Trabalhar/Viver no Estrangeiro

Para a malta que já emigrou para o estrangeiro à procura de uma estabilidade financeira melhor, o que acharam da vossa “experiência”? Vale mais a pena apostar em viver no estrangeiro ou é melhor ficar por Portugal?

Dou-vos um exemplo, em Portugal um enfermeiro ganha pouco mais de 1000€, mas no Reino Unido salvo erro ganham cerca de 3000€, é tudo assim um “sonho cor de rosa” ou é tudo muito diferente do que se imagina?

excelente tópico - peço tbm para partilharem a experiência de encontrar trabalho - quem/onde/quando contactar, podendo-se fazer o mesmo para bolsas interncionais! :clap: :clap: :clap: :clap:

Estou no Canada ha 9 anos, mais propriamente em Edmonton.
Nao emigrei a procura de uma vida melhor, foram razoes pessoais, no entanto a vida de emigrante acaba por se adaptar a mim logicamente.

O que ha a dizer, que conselhos se podem dar?
Nao, nao e um mar de rosas, antes pelo contrario, se conseguisse convencer a minha mulher ja tinha voltado para Portugal ha 2 ou 3 anos.

A ideia que apresentam, por exemplo do enfermeiro a fazer 1000 euros em Portugal e 3000 no UK, e muito bonita, mas ha uma coisa que teem sempre que pensar antes, quanto custa uma casa em Portugal (ou arrendar) e quanto custa no Pais para onde pretendem ir.
Depois junte-se todo o nivel de vida, por exemplo aqui no Canada, comida, gasolina, roupa e bens de primeira necessidade ate sao mais baratos, mas tudo o que sejam electrodomesticos, computadores e outros electronicos, sao muito mais caros que ai, idem para carros, mesmo que sejam norte americanos.
A internet, as mensalidades do tlmvl , a agua e a luz sao carissimos tambem, em comparacao com Portugal.
Algo que tambem devem ter em atencao e a saude, aqui por exemplo o sistema de saude e quase igual a Portugal, mas nao inclui dentista, oftalmologista ou medicamentos comparticipados. Assim sendo, se precisam de arrancar um dente por exemplo, ou vao la abaixo a Universidade de Alberta e servem de cobaia aos estudantes de dentista (pagam mesmo assim uns 200 dollars), ou preparem-se para abrir a carteira entre os $500 os $800. Mesma coisa para oculos.
Os medicamentos sao carissimos, mesmo que se tente comprar genericos.
No meu caso nem me queixo pois o meu emprego oferece-me aquilo a que aqui chamam “benefits”, atraves da empresa tenho um budget anual para dentista para mim e para a minha mulher e tenho 80% dos medicamentos pagos, mas raras sao as empresas que oferecem isso a nao ser a posicoes de chefia (o que e o meu caso).
Algo que tambem e importante ter em atencao e que aqui e muito facil despedir alguem, ate ja podemos estar ha 20 anos na empresa, se eles alegarem que estao em dificuldades, mandam embora e pagam 2 semanas, acaba-se logo o filme. Os empregados teem poucos direitos em relacao a Europa e o medo de ficar desempregado e de certa forma constante.

Dito isto, apos algum tempo de emigrar-mos, adaptamo-nos ao estilo de vida e parece que o dinheiro nunca e suficiente. Talvez pq no meu caso, nao tenha qualquer tipo de intencao de voltar a Portugal, nao mando dinheiro para ai e sinceramente tenho algumas dificuldades em poupar. Nao nego no entanto que se alguem vier para aqui sozinho, arrange um bom emprego, alugue um quarto em x de casa e apenas gaste em carro, gasolina e coisas basicas, para poupar o resto, provavelmente em 2 ou 3 anos da para voltar e tentar abrir o seu proprio negocio ou coisa que o valha.

Nao esquecer ainda o choque cultural, quase uma decada depois ainda me tento adaptar, ainda nao percebi pq anda toda a gente a correr, sempre a correr. A mentalidade, a propria lingua (pensas que sabes falar ingles ate ao dia em que chegas a um Pais onde falam ingles, nas primeiras semanas ninguem percebe la muito bem o que dizemos), os costumes, as politicas, etc.

Se alguem tiver perguntas, forca nisso, tentarei responder a tudo.

Estou há dois anos na Bélgica (cheguei no dia de aniversário do Sporting) e não tenho razões de queixa. As cenas são mais caras mas para o que ganho tenho muito melhor nível de vida do que tinha em Portugal. Com as mesmas funções em PT provavelmente ganharia um terço do que ganho. Also, cerveja de topo.

