Até por isto era bom que o Sporting lá chegasse
In pasquim redondo
"Sporting
Vitória na final vale três milhões
O Comité Executivo da UEFA deverá reunir-se depois de amanhã e anunciar o prémio monetário a atribuir ao vencedor da Taça UEFA, mas, segundo A BOLA apurou, a quantia a estipular (em francos suíços) deverá rondar os três milhões de euros (600 mil contos na nossa antiga moeda).
O finalista vencido auferirá, também, uma quantia, ainda no segredo dos deuses, mas que não deverá ultrapassar metade deste valor.
A UEFA nada comunicou a este respeito aos quatro clubes ainda em prova, Sporting, AZ Alkmaar, CSKA de Moscovo e Parma, mas a vertente financeira constitui mais um incentivo que não deve ser esquecida, numa prova em que os leões já reforçaram o seu prestígio e respeitabilidade na Europa do futebol.
Ao contrário da Liga dos Campeões, na Taça UEFA os clubes embolsam, jogo a jogo, as receitas de bilheteira e da venda dos direitos de transmissão televisiva. Desde Janeiro, o Sporting jogou já quatro jogos em casa —Feyenoord, Middlesbrough, Newcastle e AZ Alkmaar —, pelos quais embolsou uma média de meio milhão de euros (100 mil contos) de receita em cada um, segundo apurámos. Ou seja, mais dois milhões de euros de receita. Caso vença a prova, o bolo sobe para cinco milhões de euros (um milhão de contos).
A vertente financeira da fantástica carreira europeia é ainda menos negligenciável se a estas verbas adicionarmos as receitas dos jogos com o Rapid de Viena, Panionios e
Sochaux: o bolo total sobe para os seis milhões de euros (1,2 milhões de contos)."