Ao ver o XI para este jogo, senti o que já não sentia há muitos anos: se o panorama actual não levar uma volta de 180 graus, os nossos rivais directos vão deixar de o ser. No papel, serão sempre. No campo, onde importa, a luta será a dois, como foi durante largos anos. Estamos completamente depauperados de talento, e quando olhamos para o lado e comparamos com a galinha da vizinha, sim, a deles é bem melhor que a nossa.
É verdade que a questão das rescisões contribuiu de forma decisiva no cavar do fosso, mas as aquisições de Janeiro vieram com aquele cheirinho a mofo do antigamente, e já se viu que será mais do mesmo. Um esbanjar de recursos à balda para inglês (adepto) ver, que em nada estimularão a competitivadade interna devido à sua parca qualidade dos atletas recrutados, e que, muito provavelmente, esses mesmos que chegaram agora, em Julho irão converter-se em activos negativos, desportiva e financeiramente.
Só para comprovar esta indesejada sensação de déjà-vu, socorri-me do mais recente desafio viral das redes sociais. Este 10 Year Challenge do Sporting, é o XI que entrou em campo precisamente contra o benfica (época 2009/2010, em que ficamos a 28 pontos do benfica do JJ) e, já que estou lançado, aproveito para relembrar igualmente as alternativas no banco de suplentes.
PS: Vou disponibilizar também o XI do benfica, para terem o comparativo.
BANCO: Tiago, Pedro Silva, Grimi, Pereirinha, Saleiro, Caicedo, Postiga.
[hr]
Espero que sirva como material de reflexão.
Para um presidente que bateu tanto na tecla do “conhecimento do futebol”, pela amostra, diz que estamos perante um verdadeiro embuste. Como referi acima, as movimentações no mês de Janeiro no que diz respeito a entradas, não fazem augurar nada de bom. E se já não se esperava muito dele a nível de comunicação, a única forma que ele teria de galvanizar os sócios e os adeptos era esse tal “know-how”, que ele tinha muito e os outros não tinha nada, construindo equipas competitivas mesmo que mais económicas. Foi ele que insistiu na porcaria do scouting, das reformulações totais dos departamentos, na contratação de especialista … não fui eu. Foi só ele.
Nos anos do Paulo Bento foi valendo aquele idiota sentimento de ser campeão da 2ª circular. Ficava-se à frente do benfica, às vezes limpava-se uma taçazinha e tal, e o Sportinguista, o espécie parvo, andava contente. Só que já nessa altura se antevia que, com um treinador em condições, o benfica tinha individualidades que o Sporting nem sonhava ter. Hoje, se o Sporting não se põe a pau e arrepia caminho, podem ter a certeza que os anos sombrios estão aí ao virar da esquina. Se é verdade que não ganhamos o campeonato nestes últimos 5 anos, também não é menos verdade que há uma diferença enorme em andar na discussão pelo primeiro lugar até perto do fim, e estar arredado da luta em Dezembro, que foi o normal neste Clube durante muitos anos.
Portanto, se este gajo, Varandas, falhar na única m**** que jurou que era REALMENTE bom, então não quero imaginar o que o futuro nos reserva. Eu confesso que tenho medo. Já há muitos anos que não me sentia tão inferior, rebaixado, quase numa posição de subserviência em relação ao benfica e porto.