Um pouco de história (5) de 1955 a 1966

JUCA

Jogador 6 vezes internacional, 5 vezes Campeão, vencedor de uma Taça de Portugal, mais tarde novamente Campeão, primeiro como treinador e depois como adjunto de Otto Gloria, seria também Seleccionador Nacional

Desde já peço desculpa por não ter contribuido mais cedo para esta senda de tópicos do Tomané que relatam toda a história do Sporting mas a falta de tempo agregada á falta de paciência devido a cansaço levou-me a não conseguir aproveitar o tempo que tinha.

As minhas fontes são mais em termos de curiosidades do que mesmo historia clubistica mas que mesmo assim podem contribuir para maior conhecimento do clube.

10 de Junho de 1956 dava-se o jogo de Inauguração do grande Estádio José de Alvalade, que colocava em campo duas grandes equipas da altura, eram elas obviamente o Sporting Clube de Portugal e o Vasco da Gama.

Antes disso, diz quem assistiu á construcção que foi “do mesquinho à imponência”. Esta grande obra foi construida em pouco mais de um ano, pelos arquitectos António Augusto, Sá da Costa e Anselmo Fernandes

Voltando ao jogo, relembro que perdemos 2-3 contra o Vasco da Gama num jogo rodeado de controvérsia nos momentos finais, pois segundo diz Carlos Gomes Ex-Guarda Redes do Sporting a bola já teria saida pelo menos um metro acabando por dar origem ao golo da vitória do Vasco da Gama, aqui deixo as suas declarações: “O Vasco da Gama era talvez a melhor equipa do mundo, cheia de craques. Foi um jogo muito bonito, discutido taco a taco, mas acabámos por perder 3-2. O Problema é que o terceiro golo dos Brasileiros nasceu de um centro atrasado, depois da bola já ter saido quase um metro pela linha de fundo. Eu e os meus colegas protestámo, eu talvez mais do que eles, e recordo-me que não fui nada simpático para o senhor juiz” O que acontece foi que o Presidente da Republica da altura, Craveiro Lopes, que estava presente no Estádio, não gostou do protesto de Carlos Gomes e disse ao Gois Mota, então Presidente do Sporting acabando mesmo por abandonar o Estádio face à tal má educação.

Relatando agora outro episodio curioso, deu-se no dia 27 de Maio de 1962 quano o Sporting bateu o Benfica por 3-1.

No final do jogo, aconteceu uma coisa que provavelmente nunca mais irá acontecer face ao tamanho fervor e tensão que existem nas duas equipas e ainda por cima este era o jogo que daria o titulo, logo ainda engrandece mais a atitude dos jogadores de parte a parte.

Segundo conta Mário Lino, eis o que se passou:

“Naquele dia, uma vitória do Sporting frente ao Benfica significava simplesmente a conquista do titulo, Por iss não era apenas um derby. O Estádio estava tão cheio que até havia adeptos na pista. Foi um grande espectaculo de Futebol. Quando o jogo acabou foi a loucura dos adeptos Sportinguistas, pois não só fomos Campeões como ganhámos ao eterno rival. Lembro-me que quando entrei no tunel estava completamente nu e isto demonstra o entusiasmo e a loucura que se viveu em Alvalade. No final do jogo estavamos dentro do balneário a fazer a festa, e apareceram José Augusto acompanhado pelo Eusébio e pelo Cavém. Vinham felicitar-nos e considerar a vitoria do Sporting justa.”

Uma magnifica demonstração de Fair-Play, que segundo Mario Lino se devia essencialmente ao excelente relacionamente entre Eusébio e Hilário.

Só queria deixar mais uma curiosidade porque o post já vai longo, no jogo contra o Manchester United para a Taça das Taças onde heroicamente vencemos por 5-0, os jogadores leoninos fizeram a contabilidade do peso perdido durante o encontro e ao todo os leões deixaram no relvado 27,7 Kg. Esta tabela ficou para a historia. :wink:

Há dias, no MSN, falei ao Johnny sobre este 5-0 ao Manchester.

Quando visitei o museu fiquei muitos minutos a ver o jogo naquele ecrã com as imagens a preto e branco. Foi mágico.

Aproveito este tópico para falar da mitica porta 10-A e de algumas declarações das inumeras pessoas que tiveram o privilégio de entrar pela verdadeira Porta Grande.

