UEFA 2009-2010

Agora que está assegurado o 2º lugar :-[ podemos falar do que vai ser a presença do Sporting nas competições da UEFA na próxima época.
Como sempre irei suportar-me do melhor site que conheço:
http://www.xs4all.nl/~kassiesa/bert/uefa/index.html

No próximo ano, Portugal, como 8º classificado do ranking, terá acesso a apenas 1 equipa nos Grupos da CL (FCP), e uma na 3ª ronda de qualificação. Mas este ano teremos 4 rondas de qualificação, pelo que o Sporting terá que ultrapassar 2 rondas.
Datas previstas para essas rondas:
3ª 28/29 JUL e 4/5 AGO
4ª 18/19 AGO e 25/26 AGO

Basicamente, no final de Agosto já teremos, se correr bem nas pernas 4 jogos de CL…por outro lado a preparação da equipa deverá começar na última semana de JUN…daqui a mês e meio?!?

Já temos assegurado um lugar como cabeças de série na 3ª pré-eliminatória, aliás somos a única equipa confirmada como CS, e só 1 adversário possível, o Dinamo de Moscovo.

Este ano a qualificação é muito estranha, porque a 3ª e 4ª eliminatórias são subdivididas, parte para os clubes que foram campeões e parte para os clubes que não foram campeões. Na nossa parte iremos ter na 3ª eliminatória 10 clubes, entre os quais nós e o Dinamo, o Twente da Holanda, e depois os 2º classificados da Escócia, Ucrania, Bélgica, Roménia, Grécia, Turquia ou Rep Checa. Se passarmos, a 4ª eliminatória terá novamente 10 equipas, as 5 que passaram a anterior, e ainda o 4º de Inglaterra, 4º de Espanha, 3º de França, 3 da Alemanha, 4º de Itália. O nosso ranking deverá ser +/- o 20º melhor de todos os clubes, pelo que novamente deveremos ser cabeças de série, mas os adversários vão ser todos eles muito complicados.

Ou seja, a UEFA fez as coisas mais uma vez para os grandes países. Acabaram as qualificações em que com sorte se apanhava um dinamarquês ou um Belga. Agora para passar a 4ª pré-eliminatória, e mesmo sendo cabeças de série, teremos que levar certamente com ingleses, alemães, italianos ou espanhóis.

No antigo formato também tínhamos de passar por duas pré-eliminatórias este ano. O que muda poderá ser a valia dos adversários. Mas sabem uma coisa? Até concordo, isto de estar sempre no 2º lugar e achar que é porreiro porque vamos à Champions, tem que acabar e pode ser que assim ganhemos “unhas para tocar guitarra”. Querem entrar directo? Sejam campeões.

Sobre maior facilidade aos grandes, não seu, é que o sorteio é livre e pode ficar muita gente famosa fora.

Já tinha ouvido e falado sobre este assunto,mas ainda não tinha informações tão concretas.

Isto vai ser muito mais dificil para nós.
Se conseguirmos chegar á champions será muito bom,apartir de agora as coisas piarão mais fino.

Agora é ir seguindo os outros e esperar por adversários minimamente acessiveis.

Boa Tarde

Estive a fazer contas. Com os dados actuais dos diversos Campeonatos, na 3ª pré-eliminatória, os 5 cabeças de série seriam: S.Donestk, Sporting, Celtic, Sparta de Praga e S.Liège.

Assim podemos calhar com as seguintes 5 equipas (não cabeças de série):

Twente (Holanda), PAOK (Grécia), D.Moscovo (Rússia), Unirea (Roménia) e Sivasspor (Turquia).

Twente e D.Moscovo já estão confirmados.

Em relação à Grécia, vai haver um Play Off entre o PAOK, Panathinaikos, AEK Atenas e Larissa. Se o vencedor for o Panathinaikos ou o AEK, estes vão substituir o S.Liège em termos de cabeça de série. Pensando que o St.Liège é mais fraco que o PAOK, seria então bom que o Panathinaikos ou o AEK ganhassem o play-off.

Na Roménia, a luta pelo 1º e 2º lugares é tremenda quando faltam 4 jornadas: D.Bucareste 62p, Unirea 59p(-1 jogo), FC Timisoara 58p. Seria preferível o Dínamo ganhar o campeonato, para assim podermos calhar em sorteio com o Unirea ou Timisoara.

Na Turquia, o Sivasspor é 2º a 2p do Besiktas e com 1p de avanço sobre o Trabzonspor. Parece-me que o melhor era mesmo o Sivasspor manter-se em 2º. Se o Besiktas ficar em 2º, é tal como na Grécia, o St.Liège que nos poderá calhar, pois o Besiktas seria cabeça de série.

