Voleibol Feminino - Época 2026/2027

Exclusivo Leonino - Negócio fechado! A. García vai ser reforço do Sporting | Leonino.pt Exclusivo Leonino - Negócio fechado! A. García vai ser reforço do Sporting | Leonino.pt

1 Curtiu

O @PedroP já o tinha dito aqui há uma semana…

Conclusão: A “redação” do leonino está com bastante trabalho atrasado…

E depois, no dia em que o leonino der um exclusivo, Curaçao vence o Mundial!

2 Curtiram

https://www.instagram.com/p/DavU9DctBlC/

Gabriela Lopes no Sporting! HERE WE GO :writing_hand:t2:

A Zona 4 portuguesa vai deixar o Leixões e rumar a Alvalade.

Gabriela reforça o Sporting depois de ter sido chamada para representar Portugal no Europeu de Sub-22.

Será uma das peças fundamentais das leoas para a próxima época? :lion:

1 Curtiu

Leões e Leoas já conhecem adversários europeus

Por Sporting CP
15 Jul, 2026

Voleibol

Jogos no final de Outubro e início de Novembro

A equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal vai jogar a segunda ronda de acesso à Champions League frente ao Khilasedichi Baku. No sorteio da CEV, realizado nesta quarta-feira, a sorte ditou que o primeiro encontro se vai disputar no Azerbaijão, a 3 ou 5 de Novembro, e o segundo no João Rocha, uma semana depois (10 ou 12/11).

Também as Leoas ficaram a saber que o Maccabi ASHDOD é o adversário nos 32 avos-de-final da Challenge Cup. A primeira partida vai jogar-se no reduto Leonino, a 27 ou 29 de Outubro, enquanto a segunda se jogará em Israel a 3 ou 5 de Novembro.

Sporting CP renova com Anahí Tosi

Por Sporting CP
21 Jul, 2026

Voleibol

Oposta Leonina vai cumprir a segunda época de Leão ao peito

O Sporting Clube de Portugal renovou o contrato de Anahí Tosi, jogadora oposta nascida na Argentina.

A voleibolista assinalou a satisfação pela continuidade no Sporting CP, em declarações aos meios de comunicação do Clube.

“Estou muito contente de voltar a estar no Sporting CP, um lugar que já conheço da temporada anterior. Estou muito contente pelas novas expectativas e muito agradecida por isso”.

Melhor pontuadora do Sporting CP na temporada passada, a voleibolista quer dar continuidade aos registos alcançados em 2025/2026, enaltecendo o trabalho colectivo.

“Na época passada fui a melhor marcadora da equipa, mas não o conseguiria sem o apoio de toda a equipa, que fez um trabalho muito importante”, acrescentando: “Considero que a minha temporada no último ano foi boa, sinto que ainda posso melhor muitas coisas mais, esse vai ser o desafio para a próxima temporada e acrescentar mais à equipa”.

A jogadora acredita numa época bem-sucedida, assente no trabalho de equipa.

“Tendo um ano de experiência no Sporting CP, creio que vai ser importante guiar as minhas companheiras naquilo que necessitem, mas creio que aquelas que vêm vão integrar-se bem. O importante é fazer um trabalho de equipa”.

Anahí Tosi deixou a certeza de representar o Sporting CP nos limites do esforço e do trabalho.

“Da minha parte, defender o Clube e as suas cores é primordial, é o que me motiva no dia-a-dia para vir cá e depois, claro, os jogos e dar o máximo. Agradecer aos nossos adeptos pela temporada que passou, que venham muito mais e preparem-se para o que aí vem”.

João Fidalgo, coordenador de voleibol do Sporting Clube de Portugal, sublinhou a importância de o Clube assegurar a continuidade da jogadora argentina.

“A Anahí Tosi é uma atleta que nós contratámos na temporada passada, já com a perspectiva de poder ter o seu percurso no Clube não só de uma época. É sempre essa a expectativa de cada vez que apostamos em algum ou alguma atleta. Felizmente para ela e para o Clube ela teve sempre uma época muito regular, com prestações sempre muito convincentes, então ficou fácil para o Clube ter essa decisão de que queria continuar com a Anahí Tosi. Felizmente conseguimos, continuará na próxima época connosco, para nos ajudar a conseguir os nossos objectivos”.

1 Curtiu

https://x.com/SCPModalidades/status/2079536869461606856?s=20

1 Curtiu

Leões começam com o SC Espinho e Leoas com o CD Fiães

Por Sporting CP
21 Jul, 2026

Voleibol

Calendários das Ligas conhecidos para a edição 2026/2027

A Federação Portuguesa de Voleibol sorteou, esta terça-feira, os calendários da primeira fase das Ligas masculina e feminina e as equipas do Sporting CP já conhecem os seus caminhos para 2026/2027.

