Tourada - Corrida Sporting

Corrida Sporting

Informa-se que amanhã, dia 11 de Agosto de 2011, irá realizar-se uma conferência de imprensa, pelas 19H30, no Salão Nobre da Praça de Touros do Campo Pequeno, com vista à apresentação da Corrida Sporting, que terá lugar no dia 26 de Agosto de 2011.

Em representação do Clube «leonino» estará o vogal do Conselho Directivo, Ricardo Tomás, bem como, Maurício do Vale.

[url]http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubeconfimprensatourada_100811_79044.asp[/url]

Decidi abrir este tópico (penso ter sido no sitio correto), para aferir da opinião dos restantes foristas sobre o facto, do Sporting, patrocinar um evento que nada tem haver com desporto, muito menos com a dignidade e os valores, pelos quais o Sporting sempre lutou.

Sou sincero, sempre me irritou esta ligação do Sporting a um evento barbaro, que consiste em maltratar e humilhar um animal, já fragilizado antes de entrar na arena, para entretenimento e deleite de outros animais. Para além de que esse Mauricio do Vale, não tem que utilizar o Sporting para fazer prevalecer e promover os seus gostos pessoais e profissionais.

Sou completamente contra as touradas, apesar de ter alguma paixão pelo touro, não tivesse eu sangue ribatejano. Todo e qualquer argumento que oiço dos aficionados desde espectáculo é desprovido de lógica e visa apenas o beneficio próprio, sendo o toiro um objecto que tem de estar a ser “esfaqueado” perante o orgasmo colectivo de uns quantos individuos.

Acho horrível e ridículo, e envergonha-me que o meu clube patrocine algo deste tipo.

Este tema é recorrente aqui no Fórum, eu até concordo com o ponto de vista do Ali3nado. Tanto ou mais que a tortura do animal, o que me faz confusão é vê-lo impotente na arena, pressentindo o pior, e saber que mesmo saindo vivo dela, acabará por ser morto. É um espectáculo de sangue que não faz sentido. Porque não fazer touradas em que os animais não sofram tanto, não sendo torturados e mortos? Ou é preciso maltratar o animal para haver espectáculo?

Não me agrada!

Não gosto de touradas e nunca vejo, por isso custa-me ver o Sporting envolvido nestas coisas :inde:

Logo agora que o Paulo Sergio ja ca nao esta…

…A noticia para mim é irrelevante e espero que nao se inicie por aqui a discussao sobre a tourada que muito deu que falar neste forum.

:arrow: :arrow:

É permitido fazer touradas em Portugal não é?

Há quem goste, quem não goste… eu não gosto de ver mas o Sporting está no seu direito.

Quem é sócio e acha mal que se faça contacte o Sporting. A mim não e incomoda nada que o Sporting organize ou dê nome a uma tourada, que se trata de uma tradição portuguesa bastante antiga. Se fosse a um rodeo é que achava mais estranho e não concordaria.

A questão é que não devia ser. Mas não me vou alongar.

Concordo com vocês, acho ridiculo e VERGONHOSO o nosso clube promover este tipo de actividade. Pensei que com esta direcção pudesse acabar, mas infelizmente continua… :cartao: :cartao: :cartao:

O intuito não será discutir propriamente as touradas, mas se os foristas concordam com o facto de o Sporting patrocinar um evento que nada terá haver com Desporto e no qual se cometem atrocidades perante um animal ( estas atrocidades estão sempre interligadas as touradas e acho que nenhum defensor das touradas o nega).

Não vejo qualquer ligação da festa (?) taurina ao Sporting, a não ser interesses pessoais de um senhor - Mauricio do Vale e penso que sendo um assunto tão polémico e que pode causar algum mal estar e divisão de opinião ( como o Nuno N. referiu que esse assunto causou polemica aqui neste forum) entre a massa associativa, não vejo qualquer tipo de beneficio (bem pelo contrario) de o Sporting enquanto Instituição, promover e patrocinar eventos deste genero.

Se os touros de serviço forem o Godinho e os seus crediveis, eu vou e ainda faço de forcado…

Mais a serio, não gosto de touradas e acho ridiculo que o clube promova tal “espetaculo”.

Eu gosto e costumo ir.

Outra vez a mesma história? ^-^

É assim é um assunto que não domino nem de longe nem de perto, nem sequer gosto de tourada, se me perguntam a minha mais sincera opinião sobre o assunto, de facto não acho justo, pois qualquer animal tem direito á vida e julgo que ninguém tem o direito de fazer mal seja a que animal for! É para mim enquanto ser humano uma enorme estupidez, pois um animal que entra para uma arena para ser espetado por todos não é correcto nem consigo perceber onde está a beleza de tal injustiça. Não faz qualquer sentido, um animal entrar numa arena para morrer!

No entanto tenho que ressalvar as pessoas que aceitam isso como normal, pois todos temos opiniões, todos somos seres humanos e como tal as opiniões diferem de pessoa para pessoa, logo sei que existe quem goste, por esse facto penso que para esses que gostam poderiam ser feitos outros géneros de touradas, não me perguntem como pois não sei responder, mas refiro-me a touradas onde não fosse necessário matar ou ferir o animal, pois não é nada bonito de ver, mas lá está existe sempre quem goste, como tal e sendo uma coisa que existe á muitos anos sou obrigado a respeitar a opinião das outras pessoas.

