Verde SPORTING

Qual é o verde SPORTING? Acho que era importante sabermos que tonalidade de verde é o verde SPORTING. Ou não é possivel decidir? O que acham? Mais escuro, mais claro?

Qual é o valor exacto da cor (hexadecimal)?

É uma pergunta que já me fiz várias vezes, estou muitas vezes a trabalhar no pc, tento dar um toque pessoal e ponho sempre botões, barras e outras coisas a verde, mas fico sempre na dúvida qual é o nosso.

:mrgreen:

Bem… o Sporting em si, tem uma palete de cores, por ex. o site, que usa, bem definida. Mas, por ex. nas camisolas, tenho uma impressão ligeira que o verde dos últimos dois anos, que é ligeiramente azulado, que se calhar não tinham completa consciência desse azulado.

Não sei se há uma resposta única. O verde das bandeiras oficiais não é o mesmo ao longo do tempo. Das camisolas muito menos, mesmo considerando só camisolas de jogo, mesmo considerando só os tempos “clássicos” do clube. Eu em tempos fiz uma análise sobre algumas camisolas de jogo, está num tópico de camisolas do fórum, mas não consegui encontrar… basicamente, com o photoshop fiz análise de cores, e meti os valores para uma data de camisolas.

Ou seja, todos nós temos uma ideia do que é o “verde Sporting”, mas há mais do que um, é mais uma gama de “verdes compatíveis com o Sporting”.

Tendo em conta que esse pormenor não está definido nos estatutos nem em documento oficial do clube, será difícil apontarmos uma tonalidade como “O” Verde Sporting. Estou tentado em dizer que o Verde Sporting é o verde que for escolhido por milhares de sportinguistas numa hipotética votação para esse efeito. Apenas e só. Resumindo: não há consenso.

Eu não gosto de tonalidades azuladas. Para mim o ideal é nem demasiado escuro, nem demasiado claro, e com uma ligeira tendência para o amarelo.

Eu queria era exemplos disso. Por exemplo por aqui uma imagem com a cor e respectivo código.

Mais logo deixo a minha sugestão de verde SPORTING.

Não digo que seja esta (para mim não é definitivamente) mas o código do verde puro (verde no máximo com azul e vermelho no minimo - em escala RGB) é #00ff00 (0,255,0). Este verde é muitas vezes chamado de “lima”.

Para verem como a nossa percepção de cor nos engana em relação à pureza das cores (R=red de 0 a 255, G=green de 0 a 255, B=blue de 0 a 255) aqui fica um exemplo

A cor que aparece na 1ª imagem é o tal #00ff00 (0,255,0)

Na imagem abaixo temos:
#9CFF88 (156,255,136)/ #00BB27 (0,187,39)/ #05E177(5,255,119)
#30AD23 (48,173,35)/ #7DF481 (125,244,129) / #75DB1B (117,219,27)
#22EE5B (34,238,91)/ #11772D (17,119,45)/ #3ED715 (62,215,21)

Chamo a atenção que estamos a falar de cores RGB e html que têm comportamentos e variantes diferentes (e princípios teóricos) de outros sistemas utilizados por exemplo nos materiais e/ou tintas. (@Luisito, a explicação é propositadamente simplista para não entrar em grandes divagações :wink: )

Tudo óptimo Psilva. Só algo não percebi no teu post: falas em “topo” e “abaixo” mas eu só vejo uma única cor. Algum problema aí?

Topo=imagem de cima
Abaixo=imagem de baixo repartida em 9 quadrados/cores

(vou alterar, mas isto vem da imagem que inicialmente postei que julguei trazia os tais 9 quadrados mais a cor “verde puro” por cima)

Mas a ideia ers entrar mesmo em promenores… Por acaso gosto do verde puro 00ff00 (podem ver no site html-color-code.info), mas diria que o verde SPORTING será mais escuro talvez.

Pois, mas acho que não vale grandemente entrar por aí neste contexto (é a minha opinião, respeito quem ache o contrário).

Acho que daria azo a que cada pessoa definisse o seu “verde Sporting” e depois se entrassem em comparações e discussões razoavelmente inúteis.

Até porque para mim, não há exactamente essa cor. Existem cores (verdes) que se enquadram na minha perspectiva critica do que é o cromatismo do clube. Um bom exemplo disto é para mim a diferença que existe no “verde bandeira”, verde equipamento" e “verde stromp”.

Aliás, mais do que o “verde Sporting” (mas também já agora) acho que o Sporting deveria promover a realização de um “livro de estilo” que definisse a paleta de cores do clube (as cores principais e variantes admissíveis) que se tornasse regra de aplicação em todo o universo Sporting

Custou mas encontrei, o search do fórum está uma porcaria, tive que ver página a página!

[url]http://www.forumscp.com/index.php?topic=16432.1360[/url] (página 69 em diante)

O teu último parágrafo é de uma importância tremenda. Julgo que alguém (sócio, naturalmente) devia levar isso com urgência a Assembleia Geral. O PCF é que já punha aqui os pés!

No resto, o teu post só tem uma imagem, daí a minha dúvida.

EDIT: já percebi, acho que o fórum não gere o SVG.

:stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:

Verde SPORTING é o que eu trago no peito!!!

:stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:

ouvi dizer que isso existe para os verdes usados no site oficial.

Já fiz chegar essa sugestão, por várias vias, ao clube. Sem resposta.

Limpa a cache do browser que estão lá duas imagens! :great:

Admito que sim, e não me espanta (trata-se dum procedimento normal de webdesign a definição de paletas para os sites)

O que proponho é mais abrangente e abarcaria todo o clube, em todas as suas vertentes.

(além de que não sei, e é não saber mesmo, quem foi o responsável pela elaboração, escolha e aprovação da paleta - e não estou a estabelecer juízos críticos em relação a ela).

Afinal não é o fórum que não gere. É o meu browser. No trabalho ainda estou em Firefox 3.6. Já vi no IE9. Correctíssimo. :great:

por ex., em relação ao verde das camisolas, tenho ideia que não havia uma ideia exacta de qual o verde usado, e que isso se calhar tinha ficado ao critério dos fabricantes, aliás nota-se pelos verdes diferentes que temos tido. Mas é só uma impressão e posso estar completamente enganado.

Pode ser isso, ou pode ser falta de perspicácia critica na hora de decidir. Basicamente qualquer verde servia (e ainda nos safámos do vermelho Sporting do Afra para um alternativo - true story).

E esta falta de perspicácia pode se dever a uma série de coisas: Falta de formação especifica, falta de sensibilidade para a componente cor, pressão do fabricante, urgência na decisão, etc…

?!?!? Conta lá! Mais contra-natura que “vermelho Sporting” só me lembra isto, camisola dos New Saints de Gales, o emblema deles é um dragão vermelho

Não te vou contar (nem em MP :wink: ) muito mais que isso(até porque não sei muito mais nem o poderia fazer). A história é mesmo nesses moldes. O Afra quando tinha essa responsabilidade chegou a aventar essa hipotese para alternativo… :sick: