Vinhos preferidos

;D

Acho bem. A provocar é que a gente se entende.

O Inferno é a boçalidade de um debate entre gente politicamente correcta.

Claro que não se pode comparar o Alandra com um Marquês de Borba ou um Quinta do Carmo. Isso é confundir género humano com Manuel Germano. ;D

O Alandra é um vinho corrente e baratinho. Os outros que mencionaste são de outro campeonato bem acima. O Alandra é o vinho corrente da Herdade do Esporão, e que quanto a mim tem uma relação qualidade/preço muitíssimo boa. De entre os vinhos portugueses (em garrafas de 75 cl) a menos de € 2 (não sei quanto custa agora o Monsaraz) é de longe o melhor.

Sim, eu sei, n tava a querer comparar, é só que detesto mesmo esse vinho, era o que o pessoal costumava comprar qd ainda ninguem trabalhava para as jantaradas, e n gostava mesmo.

Lembrei-me agora do nectar dos deuses… É ir à adega de Mouchão e comprar lá um garrafão, 12 euros, 5 litros, Mouchão! Não há melhor, podem fazer aí as relações qualidade preço que quiserem, nada bate isto!

Só branco, tinto é para orcs :twisted:

De qualquer das formas é cheio… :lol:

Vinho tinto, gosto muito, antes não gostava mas fui aprendendo a apreciar.
Branco só loureiro ou alvarinho, e é no verão e bem fresco.

Dos tintos tenho um problema, vou experimentando e depois não fixo :).

Há uns que pela relação preço/qualidade gosto muito, mas fico-me sobretudo pelo alentejo e Douro, o resto não conheço:

Encostas de Enxoé - saiu a 3 euros, era uma pechincha. Depois subiu para 7 e acho que já vi a 11. É pena, era um bom vinho barato.

Paço do Conde - Também bom e barato.

Monte Velho - Já foi melhor. Era daqueles baratos que se comprava sempre. Nos ultimos 2 anos acho-o pior.

Depois há uns mais caros mas que dominam:

Tapada de Coelheiros
Quinta do Carmo
Cartuxa (este no topo)

Experimentei um o outro dia que dizem ser mto caro (eu não vi o preço, o chefe é que ofereceu) Luís Pato ou lá o que é que era uma pinga topo de gama.

Se há coisa de alguma forma relacionada com o Sporting (como é este fórum) em que o Soares Franco podia ser útil e mostrar serviço era neste tópico. Tás por aí Soares? manda lá um soluço homem…

Cartuxa :great:

Tenho ali uma garrafinha para abrir numa ocasião mais especial!

Não sei a marca mas a embalagem é boa :lol: :rotfl:

Trabalhaste na Cork Supply? Tive uma relação cliente/fornecedor com eles, há algum tempo atrás.

Experimenta beber um bocado menos! :rotfl:

A sério? Excelente.

E que cliente eras ou de que empresa eras a ver se eu conhecia?..

Nunca provei mas ganhou o prémio de melhor vinho do Mundo em prova cega:

Syrah 2005 da Casa Ermelinda Freitas.

[i]06 Abril 2008 - 00.30h

Vinho: Syrah 2005 da casa Ermelinda Freitas ganhou o maior prémio em Paris
Cavaco Silva dá os parabéns
O Chefe de Estado enviou uma mensagem de felicitações à Casa Ermelinda Freitas, pertencente a Leonor Freitas, pela atribuição do Prémio Melhor Tinto do Mundo ao Syrah 2005 no concurso Vinalies Internationales.

Conforme noticiámos nopassadodia15,o Syrah 2005 foi considerado, em prova cega, o melhor tinto dos mais de três mil vinhos concorrentesde36países.A proeza levou Cavaco Silvaa’felicitar’LeonorFreitas, ‘bem como os colaboradores da Casa Ermelinda Freitas. O importante prémio alcançado, que muito prestigia a Casa que V. Exa. dirige, certamente constituirá uma relevante contribuição para o reforço do reconhecimento internacional da excelente qualidade dos vinhos portugueses. Aceite, pois, os meus parabéns e os desejos sinceros de muitas felicidades para a Casa Ermelinda Freitas’.

