Se podia e não quis, se parou de evoluir por ficar acomodado, saiu bem. Se calhar saiu tarde
Não menosprezo o jogador, simplesmente não acho que tenha sido o que sequer se diz por aí. E eu esperei muito dele. Depois vi que não saia mais dali. Se dignificou ou não, fica para a História. Cada um terá a sua visão.
realmente isto é uma vergonha os nossos Sportinguistas, votarem so em quem viu jogar.
deviam de ver a historia do Sporting e votarem como deve de ser,centrais como o luizinho, josé carlos e entra o Beto?? por favor…
com todo o respeito pelo rui jorge que até gostei muito quero ver se o hilário nao ganha, até porque é considerado o melhor lateral esquerdo do futebol portugues
Se eu nunca os vi jogar como é que posso votar neles? Por aquilo que me contam? não obrigado.
Já o disse: esta votação não faz sentido. E um jogador há 30 anos não era jogador nenhum hoje em dia. Como já o disse anteriormente, penso que seria muito mais simples marcar 3 golos há 30 anos do que 1 actualmente.
Nesse caso o Postiga está ao nível de um Yazalde ou de um Peyroteo.
Eu percebo o que dizes, mas esqueceste de uma coisa: o treino de há 30 anos nada tem a ver com o treino de hoje. Que seriam esses jogadores hoje? Com o treino e a preparação de hoje? Podes dizer que só podemos especular, mas nesse caso só podes fazer uma coisa: comparar com o que fizeram na altura e com os que jogaram na altura. O futebol hoje é mais rápido? Treinariam para isso. O futebol é mais técnico? Treinariam e desenvolveriam-se nisso.
Achas que o Travassos teve uma Academia para desenvolver as suas capacidades em jovem?
Se compares pura e simplesmente, sem atender ao resto, obviamente que tens razão. Mas acho que não o podes fazer.
Já, claro que me interessa mas é a mesma coisa que comparares um G40 com um Ferrari 2011. Qual achas melhor? Mas na sua época, o G40 era um carrão… hoje em dia é um chaço, comparado com os carros de topo.
É uma analogia um pouco forçada, mas é um pouco como eu sinto esta votação. É impossível estabelecer o melhor ao longo da história. Jogaram em momentos diferentes, com condições diferentes, logo, dever-se-ía fazer uma votação por períodos mais curtos.
GR - Vítor Damas
DD - Morais
DE - Hilário
DC - Alexandre Batista
DC - André Cruz
MD - Jesus Correia
ME - Albano
MC - Travassos
MC - Vasques
AV - Manuel Fernandes
AV - Fernando Peyroteu
2ª Equipa:
GR - Carvalho
DD - Carlos Xavier
DE - Inácio
DC - Venâncio
DC - Luisinho
MD - Cristiano Ronaldo
ME - Figo
MC - Oceano
MC - Oliveira
AV - Yazalde
AV - Jordão
Basicamente, o que estás a dizer é que se aparecesse o Polga, ganhava ao A.Cruz, pois já não joga nada. Não passa de um velho.
Estás a dizer que qualquer um do nosso actual plantel é melhor que Maradona, porque este está velho e já não joga nada.
O SCP, hoje mais do que nunca, vive dos feitos das suas glórias. Acho uma vergonha que as pessoas se esqueçam delas. O SCP é grande por causa dos 5violinos, Manuel Fernandes, Jordão, Carvalho, Damas e muitos outros.
Quem não sabe a história destes jogadores, das conquistas das equipas em que estiveram, do seu contributo para que o SCP seja o Grande Clube que é hoje, que se informe.
Estas velhas glórias, juntamente com Joaquim Agostinho, Livramento, Moniz Pereira, etc, fizeram com que o Sporting seja hoje o 2º clube com mais títulos a nível mundial.
O que eu estou a dizer é que no tempo deles eram bons porque não houverem melhores. O futebol evoluiu. E sim, acredito que o Maradona não seria tanto se fosse um jogador da actualidade. Grandes jogadas que lhe são atribuídas, mas se as formos analisar não há pressão do adversário, não há marcação, é um caminho quase aberto a fintar pinos.
Não estou a menosprezar o Maradona, nem tão pouco nenhum dos jogadores que mais glória deram no passado ao nosso Sporting. Eram muito grandes na sua época e isso é que conta, sim. Mas não podemos comparar épocas diferentes.
vamos ver se eu consigo explicar por outro lado:
Quando apareceu o primeiro PC era grande na sua época, dava para fazer contas e escrever uns caracteres. Foi uma grande revolução na sua época.
Agora temos Quad-Core, com resmas de gigas e terabytes, quando nessa altura meia-dúzia de bytes eram fenomenais. Cada qual foi importante na sua época. Mas um não se pode comparar ao outro.
Continuo a achar que estás a comparar as coisas sem a apreciação devida aos factores que levam um futebolista a ser melhor que os de há décadas atrás.
Eu sei que o Ronaldo faz coisas que o Garrincha não fazia. Provavelmente este Ronaldo de hoje eclipsaria o Péle da época (mais velocidade, mais explosão, técnica similar). Tens razão, aqueles ídolos hoje, se jogassem “apenas” aquilo, teriam dificuldades.
Mas e o treino? Mas e a própria adaptação a um futebol com o qual cresceram? Cristiano Ronaldo cresceu no futebol de hoje. A evolução do futebol fê-lo evoluir, a ele e ao todos os outros.
Um Quad-core não evolui. Podes puxar muito por ele, que ele não será mais do que é realmente. Podes usar um sistema que tire mais dele do que noutro sistema, mas ele é uma máquina feita daquela medida e para uma performance máxima.
Não podes comparar com jogadores que treinavam muito menos, muito pior. Nos anos 40, 50 e 60 a maioria trabalhava e depois treinava. Hoje têm alimentação cuidada, ginásios, metodologias de treino XPTO (técnico e físico), treino especifico, etc. Eles não eram piores, eram diferentes. Até eram mais rijos, porque havia mais pancada e menos mergulho, a própria bola não era para meninos.
Mesmo assim, não se pode escolher um Beto à frente de um Luisinho. Mesmo um Venâncio.
Eu jamais escolheria um Carlos Xavier, um jogador de quem gostava muito (aqueles livres em que até virava as costas e já celebrava antes da bola entrar) que foi principalmente médio, acabando por ser defesa direito adaptado durante um período da carreira, à frente de Pedro Gomes ou Mário Lino. Tinha mais técnica? Tinha. Mas não era defesa direito. Embora esse caso nem me choque muito. Choca-me que esteja lá o César Prates, que fez meia época em alto nível e depois desapareceu. Está um nível acima do Saber ou do Marinho. Ao mesmo (ou pior) que o Abel ou o Gabriel. O João Luís nem aparece e fez mais que o César Prates.
Enfim, talvez o melhor seja mesmo fazer votações por décadas e pronto. Se calhar até se transmitia algo a malta mais jovem (inclusive eu) que não viu muito jogar e tivemos de levar com os piores períodos do Sporting. Porque eu olho para aquela defesa e não vejo ali a Glória do Sporting Clube de Portugal.