As Leoas, que na nova época serão orientadas por Tiago Sineiro, começam primeiro e fora de casa, tendo encontro marcado com o CD Fiães para o dia 11 de Outubro. Já os Leões, actuais Bicampeões Nacionais arrancam no Pavilhão João Rocha frente ao SC Espinho na jornada inaugural, prevista inicialmente para o dia 17 de Outubro.

Além disso, os comandados de João Coelho terão o SL Benfica como adversário no fim da primeira volta (Pavilhão João Rocha) e consequentemente na derradeira jornada da primeira fase (Luz).

A equipa feminina joga pela primeira vez em casa na segunda jornada e diante do Clube Kairós. Quanto a jogos ‘grandes’, as Leoas recebem SL Benfica (jornada 7) e FC Porto (jornada 10) na primeira volta, visitando ambos dentro das últimas cinco jornadas. A ida à Luz está marcada para a jornada 18 e ao Dragão Arena para a 21.ª e penúltima. Câstelo da Maia GC, no Pavilhão João Rocha, será o jogo que fechará a primeira fase das comandadas de Tiago Sineiro.

CALENDÁRIO DA EQUIPA MASCULINA DO SPORTING CP NA PRIMEIRA FASE DA LIGA:
J1/12 (17/10-20/12): Sporting CP X SC Espinho
J2/13 (24/10-2/01): CA Madalena X Sporting CP
J3/14 (31/10-9/01): Leixões SC X Sporting CP
J4/15 (7/11- 16/01): Sporting CP X Castêlo da Maia GC
J5/16 (14/11-23/01): AA São Mamede X Sporting CP
J6/17 (21/11-30/01): Sporting CP X Clube Kairós
J7/18 (28/11-6/02): AA Espinho X Sporting CP
J8/19 (1/12-13/02): Sporting CP X Ala de Gondomar
J9/20 (5/12-20/02): Sporting CP X VC Viana
J10/21 (12/12-27/02): Vitória SC X Sporting CP
J11/22 (19/12-6/03): Sporting CP X SL Benfica

CALENDÁRIO DA EQUIPA FEMININA DO SPORTING CP NA PRIMEIRA FASE DA LIGA:
J1/12 (11/10-13/12): CD Fiães X Sporting CP
J2/13 (17/10-20/12): Sporting CP X Clube Kairós
J3/14 (25/10-3/01): Sporting CP X PV2014/Colégio Efanor
J4/15 (1/11- 10/01): SC Braga X Sporting CP
J5/16 (8/11-17/01): Sporting CP X Leixões SC
J6/17 (14/11-24/01): GC Vilacondense X Sporting CP
J7/18 (15/11-31/01): Sporting CP X SL Benfica
J8/19 (22/11-7/02): Sporting CP X AA São Mamede
J9/20 (29/11-14/02): Vitória SC X Sporting CP
J10/21 (6/12-21/02): Sporting CP X FC Porto
J11/22 (8/12-28/02): Castêlo da Maia GC X Sporting CP

2 Curtiram

Ana Figueiras

https://x.com/i/status/2080624043183546649

1 Curtiu

Ana Figueiras reforça voleibol Leonino

Por Sporting CP
24 Jul, 2026

Voleibol

Distribuidora internacional portuguesa de regresso ao Sporting CP

Ana Figueiras é reforço da equipa de voleibol do Sporting Clube de Portugal. A distribuidora de 28 anos, está de regresso ao Clube que representou em 2022/2023, contribuindo para a conquista da Taça de Portugal e expressou o sentimento de alegria por voltar a envergar o símbolo Leonino.

“É uma sensação estranha, mas é muito bom voltar aqui alguns anos depois. O ano em que estive acabou por ser um ano de sucesso para a equipa e espero, também, que no próximo ano e os que se avizinham sejam também de bons sucessos”, disse a distribuidora internacional portuguesa, em declarações aos meios de comunicação do Clube.

O regresso da atleta ao Sporting CP é encarado pelo coordenador da modalidade no Clube, João Fidalgo, como um importante acrescento de qualidade.

