Jaime Valdes, Barreto e Garics. Três nomes da Atalanta que o Sporting tem referenciados para a próxima temporada e que poderão, eventualmente, tornar-se reforços da equipa que Paulo Sérgio se prepara para comandar. Trata-se, aliás, de jogadores que Costinha, o atual diretor de futebol dos leões, conhece bem, visto ter terminado a carreira recentemente naquele clube do futebol italiano.
Para já, os responsáveis leoninos não avançaram com propostas concretas para nenhum dos elementos citados, mas a verdade é que são futebolistas que têm algumas hipóteses de vir a reforçar o quadro profissional do clube de Alvalade, não só porque preenchem posições que o Sporting procura colmatar, mas também porque a Atalanta acaba de descer de divisão e a margem negocial acaba por se tornar mais favorável.
Carências
Os leões pretendem reforçar vários sectores do terreno. Um deles é a defesa e concretamente a posição de defesa-esquerdo. O húngaro Garics, de 26 anos, preenche os requisitos. Atuou durante cinco temporadas no Rapid Viena, tendo ingressado no Nápoles em agosto de 2006, onde cumpriu duas temporadas. No início da época transata transferiu-se para a Atalanta e apresenta credenciais interessantes para fortalecer o centro e o lado esquerdo da defesa leonina.
Barreto e Valdes são mais ofensivos. Ambos jogam do meio-campo para a frente. O primeiro é paraguaio e tem igualmente 26 anos, mas a transferência não se afigura muito fácil de concretizar, enquanto Valdes está a duas época de terminar o contrato e pode, ao que apurámos, ser aquele que tem mais hipóteses de reforçar a equipa de Paulo Sérgio na próxima temporada.
Com 29 anos e a dois anos do termo do vínculo, a Atalanta não tem muito mais possibilidades de realizar um encaixe financeiro significativo. Referenciado pelo Sporting desde o início desta época, Valdes é uma hipótese a ter em conta, até porque não pretende continuar a sua carreira no escalão secundário em Itália.
Tudo vai depender, a partir de agora, da capacidade negocial do Sporting. Costinha conhece bem os jogadores em causa e tem boas referências de cada um deles. Valdes assume-se como aquele que tem mais chances de reforçar o leão. Os próximos tempos trarão a resposta.
Além deste trio de jogadores do Atalanta, os responsáveis leoninos têm muitos outros atletas referenciados. A fase de avançar para as contratações começa agora, tal como as reuniões mais frequentes com o técnico da equipa, Paulo Sérgio.
A intenção da estrutura do futebol do Sporting é constituir um plantel bastante competitivo para disputar a conquista do título até ao final com os outros concorrentes e tentar encontrar no mercado as melhores oportunidades de negócio.