UEFA Champions League 2010/11

Algo se passou ali. :o

Quando digo difícil é o que poderá ser invocar agora, com as leis em vigor neste momento, para penalizar por 2 ou mais jogos um 2º amarelo visto a pedido.
Tudo é possível: até podem fazer uma nova regra, para aplicar ontem. Mas não é fácil actuar assim tão “à medida”.
E para invocar coisas como o fair-play, suponho que só após um inquérito e deve ser um pouco difícil provar preto no branco que foram 2 expulsões premeditadas (mesmo que isso seja óbvio ao comum dos mortais).
Aí o Rui Sampaio tem razão: só com o ACHO ou com um somatório de coincidências, mas sem qualquer prova.
Já agora: a imprensa de Madrid (As e Marca) está a dar um destaque enorme à nova mourinhada e não sei se não há algumas apreensão e condenação da cena. Algo me escapa, porque era mais lógica uma defesa acérrima, ainda para mais em semana de ir a Barcelona.
A menos que seja a estratégia do costume, aquela que o Zé gosta: o que interessa é, nesta semana, falar do Zé, do Zé, do Zé e do Zé, nem que seja para dizer que o Zé não presta.

Insisto que não se trata de um amarelo, a pedido, quando se está à bica para a suspensão.
Trata-se de, tb. a pedido, um 2º amarelo no mesmo jogo (com ordem de expulsão, portanto), para “limpar” o 1º amarelo visto nesse mesmo jogo.
É isto que acho ser inovador, mas admito que não seja assim tanto (por mais voltas que dê à cabeça não me lembro de outro caso, mas podem existir muitos)

E se as minhas contas estão certas, o Ronaldo ontem também começou por ver o 2º na competição (depois de ter sido amarelado em França), tal como Alonso e Ramos.
Ronaldo vai começar as eliminatórias à bica, tal como Alonso e Ramos, caso o Zé não tivesse tirado aquele coelho da cartola.
Se a minha contabilidade está correcta, nem sei porque motivo Mourinho não quis que tb. ele visse o 2º amarelo do jogo (o 3º da competição).
Talvez não tivesse tido tempo ou receasse o mediatismo da jogada: 3 expulsões, incluindo o homem que movimenta milhõ€$.

Quanto ao fundo: eu tb. acho que este tipo de cena corresponde a um atestado de estupidez passado para o público, principalmente quando tentam esconder e põem um ar sério a falar disto

Para se penalizar os jogadores do Real tambem se deveria penalizar os outros todos que pedem amarelos para os limpar no jogo seguinte… essa comixão toda é porque? Porque em vez de levarem apenas o amarelo levaram tambem o vermelho? Se é para castiga que se começe a castigar todos.

Não percebi essa da «comixão», nem quero perceber, porque obviamente defendo que os castigos sejam para TODOS os que façam figuras semelhantes às de ontem. Que eu saiba as leis (que ainda não existem para estas situações, mas deviam existir) são/serão válidas para todos. Portanto não há comichão nenhuma por ser o Real Madrid ou o Cascalheira FC, embora falar do Real seja inevitável, falar de algo passado numa tão visivel Champions é inevitável. Sim, por mim, que se comece a castigar todos, já basta tanta trampa que desvirtua a essência e enerva durante o que devia ser um simples jogo de futebol, já não era preciso uns gajos a pedinchar para serem amarelados e expulsos também.

Sobre as expulsões do S.Ramos e Xabi A…preocupa-me mais o penalti que o fiscal de baliza não viu sobre o Ronaldo.

Isso é que é realmente grave.

E eu contei mais um :o

Liguei o stream desse jogo (por causa das apostas) mesmo nessa altura, não percebi bem mas acho que foi por causa da expulsão.

Aquela palhaçada do Ramos e do Xabi Alonso, tão ridícula e forçada que é, deveria ser alvo de uma punição diferente. Queres falhar o próximo jogo? Então, toma lá dois.

Pode ser palhaçada, mas se forem agora castigados por uma expulsão que forçaram de uma forma apalhaçada, da próxima dão uma cacetada num adversário que só motive o 2º cartão amarelo, são expulsos na mesma e ninguém virá dizer nada. A única diferença para ontem é que magoarão alguém. Ontem não magoaram.

Então e o Maniche? E o Moutinho?
Sempre existiram cartões a pedido, para limpar castigos, não é de hoje.

Eu percebo quem seja apologista desta prática mas enquanto a lei não tiver nenhuma alínea em que deixe bem explicito que esse castigo pode ser aplicado em caso de atletas quererem limpar amarelos com vista determinadas partidas de maior importância, não há nada que se possa fazer até porque aquilo Xabi Alonso e Sergio Ramos é legitimo e está dentro das regras da competição. :inde: Apelar ao Fair-Play é bonito mas estar a vencer 4-0, ver dois penaltys lhes serem retirados e possuir um atleta que em todas as partidas [Cristiano Ronaldo] leva fruta até se lesionar e acabar por ser castigado porque .. ficaram com menos dois jogadores em campo é estupidez. Existe sempre uma forma pouco bonita de dar a volta às leis do jogo:

a) É pior limpar amarelos ou dar permissão apenas a uma equipa que possa executar livres à cigano [perdão, livres rápidos] na competição de maior prestigio internacional?

b) É pior limpar amarelos ou queimar explicitamente tempo em todas as jogadas da partida para segurar um empate e/ou a vitória?

c) É pior limpar amarelos ou fingir uma lesão de extrema gravidade só para que se perca 2/3 minutos a ser assistido?

d) É pior limpar amarelos ou aproveitar uma reconhecida lesão de um atleta para exercer pressão na zona afectada do jogador em questão?

E podia continuar por aqui o dia todo que o que não falta são exemplos de algo bem mais grave que já é tido como normal dentro do campo. E o mesmo se passa na NBA. Imagine-se que uma equipa está a ganhar por 3. A última posse de bola é para a equipa contrária e a única hipótese que ainda têm no jogo é marcar um triplo para empatar a partida. Quantas vezes já não se viu a equipa fazer uma falta de propósito para colocar o jogador na linha de lance livre e permitir, no máximo, apenas 2 pontos? É bonito? Não. É legal? É. E ainda na NBA. Imagine-se que falta 2 segundo. Estão a ganhar por 1 e o atleta está na linha de lance livre. Quantas vezes não se viu já o atleta falhar propositadamente o segundo lance livre para que os tais 2 segundos que restam no relógio serem totalmente gastos? Ou ainda melhor, quem é que não sabe o que é o Hack-A-Shaq? Fazer faltas propositadas ao Shaq para aproveitar a pouca eficácia de Shaq na linha de lance livre. ???

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=H5g6KSlUP9w&feature=related[/youtube]

Punir Mourinho, Ramos, Alonso e/ou o Real Madrid seria uma estupidez. Querem castigar? Mudem as regras.

Sai uma seta para o barbosa :arrow:

Primeiro, agradeço muito por teres ido buscar um post meu da altura do Mundial…

Segundo, passo a explicar o meu post do dia 25 de junho: nesse jogo (que eu não faço ideia qual foi, já não me lembro), o húngaro fez uma arbitragem mais ou menos (acho que até foi num jogo da Alemanha, se não me engano), mas, como estava tudo contra esse árbitro as visões sobre a arbitragem nesse dia foram influenciadas por isso. Eu quando digo que ele “alegadamente, nos roubou” naquele infame SCP-Fiorentina, quis dizer que “segundo as opiniões dos foristas nesse tópico, fomos gamados por ele”, em altura alguma neguei que o tenhamos sido [aliás, o jogo de ontem serviu para confirmar o que eu pensava: ele não nos gamou, ele é um péssimo árbitro].

EDIT: Fui ao tópico em questão, e percebi que me acabei de repetir, pois já o tinha explicado no mesmo.

duas :arrow:

gostei do exemplo do Shaq ;D…mas diga-se, que apesar de não ser bonito, é perfeitamente legal, e outra coisa nao faria sentido. Se é mau nos lances livres, porque raio não se poderia tirar proveito disso? Que melhore nos lances livres, que assim já nao terá esse problema.

em relaçao ao real madrid, esta historia de limpar cartões não é de hoje. Nao é bonito, mas é perfeitamente legal.

E diga-se, quando um jogador quer ver um amarelo ou um vermelho, consegue-o. Se não for a queimar tempo, será com sucessivas faltas ligeiras, ou com outras situações de jogo, sei lá, atirar a bola para as bancadas depois do arbitro interromper, ou tirar a camisola apos um golo…tanta maneira que há de se dar a volta.
Não é dificil ver um amarelo quando se quer.

1- Se eu acho os legisladores deste país mauzinhos (estou a ser simpático), nem sei o que diria se algumas mentalidades que por aqui andam desatassem agora a fazer leis.
Fazer leis? Não! Tivessem o poder de fazer leis, mas não fizessem porque… há coisas piores, mais graves e tal.
Por isso, tudo na mesma, em roda livre, com a cabeça entre as orelhas.
É o tuguismo típico do cú da Europa.

