O Sporting foi a equipa convidada para marcar presença no jogo de apresentação do Alcochetense, que se encontra a disputar a série E da III Divisão. Os “pupilos”de Lívio Semedo tentaram fazer boa figura perante os seus apoiantes, no entanto, em Alcochete compareceram muitos adeptos com os corações divididos entre o clube da terra e o do “leão”, o que significa que qualquer que fosse o resultado, deixava a maioria feliz.
José Peseiro fez entrar uma equipa completamente diferente do habitual. Utilizando o sistema táctico de 4x4x2, o grupo “leonino” entrou em campo constituído por uma série de jovens da equipa de juniores e ainda com alguns recém chegados à equipa principal. Conclui-se, portanto, que este foi mais um teste que serviu para avaliar o potencial dos mais novos e também para dar continuidade ao trabalho de entrosamento dos que chegaram. A maioria actuou em posições diferentes das que ocupam habitualmente. No lado esquerdo entraram de uma assentada os defesas André Marques, Paíto e Edson, com o mais novo a desempenhar as suas funções defensivas, enquanto Paíto actuou como médio esquerdo e Edson como médio centro. O júnior Paulo Renato também entrou de início, actuando ao lado de Tonel.
Outra novidade foi a utilização de Daniel Carriço (defesa central dos juniores) que actuou na posição de defesa direito. No meio-campo encontrou-se outra “cara nova”, a do médio Celestino (também ele júnior) actuando ao lado de Edson. A linha mais ofensiva foi composta por Nani, no corredor direito, Paíto no esquerdo e Silva e Deivid nas suas posições habituais.
A utilização de Edson como médio centro obteve frutos muito cedo, já que foi dele que partiu a assistência perfeita para Silva que marcou logo aos três minutos. Depois, ao minuto 21, o Sporting voltou a marcar, num lance que teve inicio numa assistência de Nani, com Tonel a responder da melhor forma.
Na segunda metade, Paíto voltou para a sua posição habitual, ou seja para lateral esquerdo, enquanto que Daniel Carriço ocupou o lugar de defesa central e Vasco Campos, que substituiu ao intervalo Paulo Renato, ocupou a posição de defesa direito (posição que ocupa na formação).
A tarde era completamente “leonina” e os “miúdos” mostravam ao técnico que de futuro outros podem ascender aos seniores. Fábio Paim, inspirado, acabou por marcar o terceiro golo dos “leões”, aos 52 minutos, respondendo positivamente a um centro de Tomané, que substituiu Deivid.
Foi, sem dúvida, um bom teste, com vários momentos de bom futebol. A equipa do Alcochetense também ajudou ao espectáculo, procurando sempre jogar a bola, não recorrendo à falta para levar a melhor. Difícil era passar pela zona defensiva do Sporting. Aliás, o Alcochetense teve um remate a assinalar, aos 61 minutos, por intermédio de Grave, no qual Tiago defendeu sem problemas. E, depois, outro remate dos homens da casa que aconteceu aos 88 minutos, mas o recém-entrado na partida, André Marques, também respondeu com prontidão e perfeição.
Mesmo a terminar o jogo, aos 89 minutos, o Sporting dilatou a vantagem com golo apontado por André Pires. Fábio Paim centrou para a área, Silva ainda tentou marcar, mas a bola acabou por sobrar para o jovem “leão” que efectuou um bonito golo.
A prova foi ultrapassada e os “miúdos” ficam aprovados para o próximo teste.
Jogo no Estádio A.A. Correia, em Alcochete
Árbitro: Paulo Jorge (Setúbal)
Árbitros assistentes: Marco Caseiro e João Nogueira.
SPORTING – Tiago (André Marques, 88m); Daniel Carriço, Tonel, Paulo Renato, (Vasco Campos, 45m) e André Marques (Fábio Paim, 45m); Celestino, Edson (André Pires, 60m), Nani e Paíto; Deivid (Tomané 45m) e Silva.
Treinador: José Peseiro
Golos: Silva (3m), Tonel (21m), Fábio Paim (52m) e André Pires (89m).