Tobias Figueiredo

'Vencer a NextGen'

Oriundo de Viseu, Tobias Figueiredo está a cumprir a sétima época de «leão» ao peito. O defesa-central tem-se destacado ao serviço do Clube e na presente temporada, já representou os juniores, o Sporting B e foi chamado para treinar com os seniores.

Em exclusivo ao jornal «Sporting», aborda, entre outros temas, a participação na NextGen, ao serviço dos juniores, assumindo a ambição de vencer a prova.

O Sporting já garantiu o acesso à próxima fase da Nextgen…

É verdade, temos estado muito bem. Foi muito importante termos carimbado o acesso à fase seguinte logo na quinta jornada. A NextGen é uma competição muito importante para nós, pois pela primeira vez nas nossas carreiras, temos a possibilidade de defrontar grandes clubes europeus. Por outro lado, em termos de ritmo competitivo, é também importante, pois realizamos mais jogos e, muitas vezes, temos adversários mais velhos do que nós.

Que expectativas tem para a próxima fase da NextGen?
O objectivo é vencer a NextGen. Vamos trabalhar para chegar à final, é algo possível face à qualidade do nosso plantel. Mas temos de pensar jogo a jogo e encarar todos como uma final. Acredito que o Sporting tem boas perspectivas de alcançar algo que poderia já ter conquistado na época passada.

www.sporting.pt

Este ano não me parece que tenhamos estofo para vencer a Next. Pena não termos ganhado o ano passado.

Parece-me precipitado considerar-se que somos favoritos, mas os miúdos têm que ter sempre como objectivo vencer.

Independentemente do desafio apresentado, aquilo que se exige a um jogador do Sporting Clube de Portugal, desde as escolinhas até aos séniores e em qualquer modalidade, é que tenham como principal desafio e objectivo a vitória. Mas sempre com a noção de que as dificuldades existem, e que irão ser bastantes aquelas que encontrarão sempre pela frente.

Deposito grandes esperanças neste jogador. Dos jogos que tenho visto tenho ficado com água na boca. Espero que não se perca porque sendo ainda Júnior tem um potencial tremendo.

'Quero ser campeão'

Jornal ‘Sporting’ – O que representa para si ser jogador do Sporting?

TOBIAS FIGUEIREDO – É um enorme orgulho, porque estou a representar um grande Clube. Acredito que este é o sonho de todos os jovens que sonham ser jogadores de futebol.
O que espera desta época?
Quero jogar bastante, até porque na época transacta estive parado durante seis meses, devido a lesão. Quero voltar a competir ao mais alto nível. Outro objectivo passa por continuar a ser utilizado na equipa B, embora saiba que é complicado, pois há jogadores mais velhos e experientes do que eu. Quero ser campeão nacional de juniores e da II liga.

Qual o seu maior sonho como futebolista?

Actuar na equipa principal do Sporting, é para isso que trabalho diariamente.

Bonito o que disse, mas nada que não seja expectável de ser ouvido de qualquer jovem da nossa formação. Outra coisa é que seria estranho.

Altas expectativas neste miudo… Tem mostrado muita qualidade.

O pouco que vi foi classe e asneiras.
Qualidade é dificil dizer… mas lá está, devo ter visto pouco.

Tem feito o que os centrais da B têm feito… demonstrado potencial, mas cometido vários erros.

não sei o que esperavam de um puto de 17/18 anos…Vai ser um central de topo caso as lesões o larguem de vez…Faz-me lembrar o Ricardo Carvalho mas mais alto…

Não esperava mais. Tem jogado muito bem e tem falhado o normal para um miúdo da sua idade. Agora não vou dizer que está impecável e que é de topo. Poderá vir a ser. Mostra potencial. Mas muitos mostram. A forma como corrigirá ou não os seus defeitos é que vai ser a indicação do que virá a ser no futuro.

Apesar dos dois erros claros no jogo frente ao Penafiel(?), somando tudo o Tobias se calhar até é o central da B com menos erros.

Mas são erros perfeitamente normais e compreensíveis na idade dele. Que aconteçam agora. :great:

Faz hoje 19 anos.

Parabéns Tobias. :clap:

Parabéns atrasados ao Tobias!

É um jogador que espero que tenha um grande futuro! :great:

Prepara-te miúdo… isto ta a apertar… e eles já tão malucos co Ilori e co Dier… quando te virem… ui… põe-te a pau

:arrow: :arrow: :arrow:

Está lesionado? Não jogou hoje…

Jogou ontem pelos juniores. :great:

Obrigado.

Espero que tenha algumas oportunidades nos seniores, agora que só temos dois meios centrais da equipa principal.