Um Dia Negro

Já li de tudo. O que nunca pensei ler.

Desde o “fim” do Sporting, até a uma escolha caso isso acontecesse.

:hand:

Fartinho deste tópico que se tornou numa estupidez.

Cada um tem direito à sua opinião e como sportinguista ainda mais respeito quem contrária à minha opina ou perde tempo a escrever sobre o sporting discursos e missivas articuladas. Já li algumas coisas que gostei bastante deste user/admin que postou este artigo.
Mas criticar algo que é tão caro aos sportinguistas como a “sadia” relação com o nosso principal rival e apelidar de denegridores de imagem quem o faz é descer um pouco baixo no credito que já nos concedeu tal utilizador.

Convenhamos que ter opinião contraria é saudavel, mas ficar conhecido por ter sido ridicularizado por blogues como o GORDO e o Cabelo d’ AIMAR por partilhar uma opinião contrária à de maioria é pedir contestação e não ter perdão. Não reconhecer que errou mesmo após tudo o exposto é realmente não entender que o futebol é paixão e tambem ódios de estimação. Não se brinca com os amores, muito menos se brinca ou poe em causa os ódios de cada um de nós!

Se decidissem escrever algo sobre a não aceitação de um Paços de Ferreira europeu, ou um excelente estoril que fez uma epoca sem igual depois de uma brilhante subida à primeira divisão, tudo bem. Agora criticar quem opina contra o BENFICA? Por favor, isto é por em causa todo o conceito da universalidade e da existencia do Sportinguismo. Recomendo ao Winston Smith ver um dos “meus” videos, e depois reler o que escreveu com calma e assumir perdão, bloquear o topico e siga pra frente que há coisas bem mais importantes que o Boifica ou quanto ofendidos deve estar essa gente por lhes darmos brindes pra atenuar a sua AZIA!!

Compreenda-se de uma vez por todas que o sporting perdeu o campeonato há 4º jornada e não sábado!! http://www.lpfp.pt/liga_zon_sagres/pages/clube.aspx?epoca=20122013&clube=sporting_cp

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=4xrGAKOh7UE[/youtube]

Belo video que partilhas-te. Sim senhor. :whistle:

Mas até aqui levo com merdas destas. Que filha da cortesã de tópico e de fórum é este. chiça penico!. Esta trampa está a passar os meus limites.

Os administradores, supermoderadores, moderadores, cronistas, e os que já o foram e opinam que pensem bem no que se está a passar.

PS: há tanto esqueleto escondido neste fórum …

Epá mas estão preocupados com o que pensam os benfiquistas? Mas isto do “anti-benfiquismo” ainda é conversa em algum café?

É obvio que um sportinguista prefere que ganhe o porto em vez do benfica, caso contrario é o benfica que ganha, lógico não?

E porquê? Porque alem do futebol, todos nos temos uma vida, uma vida onde nos relacionamos com pessoas, em que as mais insensatas e provocadoras são as do benfica. Logo, como estão sempre a chatear e pensam que são os maiores, é LOGICO que lhes queiramos mal, nem que seja a favor do porto.

Porquê? Porque não se tratam aqui de clubes mas sim de adeptos. As intituições porto e benfica não têm culpa de nada: o fc porto não tem culpa que os seus adeptos lá tenham metido um corrupto. Tal como o benfica não tem culpa que as pessoas com palas nos olhos que este país tem sejam do benfica.

O problema aqui são os adeptos com quem convivemos todo o ano. A culpa do anti-benfiquismo é dos benfiquistas! São eles os causadores. Não não fossem tão parvos e não havis tantos antis.

O problema não está nos antis: está na palavra que vem após os antis. Anti-virus, anti-melgas… Mas o problema está onde? No anti? Ou no virus/melga? Se os benfiquistas têm muitos “antis” deviam era olhar para si próprios e tentar perceber porquê.