Leonor Freitas declarou ao Correio da Manhã que ‘tal atitude do Presidente da República’ a deixou ‘muito admirada e sensibilizada’, porque Cavaco Silva ‘deu valor a este sector e à Casa Ermelinda Freitas, o que é uma grande honra para mim’.

No referido concurso, que decorreu em Paris há dois meses, os vinhos Trincadeira 2005 e Quinta da Mimosa 2005, também da Casa Ermelinda Freitas, foram galardoados com a medalha de prata.

Leonor Freitas nasceu em Fernando Pó, concelho de Palmela, a 24 de Dezembro de 1952. Casada, mãe de dois filhos, licenciada em Sociologia, foi profissional no sector da Saúde. Em 1997, passou a dirigir a Casa Ermelinda Freitas com vendas anuais superiores a cinco milhões de euros.

GALARDÕES

Os vinhos produzidos pela Casa Ermelinda Freitas obtiveram 18 medalhas de ouro, 21 de prata e 14 de bronze nos maiores concursos internacionais. Um dos mais premiados (todos os anos desde 1999) é o Terras do Pó tinto, que vai fazer dez anos e que é a primeira marca da Casa vitivinícola dirigida por Leonor Freitas.

Segue-se o Quinta da Mimosa, também tinto, com 13 galardões desde 2001. O Dona Ermelinda tinto está medalhado de 2000 a 2003. O maior prémio foi para o Syrah 2005, tinto com a responsabilidade enológica de Jaime Quendera. Do néctar ao qual os enólogos franceses deram a nota máxima produziram-se 10 800 garrafas. Destas, cinco mil foram exportadas para o Canadá, Alemanha e Bélgica antes do concurso Vinalies Internationales 2008.

Ayala Monteiro[/i]

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000011-0000-0000-0000-000000000011&contentid=6148561D-B9DC-407C-B6C8-85490989A221

Um transmontano que dá baile em qualquer alentejano:
Ponte do Arquinho.
Brutal!!!

Branco até 5 Euros:
PLANALTO das terras do Sado é excelente.

So de pensar que amanha vou emborcar 1 garrafinha de João Pires…- :drool: :drool: :drool:

Quanto a vinhos, não há nada melhor que um bom Carrascão aqui de Ponte de Lima! ;D

Eu sou grande apreciador de vinho verde, e por isso aconselho a experimentarem o verde tinto daqui da minha região, se é que já não conhecem.O branco fresquinho também é muito bom e sabe pela vida no Verão, mas em termos de brancos há melhores, e passo a enunciar:

Vinho Branco de Ponte da Barca,até tinha publicidade este ano nos estádios, é uma maravilha, um docinho.

Vinho Loureiro de Ponte de Lima é recente, pois é produzido com uvas em protecção integrada, é um vinho superior, também escorrega muito bem.

Mas, o meu preferido em termos de verdes brancos, é sem dúvida, o Muralhas de Monção, quem não conhece aconselho a provar, é divinal.

Quanto a maduros, não sou grande apreciador, bebo muito de vez em quando, por isso não posso aconselhar nada.

Estas são as minhas escolhas, e que bem me vai saber beber um verdinho fresquinho na quarta-feira, para comemorar a Vaca das Cordas e ainda a vitória da Taça. :beer: :beer:

Vinho verde é sempre uma boa escolha. E que tal um Château de Tiuí? É um vinho capaz de supreender os conhecedores. Só tem um senão, já causou alguns ataques de azia aguda para as bandas das Antas…

:lol:

Tens a certeza? O Planalto que eu conheço é do Douro! :eh:

Tens razão :cartao: Tava a confundir com o BSE.
Tb é bom.
Mas eu sou suspeito pk gosto de quase tudo. :beer:

Concursos destes ha dezenas por ano, nos quais os consagrados nao costumam participar, nao é por se ganhar este concurso que se deve considerar o melhor do mundo…
No entanto, nao deixa de ser um feito notavel para a Casa Ermelinda Freitas e para o vinho português.