“Estamos muito satisfeitos com a contratação da Ana Figueiras, a Nicas. Já passou pelo Clube, conhece muito bem a realidade e a grandeza do Sporting CP, é alguém com uma carreira consolidada em Portugal, na 1.ª divisão, é actualmente a capitã da Selecção Nacional, por isso fala por ela e do porquê da contratação. Vem trazer muita experiência, vem trazer competitividade na posição e acima de tudo vem para agregar, num grupo que se quer aguerrido e com perfil de treino e intensidade forte, daí a contratação da Nicas, por isso tudo, pela experiência, pela qualidade, tem jogado finais do Campeonato consecutivamente e, naturalmente que o Sporting CP querendo estar nas decisões e querendo competir por títulos, tem de ter este tipo de atletas”.

A nova jogadora Leonina está certa de que vem completamente preparada pelo desafio que terá pela frente.

“Acho que estes últimos anos em que estive fora me fizeram crescer, estive em muitos momentos de decisão, que deram maturidade a meu jogo e à minha pessoa como atleta”, disse, descrevendo-se como jogadora: “Sou uma jogadora muito ambiciosa, focada e resiliente”.

O sentimento de voltar ao Sporting CP é de responsabilidade e claro, de enorme ambição de trazer títulos para o Clube.

“É um acréscimo de responsabilidade, porque no ano em que estive cá ganhámos a Taça de Portugal, mas ficou a faltar o objectivo do Campeonato. Sei que aceitando um projecto como este, ambicionamos estar em altos patamares. O objetivo é ficar no topo da tabela e discutir os títulos que temos disponíveis este ano. Lutar em todos os jogos e ir o mais longe possível com este símbolo ao peito”.

Ana Figueiras não escondeu o sorriso de felicidade por poder voltar a jogar no Pavilhão João Rocha, agora do mesmo lado dos adeptos Leoninos que vão estar na bancada a apoiar.

“Gostava muito de vir aqui jogar. Gostava muito do Pavilhão, do ambiente, dos jogos, só que agora vai ser ainda melhor, vai ser com o público a torcer para o nosso lado” e deixou um apelo aos adeptos Sportinguistas: “Que venham apoiar, que vamos tentar que seja um ano ainda melhor e queremos ver o apoio deles na bancada nos nossos jogos”.

BILHETE DE IDENTIDADE

Nome: Ana do Carmo Dias Figueiras

Data de Nascimento: 7 de Setembro de 1997 (28 anos)

Nacionalidade: Portuguesa

Posição: Distribuidora

Clubes anteriores: SC Braga, Leixões SC, Sporting CP, GC Vilacondense, AJM/FC Porto, PV Colégio Efanor

Internacional portuguesa

3 Curtiram

Ana Clara Nunes continua de Leão ao peito

Por Sporting CP
29 Jul, 2026

Voleibol

Central brasileira renovou contrato com o Sporting CP

Ana Clara Nunes vai continuar a representar a equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal. A central brasileira, de 28 anos, renovou contrato com o Clube depois de ter participado em 24 jogos na última temporada, a de estreia com o Leão rampante ao peito.

Satisfeita por prolongar a ligação ao emblema verde e branco, a jogadora mostrou-se entusiasmada por iniciar uma nova época e continuar a evoluir no Pavilhão João Rocha.

“Fico muito feliz. Como disse no começo de tudo [na chegada ao Clube], este é o lugar onde sempre quis estar. Ter mais uma oportunidade para fazer melhor do que fiz na época anterior é muito bom e fico muito animada”, começou por dizer, à conversa com os meios de comunicação do Sporting CP.

Com um novo ciclo prestes a começar, Ana Clara Nunes apresenta-se agora totalmente adaptada e renova também os objectivos, apontando à conquista de títulos.

“Nunca conquistei nenhum troféu nacional, por isso seria muito importante para o meu currículo e para o Clube conquistar um. Acho que, em alguns momentos no passado, já fizemos por merecer. Acredito que agora, com este novo treinador [Tiago Sineiro] e este novo começo, isso possa acontecer”, frisou a central, que também abraça com entusiasmo a responsabilidade de ajudar as novas companheiras a compreender aquilo que significa representar o Sporting CP.

“As ‘meninas’ que aqui estavam há mais tempo passaram-me essa energia, aquilo que o Clube realmente espera de nós, e a força de ser Sportinguista. Vou tentar passá-lo também às jogadoras que vão chegar e fazê-lo de uma forma bonita, como aconteceu comigo”, garantiu.

A fechar, e já de olhos postos na temporada 2026/2027, Ana Clara Nunes deixou uma mensagem aos Sócios e adeptos Leoninos.

“Contamos com o vosso apoio. Vocês foram muito importantes em muitos momentos e esperamos que a nossa casa fique cheia. Esperamos voltar a trocar essa energia convosco, como sempre aconteceu, de uma forma forte e importante”, rematou.

