Don’t agree that this team would have been a easy opponent if we were at full strength. They are an experienced team in LC - that counts for something - and they play like almost every german, italian, france team as a team. We don’t do that when the other team has ball possession. Yes we can beat them but I don’t think that we’re favourites to pass this round.
Rui Borges não abre o jogo e cada vez mais parece uma politica do clube esconder o que se tem passado.
Perguntaram-lhe diretamente que lesões os jogadores tinham e este respondeu que não era médico. Não é preciso ser médico para dizer qual a lesão de um jogador seu.
Esta falta de transparência…que não acho que parta do Rui Borges, só cria mais desconfiança, sobre o real estado e o real regresso a 100% dos jogadores.
Rui Borges: “Temos de ser corajosos e ambiciosos”
Por Sporting CP
10 Fev, 2025
Treinador lançou embate com o BV Borussia 09 Dortmund
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, às 20h00 desta terça-feira, o BV Borussia 09 Dortmund para a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos-de-final da UEFA Champions League e Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa de antevisão.
No Auditório Artur Agostinho, o treinador verde e branco começou por definir os alemães como “uma grande equipa”, esperando um desafio de nível elevado.
“Houve mudança de treinador, de estrutura e de ideia de jogo. Têm muitos jogadores da época passada, quando estiveram na final da UEFA Champions League. Mesmo com um campeonato que não está a ser o melhor, não deixa de ser uma grande equipa. Vai haver mudança de chip e de atitude porque mudaram de treinador. Estão-se a agarrar a uma ideia nova, mas a frente de ataque é muito forte e tem jogadores de elite mundial. Temos de ser corajosos e ambiciosos. A ajuda dos nossos adeptos e da sua energia positiva vai ser importante para chegar ao fim com a vitória, que é sempre o objectivo”, começou por dizer aos jornalistas.
Questionado sobre a ausência de Morten Hjulmand, que não está disponível para esta partida, Rui Borges lembrou que “a equipa tem estado sempre desfalcada de jogadores que foram importantes na conquista do campeonato na época passada” e que o capitão “não foge a isso”, até porque é, “juntamente com Viktor Gyökeres, um dos dois melhores jogadores do campeonato português”.
“É uma baixa importante por tudo, pelo que é como jogador, pelo que representa enquanto capitão, pela sua personalidade, pela sua qualidade individual. É uma baixa importante, mas quem jogar vai querer dar uma demonstração de que está à altura para, em algum momento, substituir o Morten”, adicionou.
Depois de elogiar Geovany Quenda, “um miúdo super focado com uma vontade enorme de jogar e treinar, mesmo quando está cansado” e que “vai ter um futuro brilhante pela frente”, o técnico revelou que Viktor Gyökeres e Hidemasa Morita convocados.
Mesmo com as contrariedades, Rui Borges garantiu que o Sporting CP “jamais deixará de lutar pela vitória e de ser competitivo e corajoso” e falou sobre a formação do emblema de Alvalade.
“Tem sido o passado e o presente do Sporting CP apostar na juventude, na prata da casa. Dentro da nossa ideia de jogo, há jogadores [da formação] que têm treinado imenso connosco. Se tiver de usar algum deles, não tenho qualquer problema. Estão preparados. O Henrique Arreiol e o Eduardo Felicíssimo não estão convocados, mas o Alexandre Brito está e é um miúdo que tem tido um comportamento fantástico treino. Admiro-o muito, tem um potencial muito grande e é muito competitivo. Está à espera de uma oportunidade e vai tê-la. Quando tiver, vai corresponder da melhor forma tal como o Geovany Quenda ou o João Simões”, lembrou.
Rui Silva, reforço de inverno, pode-se estrear na UEFA Champions League contra o BV Borussia 09 Dortmund e, para Rui Borges, o guarda-redes “está preparado para jogar em qualquer jogo”: “Acredito que tenha um pouco mais de ansiedade porque é um sonho de qualquer atleta, assim como de qualquer treinador. Não sabe se vai jogar, mas trabalhou normalmente como tem feito desde que chegou aqui. Está completamente adaptado e o grupo também o recebeu da melhor forma”.
Rui Silva: “Estamos preparados”
Por Sporting CP
10 Fev, 2025
Guardião “muito feliz” com a possível estreia na UEFA Champions League
Antes de Rui Borges, Rui Silva esteve na conferência de imprensa de antevisão ao jogo entre a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal e os germânicos do BV Borussia 09 Dortmund, marcado para as 20h00 desta terça-feira no Estádio José Alvalade e referente à primeira mão do play-off de acesso aos oitavos-de-final da UEFA Champions League.
Para o guarda-redes, pode-se tratar da estreia na competição, algo que não o deixa indiferente.
“Estou muito grato por poder estar aqui. Era um grande objectivo poder jogar a UEFA Champions League e estou muito feliz. Trabalho sempre para jogar, mas só controlo o que depende de mim e quem escolhe é o míster”, começou por dizer aos jornalistas no Auditório Artur Agostinho.
Questionado sobre a relação com Franco Israel, colega de posição, Rui Silva assegurou que ambos têm “um grande respeito um pelo outro”: “Temos uma competitividade muito saudável, o que é fundamental para atingir os objectivos. É importante haver solidariedade e temos de mostrar o nosso compromisso. Estamos a criar uma ligação muito forte, com muito respeito”.
Garantindo estar a par da “importância desta eliminatória e do adversário que temos pela frente”, o futebolista de 31 anos recusou olhar apenas para a prestação do BV Borussia 09 Dortmund no campeonato doméstico - que tem sido abaixo do habitual.
“É muito diferente, a nível de motivação, disputar a UEFA Champions League ou o campeonato interno. É um clube histórico que não está bem na sua liga, mas sabemos a capacidade que tem tanto ofensiva como defensivamente. Estamos preparados. Temos 180 minutos pela frente e temos de ser muito rigorosos para, com as nossas armas, criar perigo do lado contrário”, explicou.
Em relação a Viktor Gyökeres, Rui Silva não escondeu que se trata de “um jogador muito importante” para a equipa: “É um goleador nato, mas temos outros jogadores que podem dar resposta. O Conrad Harder tem correspondido muito bem e feito golos, mas claro que o Viktor Gyökeres é uma grande referência. Esperemos que esteja a 100% para fazer golos e para nos ajudar”.
Por fim, Rui Silva prometeu estar “motivado em todos os jogos”. “Jogo num clube grande, por isso tem de ser assim”, acrescentou.
Concordo contigo. A única justificação aceitável - e falo no caso do Pote - é tratar-se de uma lesão recorrente, eventualmente crónica (como a fascite que o afetou há uns tempos) e, nesse caso, tornam-se mais entendíveis estas reservas. Os clubes têm a obrigação de defender os seus activos, não podem desvalorizá-los, mesmo que isso signifique andar a engonhar nas conferências de imprensa e esconder o que realmente se passa. Não vejo outra explicação satisfatória.
Cheira que irá por o Brito ao lado do Debast amanhã no onze, depois entrarabo morite e o j.simoes.
Para não agravar as lesões
Sim, vai mesmo meter um gajo que não têm um minuto que seja na equipa principal a titular contra o Dortmund.
Acho que fez formação a 10.
Surpreendido por sermos os favoritos das casas de apostas para amanhã.
No são Paulo chegou a jogar a 10
https://x.com/inside_sporting/status/1889047836769263693?s=46
Não sei se estará assim tão barulhento amanhã, infelizmente
Estou confiante para amanhã.
Vamos vencer.
Rui Silva, Quaresma, Diomande, Inácio, Maxi, Debast, Morita, Simões, Trincão, Quenda e Gyokeres.
As 17h30 uma autocaravana toda decorada com as cores do B. Dortmund a passar a ponte. Quase parecia um veiculo oficial. Muito fixe.
Alguém que me refresque a memória sff - os golos fora não contam mais como +1, certo?
Certo
Seria vital amanhã conseguir um resultado confortável para jogar em Dortmund com menos pressão. Mas sinceramente, já estou convencido que não passamos o PO.
Custa pra crlho dizer isto nesta altura, nesta época, com o potencial que tivemos, e se perdeu… custa mesmo.
Mas se é a troca para garantir o BI, então que façam boa figura pelo menos.
Sejam dignos do símbolo que levam ao peito.
Eu penso é que não temos que pensar sequer na Liga amanhã. É um jogo, uma noite, o jogo pode-nos sair bem e conseguirmos um resultado confortável, um resultado bom, uma vantagem. Temos que ser sérios e fazer um jogo sério, e nunca pensar que isto é secundário para nós. Vamos lá ser sérios num formato que é a Champions.
Se duvidarmos da nossa equipa, os alemães sentem o quê da deles?
Concordo… mas em circunstâncias normais, jogar contra um Dortmund já é um montanha para escalar.
Como estamos, é escalar a montanha de joelhos…
E eu sou aquele gajo que o normal é acreditar no pinóquio, nestas merdas…
Não vai ser, certamente. Mas olha que o Dortmund não tem este ano daquelas equipas que lhe corre mal a Liga mas na Champions faz um brilharete… este não me parece de todo viável isso.
Eu não quero priorizar este jogo mas é ter em conta que o jogo nos pode sair bem e sermos inteligentes dentro dele.