Eu percebo o quão perigoso e arriscado é, “criticar” o futebol do barcelona, num fórum da internet.
Digo perigoso, porque se não for devidamente contextualizado, as pessoas insurgem-se e dizem logo : " Tu és louco. Este Barça é do melhor que se já viu".
Daí eu dizer que é preciso ter coragem, para dizer que, por vezes todo aquele carrossel (brilhante e geométricamente perfeito)…pode ser entediante para alguns telespectadores.
Creio que quem diz isto, não será por “não perceber de bola”, ou por não gostar do Barça. Simplesmente, nós latinos, estamos habituados a um futebol mais “arrogante”, mais caloroso, mais repentista, mais partido…e menos paciente, racional, e ponderado.
Penso que até mesmo aqueles que têm a coragem de se distanciarem do políticamente correcto, e de vez em quando embarcarem em críticas ao barça…reconhecem sem problemas que este barcelona tem uns 3/4 jogadores absolutamente fantásticos…e mais um que é doutra galáxia.
Só não gosto quando reduzem o Cristiano Ronaldo. O “nosso” Cristiano.
Em todo o caso, não posso ficar indiferente ao Leonel Messi.
Pode parecer um pormenor, mas ontem por exemplo, o Messi conseguiu brincar com o Nani. Conseguiu fazer do Nani…um Grimi.
E aqui nem sequer está em causa apenas o facto de ter passado pelo Nani. Numa análise rápida e menos profunda, simplesmente diríamos que foi um acto normal.
O Messi fintou um jogador que não tem rotinas a defender.
Mas é muito mais do que isso: vejam a velocidade, o repentismo do Nani, os seus rins. O Nani é um miúdo que praticou capoeira vários anos e isso deu-lhe um jogo de cintura tremendo. Todos nós, conhecemos a explosão e agilidade do nani.
E todos esses pequenos pormenores, dão ainda mais ênfase à genialidade do messi. É que Messi, naquele golo do Barça, transformou o Nani…num cone, num pino. Deixou o Nani, literalmente para trás.
Eu que tantas vezes critico os favorecimentos de que o barça é alvo, sou suficiente imparcial e justo ( espero eu) para reconhecer um dado que me parece extremamente importante:
É que são jogadores como o Iniesta, Villa, Xavi e Messi que mostram que o futebol ainda não está morto!
Ou seja, o futebol não é apenas físico, potência, velocidade. Logicamente que são items importantes, e todos os jogadores que referi…físicamente têm as suas valências.
Mas aquilo que eu quero transmitir, é que são jogadores que mostram…que o “ginásio” ( apesar de importante) não é tudo.
São exemplos, de que de facto a verdadeira e genuína arte de saber jogar à bola, ainda se pode sobrepôr às limitações de natureza morfológica.
São jogadores que nos transportam para os ringues das nossas ruas…e recordam-nos aqueles tempos em que eramos putos…e tinhamos 11, 12 anos…e jogavamos contra os miúdos mais velhos…de 14, 15, 16…e era possível ganhar. Era e foi possível fintar, driblar.
Nota Suplementar: Apesar de brilhantes, não me esqueço da expulsão de Van Persie, e das duas mãos altamente polémicas contra o Real.
O facto do Barcelona ser uma equipa sublime, não me torna cego.