Caros e prezados colegas do fórum: tenho uma vontade imensa de partilhar com todos vocês, colegas de tantas e animadas discussões, tantas horas passadas em torno de uma mesma paixão, o meu sentimento para com o jogo que decorreu no dia de ontem, 08.03.2012, contra o Manchester City, pois, por muito que tenha sido um fogacho no meio de mais uma época triste, abaixo do esperado e desejado e sobretudo, abaixo do que é merecido pelo nosso Sporting, irei recordar-me do dia de ontem como um dos meus melhores dias enquanto adepto e apaixonado pelo Sporting. Peço desculpa por me repetir, mas espero que compreendam que não é mais do que um acto de paixão para com este grande amor que nos tolda o coração e verdadeiro amor que mesmo nos fazendo sofrer, faz-nos querer estar com ele logo a seguir. Aqui vai:
Mas que jogo… há muito que não via tanta raça e tanto querer… até a estrelinha da sorte connosco.
Apraz-me dizer que, não considero nenhuma exibição negativa ou menos conseguida. Todos estiveram bem no seu papel. O 11 titular, os 3 suplentes, Sá Pinto… fantásticos, todos, o verdadeiro orgulho e raça leonina representados em cada jogada, em cada corte, em cada ataque, em cada sprint. Vibrei como não vibrava há muito, quiçá pelo desacreditar de que poderíamos fazer muito contra o todo poderoso City, mas que de poderoso tem, sobretudo, a conta bancária.
Até Polga, caramba. Fez mesmo o jogo da vida dele. Xandão, fantástico. Patrão no centro da defesa. Os jogadores do City é que pareciam os novatos nestas andanças. Patrício, nem é preciso comentar. Ao nível dos melhores do mundo. João Pereira personifica o máximo de entrega em cada jogada. Quero lá saber das carvalhadas e dos adversários que vêm de umas “curtas” não sei de onde… quero lá saber que se pique com todos os que lhe passam ao lado… é a verdadeira entrega em campo e acredito nas suas palavras em que morreria por aquela camisola em campo. Eu sei que o faria. Porque bom ou mau rapaz, defende a sua dama até à morte e ainda que esta não seja do seu coração, é sem dúvida a que o faz vibrar e dar tudo neste momento. Insua: quem eram mesmo os extremos do City? Não sei, não vi, não conheço. Carriço: caramba rapaz, alguém que se atreva a voltar a dizer que não tens raça nem entrega, que és um jogador mole. Que cegos te criticam todos os dias no nosso prezado fórum…
Schaars: é isto um patrão no meio campo, é isto o verdadeiro cérebro de uma equipa. Não é preciso correr milhares de km, mas ainda assim, apesar de toda a técnica e qualidade que existe no cérebro e em microsegundos trespassa a espinal medula com sinais nervosos para o pé, dá o que dá um combatente, um purista do futebol.
Matias: vou ser franco e honesto: nunca te vi como te vi ontem de verde e branco vestido. Aquele correr destrambalhado, a dar o máximo que o corpo pode dar, a velocidade de processos, a qualidade com que um pé engana um adversário inteiro, a certeza da atitude a tomar, o pressing defensivo, qual trinco único a jogar contra uma equipa inteira, ontem foste um pequeno “deus” dentro de campo. Capel: quem te ligou à ficha? Essas pernas não se cansam? Sei lá, decides mal, mas ainda assim, adoro ver-te com a bola no pé, qual extremo dos anos 80/90, qual purista do futebol. Tácticas para quê? Passar para quem? O futebol é jogado com o coração. Poderias ser mais assertivo, certo, mas a pureza que existe em cada drible, compensa o facto de que, por vezes, a decisão até é mal tomada.
Wolfswinkel, nota-se o teu receio de falhar, nota-se a tua timidez na forma como a bola é dominada, mas a tua entrega e raça foram importantíssimas no jogo de ontem. Se pensas que tens as esperanças de 4 ou 5 Milhões de adeptos Sportinguistas confiadas em ti, pensa duas vezes em vez de carregares com todo esse fardo. O que tens são 4 ou 5 Milhões de adeptos que confiam e acreditam em ti.
Renato Neto, Carrillo, Pereirinha, deram o melhor que tinham e podiam, mais ninguém pode pedir.
Izmailov, ficaste para o fim, e ficaste para o fim porque, és um triste, um injustiçado. Serias neste momento, caso a genética te tivesse atribuído dois joelhos funcionais, um dos jogadores no top 3 dos melhores do mundo. O perfume que sai em cada jogada, em cada toque, em cada paradinha, em cada rotação, és fantástico. Obrigado por um dia teres decidido pelo nosso Sporting, ainda que por poucos jogos, raros são os que não foram cheios de qualidade e a roçar a perfeição.
Grande Sá Pinto, coração de Leão: Obrigado por mostrares aos jogadores o que significa Esforço, Dedicação, Devoção e Glória, o que significa o nosso grande Sporting. Obrigado. Uma vitória com uma qualidade, raça, entrega, bom senso, a roçar a perfeição, quando muitos adversários esperavam que fossemos enxovalhados. Obrigado grande Sá.
Uma vitória que ficará marcada na minha memória para contar quando um dia tiver idade para algo relembrar aos mais novos.
Grande vitória. Grande Sporting. Obrigado pelo dia de ontem. OBRIGADO!