Tiago na baliza - começam as palhaçadas de Pesito

Num cenário hipotético, se o SCP chegasse à final da taça, após eliminar equipas mais pequenas fosse defrontar algum grande, faria sentido nesse jogo mudar o gr? .

Mas é claro que fazia sentido, pq o Tiago nao tem metade do valor sequer, e tinha mais é que se conformar, afinal estamos aqui para agradar ao suplente ou para ver o clube usar todas as armas disponiveis para ganhar titulos?

Mas tu tens noção do que dizes?

Sinceramente, e acreditem ou não, só espero que o Tiago seja o melhor em campo e possamos ganhar a conta dele, mas nunca esperei ler o que vou lendo aqui.

É dificil, muito dificil tirar-me do serio, mas ha coisas tão cristalinas que não TÊM DISCUSSÃO possivel, mas vocês conseguem…

Parabens… =;

Mauras:

Não estou para voltar à Estatística e às distribuições de probabilidades (é um assunto que parece interessar apenas ao Xizinho :wink: ), mas tenho de fazer um comentário. O risco que referes em relação ao Tiago dar barraca e ficar queimado é real, e tem um custo (derivado da eliminação da Taça) associado. Mas para avaliar “a priori” como decidir é necessário estimar nomeadamente também o risco (em sentido lato) de fazer uma boa exibição e ganhar motivação que pode beneficiar a equipa no Campeonato, se Tiago for chamado a actuar. Para implementar este sistema, Peseiro terá ponderado tudo e decidido que era para o bem da equipa. Diferentes treinadores teriam decidido de maneira diferente, agora não me parece curial virem criticar a posição do treinador sem olharem para a “big picture”.

Incitatus:

Só me ajudas indo buscar o exemplo do Rochemback e do Liedson. Defendi (e julgo tê-lo escrito por aqui) que, na sequência dos casos disciplinares em que estiveram envolvidos, fossem punidos com afastamentos (temporários) da equipa para além de punições monetárias e desculpas aos colegas da equipa. Peseiro e a SAD decidiram de maneira diferente, eles jogaram e foram decisivos. Mas não venho dizer que Peseiro e a SAD estiveram bem, pois puseram interesses conjunturais da equipa à frente de valores que deveriam ser sagrados numa equipa de futebol, e o desrespeito por estes valores pode plantar sementes de desagregação com efeitos a médio prazo bastante nefastos. Colocar Ricardo em vez de Tiago seria precisamente uma atitude na linha do “jogam os melhores, independentemente seja do que for” (e eu, ao contrário por exemplo do JTKIRK, prefiro o Ricardo a defender com uma mão atrás das costas ao Tiago), mas aqui acho que a atitude de Peseiro é defensável e, mesmo sendo arriscada, como referi na resposta ao Mauras, tem efeitos não só a nível da moralização do Tiago (uma parte pequena da “big picture”) como sobretudo no respeito que o treinador pode ganhar / reforçar da parte do grupo de trabalho por ser justo para com os seus comandados e coerente para com as suas posições. Julgo serem as minhas posições temporalmente coerentes, ao contrário das de Peseiro, e por isso não me coíbo de aplaudir esta e criticar as outras, por muito que as últimas tenham causado benefícios de curto prazo e a primeira possa vir a dar barraca.

Mas é claro que fazia sentido, pq o Tiago nao tem metade do valor sequer, e tinha mais é que se conformar, afinal estamos aqui para agradar ao suplente ou para ver o clube usar todas as armas disponiveis para ganhar titulos?

Por favor lê o meu “post” anterior a este (segunda parte), que responde a esta questão.

E pensar que ando a escrever estes testamentos todos à conta do Tiago! :smiley:

Tens razão,

Editei o post…

Editei o post...

Idem. :wink:

Não e enerves Incy…

Certamente tb existe uma explicação habilidosa para a eventualidade de apesar da excelente exibição Enak sair da equipa e entrar Polga.

Enfim. Não vale a pena perder mto tempo. Tudo serve para justificar as opções do status quo, até já se usam argumentos de novela mexicana como “compromissos de amor peseiro tiago”, a “coerência”

A única coisa que eu não acredito é que exista um único sportinguista, que por mais casmurro que seja no final do jogo caso a opção corra mal fique mais satisfeito por perdermos o jogo mas peseiro ter sido “coerente” do que ganharmos o jogo com Peseiro a ter sido “incoerente”. Realmente.

Quanto à tua opinião sobre o assunto Mppco apenas te relembro uma frase tua de há dois ou três dias, quando procuravas justificar a aliança Sporting - Benfica:

[b]coerência no mundo dos negócios, da politica e derivados é coisa acessória[/b]
[b]Mppco DIXIT.[/b]

Sai mais uma pirueta no Circo Cardinali, é o espectáculo. Já nem há vergonha de contradizer o que se disse há meia dúzia de horas. Poupa nova pirueta… já sei: A questão Tiago é futebol mas a aliança Sporting-Benfica não o é.

Uns valorizam a “coerência com Tiago” mas depois já dizem que a coerência não tem importância em questões de fundo como isto das amizades com o Benfica… é o regabofe intelectual no seu esplendor.

é só rir.

Certamente [b]tb existe uma explicação habilidosa para a eventualidade de apesar da excelente exibição Enak sair da equipa e entrar Polga[/b].

Enfim. Não vale a pena perder mto tempo. Tudo serve para justificar as opções do status quo, até já se usam argumentos de novela mexicana como “compromissos de amor peseiro tiago”, a “coerência”

A única coisa que eu não acredito é que exista um único sportinguista, que por mais casmurro que seja no final do jogo caso a opção corra mal fique mais satisfeito por perdermos o jogo mas peseiro ter sido “coerente” do que ganharmos o jogo com Peseiro a ter sido “incoerente”. Realmente.

Apesar das minha limitações de tempo e disponibilidade frente ao computador, ainda sou dos poucos que arranjam paciência para discutir contigo - devias reflectir um pouco porque é que é essa a situação hoje em dia, e tanta gente neste Fórum hoje em dia te deixa a falar sozinho.

Não sou defensor do status quo. Os argumentos que apresentei a favor da titularidade do Tiago estão todos lá para quem quiser ler, e qualquer um é livre de os rebater com outros argumentos. Se é tua intenção criticares argumentos que não gostas recorrendo à qualificação da personalidade das pessoas (aquilo que tanto criticas noutros foristas quando achas que o aplicam em relação a ti), aí não há de facto diálogo possível.

Já o disse em várias ocasiões, o Enak é o melhor central do Sporting e o Polga deve ficar no banco, hoje e por regra. Mas pergunto: que raio de relação pode haver entre coerência e a defesa da titularidade do Polga, se alguém quiser fazê-lo?? É que aí nem correlação espúria, é mesmo ausência total de correlação.

Eu entendia esta questao se o Ricardo fosse (ou tivesse sido ate agora) o GR que esperavamos (eu pelo menos)… como nao e essa a questao e o rendimento do Ricardo nem tem sido muito superior aquilo que sabemos valem os outros (eu ja nem entendo a escolha Tiago, pq me parece o Nelson melhor), nao percebo tanta celeuma.

Isto so levanta “fervura” pq realmente ha coisas do passado (e algumas do presente) que a todo o momento voltam para nos chatear a cabeca.

Deixem la que duvido que seja o GR qual for, estejamos melhor servidos com este ou aquele… atencao que isto nao implica que nao considere o Ricardo o actual titularissimo… mas a diferenca nao e a molde de me preocupar por hoje jogar outro.

Quanto à tua opinião sobre o assunto Mppco apenas te relembro uma frase tua de há dois ou três dias, quando procuravas justificar a aliança Sporting - Benfica:

Citação:
coerência no mundo dos negócios, da politica e derivados é coisa acessória
Mppco DIXIT.

Sai mais uma pirueta no Circo Cardinali, é o espectáculo. Já nem há vergonha de contradizer o que se disse há meia dúzia de horas. Poupa nova pirueta… já sei: A questão Tiago é futebol mas a aliança Sporting-Benfica não o é.

Uns valorizam a “coerência com Tiago” mas depois já dizem que a coerência não tem importância em questões de fundo como isto das amizades com o Benfica… é o regabofe intelectual no seu esplendor.

é só rir.

O teu problema é que deturpas o que as outras pessoas dizem para defenderes as tuas ideias.
Reconheço que não sou grande escriba, mas geralmente faço-me entender, mas a ti dá te mais jeito fingir que não percebes e pôr na boca dos outros aquilo que eles não disseram.

Mas para te esclarecer, na frase que tu tão alegremente retiraste do outro tópico, eu simplesmente constatei um facto, nunca defendi essa postura. São situações completamente diferentes.
Eu sei que as coisas funcionam assim, não quer dizer que se fosse eu agisse da mesma forma. Talvez não seja por acaso que não estou nem na política nem no mundo dos negócios.

Um conselho, quando leres os posts dos outros, fá-lo mais do que uma vez antes de começares a atirar para todo o lado e não acertares em nada.

