Um XI de Formação

Este tópico é apenas um devaneio meu… mas imaginem lá este XI daqui a uns poucos anos…

Na baliza um experiente Rui Patrício…

À sua frente 3 centrais… Carriço no centro a comandar toda a defesa… Nuno Reis e Pedro Mendes a descairem pas laterais…

Nas laterais Tiago Pinto na esquerda e Cédric ou Pereirinha na direita…

No meio-campo Adrien como o patrão com o Rabiu ao seu lado a organizar jogo…

A frente de ataque seria composta pelo Bruno Matias, como um misto de segundo avançado e extremo, pelo Diogo Rosado, a jogar como 10 mas decaído para a direita para aproveitar o seu pé esquerdo nos remates à baliza, e pelo Betinho na frente de ataque…

                                        Betinho
              Bruno Matias
                                                           Rosado

                               Rabiu
      Tiago Pinto                           Adrien                 Cédric
               
                                
                  Nuno Reis        Carriço      Pedro Mendes


                                       Patrício

No banco só uns Diogos Amados, Mateus Fonsecas, Carlos Manés, Altaires Juniores, Andrés Martins, Williams Carvalhos, Antoninhos, Josés e Wilsons Eduardos, Iês, Ruis Coentrões, …

Falta o Altair, o W.Carvalho, o André Martins, o Antoninho, o Esgaio, o João Mário Eduardo, e muitos outros…

Tenho muitas dúvidas que o Tiago Pinto se torne no defesa esquerdo do Sporting… Vamos ver como corre este ano no Trofense…

Cedric!!!

Renato Santos!?

e sporting na liga vitalis :rotfl:

Isso é daqui a quantos anos?

É que se for daqui a um bom pedaço podes contar com o Moutinho, Nani e Ronaldo que, como forma de agradecer a sua formação, vêm acabar carreira ao Sporting . . .

                                                   3-5-2


                                                  Patrício
                                                   Golas



                                                  Carriço
                            Mendes             Reis            M. Serôdio
                             Cedric                                 T. Pinto


                                                Adrien
                                                Veloso       

                                      Rosado                  Rabiu
                                          ?                    Moutinho
 
                   Nani                        Vukcevic                             Ronaldo
                M. Matias ?                                                           B. Matias

                                                 Paez
                                               Betinho
  • Meti o Tiago Pinto e o Cedric na defesa para jogar contra equipas mais fáceis em que só se ataque;
  • Vukcevic ainda é jovem;
  • Como não vamos gastar nada em contratações, isso vai-nos permitir, se for preciso, ir buscar um defesa de classe mundial.
  • Ainda teremos mais jogadores na calha (os que atingirem nivel de qualidade)
  • Todos os anos venderemos 2 ou 3 promessas por 30 milhões de euros cada um e aí o Sporting caminhará a passos largos para se tornar o supra-sumo mundial, e o interesse da Champions League passará apenas a saber quem é o 2º pois o vencedor seremos sempre nós. . .

Poiseh,basta ver a equipa que teriamos hoje se nao tivesse saido nenhum dos nossos produtos da academia…a nossa formacao merece mais respeito!!!

:clap:

nao basta ficar em portugal para evoluir. eu acho que jogadores como o figo ou o ronaldo se ficassem ca nao teriam evoluido tanto.

e manter todos os ca é mesmo utopico

mas era uma situaçao que me orgulhava que acontecesse :great:

Seria certamente um orgulho poder realizar-se tal perspectiva … mas tambem sou da opinião que isso a acontecer dava direito a uma descida de divisão , até porque convenhamos que para os “miudos” da formação “crescerem” no plantel principal do Sporting teem que ter pessoal mais “maduro” a treinar/jogar com eles .

Mas é a tal coisa , diria que é prai 90 % impossivel que tal acontecesse .

Mas tambem diria que por exemplo tendo em conta que já temos alguns no plantel principal a “evoluir” , esses (os que já lá estão) poderiam com certeza daqui a por exemplo uns 3/4 anos ser os tais jogadores “maduros” necessarios para a evolução dos que iriam subir daqui a 3/4anos .

Não é de todo impossivel , mas é demasiado complicado e arriscado que tal possa acontecer .

Um 3-5-2 com 2 extremos nas alas? :o ^-^ Isso é suicídio absoluto.

Um 3-5-2 realista nunca pode ser muito mais que isto:

               GR 

               DC
     DC                 DC

              MDC

MD ME
MC MC

         AV       AV

Existem algumas variantes, mas a que coloquei é já das que comporta maior risco.