Já João Fidalgo, coordenador do voleibol verde e branco, frisou que a continuidade de Ana Clara Nunes no plantel nasce de uma “perspectiva de continuidade”, importante para que o grupo consiga lutar por troféus nacionais.

“A Ana Clara é uma atleta que já tem um percurso no voleibol português, passou por alguns clubes e tem experiência dentro da própria competição, algo que nós valorizamos. Na sua posição, oferece bastante competitividade, até pela sua dimensão física, e foi isso que nos fez optar pela renovação do seu contrato”, explicou o dirigente, convicto da importância que a atleta terá ao longo da época que agora inicia.

1 Curtiu

https://x.com/i/status/2083530761622208514

https://x.com/i/status/2083523143927218448

1 Curtiu

Margarida Maia é reforço para o voleibol Leonino

Por Sporting CP
01 Ago, 2026

Voleibol

Zona quatro é internacional portuguesa

A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal conta com mais um reforço. Margarida Maia, zona quatro internacional portuguesa, é mais uma opção para a formação Leonina que será orientada por Tiago Sineiro.

“Estou bastante feliz, mesmo, com esta minha decisão e espero ajudar bastante o Clube no futuro a ter grandes títulos”, disse a jogadora aos meios de comunicação do Clube, na apresentação.

Margarida Maia encaixa como uma luva no perfil desejado pelo voleibol do Sporting CP, notou João Fidalgo, coordenador da modalidade no emblema Leonino.

“A Margarida Maia tem uma carreira super-consolidada no Campeonato, também a nível de Selecção Nacional, muita experiência de bater-se consecutivamente pelos títulos cá em Portugal e a contratação dela tem claramente esse foco de nos trazer experiência, sabemos que é alguém com o espírito colectivo que se encaixa exactamente no perfil que procurávamos, a estabilidade que dá no primeiro toque, também, e no consolidar da posição. Por isso, no desenho da equipa e na posição específica dela traz-nos uma competitividade que procurávamos”.

A atleta falou das suas convicções, que transporta sempre para as quatro linhas. A virtude do trabalho acompanha-a sempre.

“Sou uma pessoa que acredita bastante no trabalho, na resiliência e no espírito de sacrifício. Acho que esses são os pilares fundamentais para se chegar a um bom nível. Espero, com isso, também ajudar as minhas colegas de equipa, transmitir todos esses valores em que eu acredito, poder transmitir-lhes a elas e ser fundamental para nós crescermos como equipa. É fundamental estarmos todas juntas para atingirmos grandes patamares”.

Em campo, Margarida Maia também se deu a conhecer.

“Sou uma jogadora que joga muito para a equipa. Tento sempre ajudar ao máximo as minhas colegas, transmitir tranquilidade, segurança e muita vontade de vencer”, disse, confiante de que vai estar à altura das expectativas Leoninas: “Chegar a um clube como o Sporting CP é uma honra e um privilégio. Vou dar o meu melhor para o representar da melhor forma”, prometeu.

Os objectivos com o novo desafio profissional na carreira são claros. “Vencer e vencer. Um dos principais objectivos é estar no topo do voleibol, ganhar Campeonato, Taça, tudo a que nos propusermos esta época”.

A jogadora não vê a hora de jogar no Pavilhão João Rocha, agora na condição de jogadora da casa.

“É uma sensação completamente diferente, espero que os adeptos encham o Pavilhão e nos ajudem a impulsionar todas as nossas vitórias ao longo da época”, deixando por fim uma última mensagem aos Sportinguistas: “Apareçam no Pavilhão, que se juntem e sejam mais um a lutar ao nosso lado, que se identifiquem com a nossa equipa e com a nossa identidade, que será forte. Com a ajuda deles, ainda melhor”.

BILHETE DE IDENTIDADE

Nome: Margarida Brás Maia

Data de nascimento: 16 de Maio de 1997 (29 anos)

Nacionalidade: Portuguesa

Posição: Zona quatro

Clubes anteriores: AA São Mamede, PV Colégio Efanor, GC Santo Tirso, Castelo da Maia GC, GC Vilacondense, Vitória SC, SC Braga

Internacional portuguesa

1 Curtiu

https://x.com/i/status/2084610308744585614

2 Curtiram

Só novidades por aqui :grin: (modo irónico)

O nosso primeiro jogo é contra o CD Fiães que foi buscar 7 brasileiras e uma boliviana. :roll_eyes:

Gabriela Lopes reforça Sporting CP

Por Sporting CP
04 Ago, 2026

Voleibol

Zona 4, de 17 anos, é uma das jovens mais promissoras do voleibol nacional

Gabriela Lopes é reforço da equipa de voleibol do Sporting Clube de Portugal. A zona 4 chega ao Clube com apenas 17 anos, depois de cinco temporadas no SC Leixões e não podia estar mais feliz.

