UEFA Europa League 2023/2024

Tópico para discutir a Liga Europa

nem de propósito, estamos dependentes do dinamo de zagreb e do Rangers passem à fase de grupos para ficar no pote 1 certo?
O Zagreb joga amanhã com o Astana o Rangers acho que foi hoje o sorteio e apanham o genk ou o servette. Não sei se ainda estamos também dependentes do ajax

dos 2 jogos que nos interessam o Zagreb espetou 4 no astana, e o servette e o genk empataram a 1 (Rangers)

1 Curtiu

Alguém consegue fazer ponto de situação aqui?
Quais são, de facto, os jogos que nos interessam e, mais importante, que equipas terão forçosamente de ser bem sucedidas para garantir a presença do Sporting no Pote 1?

Dinamo Zagreb V AEK
Rangers v Servette

1 Curtiu

Eu acho que é isto (aceito de braços abertos alguma correção):

Há 6 equipas neste momento, já confirmadas na Liga Europa com melhor coeficiente que o nosso Sporting.

Sobram 2 vagas no Pote 1. Das muitas equipas que ainda podem cair na Liga Europa, existem 3 com melhor coeficiente que nós.
→ Dínamo Zagreb (Playoff Champions)
→ Rangers (Playoff Champions)
→ Ajax (Playoff Liga Europa)

Ou seja, o objetivo é Rangers e Zagreb passarem à fase de grupo de Champions e assim não caírem na Liga Europa.
Ajax não passar o seu playoff de acesso à Liga Europa e cair na Conference.

Resumindo cenários que nos fazem ir ao Pote 1:

• Zagreb e Rangers passarem à fase de grupos da Champions;
  • Zagreb passar à fase de grupos da Champions e Ajax falhar acesso à Liga Europa;
  • Rangers passar à fase de grupos da Champions e Ajax falhar acesso à Liga Europa;
  • Zagreb e Rangers passarem à fase de grupos da Champions e Ajax falhar acesso à Liga Europa.

7 Curtiram

O ano do título f*de-nos tanto… 33° é lamentável.

De qualquer forma, Ajax dificilmente cai para a Conference.
E também não estou a ver o Dínamo e o Rangers a conseguirem ambos ir para a UCL, mas vamos ver. Nesta eliminatória são ambos favoritos.

2 Curtiram

Olha que não sei se o Dínamo passa tão facilmente, o Rangers, acredito que passe. Para nós é bo que passem os 2, porque o Ajax deve apanhar uma equipa de pedreiros ou mineiros lá das ilhas faroé ou qq coisa do género

um dos jogos que nos interessa

Portanto, supostamente no sábado já sabemos se entramos no pote 1 ou não?

Não sei, mas provaveelmente ainda não, só na proxima fase

Update.

Rangers passou à próxima fase. Eliminou o Servette. Vai agora jogar a última eliminatória contra o PSV. Vai ser equilibrado, mas há ligeiro favoritismo para os holandeses.

Devido ao adiamento da primeira mão, o Dínamo Zagreb x AEK Atenas tem ainda um jogo por realizar, mas os gregos foram ganhar 2-1 à capital croata. (Edit) Más notícias, pois jogando agora em casa têm o apuramento encaminhado o que significa que o Dínamo desce à Liga Europa e nos complica as contas para ficar no pote 1.
Caso o Dínamo consiga dar a volta jogará contra o Antuérpia (o campeão belga) a última eliminatória.

Já o Ajax, que está nas eliminatórias da Liga Europa, só entra em ação na próxima semana. Os holandeses ficaram a conhecer se irão jogar contra os campeões Cazaques (Astana) ou campeões Búlgaros (Ludogorets) esta quinta feira. A equipa cazaque ganhou 2-1 em casa e agora será reciba pelos búlgaros que procuram dar a volta à eliminatória.

A vitória do AEK em Zagreb foi má notícia para nós, e não boa como dizes.
Esperemos que, em Atenas, o Dínamo consiga dar a volta ao 1-2 que leva.

Não sonhemos demasiado pois é muito improvável que não fiquemos no pote 2.
Mas haja esperança…

Tens razão, confundi-me!

Este teu cenário para ficarmos no pote 1, também não será necessário.
Se Zagreb e Rangers passarem, o Ajax também poderá passar.
Ficaríamos nós e o Ajax no pote 1.

Sim, foi um pouco repetitivo, mas não deixa de ser verdade :grin:

há 2 vagas para quatro equipas
Nós (caso 2 dos debaixo se qualifiquem)
Ajax (caso se qualifique tem de passar os 2 à UCL)
Rangers (caso não se qualifiquem UCL)
Zagreb (caso não se qualifiquem UCL)

Comentar é sempre bem mais fácil do que fazer.
Muito obrigado pelo teu bom trabalho que o Sniper1906 acabou de resumir.

bom, bom, era o ajax ir de vela e esperar que 1 dos 2 se qualifique para a UCL.
Não sei é se caem para a conference ou ficam sem Europa, a 2ª hipótese era ouro.