Tonel fala sobre formação

[b]“Daniel Carriço tem muita maturidade”[/b]

P | Um dos jogadores que irão realizar a próxima pré-temporada é Daniel Carriço, um jogador ainda com idade júnior, mas que já trabalhou com o plantel principal. Tem opinião sobre este central?

R | Dá para ver que é um miúdo com grande maturidade e uma pessoa muito humilde, e isso é meio caminho andado para fazer um bom trajecto. Ele deve manter-se assim, pois eu considero-me uma pessoa humilde, o que também me ajudou a chegar onde estou.

P | Você é um produto das escolas de formação do FC Porto, que acabou por ser aproveitado pelo Sporting. Agora em Alvalade, como é que analisa o trabalho da formação do clube?
R | Fico muito contente por vê-los ganhar títulos. O futuro dos clubes passa pela formação, e penso que o Sporting tem vindo a preparar-se bem para aproveitar o trabalho que tem feito.

P | Entende que o sector de formação do Sporting é um dos melhores da Europa?
R | Concordo com essa afirmação, mas também gostava de ressalvar que, actualmente, existem muito mais condições para se trabalhar na formação do que no meu tempo. Quando estava no FC Porto, trabalhávamos num campo ao qual chamávamos “Tarrafal”… Hoje, no Sporting, há a Academia, no FC Porto o centro de treinos. Actualmente, um jovem da formação já tem uma qualidade técnica muito acima da média. Eu, contudo, terei ganho outras características, maior agressividade e capacidade de luta.

in O JOGO