Offtopicando um pouco:

Prefiro assim;

               GR 

               DC
     DC                 DC

       MDC        MDC

MD ME
MC

         AV       AV

Com o triangulo interior do meio campo a poder rodar! Esquema esse que acho se adequaria razoavelmente à realidade actual do sporting!

Sobre o sonho do josefino, é isso mesmo: um sonho! E todos deveríamos partilhar a utopia no respeito pela nossa formação, por mais que saibamos da impossibilidade que isso acarreta!

Por mim, não tenho grandes dúvidas que pelo menos no plano teórico e em abstracto (descontando factores alheios como o desenvolvimento natural dos jogadores, a sua real adaptabilidade à profissão, os interesses económicos, etc) , seria possível, em 4/6 anos formar uma equipa (e até plantel) muito interessante.

Até vou mais longe, quase por cada nome apresentado terá ficado outro de fora de potencial aproximado!

Porquê? Os médios interiores e o trinco tinham sempre que descer, defendendo mais que atacando. . . Além de que o desafogo financeiro que isto nos permitia servia para comprar, tal como disse, 1 ou 2 toiros para defender tudo o que houvesse para defender.

Prefiro o Ruben Luis ao Golas

Um médio que ninguém fala mas que tem muito futebol nos pés: André Santos, e o Diogo Amado
O Paez não vejo grande futuro nele espero tar enganado, mas pelas vezes que o vi nos juniores não me deixou impressionado. Avançados centros temos bem melhor este ano nos juniores e juvenis do que ele

:arrow:

Para mim nao é inferior ao Adrien.

se daqui a 4 anos tivessemos uma equipa como esta a jogar ja era muito bom:

                   patricio (ou golas)

pereirinha reis carriço ???

                   veloso

       adrien                 rosado

                    rabiu

        rui fonte           ????

com amado, andre santos, renato neto e cedric soares no banco já era muito bom…

era uma maneira de se começar a preparar o futuro: o grimi ainda dura uns 10 anos mas se calhar é preciso algo mais… toca a procurar defesas esquerdos…

defesas centrais tambem se estao a acabar… temos mais 3 ou 4 anos de polga, tonel e caneira (talvez 5…)

e precisamos de um avançado para o futuro (nao tenho grande fé no djaló… pelo menos com consistencia…)

Ao lado do R.Fonte podes meter o Wilson Eduardo.Lateral esquerdo talvez o R.Coentrao,Garza(é ainda um incognita) ou Tiago Pinto.

Tenho para mim que o Cedric quando chegar a sénior será para ser titular. Pó banco vai o Pereirinha :great:

SL

Acredito que daqui a uns anos possamos ter uma equipa desse género, talvez não idêntica pois possivelmente os melhores jogadores não ficam cá muito tempo. Mas acredito que vamos conseguir manter uma maioria de forma a termos uma grande equipa formada no Sporting ;D É um sonho também.

Num “esticanço” considerável:

GR Rui Patricio (Seniores)
GR Victor Golas (Juniores)
GR Ruben Luis (Juniores)
GR João Figueiredo (Juvenis)

DC Daniel Carriço (Seniores)
DC Pedro Mendes (Juniores)
DC Nuno Reis (Juniores)

DD João Gonçalves (Olhanense)
DD Cédric Soares

DE Tiago Pinto (Trofense)
DE Michael Santos (Juniores)
DE Rui Coentrão (Juvenis)

MDf Miguel Veloso (Seniores)
MDf Adrien Silva (Seniores)
MDf André Santos (Fátima)
MDf Diogo Amado (Juniores)
MDf Luis Almeida (Juniores)

M João Moutinho (Seniores)
M Bruno Pereirinha (Seniores)
M Celestino (Estrela)
M André Martins (Juniores)
M Rabiu Ibrahim (Juniores)
M Diogo Rosado (Juniores)
M Renato Neto (Juniores)
M Owuso (Lesionado)
M William Carvalho (Juvenis)

E Marco Matias (Varzim)
E Paim (Chelsea)
E Bruno Matias (Fátima)
E Alexander Zahavi (Juniores)

AV Yannick Djaló (Seniores)
AV Rui Fonte (Arsenal)
AV Paez (Fátima)
AV Wilson Eduardo (Juniores)
AV Henrique Gomes (Juniores)
AV Alexis Quintulén (Juniores)
AV Matheus Coelho (Juvenis)
AV Nathan Bordignon (Juvenis)

São escolhas pessoais, admitindo poderm ter ficado de fora outros tão bons e estarem alguns que em determinadas circunstancias podem não o ter feito por merecer.

Mas o que me fica é que em plano meramente teórico e de potencial conseguir-se-ia fazer destes 35/40 jogadores um plantel bastante interessante.

Mas o futebol é realidade e isto utopia!