UEFA Europa League 2025/2026

Como é que este artista continua por aqui a trollar a malta?

Isso já não existe há uns anos valentes.

Estás na Liga dos Campeões? Passas (via acesso direto aos oitavos de final [primeiros 8 classificados] ou play-off [16 avos de final]), ou acabam as competições europeias se ficares em 25.º, por exemplo. O mesmo é verdade para a Liga Europa.

Para a Liga Conferência, não há nada abaixo. São menos 2 jornadas, ou seja, 6. Novamente, acesso direto aos oitavos de final via primeiros 8 classificados ou play-off (16 avos de final), ou fim das competições europeias.

Nunca fui a favor disso e sei que o Sporting chegou várias vezes a ir da Liga dos Campeões para a Liga Europa/Taça UEFA, mas não fazia muito sentido. Começar em uma competição e acabar noutra.

O Guimarães esteve o ano passado na Liga Conferência e fez uma excelente classificação graças ao Rui Borges, mas caiu nos oitavos. Portanto, as coisas não são bem assim.

Na jornada de hoje todas as equipas belgas e holandesas perderam. Maravilha para o coeficiente!

Sim, os holandeses estão muito fraquinhos este ano tirando o habitual PSV.

O AZ Alkmar ganhou

Não sei se isto já está atualizado com os resultados de hoje, provavelmente não. Mas supondo que está, com eles a perderem a melhor época das últimas 5, caindo para 7 e nós subindo para 6, teriamos mais 1 equipa nas competições europeias ou ficariamos na mesma com 5 e só alterava a eliminatória em que as mesmas entrassem?

Sim, mas isso não foi na Europa League. Eu estava a falar da Europa, apenas.

Na conference houve uma vitória holandesa, de facto.

1 Curtiu

A Bélgica vai passar para a frente Portugal mantém.

A diferença entre o 6° e o 7°, o 6° tem 2+1 na champions o 7° tem 1+1

Supondo que Porto e Braga passando na EL (e nós também) e as 3 equipas Belgas arrumarem, teriamos que obrigatóriamente fazer mais que? 6. para passar?

Tinhas de fazer um resto de época quase perfeito

Para termos mais equipas na conference a pontuar para os 3 primeiros irem à champions

As nossas equipas conference lixam-nos o coeficiente. Vão lá 2 ou 4 jogos playoff e ficam pelo caminho.

Mais isto é sempre o mesmo loop. Agora a Bélgica vai levar mais uma equipa e vão sofrer por causa disso, pq vão pontuar menos. Enquanto não formos consistentes na Conference, não vamos sair deste ciclo. Pq regra geral, nas outras provas temos sempre prestações consistentes.

1 Curtiu

Nem reparei que a posição na fase liga dá pontos para o ranking. Ainda é possível passar para 6º (1p de atraso)

O problema é de só ter 4 equipas a pontuar. Os holandeses subiram porque andavam na boa na conferencia.

Para nos não faz diferença.

É normal que não consigamos ter prestações consistentes na Conference. As prestações na Conference são um reflexo da consistência (ou falta dela) do campeonato português. Para conseguir ter uma boa prestação na Conference seria importante que a equipa portuguesa que lá chegasse fosse um crónico candidato aos lugares europeus.

Quando teve lá o Vitória SC, a coisa correu menos mal. Eventualmente, com um Famalicão, a coisa também poderá correr menos mal. O Santa Clara na temporada passada consegue um 5.º lugar. Este ano está em quê? 11.º?

Falta estrutura competitiva e vontade potencial em fazer boa figura europeia. Isso acaba por ter reflexos nos resultados. O Braga acaba por ser um bom exemplo disso. É um clube que tem vindo a fixar-se como o 4.º classificado na Liga e, em simultâneo, tem melhorado substancialmente nas prestações europeias.

1 Curtiu

O problema aqui é uma vitória na Champions no Bernabéu valer tantos pontos como uma na Conference contra um clube de Gibraltar. Para ingleses ou espanhois é igual, a realidade é que o país mais afectado por isso é Portugal que dos 3 a competir pelo 6° lugar é o mais bem preparado para fazer boas campanhas na Champions mas o menos equilibrado para as 3 competições.

Relembrar que o Feyenoord jogou a conference e creio que o Brugges também. Em Portugal nenhum dos 3 grandes a jogou, nem sequer o Braga

3 Curtiram

Acho que isso foi corrigido no ano passado, que as vitórias na liga dos campeões valem mais que na liga europa e por sua vez na conferência.

Agora não sei se estou a confundir com ranking do clube ou do país.

Portugal vai consegui bastantes pontos de bónus de os tripeiros e o Braga ficarem nos 8 primeiros lugares. Só em bónus do nosso clube e dos dois vamos receber 3 a 4 pontos só em bónus.

E depois querem que o terceiro vá parar a liga Europa para fazer pontos , porque na champions fará supostamente menos pontos.

Não vi nada sobre isso, duvido muito