Vertente Técnica do Futebol versus SCP

No âmbito da lógica que diz que o potencial de um plantel depende das vertentes técnica, fisicó-morfológica e mental, crio este tópico para podermos analisar o posicionamento do SCP no que diz respeito à vertente técnica.
Este tópico está relacionado com o tópico “Estatura de Onzes Tipo do SCP vs Clubes Referência” que há 4 anos criei porque considerava que o SCP tinha um gravíssimo défice nessa vertente que era urgente eliminar.

http://www.forumscp.com/index.php?topic=47588.0

Hoje, 4 anos depois, não só o SCP eliminou esse défice como agora se tornou numa das equipas mais altas do país e até da europa. Curiosamente, 4 anos depois e já com este problema resolvido, é curioso constantar a evolução desportiva da equipa que nos últimos anos registou a seguinte evolução na percentagem de pontos conseguidos no campeonato:

2011/2012 - 65,6% - Altura Apróx.: 1,79
2012/2013 - 46,7% - Altura Apróx.: 1,79
2013/2014 - 74,4% - Altura Apróx.: 1,80
2014/2015 - 74,5% - Altura Apróx.: 1,81
2014/2015 - 84,3% - Altura Apróx.: 1,83

Uns dirão que é coincidência.
Outros não.
Sem obviamente dizer que esta evolução se deve apenas a esta questão, considero que foi um dos factores que contribuiu para a evolução registada. Aliás, um dos segredos do JJ é precisamente este.

Com este problema resolvido, importa não descurar outras vertentes.
E a vertente mais importante de qualquer equipa é sempre a vertente técnica que tem uma abrangência enorme e engloba variáveis tão diversas como a capacidade de passe, a capacidade de drible, a capacidade de receção, a qualidade de remate em diversas situações de jogos, etc…

Este tópico servirá para discutir se estamos bem servidos nesta essencial vertente.

Como nota de abertura, deixo já a minha opinião:

Considero que nos deixámos talvez entusiasmar demasiado pela vertente fisicó-morfológica.
Receio que estejamos a descurar aspectos técnicos essenciais para um plantel que quer aproximar-se de rates pontuais de 90%.
Para se conseguir algo deste tipo, o plantel tem que ter um aporte de skills técnicas que considero que talvez não tenhamos, nomeadamente, em termos de capacidade de drible em velocidade.

Penso que a isto se devem as dificuldades que temos tido em alguns jogos para jogar no último terço com a precisão, com a qualidade e com a quantidade suficientes para nos considerar uma equipa verdadeiramente completa.
Falta-nos ainda isto na minha opinião!

:lol:

Na minha opinião, mais do que falta de capacidade técnica, falta-nos alguma velocidade e capacidade de explosão.

Do meio campo para a frente chegámos a jogar diversas vezes com: William, Adrien, J.Mário, Bryan, Slimani e Teo

Todos eles são dotados tecnicamente, uns mais do que outros obviamente, mas nenhum deles prima pela velocidade, muito menos têm uma capacidade de explosão de assinalável. E isso notou-se em alguns jogos contra equipas mais fechadas, como todos sabemos.

Nem sequer os nossos laterais têm essa capacidade. Tanto Jefferson como Schelloto são relativamente rápidos, mas apenas quando vão “embalados”. Cédric por exemplo tinha essa capacidade. Aquela potência e explosão que lhe permite desequilibrar em espaços curtos.

Temos um défice nesta vertente do jogo, a meu ver, e era esta lacuna que gostaria de ver “corrigida”.

Há jogadores no plantel (Gelson, Matheus, Mané, Podence) com essa capacidade, não sei é se algum deles será titular (pelo menos se nenhum dos titulares acima mencionados sair) de imediato.

Faz muita falta um jogador tipo Hulk / Taison

Quem disser que isto é montagem só pode ser burro…

:rotfl: :rotfl:

Só vim cá para dizer que adoro o Podence, Gauld, Esgaio e tenho muita pena que o A. Martins tenha saído! :twisted: :twisted: