O organismo que tutela o futebol europeu pediu ao clube que remova ou tape as imagens de cariz violento que estão nos corredores de acesso aos balneários das equipas visitantes em Alvalade nos jogos europeus.
O gabinete de imprensa da UEFA explicou nesta terça-feira ao PÚBLICO, por escrito, que foi enviado ao Sporting um pedido no sentido de o clube remover ou cobrir as imagens que decoram os corredores dos balneários em Alvalade, nos jogos das competições europeias. O próximo encontro “europeu” em Alvalade cumpre-se a 23 de Fevereiro, diante do Legia Varsóvia, relativo aos 16 avos-de-final da Liga Europa.
“A decisão foi tomada pela direcção da UEFA e o clube foi informado ontem por carta. As imagens contrariam os valores de respeito e tolerância que a UEFA promove. A UEFA tem uma política de tolerância zero em relação à violência e as imagens mostram, no mínimo, uma posição ambígua quanto à violência provocada por adeptos”, pode ler-se no esclarecimento do organismo que tutela o futebol europeu.
Na reacção à notícia divulgada pelo PÚBLICO na sexta-feira, o Sporting afirmou que as imagens em causa tinham sido aprovadas e elogiadas tanto pela Liga como pela UEFA. “Cumpre dizer que no início da época, aquando das vistorias efectuadas, quer pela Liga de Clubes quer pela UEFA, não só foram aprovadas como foram elogiadas as novas imagens dos corredores dos balneários”, podia ler-se no comunicado do clube de Alvalade.
Nesse mesmo dia, contudo, quer a Liga de Clubes, quer a UEFA, rebateram esta argumentação, informando que não tinham aprovado a colocação das fotografias, sendo que a UEFA vem agora esclarecer a sua posição por escrito.
Contactado nesta terça-feira pelo PÚBLICO, o director de comunicação do Sporting não quis prestar declarações sobre o pedido da UEFA.
As imagens em causa, colocadas no corredor de acesso aos balneários da equipa visitante, no Estádio de Alvalade, retratam adeptos das claques em poses agressivas, desafiando os seguranças. Outros de cara tapada e com tochas na mão, e ainda poses que sugerem uma saudação fascista ou tatuagens com a cruz de ferro, um símbolo que, não sendo exclusivo do nazismo, está muito associado a movimentos da extrema-direita
O organismo que tutela o futebol europeu pediu ao clube que remova ou tape as imagens de cariz violento que estão nos corredores de acesso aos balneários das equipas visitantes em Alvalade nos jogos europeus.
O gabinete de imprensa da UEFA explicou nesta terça-feira ao PÚBLICO, por escrito, que foi enviado ao Sporting um pedido no sentido de o clube remover ou cobrir as imagens que decoram os corredores dos balneários em Alvalade, nos jogos das competições europeias. O próximo encontro “europeu” em Alvalade cumpre-se a 23 de Fevereiro, diante do Legia Varsóvia, relativo aos 16 avos-de-final da Liga Europa.
“A decisão foi tomada pela direcção da UEFA e o clube foi informado ontem por carta. As imagens contrariam os valores de respeito e tolerância que a UEFA promove. A UEFA tem uma política de tolerância zero em relação à violência e as imagens mostram, no mínimo, uma posição ambígua quanto à violência provocada por adeptos”, pode ler-se no esclarecimento do organismo que tutela o futebol europeu.
Na reacção à notícia divulgada pelo PÚBLICO na sexta-feira, o Sporting afirmou que as imagens em causa tinham sido aprovadas e elogiadas tanto pela Liga como pela UEFA. “Cumpre dizer que no início da época, aquando das vistorias efectuadas, quer pela Liga de Clubes quer pela UEFA, não só foram aprovadas como foram elogiadas as novas imagens dos corredores dos balneários”, podia ler-se no comunicado do clube de Alvalade.
