utilidade prática do Conselho Leonino

tenho me debruçado sobre qual a utilidade pratica deste órgão do nosso clube. genericamente pode se descrever este órgão basicamente como um conjunto de “notáveis”, representativos do espirito do clube, que entre outras competências, aconselha o conselho diretivo, nalgumas decisões importantes. mas vendo a sua utilidade pratica, que se resume? em minha opinião, a nada… acho deveria se ponderar, num futuro próximo, a extinção deste órgão consultivo, pois não tem utilidade pratica… não decide nada, só opina…

é verdade que ele faz parte do ADN do clube, desde á muitos anos, mas temos de caminhar para a modernidade… acho que esta desajustado da realidade atual…

espero que não levem a mal, este meu ponto de vista, mas é o que eu vejo atualmente…

É difícil responder, porque como nunca participei em nenhuma reunião dos mesmos, logo fico sem saber para que servem e qual a sua utilidade para o clube, no entanto concordo quando referes a modernidade e o mais certo talvez fosse acabar com esse tipo de órgão.

Aparentemente só servem pa alimentar os próprios egos na imprensa, e passarem umas infos a essa mesma imprensa após as reuniões …

Por mim, é pra ontem a extinção.

Em meu entender, o conselho leonino é uma herança daquele sporting das decadas 40/50/60/70 em que havia a chamada " elite" de notaveis, alguns ate conetados com o regime da altura. Acho devemos deixar cair essa herança… Atualmente somos um clube nao de elites, mas sim dos socios, adeptos e publico em geral… Basicamente posso lhe chamar do povo, embora haja quem diga que esse nome seja atribuido ao " vizinho " da 2 circular… Mas atualmente discordo…

Desde que não gastem dinheiro em croquetes por mim até podem reunir-se todos os dias a chorar pelos tachos que se foram com o Couceiro…

Utilidade… zero. Por muito que queiram demonstrar o contrário.

Faria sentido décadas atrás mas hoje em dia era extinguir porque pouco ou nada acrescenta.

Utilidade?

Nenhuma, zero…

Um título para pavões.

Acabar com isto nas proximas eleicoes.

E de vez.

Eu tenho maior respeito pelos atuais conselheiros, mas acho não trazem nada de util à vida do clube nas suas funções… Não têm sentido já a sua existência… A sua extinção era um passo rumo à modernidade… E extinguir a 13 cota que tambem não têm sentido… Mas isso ja é outra conversa…

Agrada-me um Conselho de figuras com anos e História de Sporting, a figura do Ancião.

Mas quando vejo o Melícias & co …

Ultimamente os nomes que são propostos, é só para fazer número… Não quer dizer não tenham feito nada… Muitos fazem parte da historia do clube, muitos têm anos de dedicação/filiaçao.

Deixem-se de invenções.

Desculpe, mas não é invenções. :naughty: É a realidade. É normal haja quem não concorde com este ponto vista…

Durante muitos anos vi o CL como pura e simplesmente uma forma de alguns “notáveis” se pavonearem e comerem croquetes.

Neste momento, sinceramente não tenho uma opinião muito formada, mas concordo com o princípio de haver um órgão consultivo, em que para certos e determinados assuntos demasiado simples para uma AG mas demasiado complexos para se tomar uma decisão de ânimo leve sirva como voz dos sócios.

Como já referi, o que o conselho leonino fez pelo crescer do sporting? Nada… Ajudou ganhar alguma coisa? Nada… As decisoes tomadas foram decisivas? Nada… A sensação que fico é que o que este órgão parece uma autoridade moral onde todos querem ir, pra se sentirem como se fossem donos… Mas os verdadeiros donos sao os socios…

Na minha opinião: ZERO.

Para extinguir o mais rápido possível.

Rir-me deles e das suas croquettadas.

De resto, nenhuma.

O CL é um orgão vazio de poderes e é uma feira de vaidades.

No entanto, a ideia é boa e fundamental na democracia especialmente quando não se podem convocar AG todas as semanas. São os “checks & balances”.

O CL devia ser quem validava a acção do Presidente e dos orgãos sociais tendo informação privilegiada, capacidade de análise aprofundada das questões do clube, seriam os primeiros a terem a responsabilidade para convocar AGEs caso necessário e possibilidade de bloquear decisões destruidoras de património e do próprio clube.

De certa forma o CL seria o equivalente ao PR e o Presidente equivalente ao PM.

No entanto, como se viu nos últimos 20 anos, nunca foi isto que aconteceu. Ou o papel do CL muda significativamente, ou mais vale extinguir.