Depois deste texto do Winston eu já acredito em tudo. Ele mesmo sendo sportinguista, que sei que o é, mostrou que a sua razão se sobrepõe ao coração nesta relação amor-ódio com o carnide. Dai não me admirar que, mais cedo ou mais tarde, alguem escreva algo a elogiar o facto de esse clube de merda ter mais campeonatos que o SCP, ou já ter ganho duas taças doa campeões ou outra asneira qualquer.

Não nos esqueçamos que também já publicaram um texto cujo título era qualquer coisa como “16 anos de roquettismo, 16 anos de gloria”, por isso já espero tudo.

Só não esperava era o beneplácito dos restantes Administradores com esta vergonha. A vossa solidariedade para com o winston ultrapassou largamente os limites do razoável e deviam ter agido de maneira a evitar que este assunto tomasse as tristes proporções que tomou.

Eu continuo sem entender esse nexo de causalidade entre uma diminuição do Sporting e um eventual crescimento da massa adepta do porto - mesmo que o cromo do Serrão já o tenha dito em directo. O estado amorfo e medíocre do SCP beneficiará sempre o baifica e não os andrades. A conversa do “um Sporting forte é essencial para o nosso campeonato” não passa de uma hipocrisia nojenta, ao melhor estilo da cartilha lampiónica, e eles sabem-no.

Para já, por partilharmos a mesma cidade. Qualquer análise geográfica a um conflito inicia-se pelo que está mais próximo e não pelo que se encontra noutro extremo - o estatuto actual do SCP somente ajuda a uma maior predominância dos lamps na Grande Lisboa e isso é bastante mais ameaçador do que um crescimento associativo do porto. Não, não somos o Sporting Clube de Lisboa, mas fechar os olhos à nossa cidade-mãe - só por si um dos grandes aglomerados populacionais de Portugal - é, isso sim, um erro crasso.

Depois, as características sociológicas dos adeptos andrades. Pela retórica usada ao longo das últimas décadas, o porto, pese embora as conquistas europeias, continua a usar o bastião do regionalismo e do “povo mais forte”, que apenas lhes retira capacidade de expansão. Além disso, a sua massa associativa é bem mais volátil que a nossa: enquanto nós, mesmo neste terrível período, mantemos um nível de público em Alvalade notável, no dragão basta uma série de maus resultados para aquilo ficar ao abandono. A explicação parece-me simples: por muito que se ganhe, a expansão de um clube não se faz só pela sala de troféus, mas por uma identificação e uma partilha de valores comuns entre sócios e instituição. Ora, essa escala de atributos no porto faz-se, lá está, pelo regionalismo pueril e ultrapassado, arrastando atrás de si a irrevogável nuvem da corrupção.

O baifica é bem diferente. Os seus tentáculos na comunicação social são enormes e têm uma esfera de influência também ela assinalável. Pior: mesmo sendo predominantes nos media, conseguem transmitir a retórica dos “oprimidos”, dos “injustiçados”, das “vítimas”, infiltrando-se qual doninha.

Daí que, para mim, e pegando novamente no argumento central deste texto, o declínio do SCP só favorecerá os lampiões. Uma luta a dois tende a empolar o baifica e não o porto.

Como alguém já disse o texto é ridiculo e sem nexo nenhum… Pessoalmente já me deparei com jogos entre Sporting e clube estrangeiros , os benfas dizem que torcem pelas equipas portuguesas mas estão desejosos que essas mesmas equipas marquem golos para gozar com os sportinguista. Podemos estar mal mas sabemos que podemos melhorar,o importante é ter força de vontade e ambição, qualquer clube tem momentos bons e maus e claro o nosso não é excecão e ainda por cima sendo dos 3 grandes o mais sério e idónio. Para mim amanhâ é :
Portugueses vamos apoiar portugal , vamos apoiar os nossos portugueses , força Hilário , força Paulo Ferreira. lol ( Qual das equipas tem mais jogadores portugueses).

Sem querer escalpelizar aqui o tema porque provavelmente alguem já tocou neste ponto com mais detalhe, mas quero dar uma achega pra contrariar o Winston e o Schism.

