Atençao q no ranking de pontos acumulados na Taça das Taças e Taça UEFA/Liga Europa nós estamos numa posição muito decente, a nível de Champions é q é deprimente para ser simpático.
Já rectifiquei, sim 2-0 contra o Ajax
Nós fomos a várias Meias Finais e 2 Finais da Taça Uefa e da Taça das Taças ainda assim. Só foste uma vez aos Quartos de Final da TCCE em 83, querias milagres?
Acho que somos o clube com mais jogos na Liga Europa/Taça Uefa, deprimente foi não termos ganho nenhuma.
Meias finais fomos em 73/74, 89/90 contra o Inter e em 11/12 contra o Bilbao ().
Uma coisa é certa,apesar da taça não ter grande expressão e de o treinador estar mais que ultrapassado,ainda estiveram boas equipas a disputar a competição (algumas delas favoritas a ganhar uma Liga Europa por exemplo),e a Roma com um dos piores plantéis que me lembro ganhou esta merda.
Algum mérito teve que ter (e muita sorte ).
E eu abomino a entourage tuga que por lá anda,mas é um bocado como o Sporting do Varandas,no final o clube é que importa.
A TVT tem uma história riquíssima, que não merece ser desconsiderada. Todos os clubes queriam vencer aquele troféu, aliás os orcs ainda hoje não choram aquela eliminação da meia final da TVT em 94, depois de terem eliminado o Leverkusen ou lá quem foi por 4-4 na Alemanha?
O Clube mais vencedor da TVT é o Barcelona com 4 troféus.
Grandes finais.
Acho que a intenção da UEFA era essa mas o que acontecia era que os finalistas das taças domésticas algumas vezes eram equipas fracas tornado a Taça das Taças pouco apelativas.
Tirado da Wikipedia:
[> História
Era disputada entre os vencedores das taças de cada país. O vencedor desta competição disputava com o campeão da Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões o título da Supertaça Europeia/Supertaça da UEFA.
A taça é uma das muitas competições inter-clubes da Europa, que têm sido organizadas pela UEFA. A primeira competição foi realizada na temporada 1960-61 - mas não reconhecida pelo organismo responsável pelo futebol europeu Até dois anos mais tarde.[1] O torneio foi após o que foi absorvido pela Taça UEFA última realizada em 1998-1999.[1]
Na prática tinha muitas vezes representantes nacionais menos conhecidos, que haviam sido surpresa na taça nacional do seu país. Ainda assim, foi, em teoria, o segundo torneio mais importante da Europa, atrás apenas da Taça dos Campeões Europeus / UEFA Champions League, e à frente da Taça UEFA. Na temporada 1985-86, os clubes ingleses foram banidos da Europa, o que impediu o Everton de jogar na Liga dos Campeões da Europa.[2][3] ]
N, só estou a dizer q o nosso palmarés nessas 2 provas está longe de ser deprimente, e se tivéssemos vencido a UEFA em 2005 a percepção seria diferente, a nível de TCE e Champions é muito fraco, n há palavras simpáticas para isto.
@Ricardoneves 2005 foi deprimente perder uma final em casa. Inter foi 90/91 com o Marinho Peres, era puto e estive lá, o Inter tinha os 3 alemães campeões do mundo, Matthaus, Brehme, Klinsmann, fora o Zenga, Berti, Ferri, etc.
Essas Meias Finais de 73/74 que falas, foi para a TVT e não Taça Uefa. Foste eliminado contra um clube da ex RDA, que depois venceu o Milan na final.
A Meia Final contra o Inter foi em 90/91.
Olhaaa o zidane da feira parece que ganhou uma champions
Fiz confusão, pensei que tinha sido para a UEFA.
A ano em que nasci.
Carl Zeiss Jena, acho q era o nome do clube. Ops, Magdeburg.
Magdeburgo.
No modelo moderno, seria dificil uma TVT ter piada ou algum entusiasmo, porque muito provavelmente ou o vencedor da taça domestica seria um underdog, ou o vencedor seria um campeao nacional ou ficou em lugar de ir à champions.
Mas num modelo mais antigo seria de longe a melhor competição. Até porque os vencedores das Taças de Inglaterra, do Rei, de Itália, da Pokal etc não costumam ser clubes de vão de escada. Aqui é que lá está, este ano seria um Tondela.
Esquece, enganei no nome, nessa altura da RDA havia o Magdeburgo, Carl Zeiss Jena, Lokomotiv Leipzig, Dynamo Dresden ( onde jogou o Sammer, Kirsten, etc.)
É isto que estava a dizer e lembrei-me do Tondela
Sim tens razão mas acabavam por ser 3 ou 4 clubes fortes e o resto por norma eram fracos.
Atençao @PJM, sei q a tua costela de esquerda é aqui conhecida mas garanto q n sou Stasi, o Sammer qdo jogava no Dresden era obrigado a ser como o Kirsten e os outros jogadores, posso garantir q sou o Azov do Fórum.
A UEFA e o sistema foderam isto tudo com a monetização do futebol. Basicamente esta época de 21/22 seria uma má época para o Sporting tivesse ela decorrido nos anos 80 e 90. A única diferença agora é que, o 2º lugar te deu um acesso à champios e o consequente prémio de acesso.
Hoje em dia prefere-se dinheiro a prestígio e eternidade o que é triste. Gosto muito de participar na UCL, mas sei que nunca a vou ganhar, portanto entre 10 anos a ir a Champions e sair de lá mais tarde ou mais cedo ou ir lá só 5 ou 6 vezes e ter oportunidade de ganhar uma Liga Europa que fica para a eternidade e engrandece o prestígio do clube…
Isto…
Havia clubes bastante fortes dos países da cortina de Ferro. O maior deles todos talvez o Dinamo Kiev? Foi o que teve conquistou mais “cenas” e ainda foi umas duas vezes às meias finais da TCCE. Uma delas eliminada contra os porcos, quando eram favoritos a ir à final.