Para a 4ª pré-eliminatória e partindo do princípio de que os cabeças de série da 3ª pré-eliminatória passariam, teríamos:

Cabeças de Série: Arsenal, O.Lyon, S.Donestk, Sporting e Valência
Não Cabeças de Série: Fiorentina, Celtic, H.Berlim, Sparta Praga e S.Liège.

Aqui talvez fosse bom torcermos para que o Génova passasse a Fiorentina no 4º lugar de Itália

Será mais complicado entrar na Champions, mas depois nas 32 equipas da fase de grupos haverá 5 campeões de campeonatos mais fracos (ranking inferior a 13).

Na minha opiniao significa que o actual sistema acaba por beneficiar os campeonatos mais pequenos, uma vez que o campeao disputa a qualificação com outros campeões, e não com 2º e 3º classificados de grandes campeonatos (como aconteceu com o Basileia com o Guimaraes).

Por isso se chama liga dos Campeões.
É claro que os prejudicados são os 3 e 4 classificados de grandes campeonatos que terão de jogar entre eles, mas como diriam o outro: “que sejam campeoes”.
De realçar o lugar cativo de quem ganhar a Champions, mas neste caso ainda nao percebi o que acontece á vaga, entra o 5 classificado desse pais?

A ver este quadro outra coisa “engraçada” http://www.xs4all.nl/~kassiesa/bert/uefa/access2009.html :
O 3 e 4 classificado do nosso campeonato entram em fases diferentes da Copa Europa. Ou seja as galinhas para o ano irão ter que jogar 2 eliminatórias antes da fase de grupos :smiley: (contando que ficam em 4º)

em jeito de conclusão. Estamos a fazer contas ao 2º lugar… mas o Porto ainda nao ganhou , pois não :wink: !

Em termos de justiça, eu acho esta solução mais justa e que vai equilibrar mais o nível do futebol europeu.
Vai-nos lixar a nós portugueses que até temos vindo a subir no futebol europeu e que temos equipas de nível para Champions mas que podem ver muito mais dificultado o acesso, e vai prejudicar equipas como os “arsenais” e “liverpools” dos grandes campeonatos.
Ao nível do negócio acho que a UEFA vai ficar a perder porque os jogos da fase de grupos vão ser menos interessantes e mais desequilibrados (em principio).

Vamos ver no que dá, mas pelo menos olhando pelo lado positivo dá para retirar um pouco da pasmaceira que é o inicio de época. Esperemos que depois não se note a nível fisico nos jogadores ao longo da época.

Oh, isso já um dado certo…

Neste novo formato,se o Sporting não passar a 3ª ou a 4ª Pré-Eliminatória,vai para a Taça UEFA ou fica fora das competições europeias?

Vai para a Taça UEFA. O problema é que se for eliminado na 3ª pré-eliminatória da Champions, tem de passar por uma pré-eliminatória da Taça UEFA, antes de aceder à fase de grupos. ???

UEFA Cup

Round 1 September involving 80 teams:

32 winners from the qualifying round
13 cup winners from countries ranked 1-13
2 third-placed teams from countries ranked 7-8
5 fourth-placed teams from countries ranked 4-8
8 fifth-placed teams from countries ranked 1-8
3 sixth-placed teams from countries ranked 1-3
16 teams eliminated from the 3rd qualifying round of the Champions League
1 defending cup holder

Ou seja, vamos comecar a epoca como acabamos, pontape para a frente e o Liedson que resolva… :arrow:

E depois levanta-se a questão do treinador. Se for o PB, enfim, já sabemos o que esperar e não é crível que haja melhoras. Se vier outro treinador, mesmo que muito bom, vai ter muito pouco tempo para fazer o que quer que seja para dar resultados a tempo das pré-eliminatórias da Liga dos Campeões. As mais difíceis de sempre, ainda por cima. É um pau de dois bicos. Agora é que se vê bem a asneira de não se ter antecipado as eleições. A próxima direcção começa o mandato sobre brasas, com imensas coisas por resolver no futebol. ^-^

Quite right. E qdo oiço em pre-eliminatoria para a fase de grupos da UEFA, ainda me lembro do infame Halmstads…

Aqui entra o factor “preparador físico”. A preparação física do Sporting desde o tempo do Timex é fraquíssima. Será que este ano haverá novidades?

:arrow:

Foi por isso que eu disse há uns tempos que este ano o segundo lugar tem alguns perigos atrás… A próxima época vai ser longa e não será fácil de entrar na Champions. Ainda é muito cedo, aguardemos para saber quem serão os potenciais adversários.

Tenho ideia que na ultima pre-eliminatoria o sorteio é livre (nao existe cabecas de serie). Isto quer dizer que algumas equipas grandes podem encontrar-se e assim uma delas acaba eliminada. Acho que é uma boa medida dificultar a chegada dos nao-campeoes á champions.

