UEFA Nations League: nova competição

Abro este tópico para comentários referentes a esta nova competição criada pela UEFA, para substituir os jogos amigáveis.

A mim parece-me muitíssimo boa ideia. Teremos mais futebol realmente atrativo entre seleções, uma competição praticamente todos os anos, e permitiremos dar uma oportunidade a seleções bem fracas ( liga C e D ).

Publicado: Sexta-feira, 5 de Dezembro de 2014, 13.15CET
A Qualificação Europeia para o UEFA EURO 2020 começará em Março de 2019.

:thinking:

O link vai dar a isso ?

O link vai dar à página certa, tá tudo bom.

Não gosto. Vem banalizar os jogos entre as grandes selecções europeias. O que seria se metade do campeonato do Sporting fosse jogar derbies com o benfica? Certamente que não teriam o mesmo impacto.

Os amigáveis também servem para relaxar um bocado. Se Portugal jogar contra a Suécia eu estou-me bem a cagar para quem ganha, já se for contra a Inglaterra, ou a França, fico bem mais tenso. E claro, os jogadores também não vão ter o mesmo índice competitivo em amigáveis contra equipas do plano médio/baixo do que aquele que terão de ter em jogos contra países de top. Mais fadiga, mais pressão, condições propícias a haver mais lesões…

E os amigáveis sempre servem para fazer umas experiências. Se isto por para levar a sério vão jogar os mesmos de sempre, os que já dão garantias ao seleccionador, o que faz com que haja menos oportunidades para um jogador se mostrar e poder conquistar o seu espaço.

Espero que as selecções de top não levem isto muito a sério e que seja competição parar morrer depressa. Foi obviamente criada a pensar no dinheiro e em ajudar esses países de 3º mundo do futebol europeu a qualificar-se para fases finais do Euro. Mais uns votos no Plati… Infantino e no esloveno que ele meteu lá.

Isto vai qualificar poucas seleções para o Euro. A qualificação normal mantém-se.

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk

Isso não era aquela competição do FM? Ahahah

Eu gosto do formato desta competição, pois vai eliminar o necessidade dos amigáveis inúteis e permitir que nações mais pequenas tenham maior possibilidade de chegar ao euro. É claro que no entanto isto tem também coisas negativas, como o aumentar possibilidade de lesões por parte dos jogadores.
Não podemos estar a protestar que “selecções de 3º Mundo” cheguem às grandes competições, pois esse tipo de mentalidade é o que ameaça a criação da tal “superliga europeia” que, a acontecer, vai destruir o futebol em 95% dos países da Europa, onde se inclui Portugal nesse grupo.

Pois era, bem lembrado :lol:

Amigáveis são uma seca…

Aprovado. UEFA avança com a Liga das Nações

20 set, 2017 - 19:47

Modelo, que entra em acção já a partir do próximo ano, promoverá várias alterações. Saiba quais.

A UEFA aprovou, de forma oficial, esta quarta-feira, o formato e introdução da Liga das Nações, uma competição que irá arrancar a 6 de Setembro do próximo ano. No fundo, trata-se de uma Liga dos Campeões de selecções, que irá promover alterações significativas ao calendário europeu de futebol.

As 55 nações-membro da UEFA serão divididas em quatro ligas. As 12 mais bem classificadas no “ranking” de selecções UEFA em Outubro (Portugal é uma delas) ficarão no grupo A, as 12 seguintes irão para o B, as 15 seguintes para o C e as restantes 16 para o D.

Ora, as ligas A e B serão depois divididas em quatro grupos de três equipas cada, realizando jogos entre Setembro e Novembro de 2018.

Os vencedores de cada grupo avançam para a fase final da Liga das Nações da UEFA, a ter lugar em Junho de 2019, com duas meias-finais, jogo de terceiro e quarto lugares e final. O país anfitrião será definido em Dezembro de 2018.

Por outro lado, os vencedores dos grupos B, C e D subirão à liga acima, ao passo que os últimos de cada grupo das ligas A, B e C serão despromovidos.

Nesta competição, o sorteio está marcado para 24 de Janeiro, em Lausanne, na Suíça.

Euro 2020 com modificações

Só por si, esta Liga das Nações já implica mudanças consideráveis, seja ao nível de calendário e do próprio desgaste físico dos jogadores.

Mas há mais: a fase de qualificação para o Euro 2020, a ser disputado em 13 países diferentes, começará somente em Março do ano seguinte a uma grande competição de selecções (neste caso, o Mundial 2018) e não em Setembro, como é tradicional.

No caso de um dos vencedores dos grupos da Liga das Nações já tiver assegurado lugar no campeonato da Europa de 2020 através do apuramento, então essa vaga será atribuída à equipa que terminou na segunda posição e assim sucessivamente.

RR

PROVA COMEÇA EM SETEMBRO DE 2018 Estão definidas as divisões da Liga das Nações e Portugal está no topo

O futebol de seleções na Europa terá em setembro de 2018 uma nova competição. Vai entrar em vigor a Liga das Nações, uma prova que se vai jogar entre todas as seleções da Europa e que vai promover os confrontos mais equilibrados.

Pode consultar aqui todos os contornos da Liga das Nações que terá o seu sorteio a 24 de janeiro de 2018.

Depois do final da Fase Europeia do Apuramento para o Campeonato do Mundo ficaram conhecidas as divisões da prova e Portugal está na Divisão A. Nota para o facto de as equipas das divisões jogarem entre si.

Conheça as quatro divisões da prova:

Divisão A:

Alemanha, Portugal, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Suíça, Itália, Polónia, Islândia, Croácia e Holanda.

Divisão B:

Áustria, País de Gales, Rússia, Eslováquia, Suécia, Ucrânia, Irlanda, Bósnia, Irlanda do Norte, Dinamarca, República Checa e Turquia.

Divisão C:

Hungria, Roménia, Escócia, Eslovénia, Grécia, Sérvia, Albânia, Noruega, Montenegro, Israel, Bulgária, Finlândia, Chipre, Estónia e Lituânia

Divisão D:

Azerbaijão, Macedónia, Bielorrússia, Geórgia, Arménia, Letónia, Ilhas Faroé, Luxemburgo, Cazaquistão, Moldávia, Liechtenstein, Malta, Andorra, Kosovo, San Marino e Gibraltar

Zerozero

Foram sorteados os grupos disto, hoje. Ficámos com Itália e Polónia.

Ainda não percebo bem como isto funciona, acho que só quando começar a “rolar” é que vou perceber, mas pronto, analisando os adversários, creio que podemos ganhar o nosso grupo. :mais:

a italia n ta em forma mas a polonia acho que ganhou todos os jogos no apuramento para o mundial nao foi?

Isto é tipo a taça intertoto das selecções.

Grupo com equipas muito aborrecidas.

Basicamente em vez de disputarmos amigáveis vamos jogar duas vezes com a Itália e outras duas com a Polónia. Não acho mal, não acho é que faça sentido jogar duas vezes com cada um.

Mas vão continuar a existir amigáveis, anulam-se os amigáveis dos últimos meses do ano mas não os dos primeiros seis meses - a fase final da prova é só um Junho.

Em anos em que haja Europeus e Mundiais não poderá ser assim.

[center]x.com

https://twitter.com/_Goalpoint/status/1037444515408355329[/center]

[center]

[/center]

[center]x.com

https://twitter.com/playmaker_PT/status/1038019829507260416[/center]

[center]x.com

https://twitter.com/_Goalpoint/status/1038166658521739266[/center]

Que estranho ver uma seleção espanhola sem Iniesta e David Silva. :‘( :’( :‘( :’(