O central que ninguém agarrava
Cá está a noticia bem interessante do ojogo:
E do estágio na Holanda saiu mais uma revelação leonina: a nova esperança responde pelo nome de Tiago Ilori, um central promissor, veloz, elegante, descoberto pela prospecção verde e branca em Albufeira. O miúdo que mostra futebol de gente grande na pré-época do Sporting foi o único júnior a receber cartão de embarque com destino a Toronto para encarar a Juventus, em mais uma oportunidade de ouro para o defesa que em tempos foi um diabrete à solta nas escolinhas do Imortal… como avançado. Porém, foi espinhosa a ascensão do puto de quem se fala por tanto ter brilhado no estágio da Holanda, onde impressionou Domingos com sua velocidade.
Nascido em Inglaterra - é filho de pai britânico com origem nigeriana e de mãe algarvia -, Ilori fixou-se ainda criança com os pais no Algarve. O talento do miúdo era evidente, e foi um passo natural o que deu ao ingressar nas escolinhas do Imortal de Albufeira, cidade onde os pais geriam um restaurante. Precoce, o pequeno Tiago cedo passou a competir uma categoria acima da sua idade, no caso ao serviço dos infantis, onde se destacava pela velocidade impressionante, invulgar controlo de bola e capacidade de jogar tanto nas alas como pelo centro do sector ofensivo. Foi nessa altura que o luso-inglês foi apanhado no radar do leão. Ilori foi convidado para progressivamente se integrar na formação leonina até atingir a idade para ingressar na Academia Sporting. Aos 13 anos, mudou-se para Lisboa, onde contou com o apoio e acompanhamento de familiares que tinha na capital. Pesem as boas indicações, a evolução da promessa não foi a esperada. Temeu-se um retrocesso, quando, no Verão de 2007, o então dianteiro recebeu a notícia de que seria cedido ao Estoril-Praia.
Mas foi na Amoreira que Ilori se reinventou para regressar a Alcochete e não mais olhar para trás. Pelos canarinhos, passou a jogar a central, e hoje é o que Domingos vê: serenidade, boa leitura de jogo, velocidade - detém o recorde na Academia nos testes de rapidez em 30 metros -, competência no jogo aéreo, habilidade com os dois pés.
Agenciado por Pini Zahavi e seguido de perto por Nir Zahavi, seu sobrinho e responsável pela área ibérica, o jovem de 18 anos já assinou contrato de profissional, estando preso aos leões até 2014 com uma cláusula de 15 milhões de euros. Para já, tem os horizontes bem abertos à partida para o seu segundo ano como júnior.
Ilori
Nome: Tiago Abiola Delfim Almeida Ilori
Data de Nascimento: 26 de Fevereiro de 1993 (18 anos)
Naturalidade: Londres (Inglaterra)
Nacionalidade: luso-inglesa
Posição: defesa-central
Altura: 1,90 m
Peso: 80 kg
Carreira: Imortal (2004/05 a 2005/06); Sporting (desde 2006); Estoril (2007/08)*
*Emprestado pelo Sporting
SL