Querem lá ver que agora o Ricardo já é o maior…
Discordo várias vezes com o Peseiro, mas estou totalmente de acordo com esta decisão. O Tiago e o Nelson também fazem parte do plantel do Sporting.

Eu discordo desta ideia de colocar os GR suplentes a jogar na Taça. Tratando-se de jogos oficiais, os jogadores que estão em melhores é que deveriam jogar.

Agora, se o Peseiro entende de outro modo e decidiu ( no início da época? ) que o Tiago ou Nelson jogariam na Taça, deverá levar isso até ao fim.

Pra mim jogava o Mario Felgueiras e pronto tava o assunto resolvido, às tantas mandava o Ricardo com os porcos e ficávamos com um guarda redes de nível.

O q eu queria era o Helton, mas parece q os tripas ja andam a cheirar. Vai ser mais um desgosto q vou ter, mas ok.

Quanto ao Tiago, a mim assusta-me a ideia de jogar com o 3 guarda-redes num jogo desta natureza principalmente pq pelo q me lembro é capaz do pior e do pior, mto raramente do melhor. Mas também o Nélson… O Ricardo é bom guarda-redes, mas os cruzamentos é um ai Jesus, fico sempre com o coração na mão, 1º pq n confio mto nos centrais qdo n esta la o Ena e dps fico a pensar “onde anda o Ricardo? Será q já se saiu?” dps vejo um gajo la aos papeis no meio da area e a bola noutro canto e é o fim do mundo.

Força Sporting.

Esta decisão parece-me um completo absurdo, e reforça a minha ideia de que a maior pecha do Peseiro é a sua incapacidade para gerir convenientemente o balneário.

Não tinha conhecimento, até ontem, de qualquer acordo com os jogadores para que o Tiago jogasse a taça e o Ricardo o campeonato. Admiti que a utilização do Tiago contra a Naval e o Pampilhosa se devesse apenas a uma lógica de gestão de plantel, utilizando jogadores de menor qualidade (há que não escamotear este facto) contra adversários também eles mais fracos.

Uma vez que aparentemente o acordo existe, então até consigo compreender que se levantem razões para que o Tiago jogue hoje. Não por uma questão de coerência (que considero um atributo largamente sobrevalorizado e que não raras vezes rima com casmurrice), mas apenas por um imperativo de lealdade entre o chefe e o seu subordinado.

Acontece que o facto de se constatar a existência deste acordo não resolve coisa nenhuma, apenas desloca o problema para montante. E é então que pergunto:

Cabe na cabeça de alguém, no seu perfeito juízo, fazer um acordo desta natureza?!

Será legítimo contratualizar com um jogador o interesse desportivo de toda uma equipa?!

Eu até consigo alcançar que se faça uma distribuição de tarefas deste género quando num plantel coexistam dois GR de valor muito semelhante, como sucede no benfica, ou mesmo como era o caso do Sporting pré-Ricardo, equipado com duas aventesmas igualmente más. Nestes casos até percebo. Acho mal, mas percebo.

Agora, no caso do Sporting?! O Nélson e o Tiago têm quase 10 épocas de Sporting cada um, sem nunca se terem conseguido afirmar. Só na nossa presente situação de penúria financeira e abaixamento de standards se pode explicar que qualquer deles ainda cá esteja.

O Ricardo, com as mãos atadas e os olhos vendados, continua a ser melhor que os dois juntos. Esta flagrante superioridade do Ricardo face aos outros dois é sentida aliás na própria SAD, que em tempo de vacas magras gastou 2 milhões de € para trazer um GR em condições.

O que um acordo destes significa é que a cada momento, independentemente da qualidade em abstracto ou da forma em concreto, independentemente do mérito do jogador ou das necessidades da equipa, jogará sempre o jogador pré-determinado, sem que o treinador possa fazer escolhas.

E atenção ao seguinte: este compromisso não garante só o “direito” do Tiago jogar a taça- também o Ricardo se sentirá no mesmo “direito” de jogar todos os jogos do campeonato. E então, mesmo que dê 10 frangos em cada jogo, uma vez mais o treinador estará manietado pelo compromisso.

Tudo isto é tão ridículo que me abstenho de prosseguir, constatando apenas a situação de facto que o Peseiro nos arranjou: o Sporting Clube de Portugal, já privado de pelo menos dois jogadores fulcrais e dotado de uma defesa de bradar aos céus, decide desfalcar-se a si próprio e vai a casa do seu eterno rival disputar uma eliminatória da taça deixando em casa o seu GR titular, que por sinal é também o titular da selecção nacional.

