Está a ser um set (desnecessariamente) difícil.
Com uma desvantagem de 5 estão agora em 25-25
Fecharam o 3º set: 25-27
Resultado final: 1-3
https://x.com/SCPModalidades/status/2009761710249234594?s=20
https://x.com/SCPModalidades/status/2009762484060569942?s=20
Leoas em frente na Taça de Portugal
Por Sporting CP
09 Jan, 2026
Triunfo difícil do Sporting CP na casa do GC Vilacondense por 1-3
A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal garantiu esta sexta-feira o acesso à fase seguinte da Taça de Portugal [quartos-de-final], após vencer o Ginásio Clube Vilacondense, fora de casa, por 1-3, num jogo que foi a reedição das meias-finais da temporada passada, de uma competição em que esta época o Sporting CP defende o título conquistado.
Um triunfo difícil, muito valorizado pela réplica da formação de Vila do Conde, que ganhou um set às Leoas e só cedeu no quarto parcial e nas vantagens a 25-27.
O Sporting CP entrou bem e conquistou o primeiro parcial por 16-25, mas erros no serviço, na recepção e no remate, além de enorme mérito da equipa da casa, levaram o segundo parcial a ser ganho pelo GC Vilacondense.
No terceiro set, as Leoas impuseram-se, com boa ponta final e 23-25 e no quarto set, a formação de Alvalade orientada por Rui Pedro Silva teve de fazer uma grande recuperação no marcador para o jogo ser decidido nas vantagens. Jéssica Miranda foi decisiva com um bloco nessa altura e o parcial fechou a 25-27.
Sporting CP: Maria Carlos Maques [L], Jéssica Miranda (10), Amanda Cavalcanti (1), Leslie Tagle (12), Anahi Tosi (10), Ozge Kinasts (1), Tainá Alessandra (9), Jady Gerotto (18), Ingrid Pereira (4), Kanna Hanazawa, Daniela Loureiro [L] [C], Ana Clara Nunes (4).
Rui Pedro Silva: “Melhor o resultado do que a exibição”
Por Sporting CP
09 Jan, 2026
Rescaldo ao triunfo da equipa feminina de voleibol do Sporting CP para a Taça de Portugal
No final da partida, o técnico Leonino Rui Pedro Silva fez a análise do jogo [triunfo do Sporting CP em casa do GC Vilacondense por 1-3, nos oitavos-de-final da Taça de Portugal] em declarações para os meios de comunicação do Clube.
“Apesar de no 1º set termos entrado muito bem, com vantagem bem conseguida, a gerir bem o grupo de trabalho, pois temos jogo de domingo para a Liga, o GC Vilacondense, num ambiente entusiástico, jogou na superação, arriscou no serviço e criou dificuldades. Houve demérito da nossa parte, notou-se alguma insegurança da nossa equipa, que não faria sentido, depois de 1º set bem conseguido. O GC Vilacondense fez a sua melhor versão de jogo, equipa aguerrida e nós não conseguimos manter consistência no serviço. Aumentámos o erro e demos possibilidade de o GC Vilacondense acreditar e vencer o segundo set”, começou por explicar.
O técnico prosseguiu na análise. “Vencemos com dificuldade os dois sets seguintes. É importante seguir em frente. Não nos apresentámos no nosso melhor, permitimos possibilidades de o GC Vilacondense acreditar e até de ir ao 5.º set, que seria complicado. Revertemos o resultado e fechámos o quarto set, com bom mérito e atitude. As jogadoras, ao sentirem as dificuldades, jogaram com mais alma de Leoas e acima de tudo com a ambição para ultrapassar o adversário. Hoje foi melhor o resultado do que a exibição”, concluiu.
https://x.com/SCPModalidades/status/2010396104760684922?s=20
https://x.com/SCPModalidades/status/2010396297023664501?s=20
Dão sempre um set…
Infelizmente parece-me que o melhor que conseguiremos é acabar nas 4 primeiras.
Lição bem estudada
Por Sporting CP
11 Jan, 2026
Triunfo do Sporting CP frente ao PV Colégio Efanor por 3-1, para a Liga
A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu este domingo o PV Colégio Efanor, por 3-1, em partida a contar para a 14.ª jornada da Liga.
Um triunfo importante das comandadas de Rui Pedro Silva, que passam a somar 36 pontos, com doze vitórias em 14 jornadas.
A vitória culmina mais um bom-fim-semana das Leoas, que na sexta-feira tinham ultrapassado o Ginásio Clube Vilacondense na Taça de Portugal, com triunfo em Vila do Conde, por 1-3.