O Porto cidade sem os históricos clubes Salgueiros (destituído) e Boavista (despromovido) com 2 milhoes de habitantes na sua urbe e considerada a Capital do Norte, com um raio de 3 milhoes de pessoas, consegue atraves do seu clube porta-estandarte da cidade, ter no Cagão 480 mil adeptos este ano!!
Reparem estamos a falar de um clube bi-campeão e a uma semana de revalidar o titulo com 17 jogos em casa (15 campeonato + 2 taça da liga) a uma média de 28 mil adeptos, na ordem dos 53% de ocupação de estádio.

Um Sporting com a melhor classificação desta epoca, o 7º lugar, consegue meter em Alvalade em 16 jogos em casa (15 campeonato + 1 taça da liga) 410 mil adeptos, algo como 51% da lotação dos 50.049 lugares.

Não vejo onde é que o FCPorto beneficiou sem Salgueiros e Boavista nestes ultimos 10 anos, se consegue ter registos identicos a um Sporting na sua pior epoca.

Do mesmo modo imaginar que uma extinção do Porto levaria ao aumento da massa adepta do Sporting, porque os portistas sendo anti-benfiquistas iriam apoiar o rival de Lisboa. É tão ridiculo como achar que a extinção do histórico Sporting levaria ao aumento do numero de adeptos do FCP, muito menos do Benfica por razões geográficas se o que está em causa são as ideologias e as mentalidades de ambos os clubes!!

No meu facebook o texto ainda não apareceu, mas o vídeo das comemorações da vitória já, sendo que um dos comentários era: “unidos contra os poderes instalados no futebol” ::slight_smile: :o.
Pondo de lado o texto inicial, o que tenho visto por aqui é muita incompreensão. Há uma certa vivencia “ultra”, especialmente em Lisboa, que talvez por ser ultra pura e simplesmente não concebe que haja quem possa viver o Sportinguismo de outra forma, seja por razões geográficas, seja por qualquer outra razão pessoal.
A partir dai é um pequeno passo até começarem a rotular os “verdadeiros Sportinguistas” que fazem isto versus os falsos Sportinguistas que fazem aquilo (até já vi por ai a palavra sportingueses, esta sim verdadeiramente ofensiva, e que devia pura e simplesmente ser banida).
Ou seja, fazem exactamente aquilo de que acusam o autor do tópico, mas em sentido contrário…
Face a isto é muito fácil as posições extremarem-se…
Um das grandes forças do Sporting é a sua massa adepta, seja sócia ou adepta, seja de Lisboa ou do resto do pais, festeje ou não as derrotas do benfica. Se o Sporting fosse só os sócios de Lisboa já tinha acabado há muito, o Sporting é de Portugal.

Nota para o one_o_six : este texto não se dirige exclusivamente a ti, apenas te citei para aproveitar a boleia da referencia ao texto no facebook.

A palavra sportinguense foi utilizada por mim para definir o autor deste texto. Digo, repito e mantenho essa definição. Banida a palavra? Banidas deviam ser expressões que definem o clube de bairro como autor de uma época excepcional tanto interna como no plano europeu.
Porque, vendo bem, foi definida, por generalização, a vitória sobre o Sporting como “excepcional”.

Ah sim?!
Tendo em conta que a esmagadora maioria dos sócios do Sporting está concentrada no distrito de Lisboa e circundantes, é bem provável que seja mais o contrário que outra coisa mas tudo bem. São os “simpatizantes” que fazem do Sporting o que é :great:

Continuem a apostar na via do Regionalismo que vamos longe como clube…

:great:

É obvio que a maioria dos sócios se concentra em Lisboa, o acesso ao Estádio é mais fácil, acompanhar a vida do clube (modalidades etc) é mais fácil.

Mas menosprezar aqueles que seguem o clube aqui por cima sempre que podem, que fazem quilómetros para ir a lisboa ver modalidades e futebol, que se arrastam em núcleos para tentar seguir a vida do clube…é um tremendo erro.

