Obrigado por todas as participações (mesmo as mais ofensivas!).
Eu iniciei o estudo do vegetarismo e desnho biológico humano há mais ou menos 10 meses, por motivos de doença (e olhei para o vegetarianismo também como uma forma de equilíbrio e interação homem-planeta). Comecei uma licenciatura de nutrição há 3 anos atrás, mas ainda me falta uma boa parte para acabar, porque não é de todo a minha área e não tenho muito tempo.
Quanto aos vários tipos de vegetarismo. Eu como 6 ovos por dia, ao pequeno almoço, e não é algo que me veja a deixar de fazer, porque os ovos são a fonte proteica - à qual eu tenho acesso com facilidade - com os melhores balanços de amino-ácidos. Neste momento estou com 84Kg para 1,81m, mas já estive nos 92Kg, há 3 anos e meio. Nunca cheguei aos 3 dígitos, apesar de todas as tentativas. Como sou claramente ectomorfo sempre mantive uma dieta na ordem das 3.5-4000 calorias diárias, partidas em 7/8 refeições.
Actualmente como 95% biológico (na Alemanha, onde resido, é bem mais fácil adquirir biológico) e a minha primeira mudança no sentido do vegetarianismo foi deixar toda e qualquer dairy (há quem considere os ovos dairy também, mas isso não deixei). Reduzi também o intake de fontes proteicas de carne (substituí 2 refeições, essencialmente) e aumentei drasticamente o consumo de vegetais crus e frutas. O maior segredo para manter as calorias altas, uma vez que eu não como alimentos processados, são os abacates, cheios de (muito boa) gordura e bastante altos em cals.
Relativamente aos próximos passos vou definitivamente (i) deixar toda e qualquer dairy e (ii) substituir a carne por fontes vegetais de proteína, tendo já seleccionado o câmanho (proteína de altíssima qualidade, para não mencionar os ácidos gordos e fibra) e spirulina. O câmanho é de muito mais fácil acesso (compro na net, biológico, ao preço da proteína em pó das marcas mainstream) e é especialmente saboroso.
Planeio manter-me longe de carne e dairy, consumindo apenas ovos e mel cru como produtos de origem animal. Bebo todos os dias leite (montes dele) mas é de arroz ou amêndoa.
Quanto aos não vegetarianos gostarem muito de carne, bom na realidade isso é um mito. Quase ninguém gosta de carne, prova é que quase ninguém come carne crua. As pessoas gostam da carne porque a carne é temperada e o que as pessoas gostam mesmo é dos temperos. Uma lasanha vegetariana bem feita é o meu prato favorito.
Como disse antes, é de facto importante a interacção homem-planeta. São gastas quantidades brutais de alimentos e água com gado e o gado é o maior responsável pelo buraco de ozono no planeta, por causa das emissões de metano. Não esquecer que 50% do que gastamos a alimentar gado do mundo dava para matar a fome a todos os humanos na terra. Há ainda a considerar que a indústria está completamente viciada e hoje qualquer pedaço de carne contém doses muito concentradas de hormonas de crescimento e antibióticos, o que por si leva a problemas de multi-resistência bacteriana.