UEFA Youth League 24/25 | 16-avos de Final | Sporting CP vs AS Monaco [12/02 | 13h]

Gabriel Silva: “Sabemos o que temos de fazer e estamos confiantes”

Por Sporting CP
11 Fev, 2025

Futebol Formação

16-avos-de-final da UEFA Youth League jogam-se nesta quarta-feira

Gabriel Silva foi o jogador escolhido para fazer a antevisão do encontro, desta quarta-feira, que vai colocar frente-a-frente o Sporting CP e a AS Monaco em jogo dos 16 avos-de-final da UEFA Youth League.

Tal como o técnico João Pereira, o avançado Leonino disse que não será um jogo fácil, mas deu conta da confiança da equipa verde e branca que na fase de liga ficou em segundo lugar e, por isso, beneficia do factor casa nesta eliminatória jogada a apenas uma mão.

“Sabemos aquilo que temos de fazer dentro de campo, estamos confiantes com o que temos feito e estamos bastante motivados para este jogo. A AS Monaco é uma equipa complicada, que na fase de liga venceu o SL Benfica e o FC Barcelona, mas entraremos com o nosso objectivo bem claro, que é vencer”, começou por dizer o jovem jogador Leonino, atirando: “Estamos tranquilos com o que temos de fazer lá dentro e queremos dar mais um passo em frente nesta competição”.

Gabriel Silva é, até ao momento, um dos jogadores do Sporting CP com mais minutos nesta edição da UEFA Youth League, sendo ainda o melhor marcador. Em seis jogos da fase de liga, o avançado apontou quatro golos e fez duas assistências e, naturalmente, fica satisfeito com isso, mas disse pensar mais no colectivo.

“O mais importante é a equipa e ajudar a equipa, mostrar o que é o Sporting CP e ganhar. Quem marca ou quem assiste é irrelevante, todos nós queremos é ganhar e seguir em frente”, disse, afirmando ainda: “Eu estou muito grato por poder jogar na UEFA Youth League. É uma grande competição, é uma prova importante na nossa idade, tem uma visibilidade diferente da do campeonato e para nós é muito bom jogar contra outras equipas de nível mundial”.

Nesse sentido, o avançado disse que “é preciso desfrutar” da prova e abordou os objectivos Leoninos: “Embora tenhamos muita qualidade e saibamos o que fazer, sabemos que é uma competição muito difícil e por isso o melhor é focarmo-nos jogo a jogo. De nada valerá o que fizemos para trás se não ganharmos amanhã e também não seguiremos em frente se não vencermos”.

Na antevisão à partida, Gabriel Silva apelou ainda ao apoio dos Sportinguistas no Estádio Aurélio Pereira, dizendo que “é muito importante contar com o apoio de toda a gente”. “Ficaremos muito contentes se pudermos ter aqui muitos adeptos”, referiu.

oão Pereira: “Temos de ser uma equipa com muita ambição e muita atitude”

Por Sporting CP
11 Fev, 2025

Futebol Formação

Sporting CP recebe a AS Monaco nesta quarta-feira (13h00)

A equipa da Youth League do Sporting Clube de Portugal joga, nesta quarta-feira, os 16 avos-de-final da prova frente à AS Monaco. A eliminatória, jogada a apenas uma mão, vai disputar-se às 13h00 no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.

Os Leões jogam em casa por terem ficado em segundo lugar na fase de liga da UEFA Youth League e recebem o 22.º classificado. Ainda assim, João Pereira não espera que seja um jogo fácil até porque “tudo o que está para trás já não conta”.

“Temos de ser uma equipa com muita ambição, com muita atitude e com o objectivo de, no mínimo, fazer aquilo que o Sporting CP fez há duas épocas, que foi chegar às meias-finais. Para isso, temos de começar por ganhar este jogo, e sabemos que temos de ir jogo a jogo, não valorizando a classificação na fase de liga. Tudo o que está para trás já não conta, temos de respeitar muito este adversário, que sabemos que nos vai criar alguns problemas, e saber aquilo que temos de fazer”, começou por dizer o técnico Leonino, acrescentando: “Tivemos muito tempo para analisar o adversário, preparámos o jogo muito bem e estamos preparados. Sabemos com o que contar se eles não mudarem muito a equipa e estamos alertados para os bons jogadores que eles têm, alguns deles que vão regularmente à equipa principal, mas nós somos o Sporting CP, jogamos em casa e só pensamos em vencer”.

