Triatlo - Parte 2

Sporting Clube de Portugal - Triatlo

3 h ·

🏆 João Mansos - CAMPEÃO NACIONAL ABSOLUTO TRIATLO

Depois de 2018, João Mansos volta a repetir o feito e sagra-se pela segunda vez Campeão Nacional de triatlo na distância standard.

Parabéns

ao João, a toda a equipa e familiares que contribuíram para mais este feito marcante.

📸 Clarisse Henriques

1 Curtiu

JOÃO MANSOS CAMPEÃO NACIONAL DE TRIATLO

Por Sporting CP
24 Out, 2022

TRIATLO

Foi a segunda vez que o atleta conquistou o título

João Mansos sagrou-se, no último domingo, Campeão Nacional absoluto de triatlo na prova que aconteceu na Trafaria, em Almada.

Ao longo de 1h52’29’', João Mansos percorreu as três disciplinas do triatlo e foi o primeiro a cortar a meta. O Jornal Sporting conversou com o atleta Leonino, que revelou estar muito satisfeito com o que alcançou.

“Foi muito bom, estou muito orgulhoso. Era um grande objectivo que já tinha há algum tempo e pretendia repetir o feito. Queria fazê-lo pela época que desenvolvi, foi como a cereja no topo do bolo. Esta foi talvez a minha melhor época. Com a melhor série de vitórias, quer a nível de provas nacionais, quer internacionais. Acabar a temporada com o título de campeão é muito saboroso”, começou por contar.

João Mansos prosseguiu revelando que acaba de encerrar a temporada da melhor maneira possível ao voltar a ficar com o nome inscrito na história do Sporting CP, visto que conquistou a prova pela segunda vez de verde e branco. A primeira foi em 2018: “É um marco na minha carreira. Na altura, no meu primeiro ano de Leão ao peito, foi uma surpresa para todos. Fiquei logo no radar e sinto que mudou a minha carreira. Cada vez que envergamos a camisola do Sporting CP é importante. Agora, saber que se fica na história do Clube por se vencer algo é um orgulho enorme. É saber que ficamos lado a lado com grandes nomes da história do Sporting CP”.

O triatleta abordou ainda como geriu a prova: “No triatlo, o que mais importa é a classificação geral e não o tempo. Sabia que tinha três adversários directos, o que acaba por ser uma pressão boa. A primeira volta de natação não correu muito bem, mas na segunda as coisas mudaram e decorreram de forma excelente, tive uma boa transição. A partir daí tudo mudou, quando mudei para a bicicleta. Lutei num grupo de quatro pelo pódio. Na última volta de corrida estava confiante, apesar de ter de gerir o cansaço. Foi uma questão de tempo, geri a prova e os meus adversários e consegui cortar a meta em primeiro”.

João Mansos falou ainda sobre as dificuldades sentidas ao longo do percurso: “Foi a natação. Logo no início foi mesmo muito difícil. Tenho tido muita dificuldade em imprimir os meus níveis na água. Na bicicleta… Bem, a época já vai longa e só quem está no pico da sua forma física é que consegue fazer também uma óptima prova de ciclismo. Mas diria que a natação foi onde senti mais dificuldades, sim”.

Ao todo, o triatleta do Sporting CP percorreu 51,5 km divididos em 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.

HUGO FIGUEIREDO CAMPEÃO NACIONAL DE DUATLO

Por Sporting CP
12 Fev, 2023

OUTRAS MODALIDADES

Leão venceu prova realizada em Arronches

Hugo Figueiredo, atleta do Sporting Clube de Portugal, venceu no último sábado o Campeonato Nacional individual de duatlo.

Em Arronches, no distrito de Portalegre, o Leão completou o percurso composto por partes de corrida e ciclismo em 55’08’‘, superando a concorrência de Miguel Tiago Silva (Olímpico de Oeiras, 55’35’‘) e João Nuno Batista (CN Torres Novas, 55’57’').

José Ferreira, também do Sporting CP, acabou no décimo lugar da classificação absoluta com 57’33’', sagrando-se assim Campeão Nacional de cadetes.

Parabéns ao CAMPEÃO EUROPEU DE DUATLO sub 23 - HUGO FIGUEIREDO

:lion:

HUGO FIGUEIREDO CAMPEÃO DA EUROPA SUB-23 DE DUATLO

Por Sporting CP
18 Mar, 2023

OUTRAS MODALIDADES

Leão triunfou em Itália

Hugo Figueiredo, atleta do Sporting Clube de Portugal, conquistou, este sábado, o Campeonato da Europa de duatlo em sub-23.

A prova realizou-se em Caorle, Itália, e o Leão de 21 anos foi o mais rápido do seu escalão ao realizar o percurso - cinco quilómetros de corrida, 20 de bicicleta e mais dois quilómetros e meio a correr - em 49’22’'.

Na classificação geral, que engloba também, por exemplo, os atletas do escalão de elite, Hugo Figueiredo foi décimo classificado, tendo ficado a apenas 1’01’’ do primeiro.

Simon Davis (Grã-Bretanha) e Alberto Bartolomeo Demarchi (Itália), fecharam o pódio sub-23, enquanto Benjamin Choquert (França), Arnaud Dely (Bélgica) e Mario Mola (Espanha) foram, respectivamente, os três melhores na elite.

Assim, Hugo Figueiredo conseguiu atingir os dois objectivos que revelou em entrevista na última edição do Jornal Sporting: a medalha de ouro em sub-23 e um lugar nos dez primeiros da classificação geral.

QUATRO LEÕES NA TAÇA DA EUROPA

Por Sporting CP
22 Mar, 2023

TRIATLO

Prova de triatlo em Quarteira

O Sporting Clube de Portugal vai ter quatro representantes na Taça da Europa de triatlo que se vai realizar este fim-de-semana em Quarteira, no Algarve.

No sábado, João Mansos e Hugo Figueiredo vão competir na elite, o principal escalão da modalidade. Já no domingo é a vez de João Vaz e David Abreu participarem na prova júnior.

Em declarações à Sporting TV, João Mansos lembrou que se trata da “primeira Taça da Europa do ano” e garantiu ter feito “uma boa preparação, tanto em estágio como no Sporting CP”.

“Vão estar atletas de muito bom nível e tenho objectivos traçados a nível de classificação, mas o maior é sentir-me bem e conseguir o melhor resultado possível”, adicionou o atleta Leonino, que pretende atingir os lugares cimeiros e ser o melhor português.

João Mansos explicou ainda que a época começou em Novembro e que a “a preparação mais específica para esta prova começou entre Dezembro e o início do ano”.

Hugo Figueiredo, que se sagrou recentemente Campeão da Europa sub-23 de duatlo, não tem dúvidas de que a competição algarvia “vai ser diferente porque o triatlo tem natação”, o segmento em que é menos forte.

“mas estou confiante de que se fizer a natação ao meu melhor nível posso estar na luta por um bom lugar. Esse é o objectivo: nadar bem para estar na discussão da prova”, contou o Leão que tem como objectivo ficar nos 30 primeiros da elite.

David Abreu, júnior nascido em 2006, não escondeu estar “um pouco nervoso” e revelou ir “um pouco à descoberta sendo um dos mais jovens em competição”: “Penso estar preparado para fazer uma boa prova. Quero um bom resultado sabendo que vai ser complicado. (…) Conseguir ficar nos 20 ou 25 primeiros seria bastante bom.”

Por fim, o também júnior João Vaz espera uma Taça da Europa com “um nível bastante elevado”.

“Ainda assim, considero ter feito uma boa preparação e estou com as perspectivas elevadas. Um top 10 ou top 15 seria bastante bom”, referiu.