Videos com historia

Agosto de 1994. Portimão. O Verão depois dos 3-6. Pontificavam na nossa equipa nomes como os de Figo, Balakov, Iordanov, Juskowiak, Amunike, Naybet, Valckx e um recém chegado… Ricardo Sá Pinto.
Lembro-me de, numa das noites quentes da Rocha, ter encontrado um amigo meu de Liceu que me disse logo que o SCP ia realizar a 1ª jornada desse campeonato em Faro, contra, obviamente, o Farense e convidou-me para o acompanhar nessa “deslocação” juntamente com o seu Pai. Disse prontamente que sim e num sábado a tarde, dia 20 de Agosto de 1994, lá fomos nós numa carrinha para Faro ás 15h. Compramos bilhetes de Cartão Jovem a 600$00 (3€) e la fomos nós para o peão da bancada Nascente do S.Luis. Lá encontramos a Juve Leo (sempre presente) e também uns quanto nenucos com os seus casaquitos cor de laranja armados em maus que se sentaram no topo norte do estádio juntamente com os adeptos do Farense. Vencemos e jogamos bem, num estádio cheio onde o ambiente foi sempre de festa. O 2º golo apontado por Sá Pinto é aquele que me anda no coração há muitos e muitos anos. A forma como veio ter connosco para festejar, a sua entrega em campo, a sua garra contagiou-nos a todos e a partir desse dia nasceu um símbolo. Depois da partida, e já um pouco “tocado” por umas quantas sagres, fizemos uma viagem de regresse que durou quase 3h. ( Obrigado Nacional 125 e a Feira da FATACIL. :dance: )
Ao chegar a Rocha, a festa continuou, com o olhar de lado de uns quantos lampiões que tinham a nossa derrota com o Farense como um dado seguro. Entre muitos vivas e brindes ao SCP e ao Sá Pinto, o meu melhor verão de sempre la continuou com meu 2º maior amor de sempre ao meu lado. Aqui fica o vídeo desse fim de tarde quente de Agosto, já la vão 14 anos e meio…

http://vimeo.com/2986017

Deixem aqui outros vídeos com as vossas historias…

Querem saber o que era o famoso “Sistema”? ;D Então ora reparem logo ao minuto 2:55 do vídeo que está acima. :wink:

Comparado com isto, os roubos actuais são uma brincadeira de crianças.

Sistema?! Onde?! Só vi uma Sandes Jusko, não vi nada de mal… ::slight_smile: :cartao:

O arbitro em questao nesse jogo era nada mais nada menos que o sr.Carlos Calheiros , o homem das viagens ao brasil. Isto era considerado normal , e acontecia todas as jornadas.

Sá Pinto… :clap:

Orgulho-me da ideia que tive de colocar o nome de Sá Pinto com o número 10 na camisola Stromp do Centenário que tenho.

Uma camisola com tanto significado tinha que homenagear um ídolo!

Ao ver um video destes e ver a entrega destes jogadores com o que é agora…

Ena pá, foram desenterrar um vídeo do primeiro jogo do Sporting que eu vi ao vivo. ;D

Por coincidência nesse Verão estava a passar férias na Quarteira com os meus pais e uns amigos deles e quis a sorte que na 1ª Jornada houvesse um Farense-Sporting. Um dos amigos dos meus pais também era sportinguista doente e lá fui eu com ele desde a Quarteira até Faro para ver o jogo. Lembro-me de ter ficado muito entusiasmado por ver ali tão perto de mim figuras que nos eram tão queridas como Juskowiak, Balakov e outros.

A partir daí o entusiasmo foi crescendo cada vez mais. Não perdia uma capa de jornal que fizesse manchete com o Sporting nem um relato de rádio.

Obrigado pela memória ChefeSilva. :great:

Natural.

Aconselho-te a ver todos os vídeos dos clássicos do Sporting que estão nesse site e desafio-te a encontrar um que não tenha um lance escandaloso. Vê o jogo de 1994/1995 entre o Sporting, em Alvalade, e aquele clube merdoso ao pé do Colombo e repara num lance em que o Figo vai isolado. Se encontrares algo mais escandaloso do que isso, avisa. Nesse mesmo jogo, tens um lance em que o Mozer deveria ter sido expulso depois de varrer, literalmente, o Amunike. E isso tudo naquela altura em que o Caniggia não saia de um jogo sem agredir alguém e não levar um cartão.

Esse tipo de material dava para um tópico inteirinho. Lembro-me de um V.Guimarães-Sporting que terminou empatado a zero, em que o último lance da partida é um remate de Pedro Barbosa à baliza do Guimarães, que o árbitro interrompe com o apito para o fim do jogo. O compadre de Pinto da Costa, Martins dos Santos, apitou, esbracejou e virou as costas à baliza dando a partida por terminada literalmente quando a bola ia a caminho da baliza. Por acaso a bola saiu ao lado mas se tivesse entrado não teria contado porque a partida terminou antes do desenlance do remate.

:smiley:

Martins dos Santos, a encarnação recente do Calabote.