Outro problema que também me parece ser importante ser ressalvado é o facto de alguém tentar dizer mal do Sporting Clube de Portugal por causa disso! Com isso já não concordo, pois sou levado a dizer o que nos dois primeiros pontos referi existe quem goste e ache um grande feito o Sporting Clube de Portugal apoiar essa mesma tourada e existe quem não goste, mas não podemos é em qualquer dos pontos aproveitar para criticar o Sporting Clube de Portugal, pois certamente estarão a assistir na arena pessoas do Sporting Clube de Portugal de outros clubes e mesmo pessoas que nem sequer gostam de futebol ou de qualquer desporto!

Por esse motivo acho muito mal que se diga mal do Sporting Clube de Portugal, sem que tenhamos a honestidade e o sentido crítico de pesar os prós e os contras de cada ser humano, pois detesto assim que se aproveita tudo para dizer mal do clube do meu coração, aquele por quem tanto luto desde criança e não critico por única e simplesmente dar o nome a um evento, pois não é o Leão nem o Sporting Clube de Portugal que vai matar o Touro, mesmo que eu tenha referido desde o inicio que não gosto disso, mas volto a referir á que ser respeitada a opinião de cada ser humano!

SL

Reproduzo aqui o protesto que envio todos os anos para o clube:

Foi com grande tristeza e desilusão da minha parte que verifiquei que um dos eventos proximamente organizados pelo nosso clube é um dos espectáculos mais degradantes que o ser humano consegue levar a cabo: uma tourada.

Sendo sócio do Sporting (n.º 23830), senti-me na obrigação e no direito de manifestar a minha discordância, contestando veemente esta ligação do clube à sanguinária tauromaquia.
Já o fiz nas touradas organizadas pelo Sporting nos anos transactos, pelo que se trata de uma renovação do protesto.

Esta iniciativa não se coaduna com um clube que há 100 anos prestigia o desporto e o país através dos seus feitos, que honra e deixa orgulhosa uma fidelíssima massa adepta com uma postura notoriamente distinta e digna.
A tauromaquia é uma tradição que (infelizmente) se manteve até aos nossos dias à custa da tacanhez e prepotência de “senhores feudais” de nobreza duvidosa, que ostentam o seu suposto título nobilitário como se esse lhes conferisse um sentido e poder de julgamento mais correctos. Esta forma de pensar e agir é totalmente oposta àquela que deve ser a de uma instituição de utilidade pública, que tem sido a do Sporting Clube de Portugal.

Tenho consciência que este meu protesto não terá grandes consequências práticas e que a tourada será levada a cabo como previsto. Ainda assim, reafirmo a minha posição, totalmente convicto de que não sou o único a fazê-lo.
Confesso que é algo que atravessa a minha mente de cada vez que renovo as quotas, pois tenho dificuldade em encaixar nos meus princípios o facto de que o meu dinheiro está a ser usado num espectáculo sanguinário e degradante.

Infelizmente, o que devia ser uma celebração em tons de verde vai ser manchada pelo vermelho da sádica tortura do touro. Para além de todos sabermos que o vermelho não é para aqui chamado, eu pergunto: o que é que isto tem a ver com desporto?

Sem outro assunto, despeço-me com saudações leoninas,

DANIEL MONTEIRO
sócio n.º 23830

Nunca obtive resposta alguma.

Rui, não se trata de falar mal da Instituição Sporting Clube de Portugal. No entanto, a Instituição é constituida por pessoas e como saberás as pessoas são faliveis.Neste caso, nem estou a falar mal desta direcção porque a corrida Sporting já se realiza há muitos anos (sempre com o mesmo interveniente- Mauricio do Vale) e sinceramente até tenho um carinho especial pelo nosso presidente porque até sou amigo de um dos filhos dele.
No meu ponto de vista, não existe qualquer ligação do Sporting à festa(?) brava, visto o Sporting ser uma Instituição que se dedica às actividades desportivas. Sendo a festa brava um espectaculo (?) tão polemico, em que uns gostam e muitos mais detestam, não consigo visualizar qualquer razão para a Instituição Sporting estar associada a essa pratica.
Como alguem disse atras, a tourada é uma tradição portuguesa bastante antiga (tem o que se lhe diga mas não vou entrar por ai), mas que sejam as instituições tauromaticas a encarregarem-se disso para quem é aficionado, senão qualquer dia o Sporting está a fazer espectaculo de foclore, de fado ou a organizar os santos populares.
Houve quem criticasse o nosso presidente por ele dizer que queria organizar casamentos, batizados e sei lá que mais. Não faz sentido esse tipo de iniciativas, mas já faz organizar touradas?

Tens toda a minha admiração! Abraço

Mais uma coisa para me envergonhar porra…

Depois da jaula vem a tortura, realmente é só dar exemplos :clap:

Somos diferentes.