Visto que já temos um tópico com as 5 vitórias e as 5 derrotas vou pôr o dos negócios ou transferências ou como queiram chamar do Sporting fez nos últimos anos:
Rui Jorge e Bino por troca com Peixe e Costinha: Foi sem duvida um dos melhores negócios que o Sporting fez trocando dois pernas de pau com dois excelentes jogadores (Rui Jorge principalmente).
Jardel: Apesar de ser ainda um mistério como saiu do Sporting e da polémica envolvida jardel foi principalmente um negócio que se hoje alguma especulação de que Jardel viesse para o Sporting ninguém simplesmente acreditaria mas de facto foi um negócio fundamental para a grandiosa época 2001 2002.
João Pinto: Com os mesmos contornos do negócio de Jardel onde vale e azevedo deixou o sair do benfica para ir para o Sporting se calhar o melhor negócio para alguns pois nada melhor que roubar um jogador fundamental aos lamps :dance:
Liedson: Sem duvida tem que estar no top 5 pode não nos ter dado até agora nenhum campeonato mas carregou o Sporting numas duas épocas onde marcava e ainda marca golos cruciais onde muito apreciado pelos adeptos Leoninos já passou à muito tempo ultrapassou os 100 golos por apenas 2 milhões de euros ao corintians para substituir Jardel.
João Pereira e Evaldo : As mais recentes dos negócios todos mas valeu bem os 6 milhões de euros no total dados por eles grandes qualidades nos lados direito e esquerdo merecem é outra equipa pois estes jogadores são dos poucos que apresentam uma qualidade indesculpável.
A melhor venda que fizemos foi a do Nani sem sombra de dúvidas. Não só por ter siso por um valor superior á própria clausula (25 milhões), mas porque acho que o Nani ainda não tinha feito algo (no Sporting) que justificasse tal valor.
Quanto á melhor compra coloco no mesma prateleira os negócios Jardel e Liedson. O Jardel porque nos deu o titulo, e o Liedson por aquilo que representa e tendo em conta o valor pago (3 milhões) foi quase de borla.
Para além do suinão e do Viana lembro-me das vendas do Deivid (4 milhões) e do Enaka (6 salvo erro). A do Ronaldo na altura foi um negócio bom , porque ninguém imaginava que ele ia dar no que deu, e 15 milhões por um gajo de 18 anos não aparecem todos os dias.
Pode não ter vindo a “custo zero” ou por 1 milhão ou whatever…mas o dinheiro que pagamos pelo Liedson não foi nada para aquilo em que ele se veio a tornar no Sporting.
Jardel, Liedson, A.Cruz, JVP e Acosta… da lista que vi posts acima tive que escolher um para sair ( e custou ), para poder entrar o Liedson… quem fica 7 anos no clube, faz mais de 300 jogos e detém vários records em termos de golos… é justo.
Acho que em numero 1 ficava o Schmeichel pelo que representou para o clube, pela onda de entusiasmo que criou nos adeptos, pelo titulo e porque quando veio tinha acabado de ser considerado o melhor guarda-redes do Mundo e porque era figura de proa de um clube como o Man. United.
Em segundo ficava o Jardel pelos 42 golos que marcou numa época, esse foi o campeonato que menos nos custou ganhar, até parecia fácil.
Em terceiro o JVP pela dupla que formou com o Super Mário, e por ter vindo para o Sporting directo do SLB com estatuto de capitão incontestado por lá e nas épocas que serviu o Sporting fê-lo sempre com grande dedicação ao clube tornando-se num simbolo.
Em quarto o Blakov porque foi dos jogadores que mais me entusiasmaram a jogar com a nossa camisola, ainda suspiro por ver o Sporting com outro meio campo como o que ele fazia com o Figo.
Em quinto estou indeciso entre o Liedson porque na travessia do deserto que tem sido os grandes jogadores a alinhar de verde e branco nas ultimas épocas conseguiu destacar-se e resolver muitos jogos, embora também tenha tido algumas atitudes menos correctas, e o grande Sá Pinto que tinha garra e amor ao clube como poucos demonstraram.
O Tiuí era realmente muito fraco, mas ainda nos deu uma taça :rotfl: já o Marian Had e o Angulo… Bom nada a dizer. O Farnerud e o Purovic tambem sao fracos(o puro, quando veio, nao era tanto assim) mas ainda fizeram uns jogos… maus
André Cruz — Veio por pouco ou mesmo nada,e jogava muito à bola…
Balakov — Um na altura desconhecido que brilhou como nunca visto…
Schmeichel —O melhor keeper que vi jogar até hoje,tinha acabado de ser campeão europeu,veio a custo 0 (salvo seja)
João Porco — capitão dos badalhocos . nunca pensei que fosse possivel…
Vidigal – Um perna de pau,que custou se não me engano 90 mil contos em material de construção para as obras nos balneários do seu anterior clube (Estoril?) ,que esteve com um pé e meio fora do Sporting depois do jogo com o bolonha em que se fez expulsar em 2 minutos , foi para mim O jogador determinante na quebra do jejum,e vendido por 6 milhões de euros…Na minha opinião,o melhor negócio na história do Sporting!!