“Estou muito feliz por estar aqui. O Sporting CP é um clube grande, um clube que sempre gostei muito e onde o meu pai [Rogério Lopes] também jogou”, começou por dizer a jovem jogadora, admitindo que queria seguir “os passos do pai”, mas que foi atraída pelo projecto: “Gostei muito do projecto que me foi apresentado e, como já conhecia o treinador e também o João Fidalgo, achei que seria a decisão certa”.

Para o Sporting CP a certeza também é absoluta na jogadora que agora contratou. “A chegada da Gabi vem no seguimento de uma aposta firme na equipa feminina, que este ano tem liderança nova e várias jogadoras novas. O nosso objectivo é claro, queremos ser competitivos e estar nas finais e nas decisões, e por isso precisamos de atletas com créditos firmados e outras mais jovens e com enorme potencial, como é o caso dela”, disse o coordenador João Fidalgo, acrescentando: “A Gabi é um dos maiores talentos portugueses da geração dela, felizmente aceitou o nosso desafio, está muito entusiasmada e nós muito contentes por contarmos com ela”.

Para quem ainda não a conhece, apesar de na temporada passada ter alinhado na equipa principal do Leixões SC e de ser internacional portuguesa sub-22, Gabriela Lopes diz ser uma “jogadora explosiva e de equipa” e deixou a promessa de dar o máximo de Leão ao peito.

“Vou dar sempre 100 por cento de mim. É isso que podem esperar de mim: dar sempre o meu melhor. Venho para continuar a crescer e assim ajudar melhor o Clube e para ganhar títulos”, sentenciou.

BILHETE DE IDENTIDADE
Nome:
Gabriela Lopes
Data nascimento: 15 de Abril de 2009 (17 anos)
Nacionalidade: portuguesa
Posição: zona 4
Clubes anteriores: CA Madalena e Leixões SC
Internacional portuguesa sub-22

1 Curtiu

Não é essa miúda que na próxima época vai para os campeonatos universitários Norte-americanos ?

https://x.com/SCPModalidades/status/2085335143162540187?s=20

https://women.volleybox.net/pt/liina-raty-p71298

1 Curtiu

Sim

Liina Raty chega da Finlândia para reforçar equipa de voleibol

Por Sporting CP
06 Ago, 2026

Voleibol

Distribuidora de 20 anos

Liina Raty é reforço da equipa de voleibol do Sporting Clube de Portugal. Aos 20 anos, a distribuidora deixou o país natal para rumar a Lisboa e não podia estar mais satisfeita e honrada por passar a vestir de Leão ao peito.

“É uma grande honra ter recebido a proposta por parte de um clube tão grande, profissional e com uma grande equipa. Inicialmente foi quase um choque perceber que me queriam, mas fiquei muito satisfeita”, começou por dizer a nova Leoa, que começou a jogar logo aos seis anos: “O meu pai levou-me a um primeiro treino e a partir daí o voleibol passou a fazer parte da minha vida”.

A jogar desde muito nova, Liina Raty representou o Puijo Wolley nos últimos anos e há muito que o Sporting CP a seguia. “Estava identificada por nós há já algum tempo e felizmente conseguimos trazê-la”, revelou o coordenador João Fidalgo, acrescentando: “É extremamente talentosa e vem dar muita competitividade à posição de distribuição, que é fundamental na estratégia ofensiva da equipa. Estamos muito entusiasmados por a teremos convencido com o nosso projecto e vamos fazer tudo para a ajudarmos a desenvolver todo o seu talento aqui”.

Desconhecida para quase todos, Liina Raty vai poder apresentar-se em breve aos Sportinguistas, mas levantou o véu do que se pode esperar dela: “Como colega, vou ser a minha versão mais calma e ajudar a equipa a ser unida. Já dentro de campo, vou tentar fazer um serviço agressivo e, como sou bastante alta, espero ser um perigo no momento de bloquear”.

“Vou tentar dar o meu melhor e atingir o meu máximo, pois, como disse, é uma grande honra representar o Sporting CP, um clube tão grande”, reforçou, atirando: “Mal posso esperar por começar a trabalhar e por conhecer os nossos adeptos”.

BILHETE DE IDENTIDADE
Nome: Liina Raty
Data nascimento: 18 de Julho de 2006 (20 anos)
Nacionalidade: finlandesa
Posição: distribuidora
Clubes anteriores: Puijo Wolley

1 Curtiu