.dll está sempre nos 50.
desliguei o jogo e o System Idle Process agora não sai dos 77-88…
Não mexas nesse, é imprescindível ao funcionamento do sistema e se está com muita utilização quer dizer que estás ocupar mais RAM do que a que tens fisicamente disponível.
O System Idle Process nunca desaparece e quanto mais alto for o seu valor na coluna do CPU melhor… o valor do System Idle Process na verdade é a percentagem de tempo que o CPU está livre, portanto quanto mais alto melhor.
Portanto, se o game.dll está nos 50 e o SIP ainda fica com 22 a 40 está bom.
Para não estar a criar um novo tópico.
Queria mudar do Vista para o Windows 7 já que ultimamente o portátil está muito lento a abrir certos programas e aplicações. Para instalar o 7 preciso de fazer algo diferente por ser um portátil? Ou simplesmente faço a instalação do sistema operativo e está feito? Tenho muita música, fotos, documentos, etc no portátil. Será que com a mudança não os irei perder?
Obrigado desde já.
A instalação do 7 (dependendo da instalação, mas as que me passaram pelas mãos, da qual aconselho a ultimate por nunca me ter dado problemas) conseguem instalar o 7 por cima do vista, mantendo documentos. No entanto eu nunca arrisco e faço sempre uma cópia dos documentos e coisas importantes para um disco externo/pen/partição backup, mais vale prevenir que remediar.
Além disso eu prefiro formatar e instalar o sistema operativo que for (no caso do 7) numa partição limpinha.
O grande problema que poderá surgir (é o mais chato quando se muda o SO) é com drivers de componentes do computador que não são instalados automáticamente com a instalação do SO. No entanto o pessoal da microsoft desta vez trabalhou bem e até nisso com migrações do W7 não tive problemas demais, ele localizou-os todos e instalou tudo automático em vários pcs. Se depois de instalares vires que alguma coisa não está a funcionar bem (som, wirless e placa gráfica são os mais normais de falhar em mudanças de SO) só tens que meter na net qual o modelo do componente, sacar o driver e instalar, qualquer coisa nesse sentido também podes pedir e eu tento ajudar no que conseguir.