Sporting Clube de Portugal - Triatlo
3 h ·
João Mansos - CAMPEÃO NACIONAL ABSOLUTO TRIATLO
Depois de 2018, João Mansos volta a repetir o feito e sagra-se pela segunda vez Campeão Nacional de triatlo na distância standard.
Parabéns
ao João, a toda a equipa e familiares que contribuíram para mais este feito marcante.
Clarisse Henriques
JOÃO MANSOS CAMPEÃO NACIONAL DE TRIATLO
Por Sporting CP
24 Out, 2022
Foi a segunda vez que o atleta conquistou o título
João Mansos sagrou-se, no último domingo, Campeão Nacional absoluto de triatlo na prova que aconteceu na Trafaria, em Almada.
Ao longo de 1h52’29’', João Mansos percorreu as três disciplinas do triatlo e foi o primeiro a cortar a meta. O Jornal Sporting conversou com o atleta Leonino, que revelou estar muito satisfeito com o que alcançou.
“Foi muito bom, estou muito orgulhoso. Era um grande objectivo que já tinha há algum tempo e pretendia repetir o feito. Queria fazê-lo pela época que desenvolvi, foi como a cereja no topo do bolo. Esta foi talvez a minha melhor época. Com a melhor série de vitórias, quer a nível de provas nacionais, quer internacionais. Acabar a temporada com o título de campeão é muito saboroso”, começou por contar.
João Mansos prosseguiu revelando que acaba de encerrar a temporada da melhor maneira possível ao voltar a ficar com o nome inscrito na história do Sporting CP, visto que conquistou a prova pela segunda vez de verde e branco. A primeira foi em 2018: “É um marco na minha carreira. Na altura, no meu primeiro ano de Leão ao peito, foi uma surpresa para todos. Fiquei logo no radar e sinto que mudou a minha carreira. Cada vez que envergamos a camisola do Sporting CP é importante. Agora, saber que se fica na história do Clube por se vencer algo é um orgulho enorme. É saber que ficamos lado a lado com grandes nomes da história do Sporting CP”.
O triatleta abordou ainda como geriu a prova: “No triatlo, o que mais importa é a classificação geral e não o tempo. Sabia que tinha três adversários directos, o que acaba por ser uma pressão boa. A primeira volta de natação não correu muito bem, mas na segunda as coisas mudaram e decorreram de forma excelente, tive uma boa transição. A partir daí tudo mudou, quando mudei para a bicicleta. Lutei num grupo de quatro pelo pódio. Na última volta de corrida estava confiante, apesar de ter de gerir o cansaço. Foi uma questão de tempo, geri a prova e os meus adversários e consegui cortar a meta em primeiro”.
João Mansos falou ainda sobre as dificuldades sentidas ao longo do percurso: “Foi a natação. Logo no início foi mesmo muito difícil. Tenho tido muita dificuldade em imprimir os meus níveis na água. Na bicicleta… Bem, a época já vai longa e só quem está no pico da sua forma física é que consegue fazer também uma óptima prova de ciclismo. Mas diria que a natação foi onde senti mais dificuldades, sim”.
Ao todo, o triatleta do Sporting CP percorreu 51,5 km divididos em 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.
HUGO FIGUEIREDO CAMPEÃO NACIONAL DE DUATLO
Por Sporting CP
12 Fev, 2023
Leão venceu prova realizada em Arronches
Hugo Figueiredo, atleta do Sporting Clube de Portugal, venceu no último sábado o Campeonato Nacional individual de duatlo.
Em Arronches, no distrito de Portalegre, o Leão completou o percurso composto por partes de corrida e ciclismo em 55’08’‘, superando a concorrência de Miguel Tiago Silva (Olímpico de Oeiras, 55’35’‘) e João Nuno Batista (CN Torres Novas, 55’57’').
José Ferreira, também do Sporting CP, acabou no décimo lugar da classificação absoluta com 57’33’', sagrando-se assim Campeão Nacional de cadetes.
Parabéns ao CAMPEÃO EUROPEU DE DUATLO sub 23 - HUGO FIGUEIREDO
HUGO FIGUEIREDO CAMPEÃO DA EUROPA SUB-23 DE DUATLO
Por Sporting CP
18 Mar, 2023
Leão triunfou em Itália
Hugo Figueiredo, atleta do Sporting Clube de Portugal, conquistou, este sábado, o Campeonato da Europa de duatlo em sub-23.
A prova realizou-se em Caorle, Itália, e o Leão de 21 anos foi o mais rápido do seu escalão ao realizar o percurso - cinco quilómetros de corrida, 20 de bicicleta e mais dois quilómetros e meio a correr - em 49’22’'.
Na classificação geral, que engloba também, por exemplo, os atletas do escalão de elite, Hugo Figueiredo foi décimo classificado, tendo ficado a apenas 1’01’’ do primeiro.
Simon Davis (Grã-Bretanha) e Alberto Bartolomeo Demarchi (Itália), fecharam o pódio sub-23, enquanto Benjamin Choquert (França), Arnaud Dely (Bélgica) e Mario Mola (Espanha) foram, respectivamente, os três melhores na elite.
Assim, Hugo Figueiredo conseguiu atingir os dois objectivos que revelou em entrevista na última edição do Jornal Sporting: a medalha de ouro em sub-23 e um lugar nos dez primeiros da classificação geral.
QUATRO LEÕES NA TAÇA DA EUROPA
Por Sporting CP
22 Mar, 2023
Prova de triatlo em Quarteira
O Sporting Clube de Portugal vai ter quatro representantes na Taça da Europa de triatlo que se vai realizar este fim-de-semana em Quarteira, no Algarve.
No sábado, João Mansos e Hugo Figueiredo vão competir na elite, o principal escalão da modalidade. Já no domingo é a vez de João Vaz e David Abreu participarem na prova júnior.
Em declarações à Sporting TV, João Mansos lembrou que se trata da “primeira Taça da Europa do ano” e garantiu ter feito “uma boa preparação, tanto em estágio como no Sporting CP”.
“Vão estar atletas de muito bom nível e tenho objectivos traçados a nível de classificação, mas o maior é sentir-me bem e conseguir o melhor resultado possível”, adicionou o atleta Leonino, que pretende atingir os lugares cimeiros e ser o melhor português.
João Mansos explicou ainda que a época começou em Novembro e que a “a preparação mais específica para esta prova começou entre Dezembro e o início do ano”.
Hugo Figueiredo, que se sagrou recentemente Campeão da Europa sub-23 de duatlo, não tem dúvidas de que a competição algarvia “vai ser diferente porque o triatlo tem natação”, o segmento em que é menos forte.
“mas estou confiante de que se fizer a natação ao meu melhor nível posso estar na luta por um bom lugar. Esse é o objectivo: nadar bem para estar na discussão da prova”, contou o Leão que tem como objectivo ficar nos 30 primeiros da elite.
David Abreu, júnior nascido em 2006, não escondeu estar “um pouco nervoso” e revelou ir “um pouco à descoberta sendo um dos mais jovens em competição”: “Penso estar preparado para fazer uma boa prova. Quero um bom resultado sabendo que vai ser complicado. (…) Conseguir ficar nos 20 ou 25 primeiros seria bastante bom.”
Por fim, o também júnior João Vaz espera uma Taça da Europa com “um nível bastante elevado”.
“Ainda assim, considero ter feito uma boa preparação e estou com as perspectivas elevadas. Um top 10 ou top 15 seria bastante bom”, referiu.