Faço votos de que tudo corra bem, que o Sporting ganhe e o Tiago defenda dez penalties. Mas se perdermos por um desentendimento entre o GR e os centrais, ou porque o Tiago se lança a um remate sem esticar os braços, como é seu hábito, cá estarei para que alguém me explique qual é exactamente o tipo de coerência pelo qual vale a pena perder com os lamps.

Como já aqui referi em situações anteriores, a minha opinião é de que devem jogar os melhores, desde que estejam em perfeitas condições.

Não engulo muito bem essas histórias da gestão do esforço de que se começou a falar logo em Setembro/Outubro, julgo que essa gestão quanto muito deve ser feita com substituições em jogos que já estejam resolvidos.

Agora quando um jogador não está em condições como foi visivel no caso de Douala, deve-se resolver o problema o mais rapidamente possível porque essa treta dos tratamentos conservadores nunca resulta.

No caso dos guarda-redes a coisa é um pouco diferente, mas os princípios para mim são os mesmo joga o melhor e mais nada. Vá lá que se nos sai um Pampilhosa, se dê uma oportunidade ao suplente para fazer um joguinho, agora todos os jogos da Taça já não concordo.

No entanto se isso já esta pré determinado, obviamente que não seria agora só porque vamos ao galinheiro que se ia mudar, e assim vamos ter de levar com o Tiago que não me inspira muita confiança, principalmente porque me parece um guarda-redes mentalmente fraco e que quando joga sobre pressão quase sempre falha, mas só me resta desejar que desta vez ele se aguente :?

Força Tiago. Não nos deixes ficar mal rapaz!!

Tb não concordo com a sua inclusão. Mas espero que o rapaz tenha uma noite tranquilissima e que se tiver de chutar uns pontapés de baliza, que o faça com calma e serenidade… 8)

Francisco: não há acordo nenhum para que o Tiago jogue na Taça nem compromisso nenhum para que o Ricardo jogue na Liga. Simplesmente o Peseiro, dentro das competências que lhe foram atribuídas, decidiu que assim seria e assumiu-o, ainda que apenas implicitamente, perante o balneário. Depois de o ter feito, bem ou mal, só tem que levar a sua decisão até ao fim. Essa de qualificar o Peseiro de banana indo buscar coisas que ele obviamente não fez e quando está apenas a assumir os seus actos (e espera-se que as suas consequências), desculpa lá mas não lembra a ninguém.

Não tinha conhecimento, até ontem, de qualquer acordo com os jogadores para que o Tiago jogasse a taça e o Ricardo o campeonato. Admiti que a utilização do Tiago contra a Naval e o Pampilhosa se devesse apenas a uma lógica de gestão de plantel, utilizando jogadores de menor qualidade (há que não escamotear este facto) contra adversários também eles mais fracos.

Estes “acordos”, ou lá como os queiramos designar, são prática corrente na Europa do futebol, facto que se verifica em Espanha e em Itália, só para nomear dois exemplos. Tal facto não significa que eu concorde ou discorde desta medida, é simplesmente a constatação de algo que se tornou moda. E estes acordos assentam, realmente, nessa lógica de gestão do plantel.
Deste modo, a decisão do Pesudo é coerente, porque se quer utilizar o Tiago nos jogos da Taça, tem que o fazer em todos eles seja contra que adversário for. No entanto, os objectivos prioritáros de um clube de futebol devem-se centrar, supostamente, em ganhar títulos, algo em que este tipo de coerência não entra. Acima de tudo estão os interesses do clube e, como tal, a equipa deve ser apetrechada e escalonada com as melhores armas disponíveis de modo a conseguir alcançar os objectivos a que se propõe.
Posto isto, resta-me desejar a maior sorte ao Tiago, até porque ele não tem a culpa, e também é seu desejo que as coisas saiam bem.

O teu problema é que deturpas o que as outras pessoas dizem para defenderes as tuas ideias. Mas para te esclarecer, na frase que tu tão alegremente retiraste do outro tópico, eu simplesmente constatei um facto, nunca defendi essa postura. São situações completamente diferentes.

Pois tá claro :). Já cá faltava essa da deturpação, qd a coisa começa a a apertar surge essa treta, já me tinha esquecido dessa. Quer dizer: usas esta filosofia da “coerência não interessa nada” para justificar enquadrar o namoro DC / LFV com o qual tu concordas, e agora queres passar a ideia que no entanto não apoias a postura que tu pp identificaste?

Chiça, se eu não tivesse acordado já estava confuso.