2- Faltas para ver amarelos?
Arriscar um vermelho directo (e 2, 3 ou 4 jogos de suspensão) para limpar um amarelito?
Submeterem-se ao arbítrio do apito só para uma limpeza de cartões?
Enfim…

3- Quanto à base e antes de deixar de fazer o frete ao Zé por falar dele.
Vamos ver se este tipo sabe o que diz (e tem obrigação de saber).
Da minha parte, assumo que não sabia que estivessem tipificadas algumas infracções e as correspondentes sanções.
http://www.as.com/opinion/articulo/uefa-puede-abrir-expediente/20101124dasdaiopi_7/Tes

Urízar Azpitarte | 24/11/2010

Primero debo decir que hay un penalti a Cristiano no pitado en la primera parte. Fue un fallo gordo del árbitro. Pero el lío real vino provocado por Mourinho en la segunda. Se fue a hablar con Dudek, imagen que captaron las cámaras, para transmitirle unas instrucciones para Casillas. El segundo portero se las dio mientras le daba agua para beber. Casillas corrió casi hasta el centro del campo y le dijo a Ramos, al oído, lo que le habían dicho. A Xabi se lo comentó otro jugador, e incomprensiblemente desplazó la pelota sabiendo que tenía amarilla. Tarjeta y fuera. Por su parte, Ramos retuvo luego la ejecución de un saque de puerta (los saca siempre Casillas) viendo la segunda tarjeta y siendo expulsado.

En la entrevista posterior al portero a pie de campo contesta con evasivas a la pregunta del periodista. El Comité de Disciplina de la UEFA puede interpretar como acciones intencionadas o emanadas del entrenador, por lo que pueden sancionar a Mourinho. Y es por desconsideración a los principios del fútbol en un campo, por engaño. Provocar expulsiones intencionadamente o intentarlo por beneficio propio para la siguiente ronda está castigado. El engaño está sancionado por la UEFA. Seguramente, el máximo organismo del fútbol europeo abrirá un expediente para buscar las responsabilidades que puedan existir, y se basará en las diferentes imágenes que de lo ocurrido captaron las cámaras para llegar a una solución.

Pois.

Então se, em vez de jogar futebol, pelas regras e com o belo do fair play (palavra pelos vistos em desuso… infelizmente), é isso que um jogador quer, ser castigado… então as federações responsáveis criem novas regras.

É que, claro, já toda a gente percebeu que existe quem possa fazer as figuras que se fizeram ontem ou «ser expulso quando o quiser ser»… porque as regras actuais permitem ir por aí sem grandes consequências. Mas isso já se sabia. Tal como se sabe que, por exemplo, «agredir» é cartão vermelho e x jogos suspensão. E como nunca é bem certo quantos jogos é que se apanha depois, é que muitos não gostam muito dessa… estratégia.

Então o que se pode pedir agora também são adendas a essa abertura nas regras. Fulano queimou notoriamente tempo para ver o acumulo de cartões necessário para cumprir ou se poupar a determinado jogo? Aplique-se um maior número de jogos de castigo. Jogador agride gratuitamente quiçá para vir para a rua de propósito? Suspensão de duração considerável, para o rapaz repensar se está na profissão certa. E por aí adiante. Podem não ser todos, mas alguns vão (re)pensar duas vezes antes de…

Isto é válido para todas as modalidades que tenham falhas de semelhante magnitude capaz de estragar a sua essência. Não posso garantir, mas certamente quando as primeiras regras foram inventadas (sabe-se já lá quando) não foi para chegar a este ponto. Mas haja quem se aproveite da boa-fé e infelizmente pense bem acima de «jogar com fair play» (maldita palavra).

Agora, seja no futebol, seja no basket, whatever, acho degradante que o adepto pagante e o espectador desinteressado tenha de levar com uma noção enviesada da palavra «competição» (leia-se em alguns casos «ganhar a todo custo e de qualquer jeito») e/ou assistir a palhaçadas como a que se viu ontem (e se vê nesse vídeo da NBA também, btw).

Cada um é livre de gostar. Eu não gosto. Mas isto sou eu.

Epa qual é cena? os jogadores demoram muito tempo a repor a bola em jogo e foram devidamente sancionados, já não se pode ter direito a levar um cartão?

:arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow:

Alguém que esteja a ver o Barça pode arranjar-me um bom stream? Já vi uns 5, mas tem muitos breaks. Grazie. :great:

E stream para o Carnide para quem está a trabalhar…ou finge que faz algo