Contra o Portimonense, esteve melhor na primeira metade que na segunda.
Comete alguns erros, às vezes, que não me permitem colocá-lo no patamar de um Dier ou de um Ilori, por exemplo.
Dito isto, parece-me em tudo superior aos nossos 2 centrais titulares dos A’s. Em todos os parâmetros. Isto não significa que o Tobias seja craque ou predestinado, é só relativamente bom, e chega.
Devíamos começar a olhar para ele com outros olhos. Tem potencial e tem estado bem na equipa B ao contrário da dupla de centrais da equipa principal (principalmente o Maurício, o Sarr tem estado razoável, mas não me parece suficiente).
Já que ainda não há confiança no Paulo, que se aposte no Tobias.
Neste momento também o metia uns furos abaixo do Ilori e do Eric Dier, embora isto não invalide que o Tobias com muito trabalho - Especialmente a nível ofensivo - não consiga chegar ao nível destes dois, é um jogador com muito potencial. Esta fornada trouxe muita qualidade para esta posição e tal como o Pedro Gomes disse e muito bem, devíamos começar a olhar para o Tobias Figueiredo com outros olhos.
Tobias é um central diferente de Ilori e Dier. É mais forte fisicamente, mais agressivo nos duelos e é mais capaz na marcação. Aliás, parece-me que tem condições excepcionais para ser exactamente isso. Um central de marcação.
Poderá ( ou poderia ) ser nesta fase, mais complementar com Mauricio que Sarr, contudo, embora não acredite que “encaixem” muito bem, também.
O Dier ganhava praticamente todos os lances em duelo individuais. Por ser alto e sobretudo por ter um excelente timing de corte.
Já o Ilori também ganhava vários lances no jogo aéreo, e lia muito bem os lances. Permitia-lhe roubar muitas bolas e antecipar-se.
A qualidade nos duelos individuais não depende apenas da capacidade de choque. E, depois, muitas vezes o duelo físico nem chega a existir… é uma questão de desarme pelo chão, de antecipação, de cortar o passe (ou a linha de passe).
Em suma, perceberia e concordaria, se jogássemos com um central de marcação e não defendêssemos antes o espaço (zona). Felizmente. Os duelos surgem quando o avançado aparece na zona. Ilori e Dier estavam quase sempre bem colocados, e ganhavam muitas bolas. Tobias não tanto por não ter o mesmo sentido posicional. E ofensivamente contribui menos que os outros 2.
Nada disto importa, porque estou a comparar o Tobias com 2 centrais capazes de jogar em equipas de top europeu. Se o Tobias evoluir, poderá ser um jogador capaz de ser titular numa equipa (A) de top em Portugal. Actualmente, se calhar ainda não o é. Mas é suficientemente bom para o ser face à concorrência.
Editado: Só acrescentar que para mim, dos 3, o central mais forte fisicamente é… Ilori. É o mais rápido e com mais rins (por assim dizer), portanto o mais completo. Se falamos meramente de capacidade de choque (para mim, muita redutora da capacidade física, que é todo o corpo humano), também não acho o Tobias (significativamente) superior a Dier.
Nada significa 1ª Liga, equipas médias de bons Campeonatos, equipas grandes dos principais Campeonatos, equipas grandes de Campenatos de segunda linha (como o nosso) ou segundas Ligas?
Uma coisa tenho de dizer, sendo Tobias “central de marcação”, dentro desse perfil, já é melhor que os que temos, porque nos aspectos que fogem ao seu perfil é menos mau que os outros…
Já antes de começar o campeonato que digo que devia ser olhado com outros olhos, fez uma boa pré-época, tem estado bem na equipa B, não vejo razão para não se dar uma oportunidade ao rapaz na equipa principal. Se o Sarr que veio da B do Lyon chegou e foi titular, este devia ter o mesmo tratamento, na minha opinião é actualmente superior ao francês.
Discordo completamente Se havia algo que o Ilori não tinha de todo era sentido posicional. Compensava pela velocidade, pois era papado várias vezes por estar mal posicionado. O Dier tinha falhas ao nível de um amador e era bem durinho de rins. Acho que em termos de posicionamento o Tobias não fica a perder para nenhum dos 2. O Ilori também não me parece neste momento um central de construção como fazes parecer. O próprio Dier era bom neste aspecto mas não excelente.
Não consigo ser tão categórico ao ponto de afirmar que Dier e Ilori são de top mundial e o Tobias de top nacional. Acho que os 3 têm potencial para chegar a top mundial, resta saber quem terá mais cabeça e oportunidades para o conseguir. O Tobias se mantiver esta atitude será um caso sério no futuro.
Como disse no tópico do Jonathan Silva, reduzir o que um jogador faz a uma simples frase é não só muito redutor como subjetivo e chega a roçar a imparcialidade.
Tudo dito. Gostava e muito que fizesse dupla com o Paulo. Daquilo que vi do 2º contra o Chelsea, se entrar assim nos próximos jogos, não sai mais do 11. A minha opinião do Tobias é igual, assim que lhe abrirem a porta, ele vai trancá-la a 7 chaves e não sai mais.