Era uma porta de ferro, cheia de curvas e entrelaçados, caracois e floreados que viram entrar milhares de craques, jogadores, treinadores e Dirigentes. Os dois leões cravados em forma de brazão em frente á vidraça, faziam lembrar o simbolo das mais nobres familias. Numa definição mais prosaica, aquela mitica porta 10-A era o resultado, afinal de contas, da mais comum contabilidade aritmética utilizada na numeração de ruas. O nome derivou de uma questão funcional: A porta 10-A ficava entre os portões 10 e 12 e os mais sensiveis aos numeros perguntariam «onde ficava a 11?» Elementar, tem a ver com a tal contabilidade das ruas. As portas a Norte eram impares e as portas a Sul eram pares. Então e «porquê a letra A?» Ainda mais elementar, pois as designações A ou B utilizavam-se em todas as portas que não fossem de entrada para os adeptos, ou seja, áreas de serviço ou acesso a determinadas modalidades, como por exemplo a porta 7-A que era a das Artes Marciais…Neste caso especifico, a porta 10-A era a entrada para o Departamente de Futebol. Acabou por ficar conhecida por muitos adeptos, sendo o 10 de craque e A de principal, face aos talentos que dali saiam e entravam.

Algumas opiniões:

“As minhas passagens pela Porta 10-A tinha sempre muito a ver com o motivar, com de algum forma também dar o meu contexto próprio quando as coisas não corriam bem, encarar pela positiva e de forma construtiva o que ia acontecendo” José Roquette

“A 10-A era a Porta da fortuna e do infortúnio. Quando ganhávamos não havia problemas mas quando perdiamos era onde os sócios mostravam o seu desagrado” Jorge Gonçalves

“A Porta 10-A é uma referência. Ali viveram-se grandes momentos, grandes alegrias e grandes ódios. Houveram muitos treinadores que não conseguiam sair por ali, tinham de sair pelas portas do fundo. Sair pela Porta 10-A , de cabeça erguida, foi sempre um enorme orgulho. Eu nunca saí pela porta dos fundos e levo sempre essa gratidão dos adeptos do Sporting” Sousa Cintra

“É uma Porta mitica. Todas as pessoas que fizeram história no Sporting passavam por ali. Trata-se de uma Porta que nos merece muita consideração e respeito porque faz parte do Sporting. É uma referência em todos os sentidos, até nas coisas mais simples como ’ Vai ter á Porta 10-A ’ ou ’ Deixo os bilhetes na 10-A ’ . Depois de entrarmos nunca ficavamos insensiveis aquele leão branco que já era quase tão importante como qualquer jogador. Por ali nos sentávamos, á volta do leão e recordáva-mos as férias ou falávamos sobre o futuro e o leão a ouvir tudo” Beto

“A Porta 10-A simboliza para mim o balneário. Era ali que nós entrávamos diariamente para treinar. Era ali que passávamos a maior parte do tempo. E era ali que tínhamos a opurtunidade de conviver, todos os dias com uma grande pessoa: o Paulinho.
O nosso Paulinho merece todo o carinho e simboliza a grandeza da Porta 10-A” João Vieira Pinto

“Havia sempre um sentimento muito especial de respeito e serenidade cada vez que cruzava com aquela Porta e dava de caras com aquele leão imponente. Era um momento que me tocava muito e me fazia reflectir nem que fosse por breves segundos, sobre a grandeza do Sporting” Mário Jardel

“Depois foi a mitica entrada na Porta 10-A. As pernas tremiam por todo o lado. Á entrada, dois leões, um imponente leão de pedra que por lá ficou durante muitos anos e um de carne e osso, chamado Carlos Maria, era o porteiro da Porta 10-A e uma figura carismática do clube e do Estádio” Marinho

“O meu primeiro treino em Alvalade ficou marcado para toda a vida. Cheguei quatro horas antes do treino e por isso sentei-me num degrau da Porta 10-A e por ali fiquei até me chamarem. Hoje sempre que penso no Sporting lembro-me desse momento” Mário Lino

"Nos meus tempos de jogador, a Porta 10-A era o ponto de encontro entre os jogadores e as pessoas amigas. A Porta 10-A era tão simbólica que o Jordão e o Artur até abriram um bar chamado ’ Porta 10-A ’ " Vitorino Bastos

Espero que apreciem :wink:

Eis um excelente texto para servir de nota introdutória ao nosso futuro fórum! =D>

FLL, edita isso antes que alguém tenha ideias :?

Bem visto. :slight_smile:

OFF-TOPIC:

Como já foi falado noutro tópico, se alguém estiver disponível para “reservar” o dito cujo e redireccioná-lo para o fórum, tudo bem… neste momento, contudo, será o nome escolhido em votação para, digamos, apostarmos e fortalecermos a continuidade … mais tarde logo se verá. :wink:

Eis um excelente texto para servir de nota introdutória ao nosso futuro fórum! =D>
:?: :? :roll: :o

Referia-me à possibilidade de o fórum vir a chamar-se “Porta10A”.

Entretanto, por sugestão do MadeiraLion, editei uma parte do post onde se percebia o que eu queria dizer.

ANSELMO FERNANDEZ

OTTO GLÓRIA

MANUEL FARIA

JOÃO ROQUE