Nesse mesmo dia, contudo, quer a Liga de Clubes, quer a UEFA, rebateram esta argumentação, informando que não tinham aprovado a colocação das fotografias, sendo que a UEFA vem agora esclarecer a sua posição por escrito.
Contactado nesta terça-feira pelo PÚBLICO, o director de comunicação do Sporting não quis prestar declarações sobre o pedido da UEFA.
As imagens em causa, colocadas no corredor de acesso aos balneários da equipa visitante, no Estádio de Alvalade, retratam adeptos das claques em poses agressivas, desafiando os seguranças. Outros de cara tapada e com tochas na mão, e ainda poses que sugerem uma saudação fascista ou tatuagens com a cruz de ferro, um símbolo que, não sendo exclusivo do nazismo, está muito associado a movimentos da extrema-direita
A Uefa continua a ser uma tristeza, mas o Sporting nao pode emitir um comunicado daqueles e de repente aquilo ser tudo ficção
Apurem-se responsabilidades !!!
Desculpa, mas estavas à espera que a UEFA fizesse o quê especificamente?
Creio que é óbvio que algumas (não faço ideia quantas) das imagens são “um bocadinho” à margem das regras que a UEFA apregoa, ou não?
Não se ralaram muito, ok. Mas quando se levanta uma questão pública (com queixa ou sem queixa directa à UEFA), querias que fizessem o quê? Que subvertessem as regras, só porque é o Sporting?
Eu sei que eles o fazem com outros clubes e nações, mas deixa-me que te diga que o meu Sporting não aceita caridades, nem subornos de qualquer espécie de ninguém!
E se alguns se queixam desse tipo de tratamentos “oferecidos” por alguns organismos a alguns clubes e nações, que tenham tomates e não amochem quando lhes toca a eles.
A minha questão é a que coloquei no tópico do nosso presidente:
Até quando as nossas direções (não é e não foi só esta) nos deixam de envergonhar?
Haja um mínimo de competência. Então em questões deste tipo (admnistrativo/marketing/comunicação) é uma coisa ultrajante mesmo. Neste tipo de questões “a bola tem que entrar sempre”, não há cá postes…
Eu quero que a Uefa se preocupe com a violencia de facto e nao com mariquices.
Na minha opiniao e daquilo que vi , nao me parece que aquelas imagens aqueçam ou arrefeçam no que diz respeito á violencia.
E além disso a Uefa está longe de ser um organismo confiavel…
Isto é uma parte da coisa.
A outra parte é que o Sporting nao pode estar sujeito a estas situações.
Nao se pode emitir um comunicado com aquele teor que acaba agora por parecer ficção.
Nesse sentido que se apurem responsabilidades.
O grave de tudo para mim não se a UEFA está com mariquices ou não, mas o facto de nós termos afirmado que não havia problemas que estava tudo aprovado por Liga e UEFA e afinal não. Perfeitamente desnecessária esta situação, pelo menos a parte do Sporting passar por mentiroso.
Pronto o filme é este, o publico publica as imagens e levanta a polémica…
O Sporting nega o acesso do jornal a Alvalade e á academia…
Em forma de represália o publico comunica á uefa as mesmas imagens…
E a uefa manda retirar o cartaz…
Resumindo: É deixar os jornaleiros do publico entrar, dar-lhes umas pingas valentes e vão ver que são eles próprios que não querem voltar a Alvalade!!!
A Uefa que vá visitar os balneários todos, ainda ontem o tripas disse que foi ao balneário da equipa adversaria no estádio do dragão e tinha lá imagens da claque dos corruptos isto tem de ser investigado também.
O Sporting que marque uma posição forte ou somos sempre os mesmos anjinhos.
É exactamente o que eu acho, se a UEFA é atrasada ou não, nós é que nunca nos deviamos ter metido a dizer que já tinham sido autorizadas as imagens pela UEFA… é uma mentira, dentro do género de mentiras que esta direcção e algumas das suas pessoas me habituaram durante a campanha para a presidência e anos anteriores.