A minha medida seria uma reducao no numero de equipas , onde os diversos campeoes seriam os principais intervenientes. E uma taca uefa mais forte , com variadissimas equipas de alto gabarito , elevando a prova e por conseguinte os premios de jogo.

Conforme um forista já colocou atrás, a situação neste momento é a seguinte:

Estamos qualificados para a 3ª pré-qualificação dos não-campeões. São 10 equipas. Segundo o site que estamos a utilizar, há cabeças de série!

Essas 10 equipas são:

Cabeças de série:
2º Portugal (Sporting)

Não cabeças de série:
3º Rússia (Dínamo Moscovo)

Indefinido:
2º Escócia
2º Ucrânia
2º Bélgica
2º Holanda (Twente)
2º Roménia
2º Grécia
2º Turquia
2º Rep. Checa

Escócia: estão nos playoffs, uma mini-liga com equipas, jornada 2 de 10.
1º Rangers 79
2º Celtic 77

Ucrânia: jornada 26 de 30
1º Dinamo Kiev 67
2º Shaktior 55
3º Metalist 52

Bélgica: jornada 32 de 34
1º Anderlecht 71
2º Standard Liège 71

Roménia: jornada 29 de 34
1º Dinamo Bucarest 61
2º Unirea 59
3º Timisoara 55. Curiosamente estes deviam ter mais 6 pontos, que perderam administrativamente.

Grécia: playoff entre PAOK, Panatinaikos, AEK e Larissa

Turquia: jornada 30 de 34
1º Sivaspor 60
2º Besiktas 59
3º Trabzonspor 56

Rep. Checa: jornada 26 de 30
1º Slavia Praga 52
2º Sparta Praga 47
3º Slovam Liberec 44
4º Sigma Olomuc 43
5º Mlada Boleslovav 42

Se acabassem assim os campeonatos teriamos:
2º Portugal (Sporting) - 68 pontos no ranking
3º Rússia (Dínamo Moscovo) - 9
2º Escócia (Celtic) - 40
2º Ucrânia (Shaktior) - 72
2º Bélgica (Standard Liège) -21
2º Holanda (Twente) - 17
2º Roménia (Unirea) - 8
2º Grécia (???)
2º Turquia (Besiktas) - 32
2º Rep. Checa (Sparta Praga) - 26

Na Grécia é assim:
PAOK - 9 pontos no ranking
Panatinaikos - 5
AEK - 25
Larissa - 7

Portanto, cabeças de série:
2º Ucrânia (Shaktior) - 72
2º Portugal (Sporting) - 68 pontos no ranking
2º Escócia (Celtic) - 40
2º Turquia (Besiktas) - 32
2º Rep. Checa (Sparta Praga) - 26

Não cabeças:
2º Grécia (5 a 25)
2º Bélgica (Standard Liège) -21
2º Holanda (Twente) - 17
3º Rússia (Dínamo Moscovo) - 9
2º Roménia (Unirea) - 8

Possíveis adversários do Sporting:
um grego (PAOK/AEK/Panatinaikos, muito mau; Larisa muito bom)
Standard (bom)
Twente (bom)
Dinamo (bom)
Unirea (muito bom)

Ou seja mesmo na 3ª pré-eliminatória podemos ter o azar de apanhar um AEK, que não será nada fácil, e mesmo os mais toscos são de cuidado, embora ao nosso alcance).

Belo resumo da nossa situação!

Eu cá evitaria sempre russos sobretudo os de Moscovo. E jogar com equipas de leste em Agosto é tramado eles estão no pico da época e nós a dar os primeiros passos.
Com os holandeses damos-nos quase sempre bem. Belgas também me parece excelente.
A quarta eliminatória é que deve ser mais tramada. Com sorteio livre dependemos muito da sorte.

Este ano as emoções começam mais cedo!

Face ao nosso desempenho na edição deste ano da LC, acho que por um lado até é bom termos de jogar duas pré-eliminatórias. Se chegarmos à fase de grupos será com todo o mérito, mostrando que a equipa está melhor preparada para jogar contra os maiores da Europa. Se formos antes para a Taça UEFA, ao menos evitam-se embaraços.

Ou seja, dos posts que li acima, pode dar-se o caso de ficarmos sem competições europeias em Setembro: se formos eliminados na 3ª pré eliminatória da Champions, sendo depois apurados para uma pré eliminatória da UEFA e se aí perdermos foram-se as competições europeias! E os “outros”, ficando em 3º no campeonato, têm as competições europeias garantidas até Dezembro. É assim?!

Exacto… Belo sistema hein? :think: