Triatlo

Vanessa Fernandes é a grande esperança de Portugal para os Jogos de Pequim.

Mas o efeito Benfica começa a aparecer, Vanessa desistiu hoje da prova de Hamburgo. À dias também desistiu de outra prova. O que se passa com uma atleta que limpava tudo???
Desde que assinou pelo Benfica que começou a piorar nos resultados.

Isso não é bem assim, que eu me lembre já assinou pelo benfas em 2005 e continuou a ter bons resultados (melhores até) depois disso.

Infelizmente não acho que o problema dela seja o “efeito benfica” mas sim um problema que normalmente afecta atletas portugueses e esse chama-se “efeito Jogos Olímpicos”.
Limpava tudo mas começa a aproximar-se o verdadeiro teste às suas capacidades e talvez esteja a ceder à pressão.

O facto de ela ser do benfas ou não é igual ao litro porque ela ganha o que ganha sempre em representação de Portugal, lá fora sabem lá eles que ela atleta dessa coisa.

Triatlo,não trialto.

Por acaso já pensei se tanta vitória,depois em Pequim não se traduz numa medalha,mas vamos acreditar que sim,ela não pode ganhar tudo. :slight_smile:

Considero que no caso da Vanessa Fernandes tudo o que for menos que uma medalha de prata, estaremos perante um resultado que é um fiasco dada as capacidades da atleta…

O destaque que se dá a essa modalidade tem a ver com o facto da Vanessa Fernandes ser atleta do Benfica. Portugal deve ser o país que dá mais importância ao triatlo, precisamente por causa disso. Como não dou para esse peditório (como se esta modalidade tivesse a importância internacional do atletismo ::)), estou-me borrifando para o triatlo.

Em termos de imprensa até tens razão… Mas eu já acompanhava de longe os seus resultados muito antes dela virar orc!

Já antes de ela ser orc já se falava dela,e é perfeitamente normal que se fale numa das que pode ganhar uma medalha,nós que costumamos não conseguir muitas…

Retomo este tópico com uma notícia pouco animadora. Fonte: pasquim redondo:

Vanessa Fernandes interrompe carreira

A atleta de triatlo dum clube com uma galinha no emblema e da Selecção nacional Vanessa Fernandes comunicou através do site do seu clube a interrupção temporária da carreira desportiva, mencionando razões de ordem pessoal.

Depois de ter conquistado a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, de ter atingido 20 vitórias em Taças do Mundo de triatlo e cinco títulos de campeã europeia, Vanessa Fernandes optou por fazer uma interrupção que a própria considera ser apenas temporária, para que possa, dentro de pouco tempo, regressar em pleno.

Veja aqui na íntegra o comunicado da atleta:

«Há momentos na vida em que temos de assumir opções que são difíceis, mas sendo difíceis não podemos fugir delas. Esta é, sempre foi, a minha forma de estar na vida, e apesar da angústia que sinto ao assumir esta decisão, creio que é a melhor forma de preservar tudo aquilo que fiz e dediquei ao Triatlo nacional e a Portugal.

Por razões de saúde que me tem impedido nos últimos meses de me dedicar à prática da modalidade que abracei e que tantas alegrias me proporcionou, queria comunicar-vos a minha intenção de interromper temporariamente a prática desportiva. Não se trata de um abandono, mas apenas de uma interrupção temporária que me permita regressar em pleno dentro de pouco tempo.

Espero que compreendam as minhas razões e entendam a dificuldade do momento que actualmente vivo. Sei que vou conseguir voltar e que esta fase representa apenas um curto intervalo na minha carreira desportiva. Espero contar com o vosso apoio»

O que constou nos últimos meses nos jornais foram atitudes de prima dona, nomeadamente em relação a companheiros da Selecção. Será que há factores que são mesmo alheios à atleta que a têm impedido de estar ao nível a que nos tem habituado? Aguardo por informações mais precisas.

A verdade é que eu já espera este cenário, pelo que pude saber e presenciar até, não me parece que a Vanessa nos últimos tempos levasse uma vida que esteja de acordo com as exigências deste desporto…

Não deixa no entanto de ainda ir muito a tempo de corridir os erros actuais e de voltar a obter os resultados que só ela conseguia, ganhe juízo para isso…

A forma fantástica que ela chegou a alcançar já vai bem longe. Mesmo por altura dos Jogos Olímpicos a época já não tinha tido nada a ver com as anteriores, depois lá brilhou com a medalha de prata mas daí para cá, zero.

Lesões e os tais outros problemas pouco claros estão na origem. Fiquei contente com a medalha de prata, por Portugal, mas de resto é pessoa que não interessa muito, mas tenho sempre pena que um desportista português com tanto destaque lá fora acabe por se perder assim.

Mas ela ainda é nova, veremos o que aí vem no futuro.

Esquisito.
Que ela não é a mesma atleta que era até Pequim não restam dúvidas. Agora todo este cenário actual é esquisito porque daqui a ano e meio existirão novas Olimpíadas e será bem mais complicado à atleta agora fazer a pausa e estar à mesma à altura da competição daqui a um ano. Faria mais sentido ela ter lerpado durante uns tempos no ano passado ou há dois anos. Agora é um bocado em cima e a sua margem de manobra depois será menor…

Se o que dás a entender tem grande influência, não serão então azares ou problemas exteriores à atleta.

Não querendo lançar outros tipos de suspeitas, quando atletas de alta competição começam a ter problemas cedo, vem sempre à mente a possibilidade de terem abusado (sim, abusado, porque usar todos usam) de substâncias dopantes quando eram novos. Mas mesmo que isso tenha acontecido não me parece que vá rebentar por aí nenhum escândalo com isto, dado que a seguir a ela teriam de aparecer muitas outras trutas da modalidade.

Não é bem assim.
Ela teve uma série de resultados fantástica porque a a Snowsill não ligava grande coisa às Taças do Mundo e não metia lá os pés. Como eram as duas atletas que estavam dois ou três passos à frente da concorrência, na falta da uma a outra ganhava as competições conforme queria. Só que nos Olímpicos houve Snowsill…

Depois dos Olímpicos é que a Vanessa Fernandes tomou um rumo diferente daquele que tinha até então.

Pelo que me pude aperceber a Vanessa mudou de hábitos nos últimos dois/três anos. A ideia que eu tenho é que ela já nem estava em Lisboa no CAR do Jamor, ela agora estava a viver no Norte. Pelo que me apercebi numa reportagem na SportTV, havia confusão a meter ao barulho ela, pai e o antigo treinador…

Mas eu não falava apenas de primeiros lugares, até porque um 2º lugar nos JO, ou até um 3º não é vergonha para ninguém, obviamente. Com australianas ou não os resultados estavam aquém dos alcançados nas épocas anteriores, e depois dos JO então ainda pior, com más classificações e até desistências.

Como é óbvio eu não me referia a questões relacionadas com o doping. Parece-me que a Vanessa a um determinado momento apercebeu-se que existe mais vida para além do desporto e exagerou um bocado…é pena, mas já tinha discutido este cenário com alguns amigos e todos ficaram surpreendidos, a Vanessa perdeu-se um bocado, mas tal como disse, ainda vai a tempo de recuperar.

Também é provável que as lesões e algum cansaço psicológico tenham contribuido para esta situação e que de facto a atleta tenha optado pela melhor solução, parar um pouco, recuperar psicológicamente, recuperar os indíces motivacionais para posteriormente voltar a encarar a carreira com a mesma ambição que antes lhe era reconhecida.

Eu vejo este episódio da Vanessa de forma muito simples. Durante anos ela foi apontada como a atleta modelo. Vivia para o seu desporto e dedicou toda uma adolescência a essa causa. Possivelmente a família foi fundamental para a focar sobretudo neste ponto. Porém atingiu um estado de desenvolvimento pessoal em que começou a sentir a necessidade de aproveitar aqueles pequenos prazeres, até aí proibidos a uma atleta de alta competição. A isto, temos que somar uma aparente vulnerabilidade psicológica e temos a melhor atleta portuguesa completamente perdida.