Ao contrário do habitual, só haverá então um jogo para decidir quem segue em frente na UEFA Youth League, por isso João Pereira admitiu que os Leões treinaram as grandes penalidades, sublinhando que a formação Leonina está preparada para decidir tudo em apenas uma oportunidade.

“São as regras da competição e nós temos de nos adaptar a elas. Poderia ser bom haver dois jogos, como poderia não ser. Felizmente, e mérito nosso, jogamos em casa, vamos poder contar com o apoio do nosso público, jogaremos num campo que conhecemos bem e não teremos o desgaste das viagens. Só estivemos mais condicionados porque a equipa B jogou na sexta-feira e os sub-19 no sábado nos Açores, e isso fez com que alguns jogadores só hoje estivessem completamente recuperados, mas estamos preparados para o jogo de amanhã”, referiu o treinador verde e branco, dizendo ainda que estes são os jogos que os jogadores mais gostam de jogar: “É aquele tipo de jogos em que não precisamos de os motivar”.

“A UEFA Youth League é uma das maiores montras do futebol na idade deles e, por isso, eles não precisam que os motivemos. Motivam-se por eles próprios e isso viu-se nos últimos dias de trabalho. Estão todos muito focados, muito ligados, muito atentos àquilo que lhes fomos passando e para muitos deles é quase como se fosse o jogo de uma vida. Todos querem passar aos oitavos-de-final e continuar nesta grande prova, que lhes permitirá continuar a ter jogos mais competitivos e a possibilidade de fazer história”, justificou João Pereira, afirmando que, ainda assim, para isso é preciso os jogadores estarem “muito atentos” a tudo e continuarem o bom caminho que fizeram até aqui e que lhes permitiu também fechar a fase de liga com a defesa menos batida – apenas três golos: “Tenho dito muito isso aos jogadores: quem não sofre golos está sempre mais perto ganhar. Esse registo também já faz parte do passado, amanhã recomeça tudo e aquilo que quero é que continuemos a manter a nossa baliza a zeros”.

Na antevisão a esta partida, João Pereira não deu novidades sobre a convocatória, sublinhando apenas que vai sempre a jogo “quem apresenta um melhor nível, melhor rendimento e quem treina melhor” e disse esperar com o apoio dos Sportinguistas na bancada: “Como disse, neste jogos os jogadores não precisam de motivação extra, mas a verdade é que com adeptos na bancada eles ficam ainda mais motivados. O barulho, o sentirem tantas pessoas na bancada, ajuda sempre. Além disso, e por ser num dia de semana, à hora de almoço e em Alcochete, percebem que se as pessoas ali estão é porque acreditam neles e eles, naturalmente, querem sempre retribuir e agradecer o apoio com uma vitória”.

M. Gouveia
Felicíssimo, Taibo, ?
D. Costa, ?
Arreiol, Mendonça
Momade, Flávio
Gabriel Silva

Se o de 2025 que não está acima, dos que joga, for o Afonso Moreira, tem de entrar um central de 2006 (Lee, Mota). Se for o Miguel Alves, pode entrar o Denilson para o corredor esquerdo.

Ia assim:

Gouveia
Edu, Taibo, Lee
Dani, Arreiol, Mendonça, Deni
Flávio, Gabi, Afonso

Isto assumindo que o Afonso está convocado. Se não lá terá que ser o Momade…

Daniel Costa lesionado. Deve jogar o Blopa. Surpreendente seria jogar o Diarra, está convocado.

Rayhan Momade começa de início… Esperava ver o Denilson pela direita e o Afonso na frente.

Golooooooooo 1-0 Gabi

Gabrieeeeel!!! MATADOR!!

1-0

1 Curtiu

Boa entrada crl, vamos Sporting :nigeria::lion:

Grande Gabi!

O Arreiol tem merda na cabeça, só pode.

Jogadores do Mónaco sao altissimos

Central com quase 2 metros😂

Vamos, rapazes!! :clap:

Golooooo

Golooooooo

Que jogada miudos

Está o bananas a ver o jogo na bancada.
A ver se não dá azar.

1 Curtiu

Está a dar onde? Sporting tv?

A calma do Flávio na finalização, que jogada.

1 Curtiu