O Sporting CP começou bem o jogo, a concretizar vários pontos, ou a forçar erros ao adversário, nomeadamente na recepção – mérito para a acção de serviço das Leoas.
Dois bons blocos seguidos, um de Leslie Tagle e outro de Amanda Cavalcanti deram uma primeira vantagem mais folgada (11-7), que a equipa verde e branca soube administrar pelo tempo fora do parcial.
Anahi Tosi esteve muito bem na entrada da rede em remates fortes e Jady Gerotto impôs lei no bloco. 25-13 foi o resultado do primeiro set, com o último ponto a sair de um serviço de Jady Gerotto com falha na recepção de Bruna Gianlorenço.
No segundo set, a história foi um pouco diferente. O Sporting CP baixou os níveis no serviço, o PV Colégio Efanor esteve mais seguro na recepção e no ataque e por isso o set foi equilibrado.
Vantagens mínimas, empates e à medida que o set avançou, a equipa Leonina deu ideia de poder fechar o parcial, nomeadamente quando Jady Gerotto fez o 21-19 e o 23-21. As Leoas tiveram dois set points a 24-22, mas não aproveitaram; o set foi para as vantagens e coube à equipa visitante encerrar as contas do set a 25-27, com uma falha na recepção Leonina em serviço da equipa nortenha.
O Sporting CP não ficou abalado pela perda do set e rapidamente ‘esqueceu o deslize’. Assim encarou o terceiro parcial, com uma entrada forte e a marcar ascendente.
Novamente mais eficaz na recepção e autoritário no ataque, o conjunto Leonino mostrou também supremacia no bloco, onde Jady Gerotto e Amanda Cavalcanti impunham argumentos de fechar os caminhos aos remates das atacantes da formação visitante.
Ingrid Félix, que entrou bem na partida, ajudou ao ascendente Leonino a 18-12 com alguns pontos vistosos, o serviço também fez a diferença – Amanda Cavalcanti também se apresentou a bom nível nesse capítulo – e o set fechou a 25-18.
O quarto set, que seria o último da partida, confirmou o melhor nível do conjunto de Rui Pedro Silva. O equilíbrio até 9-9 começou a ser desfeito quando as Leoas passaram para 16-13 e depois para 19-13.
Anahi Tosi mais em potência e Jéssica Miranda, mais em subtileza, contribuíram para o 23-16; um ataque de segunda linha de Jéssica Miranda fez o 24-17 e o set fechou a 25-19, com um remate colocado para o fundo da quadra de Jéssica Miranda.
Triunfo de valor do Sporting CP. As Leoas de Rui Pedro Silva recebem na próxima jornada o FC Porto, em clássico no Pavilhão João Rocha, no domingo.
Sporting CP: Maria Carlos Marques [L], Jéssica Miranda (13), Amanda Cavalcanti (18), Leslie Tagle (3), Anahi Tosi (23), Ozge Kinasts, Tainá Alessandra, Jady Gerotto (12), Ingrid Félix (9), Daniela Loureiro [L] [C], Kanna Hanazawa, Ana Clara Nunes
Rui Pedro Silva: “Invencibilidade em casa para nós é importante”
Por Sporting CP
11 Jan, 2026
Rescaldo ao triunfo do Sporting CP por 3-1 frente ao PV Colégio Efanor na Liga feminina de voleibol
Rui Pedro Silva, treinador da equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal, fez a radiografia ao triunfo da formação verde e branca por 3-1 frente ao PV Colégio Efanor, em declarações aos meios de comunicação do Clube.
“Esta equipa do PV Colégio Efanor é experiente, uma equipa que criou dificuldades recentemente, no último jogo com o SL Benfica muito competitiva e nós sabíamos que íamos ter muitas dificuldades, tínhamos de fazer o nosso melhor jogo. Entrámos bem no primeiro set, condicionámos bastante, tivemos um bom serviço. No segundo set acho que baixámos um bocadinho a nossa agressividade no serviço, permitiu que elas jogassem mais vezes em sistema, com maior velocidade no sistema, uma excelente distribuidora, com um jogo muito rápido, criou-nos algumas dificuldades, aumentou um pouco o nosso erro, sofremos um pouco mais na recepção, porque elas também arriscaram um pouco mais no serviço e mesmo assim foi diferença de dois pontos”.
O técnico prosseguiu na análise ao jogo, depois de o Sporting CP ter cedido no segundo parcial e destacou a entreajuda que existe no plantel Leonino. “Conseguimos corrigir, este grupo tem opções e com essas opções, fruto de algum desgaste de atletas, de algum momento menos bom, têm-se compensado umas às outras, isso é muito importante e foi decisivo para o jogo de hoje. Terminámos no quarto set com alguma superioridade que é importante, que tem prevalecido aqui no Pavilhão João Rocha, mantendo esta invencibilidade que para nós é importante”.
Rui Pedro Silva elogiou a resposta de nível de várias jogadoras, mesmo de quem não integrou o seis inicial. “Temos mais opções para todas as posições em relação à época passada e elas têm dado resposta a isso. Hoje tivemos algumas jogadoras que se destacaram e outras jogadoras que entraram e ajudaram nos momentos menos bons e isso fez com que, depois, nós conseguíssemos impor o nosso jogo”.
O técnico já tem os olhos postos no clássico de domingo, 18 de Janeiro, frente ao FC Porto. “Foi uma semana desgastante, agora é importante recuperar as atletas. Para a semana vamos ter aqui um clássico [frente ao FC Porto] e apelo a todos os adeptos do Sporting CP, à semelhança de como foi o dérbi de ontem [sábado, voleibol masculino], que estejam aqui presentes para um jogo que vai ser dos melhores da fase regular. Conto com vocês”.
A central Jady Gerotto deu conta do sentimento do grupo após o triunfo deste domingo, que culminou um ciclo de dois jogos [Taça de Portugal e Liga em três dias]. “Saímos aliviadas, porque foi uma semana muito difícil, treino no mesmo dia e viagem e depois treinámos no sábado para estarmos bem preparadas para este jogo. O sentimento é de alívio e felicidade, porque conseguimos entregar tudo o que treinamos e foi um resultado superpositivo”, deixando ainda o convite aos Sportinguistas para apoiarem a equipa no Pavilhão João Rocha, na próxima jornada, domingo, frente ao FC Porto.
Amanda Cavalcanti: “Queremos sempre ganhar, especialmente num clássico”
Por Sporting CP
17 Jan, 2026
Leoas do voleibol recebem o FC Porto este domingo (15h00)
A equipa feminina de voleibol do Sporting CP recebe o FC Porto este domingo, às 15h00, num clássico sempre emocionante entre primeiro e terceiro classificados da Liga. Em antevisão à partida, a central Amanda Cavalcanti começou por explicar que, apesar do contexto, a semana de trabalho seguiu a linha habitual: analisar as características do adversário e treinar formas de as explorar.
“Temos feito o normal de todas as semanas, estudar a equipa e treinar algumas particularidades mais difíceis de praticar em jogo. Trabalhar bastante o nosso serviço, que acho que vai ser uma arma importante contra elas. Apesar de terem uma forte linha de ataque, a recepção é um pouco mais frágil e treinámos esse tipo de pormenores técnicos para conseguir atingir os seus pontos mais fracos”, disse, em declarações aos meios do Clube, fazendo também uma análise aos dois confrontos desta temporada com as azuis e brancas.
“Foram dois jogos completamente diferentes. O primeiro foi na pré-época e até ganhámos. Elas estavam num nível diferente do actual, assim como nós, mas isso demonstra que não é impossível e que temos claramente possibilidades de ganhar. É para isso que vamos trabalhar; principalmente, rever o que correu mal no jogo da primeira volta, para conseguir melhorar agora”, apontou.
A internacional portuguesa reconheceu que disputar um clássico com a camisola do Sporting CP traz uma motivação extra, mas sublinhou sobretudo a importância da presença dos adeptos no Pavilhão João Rocha.
“Este tipo de jogos, dérbis ou clássicos, são sempre jogos que facilmente nos motivam. São jogos em que também os adeptos ficam mais ligados e connosco, apoiando-nos mais. Normalmente há mais pessoas e existe aquele ambiente que todas as atletas adoram. Sei que vamos ter uma boa casa, o que faz muita diferença na hora de jogar”, reforçou, garantindo que o objectivo é, claro, reduzir distâncias para a liderança.
“Claro que, especialmente a pensar nas fases futuras, estar em primeiro lugar é sempre bom. Todos os pontos nesta fase contam, apesar de não ser o mais prioritário, porque a próxima fase é que vai ser mais importante em função do lugar onde ficamos. Mas muda quem apanhamos nos play-offs e todas as vitórias importam. Mais do que os pontos, queremos ganhar porque queremos estar motivadas e porque é assim o desporto: queremos sempre ganhar, especialmente num clássico”, rematou.
Acho que não temos hipóteses contra as andrades…
Achas? Eu tenho certeza será um 0-3
é para ser simpático… (mas estou disposto a engolir um sapo
)
Até estamos a dar uma boa resposta.