Reduzam lá então o Sporting aos sócios de Lisboa…ficam com um clube bem pequeno. Farto destas sectorizações de merda.

:arrow:

Tinha abandonado este tópico, mas tenho que voltar aqui porque a estupidez neste tópico atinge um absurdo sem paralelo neste fórum.

No dia em que o Sporting forem só os sócios e apoiantes da região de Lisboa, então estará dado o primeiro passo para a efectivação do Sporting como o novo Belenenses.

Para quem ficou tão escandalizado com palavras, deveria ter um bocadinho mais de cuidado elas. Eu nunca disse que que os simpatizantes fazem do Sporting o que ele é, aliás nem sequer referi essa palavra, pois para mim existem Sportinguistas, e depois o resto.
E sabes o que é para mim ser Sportinguista?
Respondo-te com um exemplo: há alguns anos atrás, num Sporting - benfica (ganhámos 2-1, com um golo de Luis Loureiro :o), ao entrar entabulei conversa com um senhor que estava atrás de mim na fila. Era do Açores, não era sócio mas todos os anos fazia questão de ir ver um Jogo a Alvalade, de preferência com o benfica ou porto. Entre viagens, estadia e bilhete, a brincadeira ficava-lhe acima dos 500 euros, dinheiro que lhe fazia muita falta, pois era obviamente de origens humildes e a mulher até tinha estado desempregada (apenas tinha arranjado trabalho há 1 mês atrás). No entanto, era o dinheiro mais bem empregue da vida dele, dizia ele com um sorriso nos lábios! Se isto não é ser Sportinguista, não sei o que será.
Mas se calhar para alguns, como não anda a dar nem a levar na tromba de benfiquistas e portistas, nem vai aos jogos todos, já é um adepto de 2ª. Porque não é sócio, nem de Lisboa…

Não é menosprezar, é simplesmente constactar um facto.

@ Kimba,

Já que esta discussão surge na sequência do direito de alguém opinar sobre o sportinguismo dos outros, então digo-te que na minha opinião esse dinheiro todo era melhor empregue se fosse simplesmente entregue ao clube em quotas mensais do que gasto em passagens, estadia e bilhete para ver os jogos grandes em Alvalade.

Essa conversa de adeptos e/ou sócios fora de Lisboa, espalhados por todo o Portugal e no Mundo, faz-me recordar umas palavras do Rui Oliveira e Costa que para cima de Leiria já não havia Sportinguistas. Brilhante este nível de raciocínio.

Talvez esteja também convencido que foram todos esfaqueados nas Antas porque alguém lhe contou…

E não é que não os haja mas tendo em conta o panorama real do Clube, e não o vosso ideal romântico de quem o vive à distância, é um facto que são residuais os sócios do Sporting para cima de Leiria

O resto é :boohoo:

Pois, porque só eu é que me referi a situações que se passaram naquele estádio neste tópico ou em outros mas essas não deves ter visto, isto devia andar tudo a sonhar na altura, mas claro e como sempre muito gosta o Sporting de ter acordos com os tripeiros e depois é se comido como sempre, já na altura era assim entre claques.

Nas últimas eleições o número de sócios pagantes fora de Lisboa não era assim um valor tão residual, o que é um valor residual é o número de sócios pagantes em Lisboa.

Sim, nisso tens razão. Não foste o único a sonhar

Um pouco desviante, mas o Sporting é transversal a todos os sectores de extractos sociais e é espalhado por todos os cantos do Mundo.

Por mim, estejam em Lisboa, no Porto, Arrentela, Vila Real de Santo Antonio. Melgaço/Monção, Madeira e Açores deviam ser Sócios e se o Sporting tivesse a jogar na sua região deviam ir ver o clube, em qualquer modalidade.

Já uma vez o King James ficou insultado por que escrevi que gostava que o FC Porco fosse campeão porque aqui era um silêncio e eram meia duzia a festejarem na aldeia (era uma figura de expressão) até porque o FC Porco não tem a dimensão nacional do Sporting e já agora do Carnide.