Penso que já há um tópico igual a este (no telemóvel é mais difícil pesquisar).

Vou regressar agora a Portugal após (poucos) anos na Suíça.

Apenas uma dica:
Quem regressa após estar 5 anos fora, fica com uma taxa de IRS de apenas 20% durante 10 anos, caso a profissão que vá exercer seja “qualificada”.

Um bom inventivo, já que a carga fiscal em Portugal é de facto assustadora, para quem vai de fora.

Eu ando há algum tempo com vontade de sair… se não for agora com os vintes tenho medo de me arrepender depois…

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk

Se saíres, conta sempre com a possibilidade de te sentires partido ao meio para sempre.
Depende da tua experiência e claro da tua personalidade. Digo te isto porque sendo eu um Português de gema num país estrangeiro, sinto isto de forma contínua.

É um tópico interessante. Vou pensar um pouco antes de escrever mais sobre este assunto tão sensível.

Emigrei faz ano e meio, para a Irlanda. Se as coisas são mais caras? São. Mas ganho 3x mais e trabalho sensivelmente metade das horas semanais que trabalhava em Portugal. Não tenho saudades do nosso país, tenho saudades da familia, amigos e claro, da comida. Espero poder ficar aqui muitos anos porque dá para construir futuro e juntar dinheiro a serio.

Eu tou na Noruega faz dois anos e meio. Trabalho em IT.
Ganha-se bem, mas é tudo muito caro. Mesmo muito!
Em termos financeiros tenho a dizer que estou ligeiramente melhor que em Portugal.

Onde há realmente uma diferenca monstra é na qualidade de vida. Trabalho 7 horinhas por dia no máximo, raramente saio depois das 4, vivo numa terrinha pacata, tenho uma vivenda com jardim, não há transito, demoro 10 minutos para o trabalho, não há inseguranca nenhuma, no trabalho não há stresses, se existe um problema qq no trabalho, resolve-se facilmente, de inicio o meu boss quase que se passava comigo pq andava a trabalhar muitas horas, e isso não pode ser!
A prioridade aqui é a familia! Nem tem qq comparacao com Portugal. Existe um respeito muito grande pelas pessoas e pela vida familiar, isso é o mais importante para toda a gente.

Isto nunca se sabe, amanhã pode-me dar na telha e decidir voltar, ou até ir para outro país, acho que eventualmente ainda tento isso, Nova Zelandia ou Canada, algo assim, funciono muito por impulsos. Mas como dizia, voltar acho muito dificil, uma pessoa habitua-se a certas coisas e depois é dificil abrir mão. Para verem a ultima vez que tive em Lx, foi uns 4 dias e achei que aquilo era uma cidade cheia de pessoas malucas, e eih, eu vivi 20 anos em Lx…

Isso é um engodo amigo :great:

Tenho vários amigos próximos (enfermeiros, radiologistas) que foram para Londres e realmente ganham bastante bem por comparação com cá (2000 a 3000 libras deverá ser a referência). Mas depois ou moras nas periferias a 60/70km de Londres e todos os dias em transportes publicos (que também não são baratos) fazes 1h/1h30 para cada lado, ou então para viveres mais próximo de Londres vai-se logo 50% do ordenado numa renda. Não sei a tua situação, mas a maior parte dos meus colegas imigrou porque não tinha trabalho cá, porque se tivessem cá 80% deles regressava na hora. Porque para juntar mais 100 ou 200€ ao final do mês (e para isso é preciso levar uma vida de cão, sem saidas nem grandes lazeres) preferem estar cá.

Já em França, tenho uma prima em Toulouse a trabalhar num hospital que fica nos arredores e já compensa bastante mais. Preço das casas semelhante a Portugal com a vantagem de melhores ordenados. A ideia com que fico é que compensa ir para esses paises, mas não para os centros urbanos mais conhecidos ou vais sofrer com o mesmo problema dos Lisboetas.

Por experiências de pessoas muito chegadas e de ter vivido no UK, recomendo fortemente que Londres nao seja o destino final de qualquer emigrante.

A relação rendimentos vs qualidade de vida e’ uma das mais baixas em termos de capitais europeias.

Vou fazer dois anos na Alemanha.

Sim, tem coisas mais caras… normal. Refeições, ir tomar um copo. Coisas que em Portugal se faz por metade.

Enquanto em Portugal estava a ser difícil arranjar uma primeira oportunidade (tinha acabado de sair da universidade), em poucas tentativas arranjei um estágio a ganhar mais do que ganharia em Portugal com 15 anos de experiência.
Passado os 6 meses de estágio ofereceram-me contrato e por cá continuo.

Do que sinto mais falta é mesmo a comida.
O tempo não é tão mão como dizem, e há sempre a possibilidade das férias compensar (ainda para mais na minha empresa que são bastantes fléxiveis)
Mesmo que decida mudar, muito difícilmente o destino voltará a ser Portugal.

Calha a todos. Eu já estive na Bélgica, Malta e agora estou no sul de Espanha.

A vida na Bélgica não era má, mas pecava um pouco pelo tempo e custo de vida um pouco elevado por isso decidi ir para Malta passados 6 anos na Bélgica. Malta, ma ilha bastante agradável, praia, sol, cervejas e boa vida ao virar da esquina. A situação é que é uma ilha e passado 4 anos já deste a volta à aquilo tudo e já não tens muito mais para ver. Precisei de ar fresco e abracei um projecto em Gibraltar. De longe o melhor pois vivo em Espanha com custo de vida baixo e recebo em Libras com uma taxa ainda superior ao EUR.

Por agora estou aqui e não penso regressar a Portugal, até porque estou bem pertinho :mrgreen:

O que esta’ em sublinhado e’ fundamental: quando em Portugal se perceber que nao e’ necessário trabalhar mais tempo para se produzir mais e melhor, finalmente teremos a revolução de mentalidades que o pais precisa

Obrigado a todos por estarem a partilhar as vossas experiências e opiniões acerca deste assunto. Então para uma pessoa que vai viver para outro país, o melhor é não escolher uma capital/uma cidade “popular” porque o custo de vida é muito superior e etc.

Uma duvida minha, para quem vai para os EUA, Australia, UK (no futuro, com o Brexit penso eu), como é que vao funcionar os vistos?

Eu em 6 anos já vivi na Bélgica, na Austria, nos EUA e agora estou no Quebec. Mas eu estou num caso particular (vida académica) onde no início é normal andar nisto. E eu, ao contrário de muitos outros, sempre quis ter esta experiência de viver em sítios diferentes e não fui por necessidade. Acho que isso é fundamental para a tua experiência: se vais lá para fora, mas não estás disposto a adoptar (activamente) um novo estilo de vida e cultura e tempo e comida, vais ser meio miserável.

Pessoalmente, como tenho andado sempre por universidades, beneficiei de sempre ter acesso rápido a um grupo de pessoas da minha idade e internacionais, que ajuda na integração. As outras pessoas que trabalham em empresas vão te poder dar melhor a sua perspectiva, mas a minha impressão é que é sempre mais fácil fazer amizades entre grupos internacionais do que locais.

A meu ver o sucesso ou não sucesso duma emigração depende de n factores, uns relativos a ti, e outros relativos ao país ou mesmo à cidade. Portanto é difícil fazer essas avaliações globais, de que “o melhor é não escolher uma capital/uma cidade “popular” porque o custo de vida é muito superior”. Eu vivi em Bruxelas, onde o custo de vida é possivelmente o dobro de em Portugal. Mas ganhava o triplo, portanto vivia confortavelmente, e ainda deu para poupar. Em Londres se calhar o rácio não é idêntico, no entanto. Dando o exemplo dos EUA: Los Angeles é maior que São Francisco, mas São Francisco é muito mais caro. Isto para dizer que é preciso analisar caso a caso.

Respondendo à tua pergunta final, só sei como são as coisas nos EUA, e infelizmente são extremamente complicadas. Se és enfermeiro, sugiro que comeces a ler por aqui: http://www.immi-usa.com/h1b-visa/h-1b-nurses/ . Sendo que não sei nada sobre o caso específico de enfermagem, a minha recomendação é que não ponhas grandes esperanças nos EUA. Eu tenho andado a olhar para a possibilidade de ir trabalhar para os EUA, e a minha impressão é que conseguires um H1B é uma autêntica e literal lotaria.

edit: lembrei-me agora que em Bruxelas há imensos enfermeiros portugueses. Pode ser uma boa opção, é uma cidade bem fixe. Acho que precisas de falar algum francês, mas nada que uns cursos intensivos não resolvam.

o mundo é tão grande e tão variado… não há “a” resposta à tua pergunta. Eu já trabalhei em vários países, Bélgica, Suíça, Alemanha, Inglaterra, e agora Áustria, sempre em situações diferentes.

A minha “sabedoria” é simples: Londres e arredores é impossível a não ser que ganhes mesmo muito bem. As casas são uma porcaria e pequenas em comparação com a Europa continental. Bélgica, França, Alemanha, Escandinávia… muito bom, mas saber a língua é importante, tanto a nível de emprego como de integração. Não se fiem que o inglês chega. Na Europa, com o Brexit, vai valer cada vez menos a nível de emprego - os franceses estão-se a preparar para voltar a impor o francês como língua franca na EU, e os alemães dominam o leste todo (até chegar à zona de influência russa).

Clima, é o que é, comida, a verdade é que há comida boa em todo o lado, e depois tens que aprender a fazer bacalhau :slight_smile:

Da minha experiência o que eu vou entendendo é que a crise em Portugal não é crise, é para ficar. É um país com pouco futuro, para além de servir estrangeiros ou então para uma elite muito pequena e em que o talento e competência pouco valem, ou nasceste rico e com contactos (cunhas) ou não chegas lá. O pessoal inteligente e capaz de fazer coisas úteis, a solução que tem é emigrar. E é o que tem acontecido, perdemos centenas de milhares de jovens com talento e bem educados, e a maioria não vai voltar nunca.

já agora isto tem consequências negativas para o Sporting - Portugal vai ficar cada vez mais cheio de grunhos, ou seja tendencialmente o slb e fcp vão ter cada vez mais adeptos >:D

Nunca emigrei (e é algo que me “assusta”, até porque não tarda e termino a minha licenciatura), mas tenho vários familiares fora, assim como alguns amigos.

Tenho uns tios na Alemanha, a viver nos arredores de Colónia e estão muito bem. Já foram para lá há cerca de 4 anos, vivem numa zona muito pacata, super sossegada. O meu tio é serralheiro, a minha tia trabalha como empregada num hotel, recebem bem e não tencionam voltar para cá tão cedo. Custou a adaptação ao inicio, até porque a língua é complicada.

Tenho também uns primos na Suiça. Foram há cerca de 2 anos e também estão bem.

Tenho outro tio em Cabo Verde há cerca de 6 anos e aquilo é incrível (já me proporcionou uma ida a CV, adorei aquilo :mrgreen:). Foi para lá sozinho e também não tenciona regressar. Este meu tio tem uma empresa de pintura, o negócio corre bem e já teve oportunidade de visitar vários países Africanos (Moçambique, Angola, Madagáscar). Está bem na vida, apesar de ter que vir a Portugal algumas vezes por ano, devido a problemas de saúde (e como devem calcular, os sistemas de saúda em CV não são como aqui).

Depois tenho também uns amigos em Paris que pela vontade deles, já tinham regressado. Ainda lá continuam apenas e só porque têm trabalho e a família deles também está lá. Vivem mesmo no centro e queixam-se devido ao trânsito e insegurança.

Quais as melhores maneiras de arranjar uma casa nos primeiros tempos? Não há uma espécie de OLX com casas disponíveis para renda tipo no UK?

Estou em Angola faz agora 5 anos, pelo meio tentei voltar a Portugal para acabar a faculdade mas acabei por sair de novo(motivos pessoais).

Saí porque estava na duvida se aquele curso que queria mesmo, depois fui arranjando dos mais variados trabalhos, desde segurança, barman, Megafinalistas, Remax de tudo um pouco, peguei nos meus cães e arranquei.
Passado uns anos comecei a fartar me completamente disto, depois muitos amigos que tinha feito entretanto foram embora pelos mais diversos motivos mas mantive-me por cá. Aqui em Luanda comecei numa loja de Câmbios(gestor da loja), depois deu me umas saudades de casa, despedi me e fiquei 3 meses de ferias. Depois arranjei trabalho numa empresa de fiscalização de obras(Responsável de Logística e administrativo), fiquei aí 3 anos até a empresa com a crise começar a sofrer e despedi me. Aí voltei a portugal por 8 meses, trabalhei numa empresa de manutenção de parques infantis e fui estudando mas despedi me e voltei para Luanda.
Agora estou num Hospital Veterinário como administrativo e gestor de stock e trato do marketing desde redes sociais,site,anúncios por aí.

Honestamente sempre me vi a voltar para o Estoril e fazer aí a minha vida, entretanto o ano passado conheci a minha noiva, em luanda, é brasileira e é coordenadora da farmácia de uma das maiores Clínicas Privadas de Angola e tão cedo não quer ir embora daqui mas também não volta para o brasil.
Por enquanto estamos a aproveitar para viajar e juntar dinheiro e o futuro logo se vê.