Ver baleias nos Açores - quando e onde?

Estou a pensar ir aos Açores e isso inclui ir àqueles passeios de barco avistar baleias. O meu pai era de São Miguel mas só lá fui uma vez em criança, e já não tenho lá família.

Algum açoriano me pode informar qual a melhor altura do ano, e já agora se há alguma ilha mais apropriada do que São Miguel?

Obrigado!

Ao largo do Pico é o melhor local, o canal do triângulo Pico-Faial-São Jorge é local de passagem das baleias e cachalotes, e o Pico é a ilha dos Açores que tem mais tradição baleeira (não falo por experiência própria, mas aqui nos Açores, “toda a gente” sabe que é assim).

A melhor altura sinceramente não sei, se for pelo clima em si, sem dúvida o mês de Julho.

As melhores ilhas devem no grupo central,especialmente as do triangulo,pela maior diversidade que apresentam (no Pico foram avistadas baleias azuis esta semana).

Quanto à altura do ano melhor não sei, mas acho que já ouvi ou li em algum lado que a Primavera é a melhor altura.

Só para rectificar aqui algumas coisas.

A ilha com maior tradição baleeira é as Flores.

O Pico foi a última ilha a largar a caça à baleia pelo que é lá que se encontram ainda alguns velhos baleeiros e muita cultura baleeira. O melhor museu baleeiro fica no Pico, nas Lajes e em S. Roque.

Os navios baleeiros americanos vinham aos Açores para engajar tripulação, já que os açoreanos eram reconhecidos como os melhores baleeiros do mundo. Na obra de Melville “Moby Dick” existe um açoreano de nome Daniel e uma referência " “no small number of these whaling seamen belong to the Azores, where the outward bound Nantucket whalers frequently touch to augment their crews from the hardy peasants of those rocky shores.”

Não existe um sítio de eleição para avistamentos já que os mesmos são feitos em alto mar, sendo que ao largo de S. Miguel, Pico ou Corvo é possível avistar baleias.

Os Açores ficam no meio da rota de migração das baleias e à variadas espécies, cerca de 24, de cetáceos que podem ser observadas, desde a baleia-azul ao golfinho comum.

De Verão é a melhor altura para avistamento de baleias, já que é por essa altura que as baleias se reproduzem e aproveitam as águas dos Açores por serem ricas em alimentos e livres de predadores.

E se quiseres faço-te uma saída para avistamento de cetáceos por 26€ por pessoa, em S. Miguel ou no Pico. E ainda, se quiseres nadar com golfinhos em alto-mar, fica por 55€.

E se precisares de estadia fala comigo directamente que eu trato de tudo.

Em Alvalade podes ver algumas dentro de campo.

obrigado pelas respostas!

Atlantian, quando chegar a altura eu vou-me lembrar e falo contigo! O meu cunhado vai fazer 40 anos este ano (no Verão), e a prenda que nós lhe vamos dar vai ser isso mesmo, ida aos Açores por 2 ou 3 dias, com baleias no programa :slight_smile: e já agora ir à rua onde moravam os meus avós :slight_smile:

Quando vai ser, vai depender do meu cunhado, é quando lhe der mais jeito, mas estou a recolher informação para lhe poder dizer quando é melhor, essas coisas.

:great:

Vêm a Alvalade quando for maré baixa, procuram no banco de suplentes, que encontram uma baleia chamada Maniche :twisted:

:lol: :lol: :lol: :lol:

Bom dia, Atlantian.
Peço desculpa por estar a desenterrar este tópico, mas ainda está ligado a esta atividade ou conhece quem esteja?
Tinha interesse no dia 26 de junho.
O meu email: nmfsimoes@gmail.com
Obrigado

11 anos depois já devem estar as baleias extintas e tudo.

A única baleia nos Açores é a mãe do @reaction quando vai lá de férias.

2 Curtiram
2 Curtiram

Respeito, se faz favor.

1 Curtiu

Não faço

1 Curtiu

Explorar baleias é como a tauromaquia. Certo @Kediev?

1 Curtiu

Eu so quero #freeminato.

2 Curtiram

Em 2011, se eu tivesse ido aos Açores, seria possível observar uma. Agora não posso ajudar. Só se quiserem esperar pela época das jantaradas.

2 Curtiram

Que época? A última vez que fiz essa proposta aqui no fórum acabei silenciado.

#Freeminete

1 Curtiu