Videojogos

“City-builders” também me consumiram algumas horas. :smile:
Desde o velhinho Simcity até àqueles de ambiente histórico - Caesar (Roma Antiga), Pharaoh, Zeus (Grécia Antiga) e este ano vai sair o Nebuchadnezzar (Babilónia).

Mas Dune…é simplesmente único e incomparável com qualquer outra coisa.
Primeiro porque é um jogo em duas camadas: uma de RPG e outra de Estratégia. Depois porque tem um cenário de fantasia e um enredo completamente envolventes, que os devs do jogo souberam explorar de forma magnífica - um planeta noutra galáxia, um povo misterioso que vive em cavernas no meio do deserto e que vamos recrutando, tribo a tribo, para minerar o recurso mais valioso do Universo.

O jogo só não tem ação do estilo First Person Shooter, mas passo bem isso, de resto, mete tudo:

• ficção científica
  • lutas dinásticas pelo poder
  • a psicologia das personagens e das situações
  • sedução (a 1ª vez que joguei era um pré-adolescente, demorei dias a entender que tinha que levar a Chani para o meio do deserto durante uma noite para a história desenvolver :sweat_smile:)
  • gestão de recursos materiais
  • gestão de recursos humanos
  • guerra
  • exploração
  • mistério
  • suspense

A unica coisa de ma’ que tinha era o filme do Lynch :stuck_out_tongue:
Tambem por essa altura haviam os primordios de jogos como o Diablo, mas agora nao me lembro dos nomes, e todos os outros final fantasies anteriores ao epico VII

@S.C.P_BLOOD na PS4 nao faco a minima, mas ja tive emuladores da mega drive e saturn no pc.
Nao e’ King of fighters mas e’ Streets of Rage. Deve tar para sair pa ps4

Sim, mas as adaptações de livros de ficção científica para filme nem sempre correm bem.:grin:

Nunca cheguei a jogar esses, mas pelo que conheço, são jogos com uma componente “física” muito mais acentuada, em que o jogador tem que andar muito à espadeirada e aos pontapés, enquanto os enredos são muito vagos, do tipo bem vs. mal e o ambiente é hiper-fantasioso.
E é aí que o Dune se destaca de todos os outros jogos desse género.
Por um lado o jogador não tem que se concentrar em dar pontapés nos diabretes que vão aparecendo pela frente e assim há mais disponibilidade para apreciar o ambiente em redor e se deixar envolver no cenário.
Por outro lado a história é muito mais humana e fácil de perceber. Não há cá seres sobrenaturais e forças obscuras de que nunca se chega a perceber a origem. São seres concretos, acontecimentos verosímeis e problemas com que um ser humano se pode identificar.

É a prova de que se consegue fazer um bom jogo sem ter que recorrer a grandes proezas gráficas e sem complicar a jogabilidade. Se quero espetáculos de luz e imagem vou ver fogo de artifício. :grin: Ainda não encontrei um jogo que me atraísse tanto como o Dune, mas se alguém conhecer algo do género gostava de saber sugestões para experimentar.

Dificil lembrar-me de um jogo que possua o mesmo estilo do Dune. Mas um que me vem 'a cabeca, onde tens que andar pelo mapa a interagir e tomar decisoes que podem levar a um ou outro desenrolar da historia, assim como usar a massa cinzenta para entender o que se tem que fazer , 'e o Fallout.
Nunca joguei o 1, mas o 2 'e espectacular. Mas parece que fiz mal, pois o primeiro apesar de menos complexo, transpira mais maturidade.
‘War, war never changes’

@atumcommel ,
(estranha combinação gastronómica :grin:)

Agradeço a sugestão do Fall Out mas cenários pós-apocalíticos não mexem muito comigo.
Há um grande elemento de subjetividade nisto tudo, há coisas que marcam e nem sempre sabemos explicar bem porquê, enquanto outras passam-nos completamente ao lado.

Ainda hoje estive a fazer uma breve pesquisa sobre jogos que combinassem a componente RPG com a componente RTS e não encontrei quase nada. Parece que a maior parte das pessoas ou tem preferência por uma coisa ou por outra e as empresas de jogos acabam por não arriscar em jogos que combinem as duas.
Sendo assim, a probabilidade de aparecer um jogo 2 em 1 que seja tão cativante como Dune é muito escassa.

Já agora, para quem gosta de jogos 4x (eXpand, eXplore, eXploit, eXterminate) este ano deve rebentar finalmente um concorrente à altura da série Civilization - vai chamar-se Humankind e está a deixar muita gente a salivar de expetativa:

Vai por mim e experimenta, nao perdes nada. Mas joga o 1.
Foi com Fallout que aprendi ingles e sarcasmo.
Ainda 'e daqueles anos onde nada era censurado que pode ofender certas minorias, ou por incitar 'a violencia.
Outro, mas tal como disseste ou 'e rpg ou rts, era o Europa Universalis 3 - heir to the throne e o Hearts of Iron 4. Estrategia mas com componente economica, militar e politica.

E tens este recente que mais dias menos dias devo experiementar. Estrategia + survivial
Sim, adoro post-apocalyptical genre

Obrigado pela resposta @atumcommel
Vou procurar esses emuladores mencionados.

Pode sacar de torrents. Emulator + Roms (roms sao os jogos em si)

alguem pode indicar-me um headset em condiçoes? que tenha uma qualidade de som muito boa, um mic excelente,
que se oiça até os passos do inimigo, que se distinga a direçao de onde veio o tiro

Jogos que vāo parar aqui a casa de certeza:

Próximos jogos a comprar assim que saírem

Ghost of Tsushima e Cyberpunk

Agora estou a jogar o Death Stranding e depois pego no Detroit: Become Human

ando ansioso pelo cyberpunk :smiling_face_with_three_hearts:

Tao quando mete o Keanu Reeves. Nao para 'e de ser adiado :confused:

Esses também cá vāo parar.

Neste momento estou a jogar Judgement e Nioh 2.

Detroit Become Human é fixe dentro do género, a historia está bem conseguida.

Neste momento estou a avançar no Persona 5 Royal.

Ver se é desta que acabo o jogo (não acabei a versão original)

Boa sorte xD.
Tenho aqui mas ainda não tive coragem de pegar nele… (Versão normal)

Até ao momento parece-me bem melhor do que a versão normal mas acho que o 3º ato é que é completamente novo. Mais falas, mais QoL improvements e o combate parece melhor (ou sou eu que já não cometi os mesmos erros do que com a outra versão). Alguns toques na história também me parecem interessantes (novos confidants e detalhes principalmente).

Aconselho vivamente, é uma experiência diferente!

2 Curtiram

Não sei se alguém aqui gosta, mas foi um conjunto de jogos que fez parte da minha infância/adolescência e foi anunciado agora o remake do primeiro e remaster do 2º para Pc e Ps4.

So’ remakes agora, ja’ parece os filmes.
Ao menos, bem melhores que no caso dos filmes.

Mas se Tony Hawk vem sem a guerilla radio e no cigar, deixa de valer a pena :stuck_out_tongue: