Vendendo o meu peixe mas com um propósito: quem tem blogues vai gostar desta novidade.
A coisa não é nova, mas é nova por cá, o (meu) PUBLICO.PT foi o primeiro a avançar (até porque nos fartamos de ter procura de blogues, com links e comentários).
Implementámos hoje o Twingly, um interessante componente desenvolvido pela Primelabs (empresa sueca) e que faz algo semelhante ao backlinks do Blogger mas para toda a blogosfera: cria vínculos entre o conteúdo publicado por um site e a blogosfera que o comenta/cita.
Em que é que resulta?
Bom, para o site “grande” resulta em maior proximidade, mais diversidade de contéudo dando “voz” aos bloggers que o comentam, um maior conhecimento da blogosfera que o procura e possivelmente mais tráfego (embora neste último ponto o incremento deva ser curto).
Para os bloggers os ganhos são evidentes: mais tráfego para os seus blogues, que passam a surgir como links relacionados junto ao conteúdo do site “grande”, o que no caso dos blogues com modelos adsense associados resulta em mais tostões ao fim do mês.
Esta ferramenta foi já implementada no norte da europa, na suécia e dinamarca, em alguns dos maiores jornais offline e online com resultados bastante interessantes.
Podem ler a notícia do lançamento (e ver na própria o funcionamento da coisa) aqui:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1323525&idCanal=61
é provável que mais sites nacionais adiram a ferramentas deste tipo, ou mesmo esta (pelo que sei outro concorrente preparava a implementação do twingly) o que só resultará numa nova fase e folego para a blogosfera nacional.