Não vale a pena discutir isto muito mais. Por razões que a pp razão desconhece há quem apoie o facto insólito que:

  • o treinador afinal não é pago para meter os melhores nos jogos importantes, é pago para ser coerente.

  • os acordos com jogadores (inexistentes claro, isso é tudo uma grande treta, é uma aposta do peseiro, uma cópia de algo feito há anos e que de vez em quando custa caro a quem o faz) são mais importantes uqe os interesses desportivos do clube.

Tudo bem. Oxalá corra tudo bem e o Tiago jogue à Yashin ou nem isso seja preciso. Isso é o que queremos todos no fundo. Agora que é um risco estúpido é algo que nenhuma teoria que encaixe que nem um lego na postura yes-sad-men me convence. Eu desconfio que se o Peseiro metesse o barbosa à baliza ia haver quem apoiasse :).

Siga… o que importa é que o Sporting ganhe, para eu amanha me ir embora satisfeito. Sim pq a partir de amanhã e durante uma semana estou no cú do mundo, logo não posso por um lado ensaboar-vos a cabeça caso a coisa corra mal mas por outro tb não posso ser gozado por quem vai ficar caladinho (á espera do mesmo que eu no fundo) para depois atacar :).

PS - Como estarei ausente recomendo vivamente uma ida a Alvalade. Sempre que não estou cá a equipa dá show e goleia, da última vez foi 6-1

O ano passado foi igual, o FS colocou o Ricardo no campeonato e o Nelson na Taça.

A diferença é que fomos logo corridos pelo setubal, e que eu me lembre o Nelson não foi o culpado.

Qual o Stress agora ? Não me lembro de ter visto um tópico semelhante na época passada.

O ano passado o Mourinho ( o melhor treinador do mundo ) fez o mesmo.

Baia no campeonato, Nuno na taça. Mesmo na final não mudou !

O Mourinho pelos vistos não percebe nada de balneários nem de gerir equipas.

Já vi dezenas de treinadores fazerem isto. Mais exemplo ? Queiroz, Camacho e agora o Luxemburgo no Real Madrid , Casillas no campeonato, Cesar na taça. Também são uns ignorantes não percebem nada de futebol nem de gerir equipas.

O Wenger, outro treinador mediocre, roda os guarda redes na taça. O Mourinho joga com o Cech e o Cudicini nas taças.

O Peserio fez o que todos fazem. Manter um GR que está a ser pouco utilizado motivado. Mas ele é que é a besta !

Qual a motivação do GR suplente ? Rezar para que o titular de lesione ?

Francisco: não há [b]acordo[/b] nenhum para que o Tiago jogue na Taça nem [b]compromisso[/b] nenhum para que o Ricardo jogue na Liga. Simplesmente o Peseiro, dentro das competências que lhe foram atribuídas, [b]decidiu[/b] que assim seria e assumiu-o, ainda que apenas implicitamente, perante o balneário. Depois de o ter feito, bem ou mal, só tem que levar a sua decisão até ao fim.
Vamos lá ver uma coisa: o Peseiro disse sobre este assunto que «É certo que Tiago vai jogar. Ele é o guarda-redes da Taça de Portugal», o que, a contrario sensu, significa que o Ricardo é o GR do campeonato.

Portanto, das duas uma: ou existe de facto um acordo assumido com os jogadores de que cada um jogará em exclusivo a “sua” competição, ou existe apenas uma orientação não vinculativa do próprio Peseiro, de dar minutos ao Tiago nos jogos da taça (pelas palavras dele inclino-me para o acordo).

No primeiro caso eu compreendo as razões para fazer alinhar o Tiago, mas tenho que considerar absurdo um acordo em que, na prática, o treinador prescinde da faculdade de escolher, em cada momento e para cada jogo, o elemento mais bem colocado para responder às necessidades desportivas da equipa. Isto para além de achar completamente injustificada qualquer “deferência” especial ao Tiago, que no fundo acaba por ter um estatuto diferente de todos os outros habituais suplentes.

No segundo caso (o de se tratar apenas de uma opção do Peseiro no campo da sua discricionariedade técnica), então acho que o treinador não se apercebeu da enorme importância deste jogo, nem considera fundamental a existência de entendimento entre os elementos da defesa, nem estará ciente da forma como se está a expor (e também ao Tiago) a um rol de críticas (justificadas), se a experiência der para o torto.

Se se tivesse apercebido de tudo isto, e partindo do princípio que conserva a liberdade da escolha, então provavelmente não teria inventado e o Ricardo seria titular.